Streaming / Cloud Gaming - Tópico Geral

Legalmente não é a mesma coisa. Eticamente é patético sim, mas é a realidade. Simplesmente não estavas consciente quando estavas a comprar.
Porque é que legalmente não é a mesma coisa? Há alguma legislação em Portugal ou na UE que diga que a partir do momento que compramos jogos na Internet perdemos o direito de jogar ou de ter acesso a esse jogo?
 
A lei nacional/ue sobrepõe a qualquer EULA. Podem escrever a barbaridade que quiserem nos jogos, é irrelevante. Eu quando compro um jogo para o jogar, tenho direito a jogar esse jogo.

Só um pequeno exemplo de algo parecido com os jogos, a Microsoft vendia livros virtuais, fechou a loja vais apagar os livros e devolver o dinheiro gasto dos clientes.

A Microsoft vai reembolsar os utilizadores por todos os livros que compraram, o que inclui as obras que foram lidas uma vez e nas quais nunca mais se iria pegar, bem como as compras de impulso que nem chegaram a ser abertas.
 
Última edição:
Tu compraste o direito de jogar, não o jogo... Apenas GOG é DRAM free, onde compras o jogo e ficas com uma licença tua.
Eu não quero comercializar os jogos, nem pretendo revender ou copiar os jogos. Apenas o direito de fazer download quando me apetecer para jogar o jogo, eu pago para jogar jogos, não pago para emprestar ou revender. E quando comprei os meus jogos que estão nas diversas plataformas digitais foi para isso mesmo, apenas e só jogar. Só uma curiosidade, relativamente aos livros digitais, os clientes da Microsoft quando compraram aqueles livros digitais não pensaram que teriam algum direito além a possibilidade de ler os livros, a partir do momento que isso foi negado receberam o dinheiro que pagaram, espero o mesmo tratamento nos videojogos. Se for recusado o meu direito de jogar um jogo que comprei espero receber o que paguei para o jogar.
Acho uma piada às empresas, a pirataria mata a industria, a pirataria permite que os gamers joguem sem pagar nada pelo jogo. as softwares houses fecharam por causa da pirataria, a Sony coloca em tribunal um tipo qualquer porque desbloqueia a possibilidade de pirataria para a PS3, no entanto um jogo pago pelos clientes é retirado da Store e ninguém quer saber.
 
Irmãos, o futuro digital e do streaming sorri-nos a todos. Hoje a Vodafone foi abaixo em termos de internet fixa e móvel, e não só em Portugal. Eu estava a jogar Dauntless com um amigo e de repente já não estava. E durante a 1 hora ou 1 hora e meia em que fiquei sem internet, também não pude aceder aos jogos digitais que tinha, por não conseguir entrar na PSN e validar a licença. Não me lembro de isto me ter acontecido alguma vez, mas deixa-me assustado para um futuro completamente digital, se as coisas vão ser assim... Nunca na Nintendo Switch tive este problema, os jogos sempre funcionaram off-line, aliás, seria ridículo se não funcionassem, tratando-se, afinal, de uma consola portátil. Não percebo porque é que a Sony me bloqueou o acesso aos jogos durante a uma hora em que não tive Internet... em 2013 insurgimo-nos todos quando a Microsoft apresentou uma consola com condições semelhantes, mas pelo que vejo a Sony não faz muito melhor. (Não faço ideia o é que a Microsoft faz quando isto acontece, isto é, a consola fica sem Internet - os jogos também ficam inacessíveis?)

https://pplware.sapo.pt/informacao/vodafone-problemas-de-internet-portugal/
 
Não partilho! Mas este incidente levou-me a investigar o porquê de ter acontecido. Já há algum tempo atrás tinha sido desligado da minha PSN, e hoje vim a descubrir que a minha PS4 não é a PS4 primária associada à minha conta... Acho que alguém obteve os meus dados e deve ter estado a utilizar a minha conta, porque eu nunca a partilhei com ninguém... Vou reiniciar a palavra-passe. Já meti a minha PS4 como primária.
 
Irmãos, o futuro digital e do streaming sorri-nos a todos. Hoje a Vodafone foi abaixo em termos de internet fixa e móvel, e não só em Portugal. Eu estava a jogar Dauntless com um amigo e de repente já não estava. E durante a 1 hora ou 1 hora e meia em que fiquei sem internet, também não pude aceder aos jogos digitais que tinha, por não conseguir entrar na PSN e validar a licença. Não me lembro de isto me ter acontecido alguma vez, mas deixa-me assustado para um futuro completamente digital, se as coisas vão ser assim... Nunca na Nintendo Switch tive este problema, os jogos sempre funcionaram off-line, aliás, seria ridículo se não funcionassem, tratando-se, afinal, de uma consola portátil. Não percebo porque é que a Sony me bloqueou o acesso aos jogos durante a uma hora em que não tive Internet... em 2013 insurgimo-nos todos quando a Microsoft apresentou uma consola com condições semelhantes, mas pelo que vejo a Sony não faz muito melhor. (Não faço ideia o é que a Microsoft faz quando isto acontece, isto é, a consola fica sem Internet - os jogos também ficam inacessíveis?)

https://pplware.sapo.pt/informacao/vodafone-problemas-de-internet-portugal/
Bem vindo à civilização.

Mas net (ou mesmo electricidade) em baixo é raríssimo. Tão raro que até é notícia. E não é o apocalipse, é pouco tempo.

No futuro até devem agendar “apagões” para as pessoas “desligarem”.
 
Última edição:
Bem vindo à civilização.

Mas net (ou mesmo electricidade) em baixo é raríssimo. Tão raro que até é notícia. E não é o apocalipse, é pouco tempo.

No futuro até devem agendar “apagões” para as pessoas “desligarem”.
Pois, eu tenho quase a certeza que já me deve ter falhado a net enquanto estava a jogar PS4, mas de certeza que isso aconteceu quando tinha a consola como primária. Eu nunca partilhei a conta com ninguém, mas há algum tempo fui desconectado da minha conta PSN e tive de voltar a iniciar sessão. Desde então isto aconteceu duas vezes, e acho mesmo que foi alguém que entrou na minha conta e colocou a sua consola como primária.

Se tivesse tido a consola como primária hoje quando a net da Vodafone falhou, nem teria reparado a menos que estivesse a jogar on-line (o que por acaso estava, mas pronto, reparei e vim aqui insurgir-me contra o futuro digital, ahaha.
 
Imaginem quando cair um meteorito e arrumar com isto tudo. Ou um simples solar burst e arrumar com as comunicações e provocar apagões.

Basta não haver electricidade e acabou o resto..., esses argumentos não deveriam ser tidos em conta porque hoje em dia a dependência da electricidade é tanta que quase até se esquece, estar a dizer que o streamig e features online estão condenadas porque a internet é instável é o mesmo que estar a dizer que os pcs e consolas estão condenadas por causa dos cortes de luz.

Onde vivo basta cair umas pingas e começam logo os apagões e não é por isso que vivo numa cabana isolado da civilização onde planto o que como e vivo à luz das velas :P.

Tou meio no gozo claro mas a evolução traz destas coisas, há quem seja sempre mais conservador e prefira os modos antigos, mas como tudo a evolução irá ter os seus pros e contras.

Ainda não é possivel massificar esses serviços a nivel mundial portanto acho que ainda vai demorar até que sejam tornados formatos standart.

Muitas das mudanças foram pensadas mais no sentido de combater a pirataria e reformular a forma de gerar lucros, a internet é uma mina e as empresas estão a usar isso para moldar a industria.
Por enquanto o que se está a adoptar é o formato de subscrições e a possibilidade de download, há cada vez mais opções o que começa a ser preocupante mas se tivermos em conta os valores que se praticam de certa forma também se consegue ter mais por menos.

Comprar um jogo day 1 custa por norma sempre mais que 40€, é possivel jogar a esse jogo por menos de metade do preço e bem feito até mais jogos por esse preço e cancelar a subscrição.

No formato fisico comprasse o jogo e ficasse com ele a ganhar pó, mesmo que se venda nunca se vai ter o retorno do dinheiro e em termos de opções de escolha para contornar essa situação por norma só há uma que é esperar por promoções e mesmo assim jogos AAA por norma mesmo em promo ficam mais caros que jogar jogos day 1 no formato de subscrição.

Temos o origin e o game pass da microsoft como exemplo.
 
Última edição:
Imaginem quando cair um meteorito e arrumar com isto tudo. Ou um simples solar burst e arrumar com as comunicações e provocar apagões.

Basta não haver electricidade e acabou o resto..., esses argumentos não deveriam ser tidos em conta porque hoje em dia a dependência da electricidade é tanta que quase até se esquece, estar a dizer que o streamig e features online estão condenadas porque a internet é instável é o mesmo que estar a dizer que os pcs e consolas estão condenadas por causa dos cortes de luz.

Onde vivo basta cair umas pingas e começam logo os apagões e não é por isso que vivo numa cabana isolado da civilização onde planto o que como e vivo à luz das velas :P.

Tou meio no gozo claro mas a evolução traz destas coisas, há quem seja sempre mais conservador e prefira os modos antigos, mas como tudo a evolução irá ter os seus pros e contras.

Ainda não é possivel massificar esses serviços a nivel mundial portanto acho que ainda vai demorar até que sejam tornados formatos standart.

Muitas das mudanças foram pensadas mais no sentido de combater a pirataria e reformular a forma de gerar lucros, a internet é uma mina e as empresas estão a usar isso para moldar a industria.
Por enquanto o que se está a adoptar é o formato de subscrições e a possibilidade de download, há cada vez mais opções o que começa a ser preocupante mas se tivermos em conta os valores que se praticam de certa forma também se consegue ter mais por menos.

Comprar um jogo day 1 custa por norma sempre mais que 40€, é possivel jogar a esse jogo por menos de metade do preço e bem feito até mais jogos por esse preço e cancelar a subscrição.

No formato fisico comprasse o jogo e ficasse com ele a ganhar pó, mesmo que se venda nunca se vai ter o retorno do dinheiro e em termos de opções de escolha para contornar essa situação por norma só há uma que é esperar por promoções e mesmo assim jogos AAA por norma mesmo em promo ficam mais caros que jogar jogos day 1 no formato de subscrição.

Temos o origin e o game pass da microsoft como exemplo.

Eu não o faço, mas há quem compre físico a 40€, jogue é venda a 45€ a uma loja de usados ou a 50 a um particular.
 
Parece que o futuro é esse, compramos os jogos e estes não são nossos para jogar.
No natal passado comprei o Gran Turismo, sinceramente não sabia que para jogar com a maioria das features deveria de estar online, se soubesse provavelmente não o teria comprado. Hoje é comum haver jogos que compramos e que para jogar o jogo completo temos que fazer download do restante, mas da forma que isto é feito dentro de algum tempo deixa de ser possível e quem comprou por exemplo a trilogia do spiro apenas irá poder jogar um dos jogos.
 
Pois é preciso atenção a isso, quando se comprar os jogos convém ver os requisitos..., jogos com features online requerem ligação à internet e no caso da sony e MS ter os serviços subscritos.

Sinceramente acho que é um "mal" necessário..., quem joga pc sabe bem como é fácil recorrer à pirataria, embora não agrade ao pessoal certas limitações e requisitos de uma forma geral os jogos originais ficaram mais acessiveis.
 
Parece que o futuro é esse, compramos os jogos e estes não são nossos para jogar.
No natal passado comprei o Gran Turismo, sinceramente não sabia que para jogar com a maioria das features deveria de estar online, se soubesse provavelmente não o teria comprado. Hoje é comum haver jogos que compramos e que para jogar o jogo completo temos que fazer download do restante, mas da forma que isto é feito dentro de algum tempo deixa de ser possível e quem comprou por exemplo a trilogia do spiro apenas irá poder jogar um dos jogos.

Será que parte do problema não seja também a falta de espaço no disco para todo o conteúdo?
 
Um serviço beta da Microsoft consegue ser melhor que um lançado oficialmente pela Google...nota-se claramente quem anda nisto há anos.
 
Back
Topo