Stuttering no Windows 10

hugo112

Power Member
Boa tarde pessoal. Basicamente sofro de um problema grave de stuttering no meu PC c windows 10. O computador volta e meia ao ser ligado sofre de bastante stuttering em todos os aspetos (incluindo reprodução de vídeos/jogos/etc.)e mesmo só a mexer o cursor de um lado para o outro o lag é bastante notável. Outro grande problema é que quando reinicio o computador a ver se resolve o problema muitas vezes demora + de 10 minutos a desligar, ao ponto de que tenho que desligar o computador na ficha. Começo a ganhar receio que isto faça mal ao computador. Alguém consegue ajudar-me a identificar este problema e as razões pela qual isto possa vir a acontecer?
 
sera sobre aquecimento de algum componente? com que temperaturas ta o cpu qd tas com lag?
Se calhar era melhor referir que o meu computador foi montado em 2020 e tem um Ryzen 3100 com 16GB de RAM e 480GB SSD (com +60GB livres) portanto não será pelo hardware não será de certeza. Daí também que eu presuma ser um problema de software, talvez ligado aos problemas do Windows 10...
 
hugo112

mesmo sendo uma maquina nova nunca se deve descartar ser um problema relacionado com hardware, a causa desse problema, seja como for isso começou a acontecer recentemente, ou já ocorria mas não severo ao ponto que está agora?
 
Valida no "Event viewer" do Windows se surgem erros no "Sistema" que te possam dar alguma dica do que se possa estar a passar.
Adicionalmente instala algo do tipo HWMonitor ou Speedfan para veres como estão a temperaturas do sistema.
Confirma também que o disco não tem erros/bad sectors e que o cabo SATA está bem encaixado...
 
hugo112

mesmo sendo uma maquina nova nunca se deve descartar ser um problema relacionado com hardware, a causa desse problema, seja como for isso começou a acontecer recentemente, ou já ocorria mas não severo ao ponto que está agora?
Começou a acontecer há uns 2 meses no mínimo. A questão é que depende muito do startup. Ou seja tanto posso ligar o PC e nunca mais resolvo o problema sem reiniciar o PC (sendo que ele encrava sempre no reinício por + de 10 minutos ) como posso ligar o PC e nunca ter que lidar com isto durante o tempo em que ele estiver ligado. A temperatura do PC nunca passa dos 60°, a motherboard dificilmente vai acima dos 35° daí acho difícil ser uma questão de HW...
 
Isso parece-me qualquer coisa que no arranque da BIOS ele nem sempre detecta como deve de ser, ou a velocidade da RAM ou CPU, etc...
Confirma se tens a BIOS atualizada e se a RAM esta bem limpa e encaixada.
 
hugo112

Dois meses isso já é muito tempo, e ter as temperaturas dentro os padrões isso não é sinal que não exista um problema de hardware, pois existe outras avarias que ocorrem não estão relacionadas com temperatura.

para despistar software só pensado e eventuais softwares e atualizações que tenha sido instalados nos últimos tempos, ultimo recurso é mesmo fazer backup do importante e formatar o pc e instalar tudo de novo e ver com se comporta se o problema desaparece ou se mantem e partir dai.
 
Back
Topo