Pois pois... Mais vale prevenir que remediar, como eu... Quando tentei substituir as cells da minha bateria, sabia do risco. Mesmo assim quis arriscar. E não é só o problema do controlador de carga/descarga. Na configuração das minhas cells, existe uma disposição das cells especifica para balancear a tensão em dois pontos intermédios. Fiz um divisor de tensão para manter as tensões todas certinhas nos respectivos pontos e mesmo assim deu caca...
Aquele circuito é muito mais simples do que o de uma bateria de portátil. Não percebi o que fizeste (para quê "acertar tensões", se é suposto o controlador de carga da bateria fazer exatamente esse trabalho?), mas medindo a tensão nos elementos de lítio existentes na bateria não deveria ser difícil replicar a mesma configuração com os novos elementos.
@Arad79 não me parecesse que esteja rebentado nem deformado, não deitou qualquer tipo de cheiro, e se mudar a alavanca para ON o motor mexe normal, julgo que seja apenas uma questão da pilha gasta...
Sim, à partida a substituição da pilha resolve, só falei no condensador porque CapXon não é propriamente uma marca 'top', e se fosse óbvio que tinha problemas deveria também ser substituído.
@WindWalker entendido, pensei que por inchado fosse apenas o corpo mais dilatado numa área Se calhar nas primeiras fotos pode ter dado essa sensação, porque tirei sem esse cuidado de não induzir em erro, nem sabia sequer desse pormenor. Mas aquela 'espuma' julgo que serve de cola para aquele componente (não sei o que é) estar colado a pilha.
Quando aquele tipo de condensadores incham é "para cima e para baixo" (nas "tampas" do cilindro), não para os lados. Aliás, muitos têm um recorte no topo em forma de 'X' ou 'K' (está num link que coloquei) para facilitar a expulsão de gases que se formem no interior.
Aquele
componente colado com silicone à pilha é um fusível (está na placa de circuito,
F1). Vendo o outro lado da placa, a função parece ser cortar a corrente (de carga ou descarga) na pilha caso esta sobreaqueça. O que eu faria: guardava essa cola de silicone e depois segurava-a o mais firmemente possível à nova pilha (fita-cola ou algo do género, bem apertado), para não perder essa protecção contra sobreaquecimento.
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Quanto à tua questão de saber se funciona ligado à tomada, é uma questão de ler o manual/ver o site do fabricante/ver reviews ou vídeos online/experimentar e perguntar numa loja.