Substituição de baterias em aparelhos eléctricos

serj_tankian

Power Member
Bom dia a todos,
A minha maquina de barbear remington mb4045 está com a bateria gasta, já não aguenta 1 min sequer ligada. E o problema dela é que não funciona ligada a corrente, o ligar a corrente só tem a função de carregar a pilha.
A pilha estando gasta mesmo ligada a corrente não aguenta nada.

Pus mãos a obra e cheguei a este ponto:
VJQPmM3.jpg

O resto das fotos: https://imgur.com/a/gMOUwBw

A minha pergunta é a seguinte a quem me souber ajudar:
É possível eu colocar algum "fio condutor" em vez da pilha, que me permita que a maquina funcione bem ligada a corrente, ou a única solução é tirar esta pilha e colocar outra?
A maquina é muito boa, e o único defeito é não conseguir trabalhar ligada a corrente se a pilha estiver gasta.


Obrigado :)
 
Tens de medir a tensão de entrada e de saída da pilha. Se for igual, em princípio podes fazer o que dizes.
Infelizmente não tenho equipamento para esse efeito.
Pergunta:
Posso testar a confiança colocar um "fio condutor" entre o negativo e positivo e testar se funciona, ou se a tensão de entrada e saida não forem a mesma corro o risco de queimar a maquina?
 
Infelizmente não tenho equipamento para esse efeito.
Pergunta:
Posso testar a confiança colocar um "fio condutor" entre o negativo e positivo e testar se funciona, ou se a tensão de entrada e saida não forem a mesma corro o risco de queimar a maquina?

Se a tensão de entrada na pilha for mais elevada que a de saída, ao ligares direto podes queimar o motor.
 
Obrigado @Arad79
nesse caso não vou arriscar. Entretanto vou ver se consigo junto de algum amigo ver essa possibilidade de medir a tensão, se não vou jogar pelo "seguro" e colocar nova pilha.
 
Se tiveres uma loja de artigos chineses por perto passa por lá e compra um multímetro dos mais baratos que tiverem. Não deve passar muito os 5 €.
Para coisas simples como o que pretendes fazer chega e sobra.
Dá sempre feito um aparelhometro desses para quem gosta das bricolas.
 
Atenção que há dispositivos que têm controladores para monitorizarem a carga e temperaturas e estes controladores, muitas vezes têm um dispositivo de segurança que bloqueia a função de carregar quando detectam uma tensão a baixo de um determinado valor.

Para fazer a substituição das pilhas recarregaveis, nestes casos, é necessário usar uma fonte com a mesma tensão de funcionamento da máquina para simular a pilha enquanto a mesma é substituída por forma a que o controlador não "dê conta" que a pilha for removida (tensão vai a zero e o controlador bloqueia a função de carga para protecção). Se não tiver estes controladores, não deve haver crise. Se tiver, corres o risco de ficar com uma máquina que nem ligada à corrente nem com uma pilha nova, vai funcionar.

Eu experienciei isto com o meu portátil. Neste momento tive que mandar vir uma bateria nova. Eu sei que não é a mesma coisa mas eu estou apenas a alertar para esta possibilidade.
 
@PsySc0rpi0n obrigado.
Não procuro meter me em aventuras "desnecessárias". Irei fazer o teste caso consiga arranjar um multimetro. Também não procuro comprar um propositadamente. Em ultimo caso irei trocar apenas a pilha.
Já agora, qual a melhor pilha que poderei usar para substituir a atual?
Estas da amazonbasics são boas?
ou haverá melhores em questão de durabilidade e capacidade de carga?
A atual tem estas características:
mW6DHwF.jpg

Obrigado
 
@PsySc0rpi0n obrigado.
Não procuro meter me em aventuras "desnecessárias". Irei fazer o teste caso consiga arranjar um multimetro. Também não procuro comprar um propositadamente. Em ultimo caso irei trocar apenas a pilha.
Já agora, qual a melhor pilha que poderei usar para substituir a atual?
Estas da amazonbasics são boas?
ou haverá melhores em questão de durabilidade e capacidade de carga?

Obrigado
Procura pilhas que não sejam baratas demais. Pesquisa outras com a mesma referência ê vê se os preços andam todos mais ou menos dentro da gama dessas. Se vires que há muitas pilhas muito mais caras, naturalmente, desconfia.

As que eu mandei vir até foi no express... Não sei se posso dizer o nome das lojas. Quando estiver em casa, posso mostrar as que mandei vir.
 
Atenção que há dispositivos que têm controladores para monitorizarem a carga e temperaturas e estes controladores, muitas vezes têm um dispositivo de segurança que bloqueia a função de carregar quando detectam uma tensão a baixo de um determinado valor.

Para fazer a substituição das pilhas recarregaveis, nestes casos, é necessário usar uma fonte com a mesma tensão de funcionamento da máquina para simular a pilha enquanto a mesma é substituída por forma a que o controlador não "dê conta" que a pilha for removida (tensão vai a zero e o controlador bloqueia a função de carga para protecção). Se não tiver estes controladores, não deve haver crise. Se tiver, corres o risco de ficar com uma máquina que nem ligada à corrente nem com uma pilha nova, vai funcionar.

Eu experienciei isto com o meu portátil. Neste momento tive que mandar vir uma bateria nova. Eu sei que não é a mesma coisa mas eu estou apenas a alertar para esta possibilidade.

É o normal com baterias de lítio.
 
Epa isso parece uma bateria ultrafire...se for basta trocares por uma igual. Aconselho as Samsung de cor de rosa, pois sao as melhores.

Ou então ligas a uma fonte externa e so tens de soldar o positivo e negativo. A fonte apenas tem de debitar a voltagem da pilha. Ate tenho uma fonte com regulador de voltagem.

Isso é facilissimo.
 
Vocês complicam...

Isso é uma bateria de lítio (3.7V), formato 14500. Substituir por pilhas AA NiMH (1.2V) não serve.

O mais provável é a pilha estar em fim de vida, por isso basta trocar. Não há cá "fios condutores", isso vai provocar um curto-circuito, no melhor caso impedir o aparelho de funcionar, no pior queimar algo como um componente do circuito de controlo de carga por excesso de corrente. Quanto muito podes experimentar se funciona depois de retirar a pilha (sem ligar nada aos terminais +/- que não seja uma pilha compatível).

1) O que é que está do outro lado da placa de circuito (foto)?
2) A pilha a comprar deve ser 14500, com 'tabs' (patilhas para soldar) e não ter circuito de controlo de carga embutido (é uma pequena placa de circuito que protege a pilha contra excesso de carga e de descarga), para o circuito externo que controla o carregamento não "competir" com um que houvesse na pilha (p.ex., não tentar carregar a pilha quando o circuito interno já tivesse bloqueado o carregamento)
3) Esse condensador CapXon: está inchado (o topo está 'flat' ou arredondado)? está limpo ou parece ter um "produto" no topo (possível vazamento)? Foto do topo?
4) Não compres marcas como Ultrafire e Trustfire (má qualidade, capacidade anunciada muito superior à real), compra Sanyo/Sony/Panasonic para não arriscar surpresas.
5) À partida não precisas de comprar um multímetro.
6) Anúncios-exemplo. Provavelmente este modelo e este servem. Os modelos com 2x00 mAh não serão de confiar (capacidade aldrabada). O modelo da Sony está à venda por menos de US$4 já com portes num site chinês (não posso pôr link, regras do fórum).
 
Última edição:
@WindWalker obrigado!

1) Foto do outro lado da placa
aRPoZs7.jpg

2) Ok, pensei que uma pilha "normal" das recarregáveis dava, julgava que depois era só colar as patilhas aos polos da pilha respetivamente. Ainda bem que vim aqui perguntar, ia sair bonito isto lol

3) Pode ser da foto, mas não me parece inchado/deformado.
JjGam5a.jpg
 
@Arad79 não me parecesse que esteja rebentado nem deformado, não deitou qualquer tipo de cheiro, e se mudar a alavanca para ON o motor mexe normal, julgo que seja apenas uma questão da pilha gasta...

@WindWalker entendido, pensei que por inchado fosse apenas o corpo mais dilatado numa área Se calhar nas primeiras fotos pode ter dado essa sensação, porque tirei sem esse cuidado de não induzir em erro, nem sabia sequer desse pormenor. Mas aquela 'espuma' julgo que serve de cola para aquele componente (não sei o que é) estar colado a pilha.
 
Vocês complicam...

Pois pois... Mais vale prevenir que remediar, como eu... Quando tentei substituir as cells da minha bateria, sabia do risco. Mesmo assim quis arriscar. E não é só o problema do controlador de carga/descarga. Na configuração das minhas cells, existe uma disposição das cells especifica para balancear a tensão em dois pontos intermédios. Fiz um divisor de tensão para manter as tensões todas certinhas nos respectivos pontos e mesmo assim deu caca...

Todo o cuidado é pouco, e avisar das possibilidades nunca é complicar. É prevenir!


PS:
Mais um alerta. Por fotos, não é muito fácil de detectar se as pilhas têm ou não o tal circuito controlador embutido. Confirmar antes com o vendedor ou certificar que nas descrições não aparece referência a esse circuito!


Quem quiser saber um pouco mais sobre baterias, visitar este link:
https://batteryuniversity.com/

Muito e bom material sobre baterias.
 
Última edição:
Back
Topo