1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

"su"

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por gajodoporto, 28 de Outubro de 2007. (Respostas: 51; Visualizações: 2918)

1. boas

no ubunto, no terminal, ao escrever "su", pede.me pela password, escrevo a minha password de conta e da erro, como posso saber kual a pass se na instalaçao nao defini nehuma pass para o root ??

Última edição pelo moderador: 1 de Novembro de 2007
  2. Antonio Raimund

Antonio Raimund Power Member

deixe em branco.
    quando pedir a pass, apenas de enter.

3. esquiso

esquiso Power Member

No Ubuntu a conta de root não esta activada por defeito (uma questão de segurança, dizem uns, eu não concordo).
    Se a quiseres activar, vais ao terminal e fazer sudo passwd e defines uma BOA password de root :)

4. [knap]

[knap] Power Member

Não.

------------------------

Faz

Código:
    sudo passwd root

5. VuDu

VuDu Power Member

E eu digo mais uma vez... NÃO!
    Fazes
    Código:
    sudo su
    :lol:

6. Salvador_

Salvador_ Power Member

tambem ainda n percebi o mecanismo do ubuntu.... tenho uma password para o meu username Salvador e q eu uso para logar pelo GDM com a pass 12345 ... depois a niveis de Synaptic etc... nao me pede pass nenhuma... mas sempre que pede password a que pede e' a mesma do GDM a tal 12345 .... a pass de SUDO nao deveria ser diferente da de user ? pelo menos no openSuse aquilo dava uma password ao root: abcde e ao user:12345 , quando entrava na conta de um user obviamente punha a password desse user... sempre que queria fazer alguma coisa que requeresse privilegios como usar o YAST etc... tinha que usar a pass de root abcde.... como funciona a coisa aqui no ubuntu ? obrigado

7. Tjda

Tjda Power Member

instala a consola de root ou la como se chama e entras sempre como root :D

8. [knap]

[knap] Power Member

Código:
    sudo -s

9. Quanto executas o Synaptic pelo menu, ele é executado da seguinte forma:
    Código:
    gksu synaptic
    Como no ubuntu o utilizador inicial costuma ser um sudouser, a password que o gksu está a espera é a pass do proprio utilizador, não a do root. Como ele internamente faz uma espécie de
    Código:
    sudo su; synaptic
    , o Synaptic é executado como root

10. Salvador_

Salvador_ Power Member

e eh mau o utilizador ser um sudouser ? ou devo alterar ? e sempre q necessitar de previlegios pedirme a pass ? ou deixo as definicoes default ?

11. neonl

neonl Banido

Os sudousers são aqueles que no menu gráfico de privilégios têm assinalado "privilégios administrativos".

As contas que podem administrar o computador podem com a sua passwd executar comandos de sistema com o prefixo "sudo".

Há sempre aquela filosofia (típica de sistemas de Unix) que é precisamente o que se pretende abolir do Ubuntu, que é usar para ter privilégios administrativos uma conta chamada root, que se "chama" utilizando o comando "su".

Eu acho este sistema não é preferível ao do sudo (concordo com o que o esquiso diz que não concorda mais acima :P).

Cumps

12. xtr3me

xtr3me Power Member

Eu não.

A coisa mais irritante que há é um gajo que que sabe o que está a fazer no sistema e tem de andar sempre a meter o raio do sudo antes dos comandos ...

para além disso, ao usares o sudo, ele não faz auto-completion do comando (pelo menos nos ubuntu que já vi não fazia) e isso é uma ganda bosta (teres de escrever o comando, depois voltares atrás para pôr o sudo).

A conta de root existe por causa do princípio de que há gente que sabe o que está a fazer.

13. VuDu

VuDu Power Member

Se essa é a vossa opinião de segurança, força...
    Depois não se keixem do pessoal ser "elitista"... vêm pra "cá" com essas manias do windows.... ;)

14. xtr3me

xtr3me Power Member

Hum?

15. neonl

neonl Banido

Não percebo é de que lado estás?!

16. xtr3me

xtr3me Power Member

Aqui não há lados. Ou melhor, há mas é só um, o lado da segurança, mas ele está a favor do sudo pelo que percebi ;)

Não percebo é a que propósito vem o comentário do windows. A conta de root foi uma coisa que sempre existiu e o sistema não fica menos seguro por causa disso. Para além disso é no mínimo despropositado afirmar tal coisa.

17. neonl

neonl Banido

Sim, o "o sistema não fica menos seguro por causo disso", mas a ideia no geral é proteger o PC dos n00bs (nisso concordo contigo que é um bocado chato), mas por outro lado, protege de mim às vezes (sou um bocado distraído :P); a outra coisa é o facto de que ao ter uma conta "root" ultra-privilegiadas corres o risco (um bocado remoto, convenhamos) de se o computador sofrer uma "invasão" tem metade do trabalho feito, só tem que adivinhar a passwd.

Cumps.

18. ruimoura

ruimoura Power Member

Que bela discussão esta. Já sabem de que sexo são os anjos ou ainda há dúvidas?

19. slack_guy

slack_guy Power Member

'su' significa 'switch user', isto é, mudar o ID do utilizador.
    Portanto, se escreveres 'su user2' (ou 'su - user2') vai pedir-te a password para user2.
    Se escreveres apenas 'su' ou 'su -' vai pedir-te a password para root.

IMHO, o Ubuntu, ao querer afirmar-se como um SO Linux para dummies, está a perverter a filosofia do minimo privilégio subjacente aos sistemas *NIX. Por exemplo, não me cabe na cabeça que a conta de root não esteja activada e não tenha password numa instalação 'default'.

Última edição: 30 de Outubro de 2007

Partilhar esta Página