Substituição de baterias em aparelhos eléctricos

Ja agora a quem me souber responder.
Na altura de comprar e escolher como sabemos quando um aparelho elétrico com bateria só funciona enquanto a bateria reter carga (o caso da minha maquina), ou mesmo com bateria morta estando ligado a corrente funciona?
Há algum termo nas especificações que indique essa diferença?
 
Ja agora a quem me souber responder.
Na altura de comprar e escolher como sabemos quando um aparelho elétrico com bateria só funciona enquanto a bateria reter carga (o caso da minha maquina), ou mesmo com bateria morta estando ligado a corrente funciona?
Há algum termo nas especificações que indique essa diferença?

Duvido que haja. Mas isso é um bocado limitador, não funcionar ligado directo à corrente. Estou a falar mas também não sei se a minha funciona.
 
Ja agora a quem me souber responder.
Na altura de comprar e escolher como sabemos quando um aparelho elétrico com bateria só funciona enquanto a bateria reter carga (o caso da minha maquina), ou mesmo com bateria morta estando ligado a corrente funciona?
Há algum termo nas especificações que indique essa diferença?

Para quem é mais cuidadoso e escolhe os equipamentos com antecedência, uma boa dica é descarregar o manual de instruções no site do fabricante. Nem tudo se justifica, mas nas compras, vá, mais arrojadas, sempre fiz isso.
 
@NRaider nesse caso cuidadoso fui no sentido de andar comparar maquina vs maquina autonomia etc...
Mas la esta, esta é daquelas coisas que só aprendi depois de ter a experiência, pensei que nem era algo possível de acontecer. A minha anterior maquina é da mesma marca e funcionava ligada a corrente. Até que penso, acho que nunca tive um aparelho eletronico que tivesse este comportamento.

Daí também questionar se foi falha minha em não saber ler as especificações da maquina como deve ser ou se isto são coisas que nem colocam nas especificações dos aparelhos electrónicos, e é uma espécie de roleta russa na escolha nessa questão de funcionamento.
Já agora, nos manuais em que parte encontras essa informação? É informação que vem descrita normalmente ou vem subentendida em termos técnicos que as pessoas mais leigas à electrónica não consigam perceber?
 
Pois pois... Mais vale prevenir que remediar, como eu... Quando tentei substituir as cells da minha bateria, sabia do risco. Mesmo assim quis arriscar. E não é só o problema do controlador de carga/descarga. Na configuração das minhas cells, existe uma disposição das cells especifica para balancear a tensão em dois pontos intermédios. Fiz um divisor de tensão para manter as tensões todas certinhas nos respectivos pontos e mesmo assim deu caca...

Aquele circuito é muito mais simples do que o de uma bateria de portátil. Não percebi o que fizeste (para quê "acertar tensões", se é suposto o controlador de carga da bateria fazer exatamente esse trabalho?), mas medindo a tensão nos elementos de lítio existentes na bateria não deveria ser difícil replicar a mesma configuração com os novos elementos.


@Arad79 não me parecesse que esteja rebentado nem deformado, não deitou qualquer tipo de cheiro, e se mudar a alavanca para ON o motor mexe normal, julgo que seja apenas uma questão da pilha gasta...

Sim, à partida a substituição da pilha resolve, só falei no condensador porque CapXon não é propriamente uma marca 'top', e se fosse óbvio que tinha problemas deveria também ser substituído.

@WindWalker entendido, pensei que por inchado fosse apenas o corpo mais dilatado numa área Se calhar nas primeiras fotos pode ter dado essa sensação, porque tirei sem esse cuidado de não induzir em erro, nem sabia sequer desse pormenor. Mas aquela 'espuma' julgo que serve de cola para aquele componente (não sei o que é) estar colado a pilha.

Quando aquele tipo de condensadores incham é "para cima e para baixo" (nas "tampas" do cilindro), não para os lados. Aliás, muitos têm um recorte no topo em forma de 'X' ou 'K' (está num link que coloquei) para facilitar a expulsão de gases que se formem no interior.

Aquele componente colado com silicone à pilha é um fusível (está na placa de circuito, F1). Vendo o outro lado da placa, a função parece ser cortar a corrente (de carga ou descarga) na pilha caso esta sobreaqueça. O que eu faria: guardava essa cola de silicone e depois segurava-a o mais firmemente possível à nova pilha (fita-cola ou algo do género, bem apertado), para não perder essa protecção contra sobreaquecimento.

--//--

Quanto à tua questão de saber se funciona ligado à tomada, é uma questão de ler o manual/ver o site do fabricante/ver reviews ou vídeos online/experimentar e perguntar numa loja.
 
Última edição:
Aquele circuito é muito mais simples do que o de uma bateria de portátil. Não percebi o que fizeste (para quê "acertar tensões", se é suposto o controlador de carga da bateria fazer exatamente esse trabalho?), mas medindo a tensão nos elementos de lítio existentes na bateria não deveria ser difícil replicar a mesma configuração com os novos elementos.

Concerteza que sim. O circuito é muito mais simples, pelo menos à primeira vista.

No meu caso, o circuito controlador da bateria, monitoriza as tensões intermédias na configuração das minhas cells que acho que é 2S2P, se não me engano. Ou seja, para além de monitorizar a tensão total da bateria medindo no + e no -, ela ainda tem mais dois pontos onde mede as tensões intermédias, logo eu também tinha que simular essas duas tensões para que o controlador não desse conta que eu estava a remover nenhuma das cells. Era a estas duas tensões que me estava a referir que tinha que as manter (acertar no divisor de tensão que fiz).
 
Boas,

So para adicionar alguma info a esta thread, se houver lugar a comprar pilhas nimh, recomendo eneloop são as melhores.

Há com vários tipos de tabs.

Cumps

Edit: Algumas máquinas (tenho 1 Braun assim) quando a pilha está acabada só funciona ligada a corrente.

@PsySc0rpi0n um abraço do teu amigo da dfi ;)
 
Não conheço eneloop do ikea, mas posso dizer-te que mandei fora 8 pilhas alcalinas deles que tal como as chinesas alteram se em menos de 6meses e lixaram me os terminais a 2 comandos.

Há muita pilha falsificada.
 
Malta,
Tenho um destes carros, que tem uma bateria de 12v 4.5a - 4ah, 2 motores 12v rs380 16000rpm.
Comprei 2 motores 12v rs550 30000rpm, no entanto a bateria creio que entregou a alma ao criador.
Queria opiniões que bateria comprar, se mantenho a mesma, ou se é melhor adquirir uma com mais amperagem, por exemplo 12v 7ah.

Alguém que domine o assunto, que dê uma ajuda sff
https://7ng2em.s.cld.pt
 
Última edição:
Não percebo muito disso mas em teoria:
-Para a mesma voltagem quantos mais Amperes tiver de capacidade mais tempo aguenta (é como os telemoveis, quantos mais mAh tiver a bateria mais tempo entre cargas)
- Se colocas motores com mais RPM's, neste caso quase o dobro, também vão gastar mais (em teoria) que os anteriores logo eu, pessoalmente optaria por aumentar a capacidade da bateria.
 
Isso é uma bateria de chumbo-ácido, de 12V. Sim, pela diferença de preço, tendo em conta que essas baterias são relativamente baratas (~10€), e que a de 7Ah até é capaz de ser mais barata por haver um formato padrão para essa capacidade, eu poria de 7Ah (ou até mais), desde que haja espaço no compartimento (e supondo que o carro aguenta o peso extra). Até podes pôr várias de 12V em paralelo, se houver espaço para tal. Ou até podes mudar para uma bateria de lítio (mais leve, mas mais cara).

(...) mais amperagem, por exemplo 12v 7ah.

Ah não é corrente, é capacidade. Multiplicando pela tensão nominal da bateria, dá a energia armazenada na mesma (12V * 7Ah = 84 Wh = 0.084 kWh).
 
Última edição:
Back
Topo