Substituição cabeça de leitura de HDD

Lurtz

Power Member
Olá,

tenho um Disco Seagate Barracuda 7200.10 de 500 gigas com quase dez anos.

Recentemente começou a dar erro e a não ser reconhecido fazendo sucessivos cliques sempre que o ligava. Abri o bicho e basicamente a cabeça de leitura dá solavancos (os tais cliques) e não sai dali. Pelos visto é um problema comum. Onde posso comprar uma nova cabeça e substituir aquela? Já vi vários tutoriais na net mas não sei onde adquirir as ferramentas para o fazer.

Levá-lo a uma loja de reparação está fora de questão pois tenho arquivos pessoais (alguns deles confidenciais) que não quero que sejam vistos por terceiros.

Obrigado.
Cumps.
Lurtz
 
Isso vai ser uma nota.
Para além de ser necessário uma sala "especial" para fazer reparação interna dos discos, com risco de dares cabo dos pratos.
 
Tenho um disco exatamente na mesma situação, mas é 7200.11, mas não abri o disco, e tb tenho imagens do serviço e confidenciais, estou a pensar enviar para a datarecovery.lab, aconselham?

Cumps
 
Olá,

tenho um Disco Seagate Barracuda 7200.10 de 500 gigas com quase dez anos.

Recentemente começou a dar erro e a não ser reconhecido fazendo sucessivos cliques sempre que o ligava. Abri o bicho e basicamente a cabeça de leitura dá solavancos (os tais cliques) e não sai dali. Pelos visto é um problema comum. Onde posso comprar uma nova cabeça e substituir aquela? Já vi vários tutoriais na net mas não sei onde adquirir as ferramentas para o fazer.

Levá-lo a uma loja de reparação está fora de questão pois tenho arquivos pessoais (alguns deles confidenciais) que não quero que sejam vistos por terceiros.

Obrigado.
Cumps.
Lurtz

olha, antes de teres feito alguma coisa, devias ter vindo aqui perguntar que procedimentos tomar, e não primeiro tentar ver o que se passa e depois vir fazer perguntas...

resultado, tal como foi dito, se ele já dado a idade já estava com problemas, foste abri-lo simples acabas-te com o resto, pois o disco é fechado em vácuo , logo as hipoteses de conseguir recuperar alguma coisa já se foram...

dado que o problema segundo dizes é uma cabeça lixada, só recorrendo a ajuda especializada, e dado a tua proesa enesperiente é altamente avultada os custos de intervenção técnica agora neste momento...

resumindo acabas-te de mandar os conteudos do disco a vida, se bem que coisas importantes deverias ter feito copias ao longo do tempo, pois um disco durar tantos anos sem problemas é caso raro, os componentes informaticos não são eternos, logo mais tarde ao mais cedo vão a vida, há hdd's mais recentes que nem chegam a durar tanto...
 
Lol!

Nunca pensei que abrir o disco o estoirasse. Andei lá a mexer na cabeça a empurrá-la e tal e até toquei ao de leve nos pratos com o canivete...
Pelos vistos já era.
Bem a informação que tinha era importante mas posso viver sem ela.
Fica a lição.

Obrigado.
 
Lol, eu nem toco com canivetes em dvd ou cds :).
Para a próxima já sabes, se é importante é preciso ter a informação em mais que um local, e se for única é remeter a intervenção para empresas especializadas
 
o problema é que dado a idade do disco, tambem não devia ser um disco muito grande , logo há muito que poderia ter passar os conteudos para dvd , ou mesmo gravar numa pen ou outro disco mais recente, e não deixar até a ultima, e ainda por cima partiu a descoberta sem procurar info sobre o assunto, depois dá nisto a curiosidade matou o gato... :)
 
o problema é que dado a idade do disco, tambem não devia ser um disco muito grande , logo há muito que poderia ter passar os conteudos para dvd , ou mesmo gravar numa pen ou outro disco mais recente, e não deixar até a ultima, e ainda por cima partiu a descoberta sem procurar info sobre o assunto, depois dá nisto a curiosidade matou o gato... :)
Ele diz no primeiro post, 500gb com quase 10 anos, mas quase porque o primeiro disco de 500gb com a venda a publico so saiu por volta de 2005 :)
 
Ele diz no primeiro post, 500gb com quase 10 anos, mas quase porque o primeiro disco de 500gb com a venda a publico so saiu por volta de 2005 :)

nem tinha reparado nisso, de qualquer forma, das duas uma, ou enganou-se na quantidade de tempo que o possui, ou na referencia, pois um disco de 500gb em 2005 dos primeiros não eram propriamente baratos como nos dias de hoje, sobretudo os sata na epoca que ainda se anda na transição do ide...
 
Desculpem-me mas á 10 anos nao havia discos de 500 gb

pois não, dai que ele só se pode ter enganado não deve ter o disco a tanto tempo... com essa idade tenho eu ali un disco de 80gb ide, outro sata de 100gb dos primeiros com quase comprei-o em finais de 2004 e não foi nada barato, pois foi das primeiras gerações,mas ainda trabalham tanto um como o outro, já não os uso é para meter dados, apenas para testes quando preciso...
 
Última edição:
Back
Topo