1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cabo Subscritores de televisão paga aumentam 6,3% em Portugal e ZON lidera

Discussão em 'ISPs' iniciada por jota x300, 5 de Março de 2013. (Respostas: 9; Visualizações: 1241)

  1. jota x300

    jota x300 Power Member

    Os serviços de subscrição de televisão em Portugal aumentaram 6,3% no quarto trimestre de 2012 em comparação com o período homólogo do ano anterior. Ao todo existem 3,12 milhões de assinantes de serviços pagos de TV, um valor que também é superior - 0,5% - quando comparado com o terceiro trimestre do último ano.

    As ofertas distribuídas através de fibra óptica foram as que mais contribuíram para o crescimento registado entre Outubro e Dezembro de 2012, ao arrecadarem 23 mil novos subscritores, numa evolução positiva de 6,2% em comparação com os três meses precedentes desse ano. O número de assinantes de serviços de televisão distribuídos por rede telefónica pública também cresceu no final do ano, num total de 0,8 pontos percentuais.

    Em contraposição a televisão paga distribuída por cabo e por satélite baixaram 0,2% e 1,6% respectivamente. Apesar da queda registada, o cabo continua a ser de longe o serviço de distribuição mais popular ao representar 46,6% dos assinantes totais existentes no mercado nacional, contra os 21,1% dos serviços garantidos via satélite. A rede telefónica pública com 19,6% e a fibra óptica com 12,6% são os modos de distribuição menos populares.

    No caso da fibra a baixa taxa de utilização está relacionada com a entrada mais tardia do modelo de distribuição no mercado e os altos preços associados comparativamente com as restantes ofertas.

    A ZON com 50,2% dos assinantes é a empresa que detém mais quota de mercado de televisão subscrita, seguida pela PT com 39,2% e da CaboVisão com 7,8%. Mas como o gráfico seguinte espelha, a ZON e a CaboVisão perderam quota de mercado nos últimos meses enquanto a Portugal Telecom tem ganho assinantes.

    [​IMG]

    Cerca de 2,28 milhões do assinantes de televisão paga têm a oferta integrada num pacote de serviços que na maior parte dos casos - 57% - corresponde ao pacote triple play que conta ainda com disponibilização de Internet e telefone.

    [​IMG]

    Em comunicado a Anacom revela ainda que "na sequência de um processo de reanálise das categorias abrangidas pelo conceito de assinante deste serviço" o relatório divulgado não considera para contabilização "os serviços prestados ao abrigo dos protocolos celebrados entre o governo da República, os governos regionais, a ANACOM, a ZON TV Cabo Açoreana e a ZON TV Cabo Madeirense".

    Nota de redação: foi feita uma alteração no parágrafo que refere as operadoras de televisão paga para reforçar a ideia de que as quotas referidas são relativamente a todo o mercado da televisão paga e não só apenas à televisão por fibra.
     
  2. night_sign

    night_sign Power Member

    Zon e CBV não param de cair.
     
  3. PSICHOLION

    PSICHOLION Power Member

    A Zon com o que anda a fazer ainda vai cair mais.
     
  4. RuiSousa881

    RuiSousa881 Suspenso

    Zon e CV a cair. Meo a subir. Vodafone e Clix estagnaram. O mercado em Portugal resume-se a isto!
     
  5. night_sign

    night_sign Power Member

    VDF deve começar a crescer este ano, regresso da ADSL, bons preços e aumento de cobertura de Fibra.
    Quanto à Clix, este ano acaba, aqueles números devem-se juntar parte deles à Zon.
     
  6. _djs_

    _djs_ Power Member

    Em vez de andarem a contar os subscritores, podiam decidir sobre o futuro da fibra em Portugal, não?
     
  7. daddydj

    daddydj Power Member

    Achas mesmo? Estamos em Portugal certo? Vão continuar uns a ter tudo e outros a não ter nada e pagar mais!
     
  8. jota x300

    jota x300 Power Member

    :x2: Infelizmente para muita gente (eu incluído) esse parece ser mesmo o cenário mais "certo"
     
  9. night_sign

    night_sign Power Member

    Isso é decisões políticas.
     
  10. limoeirodobom

    limoeirodobom Banido

    Cada vez há menos empresas. A tendência é que com menos empresas haja preços mais altos. Mas isto é em todos os sectores da economia. Onde há menos concorrência os preços ficam mais altos.
     

Partilhar esta Página