Stylus Toolbox (Impressora Epson)

xicoescuro

Power Member
Olá amigos!
Precisava de ajuda da vossa parte (se possível, claro...)
Tenho uma instalação de Ubuntu 8.04 (Hardy Heron) versão de 64 bits, com dual boot com XP.
Tudo funciona bastante bem, tendo em conta a minha pouca experiência (ainda) com sistemas operativos linux, mas tenho a seguinte dificuldade:
Para poder aceder aos níveis dos tinteiros da minha Epson Stylus Photo R200, instalei o Stylus Toolbox. Ora, todo o sistema reconhece e encontra a impressora (não havendo problemas quanto ao seu funcionamento) porém, o ícone da tray do Stylus Toolbox não me aparece (e claro, os correspondentes menus também não) e só consigo executar a aplicação a partir do termeinal "sudo stylus-toolbox", o que não é aconselhável por questões de segurança. Nessa altura a aplicação efectivamente abre, exibindo os niveis dos tinteiros, mas assim que fecho o terminal, a aplicação fecha-se também.
O meu "utilizador" faz parte do grupo lpadmin, conforme é necessário e estão também preenchidas todas as dependências necessárias para a aplicação.
Alguma sugestão?

Desde já o meu Muito Obrigado e...

Aquele Abraço!
 
Boas.

Podes fazer Alt+F2 e escrever "stylus-toolbox" para ver se dá.
Podes também criar um iniciador no ambiente de trabalho (botao direito do rato) e poes lá o mesmo comando;). Penso que funcione.

Cumprimentos.
 
Olá amigo.
Muito obrigado pela atenção.
Quanto às sugestões dadas, lamento informar mas não resulta.
Ou melhor, a aplicação abre, mas não consegue "abrir" a impressora por falta de permissões, aparecendo no topo da janela da aplicação "Cannot open /dev/usb/lp0 read/write: Permission den..."
Ou seja, há um qualquer problema de permissões que eu não estou a conseguir resolver.
Se puder surgir mais alguma dica, agradeço, pois a minha experiência neste sistema operativo é, como já referi, ainda muito "curta".
Mais uma vez, um muito obrigado e...

Aquele Abraço!
 
Olá amigo.
Muito obrigado pela atenção.
Quanto às sugestões dadas, lamento informar mas não resulta.
Ou melhor, a aplicação abre, mas não consegue "abrir" a impressora por falta de permissões, aparecendo no topo da janela da aplicação "Cannot open /dev/usb/lp0 read/write: Permission den..."
Ou seja, há um qualquer problema de permissões que eu não estou a conseguir resolver.
Se puder surgir mais alguma dica, agradeço, pois a minha experiência neste sistema operativo é, como já referi, ainda muito "curta".
Mais uma vez, um muito obrigado e...

Aquele Abraço!

Boas.

Entao e se fizeres "gksudo stylus-toolbox" no Alt-F2?
O mesmo pode ser feito no iniciador (penso eu).

Cumprimentos.
 
Olá de novo, amigo!
Efectivamente se no Alt+F2 fizer "gksudo..." o programa corre... mas era precisamente isso que se pretende evitar - correr programar com permissões de root... Pelo menos foi algo que li no suporte do ubuntu, ou seja, por questões de segurança, não convirá executar programas em modo de "root".
Porém tenho uma novidade a relatar em relação ao caso: adicionei um novo grupo denominado "lp" (para além do já existente "lpadmin") com o número de ordem imediatamente superior ao último já existente e agora, no Alt+F2 o programa já corre normalmente. Resta agora saber se aquela questão da segurança também aqui se põe, ou seja, se há ou não incovenientes na existência desse grupo. Porém o ícone da tray e o respectivo menu continuam a não aparecer...

Mais uma vez, muito obrigado!

(e Aquele Abraço de sempre, claro)
 
Dificilmente terás algum problema por teres adicionado o teu user ao grupo lp. Por ai, podes estar descansado.
Quanto à historia do tray icon, exprimenta correr o stylus toolbox a partir do terminal como user normal e vê se agora te dá alguma espécie de erro. Se der, posta-o aqui.
 
Dificilmente terás algum problema por teres adicionado o teu user ao grupo lp. Por ai, podes estar descansado.
Quanto à historia do tray icon, exprimenta correr o stylus toolbox a partir do terminal como user normal e vê se agora te dá alguma espécie de erro. Se der, posta-o aqui.

Olá amigo e mais uma vez, muito obrigado!
Correndo o stylus toolbox a partir do terminal como user normal com o comando "stylus-toolbox" ele corre normalmente tal e qual como pelo Alt+F2, sem qualquer erro e igualmente sem o tray icon, e fechando o terminal, fecha a aplicação também, tal como acontecia anteriormente quando corria com permissões "sudo", antes de acrescentar o aludido grupo de "users" - lp.
Quanto a este grupo, receio não me ter explicado bem, uma vez que criei o dito grupo - ele não existia no meu sistema, tinha apenas o grupo "lpadmin".
Ainda em relação ao tray icon, julgo eu que ele deveria servir para fazer correr o programa apartir dali e simultanamente aceder ao menu da aplicação, isto de acordo com as "screenshots" que são exibidas no site de origem - h**p://stylus-toolbox.sourceforge.net/screenshots.html.
Acrescento que, tirando este pequeno problema com que me debato (não sei se há registo de outros utilizadores com a mesma questão) quer parecer-me que se trata de um utilitário muito agradável e de indiscutível apreço, pelo que recomendo pelo menos a sua experiência!

Aquele Abraço!
 
no "meu" linux tenho a opção de adicionar as "aplicações" que quiser na barra.....
no teu, não tens essa opção?

Olá amigo!
Tenho, efectivamente tenho essa opção, mas a questão principal não se trata de ter ou não um mero atalho ou a forma de fazer arrancar a aplicação.
Trata-se fundamentalmente de descobrir o que está errado e o que impede que a aplicação funcione como deveria, sendo que o ícone da tray não se destina apenas a fazer arrancar o programa, mas sim aceder directamente aos seus menus e funcionalidades.
De qualquer forma, tomei a liberdade de enviar um e-mail ao autor do programa (uma vez que o seu endereço vem indicado na janela dos créditos) relatando e expondo os contornos da situação. Caso me seja dada alguma resposta, virei aqui colocá-la para esclarecimento e eventual ajuda de quem venha também a necessitar.
Já agora, permitam-me (todos os utilizadores ubuntu que frequentam esta casa) uma pequena questão: qual o utilitário que usam normalmente para este fim - alerta e consulta de níveis de tinta nos tinteiros e limpeza/alinhamento das cabeças de impressão nas impressoras Epson.

Aquele Abraço!
 
Boas.

Nao tenho nenhuma Epson, mas segundo o site do stylus-toolbox há um outro projecto destinado ao mesmo, chama-se stylus-control.

Citação:
"You know there's this other project called You know there's this other project called stylus-control ...
Yeah. I know. It sucks. ;-) No, seriously, it's no longer an escptuil front-end, instead choosing to integrate escputil's functionality within itself. This means that it doesn't work with some of the newer printers, whereas if it still was just an escputil front-end, it would automatically support all printers that Gutenprint supports. I also know all about mtink and the various libinklevel frontends. None of the libinklevel frontends support cleaning nozzles or printing nozzle checks. As for mtink/xwtools, it's Motif. Ick. Need I say more? ... "
 
Back
Topo