Súbita morte do HDD

Tiago Lima

Power Member
Boas, antes de mais trata-se de um computador montado com peças quase todas de origem usada, com destino a oferecer à minha namorada. Ela não queria que gastasse muito dinheiro numa prenda, logo o objetivo foi manter a build dentro de um orçamento muito reduzido (200€):
-CPU FX 6300
-MB Asus M5A87L-M LX
-RAM Samsung DDR3 1600MHz
-GPU HD6970 2gb
-Caixa Zalman T5 Micro-ATX
-HDD Hitachi HDP725050GLA360 500gb 7200rpm (comprado a um user daqui do fórum)
-Fonte Kolink Core 600w

Bom até instalar o windows, drivers, jogos e umas sessões de jogos (isto em 2 dias), tudo correu bem. Num stress test a tudo no AIDA64 menos ao HDD tive temps de 66º máximos no cpu a 3.5GHz mais o boost da mb até 3,8GHz mais ou menos. Entretanto por duas vezes assim que fazia dois downloads simultâneos o pc reiniciou misteriosamente..
Devido aos resultados satisfatórios do stress test resolvi mexer na bios para fazer algum overclock e ao mesmo tempo ativei o modo AHCI no HDD para testar se era compatível.
O pc estava stuck no boot, portanto dei reset na bios retirando a pilha. Ao ligar o pc o HDD deixa de ser detetado. Testei diferente cabo SATA, diferente cabo da fonte, liguei o HDD no meu pc, usei o Hiren's CD para tentar repará-lo. Nada funcionou.

Agora pergunto: Será que o disco já tinha um problema e apenas estragou-se de vez? Terá a fonte influência nisto? Sem estereótipos das marcas das fontes, como é que posso assegurar que a fonte está em condições para albergar os restantes componentes? E por fim, será possível reparar o HDD?

Agradeço desde já a atenção.
 
Testaste o HDD quando o compraste? sempre podes testar noutra máquina via usb, tenta com outro HDD e sem OC a ver se a máquina se porta bem.

PS: se formataste o PC em modo sata IDE não podes ir à bios e mudar para modo AHCI, tens que formatar novamente em modo AHCI.

Cumps.
 
Última edição:
Testaste o HDD quando o compraste? sempre podes testar noutra máquina via usb, tenta com outro HDD e sem OC a ver se a máquina se porta bem.

PS: se formataste o PC em modo sata IDE não podes ir à bios e mudar para modo AHCI, tens que formatar novamente em modo AHCI.

Cumps.

Hmm isso acerca de formatar em modo AHCI desconhecia. Thanks.

Não o testei porque só montei o pc uns dias depois, na altura em que o montei. Não possuo maneira de ligar o disco via USB, mas tenho um HDD velho e bem lento que foi logo detetado na bios. Não instalei o SO nele porque queria tentar ou reparar este ou comprar um novo, mas posso fazê-lo para poder testar outros aspetos do hardware.
 
Boas, se não estiver bom não dá para reparar, mas assim que tiveres oportunidade e se instalares o SO nessa máquina com outro disco, depois no fim ligas por sata esse disco e fazes o teste, não deve estar bom...

Cumps.
 
PS: se formataste o PC em modo sata IDE não podes ir à bios e mudar para modo AHCI, tens que formatar novamente em modo AHCI.

Cumps.

Errado, a formatação do disco nada tem a ver com o modo ide ou ahci.

no entanto é possivel alterar no registo do próprio windows para ahci, e apenas depois deve ser alterado na bios, caso contrário não vai entrar no Windows.
 
Errado, a formatação do disco nada tem a ver com o modo ide ou ahci.

no entanto é possivel alterar no registo do próprio windows para ahci, e apenas depois deve ser alterado na bios, caso contrário não vai entrar no Windows.

Certo, pode formatar nos dois modos com SSD o indicado é AHCI, no entanto o que quis explicar é que se formatou em IDE ir depois à bios e modar para AHCI o mais provável é não conseguir entrar no Windows como bem disseste, também não indiquei a alteração no registo porque para quem não se sente à vontade ia complicar.

Cumps.
 
Nem é preciso tocar no registo, bastava meter o windows a fazer boot em safe mode, ir á bios mudar de ide para ahci e voltar a fazer boot para windows e tirar o safe mode.
 
Agradeço a todos as dicas sobre o modo AHCI.

Poderiam me indicar alguma forma de averiguar o que causou um reset súbito? Vi noutro post um print qualquer a indicar as causas, que eram do disco. Queria poder fazer o mesmo agora com o disco novo para testar outros possíveis problemas de hardware.

Cumps
 
Pelo que descreveste parece ser o disco, como já disse coloca outro disco vais à bios e coloca em default (nada de OC), modo AHCI e instala o SO e depois vê se corre bem... e testa o outro disco.

Se houver problemas apita aqui.

Cumps.
 
Back
Topo