"su"

é precisamente isso que está em discussão ;-)

Cabe aos senhores do Ubuntu informarem as pessoas o que é o sudo e para que serve. A mim dá-me jeito, e implemento-o em qualquer um dos meus sistemas, inclusivamente no Arch. Torna as minhas tarefas mais rápidas e simples. A partir daí sai fora do meu âmbito de utilização. Querem levar a conversa para administração de sistemas e administradores e previlégios reduzidos e o diabo a quatro, mas não acho que isso seja importante para o utilizador comum. Esse quer fazer as coisas da maneira mais simples e rápida possível. O sudo permite isso, e se for para fazer asneira, tanto faz com o sudo como com a conta de root. É precisamente igual, para o utilizador comum, num sistema pessoal, que é do que se deverai estar a falar, não em sistemas e administradores ... Isso são outros assuntos que não servem para o caso e quem já sabe mais umas coisas percebe como as coisas funcionam, e não é necessário vir para aqui mandar postas só para parecer que se percebe muito de uma coisa. Eu não tenho necessidade disso, antes pelo contrário.
Estou aqui para judar os outros, não para mostrar que sei muito e que sou altamente, até porque, diga-se, a minha área não é nem provavelmente será algum dia o Linux, nem de perto.

Dito isto, usem o sudo para o que quiserem, e se tirar a caspa e branquear os dentes avisem, que bem ando a precisar ...
 
Cabe aos senhores do Ubuntu informarem as pessoas o que é o sudo e para que serve.

Desculpa, mas estás completamente enganado. O Sudo não é uma implementação do ubuntu, como tal quem quer saber o que é e para que serve vai à página do projecto por exemplo.

Era o que faltava serem agora as distros a explicarem para que servem coisas que não implementadas pelos maintainers. ;)
 
Desculpa, mas estás completamente enganado. O Sudo não é uma implementação do ubuntu, como tal quem quer saber o que é e para que serve vai à página do projecto por exemplo.

Era o que faltava serem agora as distros a explicarem para que servem coisas que não implementadas pelos maintainers. ;)

Quem "massificou" o uso do sudo foi o Ubuntu. É disso que se está aqui a falar. Ou pelo menos era esse o tópico inicial. Se a maioria das pessoas não tem a noção do que é o sudo, mas mesmo assim usam, porque vêm na net aquele comando repetido vezes sem conta em tutoriais, cabia à distribuição em causa explicar melhor o que é o sudo e porque optaram por utilizá-lo deste modo. Tem toda a lógica. Vamos manter a discussão no tópico, pode ser? Já toda a gente deu o seu palpite acerca do sudo. Já todos perceberam os pontos de vista (ou não). Já chega dessa conversa. O tópico inicial gira em torno da opção do Ubuntu não vir com conta de root e em vez disso meterem o sudo para tudo e mais alguma coisa que seja administração do sistema. Só para relembrar.
 
O tópico inicial gira em torno da opção do Ubuntu não vir com conta de root e em vez disso meterem o sudo para tudo e mais alguma coisa que seja administração do sistema. Só para relembrar.

Isso é discutir o sexo dos anjos.

São tudo especulações. Querem saber porque é que eles fizeram isso, mandem um mail aos maintainers da distro. Muito mais simples do que estar a especular ;)
 
O Ubuntu, é o principal motivo pelo qual muita gente está a aderir aos sistemas *nix

Provavelmente eles desactivam por defeito o uso directo da conta de root, para tentar fazer com que o pessoal mais novo neste sistema, não tenha os mesmos vicios que tinha em windows, que é usar a conta root para tudo.
 
ruimoura, quando disse que o teu post era trolling foi no sentido de estares a postar apenas para obter uma resposta e não para defenderes o teu ponto de vista inicial (do qual até já tinhas desistido). Se foi tomado como insulto pessoal então as minhas desculpas, não era a minha intenção.

Já agora, o que eu disse (embora susceptível a confusões) não está necessariamente errado nem muito menos contraditório. É mais seguro ter uma casa com uma porta por onde todos entram, ou uma com quatro portas por onde divides as entradas? Depende caso a caso e de como vais abordar o problema, certo?

Também não concordo contigo quando dizes que cabe aos devs do Ubuntu explicar para que serve o sudo, mas consigo perceber o teu ponto de vista (o que não acontecia no ponto anterior) e por isso acaba por ser uma questão de divergência de opiniões.


neonl, se todos concordássemos uns com os outros ainda hoje se pensava que a terra era plana :P


spastikman, o problema é que a concepção do Ubuntu "finge" que desactiva a conta root, mas na verdade o que faz é mascará-la com o sudo, função para a qual esta ferramenta não foi criada.
 
eu tenho o root configurado mas com o meu user usando 'su' meto a pass e ele diz que esta errada ou nao sei que lool, por isso o melhor será mesmo usares um 'sudo su', e não te habitues ao sudo, convém não esquecer a regra de ouro ;) porque ao usares su qualquer um te pode fazer estragos no pc aproveitando-se da sessão :)
cumpzz
 
Última edição:
eu tenho o root configurado mas com o meu user usando 'su' meto a pass e ele diz que esta errada ou nao sei que lool, por isso o melhor será mesmo usares um 'sudo su', e não te habitues ao sudo, convém não esquecer a regra de ouro ;) porque ao usares su qualquer um te pode fazer estragos no pc aproveitando-se da sessão :)
cumpzz

provavelmente precisas de colocar o teu user no grupo wheel.
 
ruimoura, quando disse que o teu post era trolling foi no sentido de estares a postar apenas para obter uma resposta e não para defenderes o teu ponto de vista inicial (do qual até já tinhas desistido). Se foi tomado como insulto pessoal então as minhas desculpas, não era a minha intenção.

Já agora, o que eu disse (embora susceptível a confusões) não está necessariamente errado nem muito menos contraditório. É mais seguro ter uma casa com uma porta por onde todos entram, ou uma com quatro portas por onde divides as entradas? Depende caso a caso e de como vais abordar o problema, certo?

Também não concordo contigo quando dizes que cabe aos devs do Ubuntu explicar para que serve o sudo, mas consigo perceber o teu ponto de vista (o que não acontecia no ponto anterior) e por isso acaba por ser uma questão de divergência de opiniões.


neonl, se todos concordássemos uns com os outros ainda hoje se pensava que a terra era plana :P


spastikman, o problema é que a concepção do Ubuntu "finge" que desactiva a conta root, mas na verdade o que faz é mascará-la com o sudo, função para a qual esta ferramenta não foi criada.

No problem :)

Btw: continuo a adorar o ppl que insiste em repetir que o ubuntu traz a conta de root desligada ou desactivada :D

Pronto, não vem desactivada, vem ... "escondida" ... assim já gostas mais? :P
 
Back
Topo