Problema Stuttering/Breaks em Gaming

wudja

Power Member
Boas,

Venho pedir a vossa ajuda após mil e umas tentantivas de resoluçoes com videos no youtube e até pedir à propria steam no troubleshooting mas sem efeito nenhum.

Desde há muitos anos que sofro um problema crónico de micro stuttering e breaks em todos os jogos, nomeadamente CSGO, Overwatch. E warzone e pubg sofro horriveis breaks e até no rocket league e day of defeat source que tenho jogado ultimamente tambem sofro desse problema. Havia a possibilidade de jogar semi profissionalmente, fiz a compra dum novo processador, memorias, ecra, quase tudo menos a grafica pois nao havia budget e entao foi por agua abaixo por causa destes constantes problemas.

Por norma, jogo com todos os detalhes em low, tudo off, energia nos niveis de maxima performance e no painel da nvidia tambem. e mesmo assim nada parece resolver este problema.

O meu sistema:

CPU: i7 8700k
GPU: MSI 980 GTX 4GB
RAM: 16GB Ripjaws V 3200mhz cl15
Cooler: Coolermaster V8
PSU: Coolermaster 1000W 80plus (rs-a00-esba)
Caixa: Coolermaster Cosmos S
Ecra: Zowie XL2540 (240HZ)
Rato: Zowie EC1-A
Teclado: Logitech G19
Headsets: HyperX Cloud II
Internet: 1GB NOS


Todas as temperaturas aparentam estar normais.

Se me pudessem ajudar, eu agreceria imenso. Estou neste momento a aguardar que os preços das graficas baixem um pouco ou entao que surja uma oportunidade para adquerir uma, mas até la preciso de jogar e queria minimizar este problema.

Obrigado!
 
isso do stuttering quando aparece é muitas vezes das coisas mais dificeis de diagnosticar a causa...
ja experimentaste a bloquear a frame rate a 240hz?

quando mudaste cpu e afins reinstalaste o SO?
 
isso do stuttering quando aparece é muitas vezes das coisas mais dificeis de diagnosticar a causa...
ja experimentaste a bloquear a frame rate a 240hz?

quando mudaste cpu e afins reinstalaste o SO?
Quando dizes bloquear a frame rate a 240hz referes te a bloquear os fps a 240? Sim Eu já experimentei isso e não alterou nada.

Já formarei diversas o pc e também não teve efeito, assim como fazer uma limpeza por vezes com uma pressão de ar
 
Retira overclocks do cpu e coloca a ram default, 2133mhz. Na maioria dos casos esses stutters são causados por ram instável.

Atualizar a bios também não seria má ideia, pois coloca logo tudo default.
 
Última edição:
Retira overclocks do cpu e coloca a ram default, 2133mhz. Na maioria dos casos esses stutters são causados por ram instável.

Atualizar a bios também não seria má ideia, pois coloca logo tudo default.
Tenho tudo default, nunca fiz overlock, nem no cpu, nem nas memórias
 
Tenho tudo default, nunca fiz overlock, nem no cpu, nem nas memórias

Então devias começar por ir à bios e ligar o xmp. Para deixar a ram a 3200mhz. Vai te dar um boost gigante no pubg logo, no warzone estás limitado pela gráfica.
Cpu também devias colocar os cores todos a 4.7-4.8ghz. Não tens de mexer em voltagens, é só alterar o core ratio para 47 ou 48.

Já experimentaste outro rato/teclado? Tens muitas coisas usb ligadas? usas capture card? Esses stutters também podem ser causados por alguma coisa que tenhas ligada. Spike de dpc latency. Podes ver isso com o latencymon, até diz o que causa.

O stutter só acontece ao moveres o rato?
 
Última edição:
Então devias começar por ir à bios e ligar o xmp. Para deixar a ram a 3200mhz. Vai te dar um boost gigante no pubg logo, no warzone estás limitado pela gráfica.
Cpu também devias colocar os cores todos a 4.7-4.8ghz. Não tens de mexer em voltagens, é só alterar o core ratio para 47 ou 48.

Já experimentaste outro rato/teclado? Tens muitas coisas usb ligadas? usas capture card? Esses stutters também podem ser causados por alguma coisa que tenhas ligada. Spike de dpc latency. Podes ver isso com o latencymon, até diz o que causa.

O stutter só acontece ao moveres o rato?
Eu já alterei o rato, só o teclado e que ainda não.
não tenho nada além de rato/teclado/phones ligado ao usb

Estou agora na Bios. Já estava em XMP.
para alterar os valores dos cores também é aqui?
Pelo que estou a ler, é preciso colocar “sync all cores”
E escrever 48 nos 6

Correcto?
 
Eu já alterei o rato, só o teclado e que ainda não.
não tenho nada além de rato/teclado/phones ligado ao usb

Estou agora na Bios. Já estava em XMP.
para alterar os valores dos cores também é aqui?
Pelo que estou a ler, é preciso colocar “sync all cores”
E escrever 48 nos 6

Correcto?

Coloca em 47 por agora, sync all cores. É garantido que é estável.
Se tinhas XMP, desliga e deixa a ram a 2133mhz. Se a instabilidade for da ram atualiza a bios.

Stutter se for só ao mover o rato pode ser causado pelo próprio rato. Ratos e teclados a 1000hz podem causar stresses desses se algo não estiver bem, o ideal é até estarem num chip usb separado.
 
Coloca em 47 por agora, sync all cores. É garantido que é estável.
Se tinhas XMP, desliga e deixa a ram a 2133mhz. Se a instabilidade for da ram atualiza a bios.

Stutter se for só ao mover o rato pode ser causado pelo próprio rato. Ratos e teclados a 1000hz podem causar stresses desses se algo não estiver bem, o ideal é até estarem num chip usb separado.
Vou tentar e ver a diferença. É preciso ter atenção a alguma coisa com estas mudanças ou é “seguro”
 
É seguro. Eu pessoalmente não recomendo a teres áudio usb, rato 1000hz + teclado 1000hz tudo no mesmo chip. audio devia ser ligado direto no jack 3.5mm.
 
olha por acaso tb podes tentar reduzir a pooling rate do teclado e do rato para 500hz caso esteja nos 1000hz... ja vi em alguns casos resolver os problemas de stutter
 
olha por acaso tb podes tentar reduzir a pooling rate do teclado e do rato para 500hz caso esteja nos 1000hz... ja vi em alguns casos resolver os problemas de stutter

É possível, mas o sistema dele não devia ter problemas em aguentar rato e teclado a 1000hz estáveis. Eu nunca sacrificava os 1000hz no rato, preferia ver de onde vem o problema.
De 500hz para 1000hz num ecrã 240hz notasse bastante diferença.

Anyway, acho que o problema dele vem mesmo da ram. É quase sempre a ram...
@wudja ficou resolvido?
 
Experimentei as vossas dicas e nada adiantou. Os hz do rato e prefiro nem mexer porque a diferença é grande na jogabilidade!
Tenho o rato e teclado dum lado, e tenho outras portas usb onde ponho os fones num sitio diferente do pc.

Isto fica a ideia que pode ser um problema da minha conexao mas honestamente nao sei como resolver..

Eu ha tempos tinha feito uns videos para demonstrar os meus problemas, mas apaguei e só fiquei com 1. nao sei se conseguem ver os stutters que eu vejo neste video:
 
Ya, também pode ser a conexão, mas acho estranho, não vejo ping spikes nem packet loss. Esse tipo de coisa é difícil de perceber de onde vêm, só mesmo testando várias coisas. Até picos de corrente grandes, fonte, motherboard, memoria com problemas pode causar isso.
Os próprios servidores dos jogos podem causar isso. No pubg por exemplo é normal acontecer de vez enquando.
 
Última edição:
Ya, também pode ser a conexão. Esse tipo de coisa é difícil de perceber de onde vêm, só mesmo testando várias coisas.

Até mesmo os próprios servidores podem causar isso. No pubg por exemplo é normal acontecer de vez enquando.
Eu tenho jogado mais cs, rocket e ow e sinto isso em todos e que há partida o meu pc deveria aguentar sem problema.
Custa me agora um pouco estar a trocar a gráfica quando o problema era simplesmente da conexao :(
 
Eu tenho jogado mais cs, rocket e ow e sinto isso em todos e que há partida o meu pc deveria aguentar sem problema.
Custa me agora um pouco estar a trocar a gráfica quando o problema era simplesmente da conexao :(

Neste caso não acredito muito que seja da conexão. Experimenta deixar o latencymon a correr enquanto jogas ver se tens picos grandes de latência, aquilo até diz o driver/processo responsável.

Btw, aqueles stutters que ocorrem quando começaste a ronda no cs afetam também o teu movimento com o rato/aim ou notas apenas na movimentação?
É que se for só na movimentação o mais provável é ser servidores/rede.
 
Neste caso não acredito muito que seja da conexão. Experimenta deixar o latencymon a correr enquanto jogas ver se tens picos grandes de latência, aquilo até diz o driver/processo responsável.

Btw, aqueles stutters que ocorrem quando começaste a ronda no cs afetam também o teu movimento com o rato/aim ou notas apenas na movimentação?
É que se for só na movimentação o mais provável é ser servidores/rede.
Eu sinto principalmente no pre-aim porque vejo a mira a saltar um pouco e enquanto disparo.
No movimento por vezes tambem acontece, mas como nao é tao "importante" acho que ja me habituei.

Nao conheço isso do latencymon mas vou dar uma vista de olhos
 
Looks good. Algum stutter?

Pelo que descreveste não parece ser do rato ou teclado ou algo que tenhas ligado. O mais provável é ser hardware, ou até problemas elétricos. Difícil diagnosticar estas coisas...

Pode ser a fonte, motherboard, ram ou até gráfica.
 
Última edição:
Back
Topo