Problema Stuttering/Breaks em Gaming

Looks good. Algum stutter?

Pelo que descreveste não parece ser do rato ou teclado ou algo que tenhas ligado. O mais provável é ser hardware, ou até problemas elétricos.
Por acaso tive 2 no rocket league. vou jogar um torneio de day of defeat source que dura mais tempo e ai sim posso tirar testes mais conclusivos.
Em caso de ser hardware, so vejo a 980 a dar bottleneck devido aos 240hz.
Vou ter que esperar pela nova grafica para tirar as conclusoes todas..
 
Por acaso tive 2 no rocket league. vou jogar um torneio de day of defeat source que dura mais tempo e ai sim posso tirar testes mais conclusivos.
Em caso de ser hardware, so vejo a 980 a dar bottleneck devido aos 240hz.
Vou ter que esperar pela nova grafica para tirar as conclusoes todas..

Não são os 240hz que te vão dar stutter, até podias ter uma gtx 960. É mais fácil notar esses problemas com frame rates mais elevados e ecrãs high refresh, mas não criam o problema, só o tornam mais aparente.

Mas sim, essa gtx 980 é grande bottleneck para 240hz, mas é mais no warzone e um pouco no pubg, nos outros jogos que mencionaste, a 1080p low, o cpu/ram é que vai ser o bootleneck.
Se o problema não é da ram podes voltar a ativar o xmp, ram a 2133mhz vai te comer muita performance e vai te afetar a performance em jogo, com mais input lag.


Tens os jogos e sistema operativo num SSD certo? Discos mecânicos com problemas podem causar stutters assim também, especialmente quando começas partidas que é quando as coisas carregam.
Podes ver o estado dos discos com o crystaldiskinfo
 
Última edição:
Não são os 240hz que te vão dar stutter, até podias ter uma gtx 960. É mais fácil notar esses problemas com frame rates mais elevados e ecrãs high refresh, mas não criam o problema, só o tornam mais aparente.

Mas sim, essa gtx 980 é grande bottleneck para 240hz, mas é mais no warzone e um pouco no pubg, nos outros jogos que mencionaste, a 1080p low, o cpu/ram é que vai ser o bootleneck.
Se o problema não é da ram podes voltar a ativar o xmp, ram a 2133mhz vai te comer muita performance e vai te afetar a performance em jogo, com mais input lag.


Tens os jogos e sistema operativo num SSD certo? Discos mecânicos com problemas podem causar stutters assim também, especialmente quando começas partidas que é quando as coisas carregam.
Podes ver o estado dos discos com o crystaldiskinfo
Pois é estranho porque pelo que eu sei o cs é mais cpu based e o meu 8700k devia chegar e sobrar.
Sim tenho tudo no ssd.
vou ver o estado dos discos
 
Não são os 240hz que te vão dar stutter, até podias ter uma gtx 960. É mais fácil notar esses problemas com frame rates mais elevados e ecrãs high refresh, mas não criam o problema, só o tornam mais aparente.

Mas sim, essa gtx 980 é grande bottleneck para 240hz, mas é mais no warzone e um pouco no pubg, nos outros jogos que mencionaste, a 1080p low, o cpu/ram é que vai ser o bootleneck.
Se o problema não é da ram podes voltar a ativar o xmp, ram a 2133mhz vai te comer muita performance e vai te afetar a performance em jogo, com mais input lag.


Tens os jogos e sistema operativo num SSD certo? Discos mecânicos com problemas podem causar stutters assim também, especialmente quando começas partidas que é quando as coisas carregam.
Podes ver o estado dos discos com o crystaldiskinfo

Boas,

Segue aqui o estado dos meus discos, acho que estao todos bem:

 
Só para despiste, experimenta a usar apenas um stick de ram de cada vez para ver se tens melhorias. Sempre despistas se algum dos sticks está a ser culpado ou mesmo o dual-channel da board.
 
Acho que nao tenho nenhum jogo offline para ser honesto.
Tenho a conexao por cabo: https://www.speedtest.net/result/11849490739.png

Joguei agora um jogo de rocket e de ow com o latencymon mas nao sei interpretar os dados haha!

Latency:

Se isso é a jogar os teus problemas não vêm dai, os teus valores são excelentes.
Pelo que tive a ler tu tens alguma limitação ou no CPU ou RAM, acho que não passa pelo gpu, mas mesmo assim usa ddu em safe mode e instala a última driver da nvidia 471.41 para começar a despistar tudo.

Carrega crtl + shit + esc
Clica na tab performance
Carrega na tab memory
Quanta ram tens em cached?
Há um programa que se chama Intelligent standby list cleaner que me ajudou no passado em outras builds com stuttering, basicamente faz clear á tua cached ram, eu no teu caso tentava, visto que já tentaste quase tudo.
No programa muda:
"free memory is lower than" para 6000 MB
"Wanted timer resolution" 0.50"
Deixa tudo o resto como está e carrega em start, agora sempre que tiveres menos de 6gb (metade da tua memória) disponíveis (incluindo cached) este programa vai-te limpar a cache.

No que toca ao CPU, podes tentar process lasso, para testar uma carrada de coisas, por exemplo, se estas com problemas no CS, podes usar este programa para, por exemplo desabilitar hyperthreading só no cs go que ajuda em alguns casos, em intel com ganhos de performance também, ou desabilitar só o cpu 0 para impedires que ele seja usado pelo jogo (todos os processos do windows vão para o cpu 0, logo, o jogo vai ser forcado a usar cores que não estão a ser usados por outros processos).

Em último recurso porque bloquear frames é um pecado é em fps's (latência, mesmo com monitores de 60hz a diferença entre jogar em 60 fps e 300 fps é gigante), faz download do rivatunner e faz lock ao teu fps com uns 3 fps a menos que a tua refresh rate.
 
Só para despiste, experimenta a usar apenas um stick de ram de cada vez para ver se tens melhorias. Sempre despistas se algum dos sticks está a ser culpado ou mesmo o dual-channel da board.
Se isso é a jogar os teus problemas não vêm dai, os teus valores são excelentes.
Pelo que tive a ler tu tens alguma limitação ou no CPU ou RAM, acho que não passa pelo gpu, mas mesmo assim usa ddu em safe mode e instala a última driver da nvidia 471.41 para começar a despistar tudo.

Carrega crtl + shit + esc
Clica na tab performance
Carrega na tab memory
Quanta ram tens em cached?
Há um programa que se chama Intelligent standby list cleaner que me ajudou no passado em outras builds com stuttering, basicamente faz clear á tua cached ram, eu no teu caso tentava, visto que já tentaste quase tudo.
No programa muda:
"free memory is lower than" para 6000 MB
"Wanted timer resolution" 0.50"
Deixa tudo o resto como está e carrega em start, agora sempre que tiveres menos de 6gb (metade da tua memória) disponíveis (incluindo cached) este programa vai-te limpar a cache.

No que toca ao CPU, podes tentar process lasso, para testar uma carrada de coisas, por exemplo, se estas com problemas no CS, podes usar este programa para, por exemplo desabilitar hyperthreading só no cs go que ajuda em alguns casos, em intel com ganhos de performance também, ou desabilitar só o cpu 0 para impedires que ele seja usado pelo jogo (todos os processos do windows vão para o cpu 0, logo, o jogo vai ser forcado a usar cores que não estão a ser usados por outros processos).

Em último recurso porque bloquear frames é um pecado é em fps's (latência, mesmo com monitores de 60hz a diferença entre jogar em 60 fps e 300 fps é gigante), faz download do rivatunner e faz lock ao teu fps com uns 3 fps a menos que a tua refresh rate.
Vou experimentar o que disseram e depois darei feedback. Muito obrigado pela vossa ajuda btw.
 
Se isso é a jogar os teus problemas não vêm dai, os teus valores são excelentes.
Pelo que tive a ler tu tens alguma limitação ou no CPU ou RAM, acho que não passa pelo gpu, mas mesmo assim usa ddu em safe mode e instala a última driver da nvidia 471.41 para começar a despistar tudo.

Carrega crtl + shit + esc
Clica na tab performance
Carrega na tab memory
Quanta ram tens em cached?
Há um programa que se chama Intelligent standby list cleaner que me ajudou no passado em outras builds com stuttering, basicamente faz clear á tua cached ram, eu no teu caso tentava, visto que já tentaste quase tudo.
No programa muda:
"free memory is lower than" para 6000 MB
"Wanted timer resolution" 0.50"
Deixa tudo o resto como está e carrega em start, agora sempre que tiveres menos de 6gb (metade da tua memória) disponíveis (incluindo cached) este programa vai-te limpar a cache.

No que toca ao CPU, podes tentar process lasso, para testar uma carrada de coisas, por exemplo, se estas com problemas no CS, podes usar este programa para, por exemplo desabilitar hyperthreading só no cs go que ajuda em alguns casos, em intel com ganhos de performance também, ou desabilitar só o cpu 0 para impedires que ele seja usado pelo jogo (todos os processos do windows vão para o cpu 0, logo, o jogo vai ser forcado a usar cores que não estão a ser usados por outros processos).

Em último recurso porque bloquear frames é um pecado é em fps's (latência, mesmo com monitores de 60hz a diferença entre jogar em 60 fps e 300 fps é gigante), faz download do rivatunner e faz lock ao teu fps com uns 3 fps a menos que a tua refresh rate.
Portanto estou agora a experimentar o que me tavas a dizer sobre a RAM.

Estao aqui as prints.


No list cleaner é fazer as opçoes como estao ai e carregar start, certo? @Websync

Em relaçao à gpu, ja fiz o novo driver e nada adiantou.

Após fazer isto da RAM e se nao funcionar, irei testar process lasso.
 
Infelizmente a saga continua :(

Bem, ja tenho uma 3070. uma PSU 850 Gold e um novo SSD. E os breaks e stutters estao lá na mesma.
Tive problema de sobreaquecimento do CPU acho eu com os cores a 47 tal como me tinham mencionado. com o HWINFO verifiquei que o cpu chegou aos 95 no CSGO, mesmo com o meu coolermaster V8 na opçao maxima de fan control.

- Fiz uma formataçao
- instalei as drivers da GPU e configuraçao para High performance
- Windows settings para Performance, power options para High Performance
- Fui a Bios meter os cores em auto e as temperaturas voltaram para baixo. agora em load esta no maximo a 77.

Tendo em conta que o csgo é CPU based, vale a pena investir por exemplo num AIO cooling e voltar a subir aquilo para os 47 e assim ter controlo de temps melhores, ou o que me sugerem fazer neste caso?
 
Infelizmente a saga continua :(

Bem, ja tenho uma 3070. uma PSU 850 Gold e um novo SSD. E os breaks e stutters estao lá na mesma.
Tive problema de sobreaquecimento do CPU acho eu com os cores a 47 tal como me tinham mencionado. com o HWINFO verifiquei que o cpu chegou aos 95 no CSGO, mesmo com o meu coolermaster V8 na opçao maxima de fan control.

- Fiz uma formataçao
- instalei as drivers da GPU e configuraçao para High performance
- Windows settings para Performance, power options para High Performance
- Fui a Bios meter os cores em auto e as temperaturas voltaram para baixo. agora em load esta no maximo a 77.

Tendo em conta que o csgo é CPU based, vale a pena investir por exemplo num AIO cooling e voltar a subir aquilo para os 47 e assim ter controlo de temps melhores, ou o que me sugerem fazer neste caso?
Só uma pergunta, ativaste o g-sync junto com v-sync no painel de controlo da nvidia?

Se sim, experimenta desligar por completo o G-sync para ver se poderá ter algum impacto no stuttering.
 
Só uma pergunta, ativaste o g-sync junto com v-sync no painel de controlo da nvidia?

Se sim, experimenta desligar por completo o G-sync para ver se poderá ter algum impacto no stuttering.
Sorry, estive ausente e nao pude responder antes.
Penso que esta disabled, acho que ja fiz tudo certo e nao sei o que poderá ser.

Vou meter as prints e um video a jogar agora para verem os breaks no cs e ow. Testei o overwatch e esse entao fica mesmo impossivel, começa tudo bem e de repente começa a dar uma quebra de fps abismal e até o som fica todo destorcido.
Help :(


 
Chegaste a testar a Ram um stick de cada vez como eu disse? Experiemnta também a mudar as slots da ram. Já vi um pc muito semlhante a esse em que o problema era simplesmente da slot em que a ram estava.
 
Tive a ver o manual e aquilo recomenda por as rams em A2 B2. Foi o que tinha feito. Mas vou tentar agora meter A1 B1

Ele está assim agora

https://pasteboard.co/4AZnH0etqrIT.jpg

Não estou a dizer que fizeste mal, apenas estou a dizer que num pc com um cpu igualzinho a esse e uma MB asus foi a solução que encontramos. Um dos slots devia estar com algum problema.
É uma sugestão, nada mais.
testa também com um stick de ram de cada vez.
 
Tive a ver o manual e aquilo recomenda por as rams em A2 B2. Foi o que tinha feito. Mas vou tentar agora meter A1 B1

Ele está assim agora

https://pasteboard.co/4AZnH0etqrIT.jpg
wtf is that?! extensor 24-pin? 8|

Não me admirava nada que o problema fosse dai.

Cabo 8-pin do cpu a passar por trás da board, encostado aos traces da ram?? Not good idea...
Cabo da ventoinha encostado á ram...

Nunca ouviste falar em EMI? E que componentes como memória são extremamente sensíveis?
 
Última edição:
Não estou a dizer que fizeste mal, apenas estou a dizer que num pc com um cpu igualzinho a esse e uma MB asus foi a solução que encontramos. Um dos slots devia estar com algum problema.
É uma sugestão, nada mais.
testa também com um stick de ram de cada vez.
Tentei os dois e o problema é igual. com 1 ram ate fica pior!

wtf is that?! extensor 24-pin? 8|

Não me admirava nada que o problema fosse dai.

Cabo 8-pin do cpu a passar por trás da board, encostado aos traces da ram?? Not good idea...
Cabo da ventoinha encostado á ram...

Nunca ouviste falar em EMI? E que componentes como memória são extremamente sensíveis?
Nao fui eu que montei o pc, visto que nao sei essas coisas e prefiro deixar para alguem que saiba :( comprei os componentes na loja mais conhecida em PT e pedi a eles para montarem.

Do que me lembro, havia um dos cabos que alimenta o botao touch do power button da minha torre e ele teve que fazer ali qq coisa para meter aquilo a funcionar



No overwatch onde tenho aqueles breaks de som e de FPS, isso esta visivel no grafico por acaso..
 
Tentei os dois e o problema é igual. com 1 ram ate fica pior!


Nao fui eu que montei o pc, visto que nao sei essas coisas e prefiro deixar para alguem que saiba :( comprei os componentes na loja mais conhecida em PT e pedi a eles para montarem.

Do que me lembro, havia um dos cabos que alimenta o botao touch do power button da minha torre e ele teve que fazer ali qq coisa para meter aquilo a funcionar



No overwatch onde tenho aqueles breaks de som e de FPS, isso esta visivel no grafico por acaso..

Que montou isso é um bocado incompetente, nem os cabos arrumou em condições, e falta um parafuso/stand off na motherboard. Este são os problemas que vejo só assim á primeira vista, se for a melhor melhor se calhar encontro outras coisas.




Remove a extensão que marquei a vermelho, deves ter que abrir a parte de trás da caixa e puxar o cabo para chegar.
 
Última edição:
Desculpa mas em termos técnicos sou mesmo noob nisto.

O extensor é esta coisa colorida, e estás me a dizer para ligar o cabo preto directamente a board. Correcto?

https://pasteboard.co/TuYtYq4YmDl8.jpg

Será melhor levar o Pc a alguém que perceba de montagens, etc ? Tenho sempre receio de estar a mexer nestas coisas e fazer asneira. O problema é que não conheço ninguém de confiança :(
 
Última edição:
Back
Topo