Substituição de baterias em aparelhos eléctricos

O melhor é confirmar numa loja de electricidade/electrónica se a grossura (secção) dos cabos é suficiente para uma corrente de pelo menos 16-20A (se o disjuntor corta mas funciona durante algum tempo, a corrente deve estar abaixo dos 16A).

Sim, o isolamento dos cabos pode derreter se aquecerem demasiado, podendo derreter o plástico do carro e das fichas, originar curto-circuitos, etc.
 
O melhor é confirmar numa loja de electricidade/electrónica se a grossura (secção) dos cabos é suficiente para uma corrente de pelo menos 16-20A (se o disjuntor corta mas funciona durante algum tempo, a corrente deve estar abaixo dos 16A).

Sim, o isolamento dos cabos pode derreter se aquecerem demasiado, podendo derreter o plástico do carro e das fichas, originar curto-circuitos, etc.

Um dos fios tem escrito 300 a 500v, pesquisei pelo Google, e achei isto "cabo flexivel de 1mm".
Que de acordo com esta imagem que encontrei, suporta 12A.
capacidade_conducao_corrente.png


Logo o fusível/disjuntor (10A) está a fazer o "corte" , antes de cabo atingir a capacidade máxima, certo?
 
Última edição:
Se é de 1mm², deve estar mesmo no limite (penso que os disjuntores tenham alguma margem acima do valor nominal, talvez 10-20%, pelo que a corrente deve andar nos 110-120%*10A = 11-12A antes de cortar).

Numa pesquisa rápida não consegui perceber a potência dos motores, portanto não faço ideia se 12V*16A/2=96W por motor é suficiente. Convinha medir isso com o carro em andamento e sem o disjuntor de 10A, por exemplo usando uma pinça amperimétrica. Até era capaz de ajudar o puto a aprender os números se fosse ele a medir :D

Assumindo que 16A é suficiente, teria de passar para disjuntor de 16A e cabo de 2,50mm²/21A (para o disjuntor cortar, em caso de falha/curto-circuito, antes do cabo estar no limite térmico).

300-500V é a tensão que o revestimento do cabo consegue isolar, mas isso só vai trabalhar a 12V por isso esse dado na prática não interessa (só interessaria se o cabo fosse usado p. ex. em instalações eléctricas 230/400V AC).
 
Se é de 1mm², deve estar mesmo no limite (penso que os disjuntores tenham alguma margem acima do valor nominal, talvez 10-20%, pelo que a corrente deve andar nos 110-120%*10A = 11-12A antes de cortar).

Numa pesquisa rápida não consegui perceber a potência dos motores, portanto não faço ideia se 12V*16A/2=96W por motor é suficiente. Convinha medir isso com o carro em andamento e sem o disjuntor de 10A, por exemplo usando uma pinça amperimétrica. Até era capaz de ajudar o puto a aprender os números se fosse ele a medir :D

Assumindo que 16A é suficiente, teria de passar para disjuntor de 16A e cabo de 2,50mm²/21A (para o disjuntor cortar, em caso de falha/curto-circuito, antes do cabo estar no limite térmico).

300-500V é a tensão que o revestimento do cabo consegue isolar, mas isso só vai trabalhar a 12V por isso esse dado na prática não interessa (só interessaria se o cabo fosse usado p. ex. em instalações eléctricas 230/400V AC).

Mais uma resposta de qualidade!!!
Vou ver se me consigo orientar com a coisa!!
Mais uma vez muito obrigado!

EDIT:
De acordo com o que encontrei, cada motor tem esta descrição.
Tensão: 12V
Velocidade: 30000 RPM
Corrente: 12a (max.)
Potência de saída: 45w
 
Última edição:
Esse máximo deve ser a corrente no arranque, com os motores bloqueados. Na prática não diz grande coisa.

Esses 45W também não dizem grande coisa, pois seria 45W/12V=3.75A por motor ou 7.5A os dois motores. Mas se tens o disjuntor de 10A a abrir, é porque está claramente acima dos 7.5A nos dois motores, pelo que os 45W serão a potência para um binário (peso no carro) inferior.
 
Esse máximo deve ser a corrente no arranque, com os motores bloqueados. Na prática não diz grande coisa.

Esses 45W também não dizem grande coisa, pois seria 45W/12V=3.75A por motor ou 7.5A os dois motores. Mas se tens o disjuntor de 10A a abrir, é porque está claramente acima dos 7.5A nos dois motores, pelo que os 45W serão a potência para um binário (peso no carro) inferior.

Vou tentar aumentar o tamanho dos fios, daqui a uns dias talvez tenha noticias :D
Obrigado pela resposta.
 
Esse máximo deve ser a corrente no arranque, com os motores bloqueados. Na prática não diz grande coisa.

Esses 45W também não dizem grande coisa, pois seria 45W/12V=3.75A por motor ou 7.5A os dois motores. Mas se tens o disjuntor de 10A a abrir, é porque está claramente acima dos 7.5A nos dois motores, pelo que os 45W serão a potência para um binário (peso no carro) inferior.
Se calhar é um detalhe que ja devia de ter mencionado, mas os motores, o switch de "forward" "Reverse", o pedela de aceleração, e o switch de low speed / high Speed, estão ligados a esta placa PCB

20201021_103657.jpg

20201021_103657.jpg
 
Última edição:
Não, em princípio não está.

Aquilo são dois relés, em princípio um para controlar um motor individualmente. Basta pesquisar a referência (JQC-3FF-012-1ZS) para encontrar a datasheet.

Como o disjuntor de 10A está a cortar com talvez 11-12A, em cada relé haverá uma corrente de metade, 5,5-6A (assumindo que o carro está a ir em frente, ou seja, a potência/corrente igualmente distribuída pelos dois motores), o que está abaixo dos 10A de cada relé.
 
vou mesmo avançar para o aumento do tamanho do fios, motores e bateria (fusivel).
Espero ter boas noticias daqui a um par de dias!
Obrigado a todos
 
Para calculares a tua secção, primeiro calculas a tua resistência (U/A) e depois secção = comprimento / ( RΩ / p )
O p ou ró do cobre é 0.017 por mm2.
 
Penso que normalmente está escrito no isolamento dos cabos a corrente nominal, evitando assim contas elaboradas envolvendo condutividade/resistividade eléctrica e afins.
 
Ora sai um update..
Depois de substituidos os fios da bateria , fusivel termico, e motores (por fio de 2.5mm), eis que o carro ja se aguenta bem, com excepção de subidas com alguma inclinação (onde o fusivel dispara), creio que possa ser explicado devido aos restantes fios ainda serem de 1mm ou do fusivel de 10A ser curtinho e faça sentido colocar um de 12A ou 16A..
A bateria tambem aquece um pouco, mas creio ser normal...
https://meocloud.pt/link/0fd2084f-7750-4df6-b099-41dfcd094bcc/20201029_092700.jpg
 
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Já não percebo nada... podes pôr um esquema (nem que seja escrito à mão) das ligações/componentes?

Apenas os fios a Vermelhos, estão com tamanho de 2.5mm
Como disse, com este esquema, o carro ja aguenta bem, o fusivel já não dispara, a não ser em subidas com alguma inclinação, e a bateria aquece um pouco.

Sem título.jpg
 
Há aí algo estranho, parece-me: não há ligação da bateria ao SWITCH ON/OFF nem ao SWITCH REVERSE/FORWARD.
Há aí algo estranho, parece-me: não há ligação da bateria ao SWITCH ON/OFF nem ao SWITCH

tens razão, creio que é assim:
Sem%20t%C3%ADtulo%20%281%29.jpg

Sem%20t%C3%ADtulo%20%281%29.jpg


O esquema é muito similar a isto, apenas "tem a mais", aquela caixa com os 2 relés, onde se ligam todos os componentes.

H45c224c5d60b4c0d90db7239e70c2462u.jpg
 
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Continua a estar aí algo de estranho. O fusível/disjuntor de 10A deveria estar entre a bateria e os motores (antes ou logo depois dos switches), aí parece estar entre o carregador e a bateria. No desenho, os ratings dos relés não estão correctos, são de 10/12A segundo a foto que colocaste e não 5A.

O "caminho" deveria ser algo do género:
1) ficha carregador -> díodo -> bateria (para carregar a bateria)
2) bateria -> disjuntor/fusível -> SWITCHES -> placa controladora com relés dos motores -> motores (para alimentar os motores)

E já era suposto estar com um disjuntor/fusível de 16A. Se antes cortava a 10A, vai continuar a cortar, não é o aumento de secção que vai mudar isso. E, por segurança, os fios que vão dos SWITCHES para a placa controladora (com os relés) também já deveriam ser de 2.5mm²/21A.
 
Continua a estar aí algo de estranho. O fusível/disjuntor de 10A deveria estar entre a bateria e os motores (antes ou logo depois dos switches), aí parece estar entre o carregador e a bateria. No desenho, os ratings dos relés não estão correctos, são de 10/12A segundo a foto que colocaste e não 5A.

Tens razão, estav apensar no fusivel antigo, e coloquei 5A em vez dos 10/12A, e na questão do Fusivel, falta realmente essa parte da ligação.

O "caminho" deveria ser algo do género:
1) ficha carregador -> díodo -> bateria (para carregar a bateria)
2) bateria -> disjuntor/fusível -> SWITCHES -> placa controladora com relés dos motores -> motores (para alimentar os motores)

E já era suposto estar com um disjuntor/fusível de 16A. Se antes cortava a 10A, vai continuar a cortar, não é o aumento de secção que vai mudar isso. E, por segurança, os fios que vão dos SWITCHES para a placa controladora (com os relés) também já deveriam ser de 2.5mm²/21A.

Vou alterar então o resto dos fios que faltam, e o fusivel.
Mais uma vez obrigado pela disponibilidade ;)
 
Só para fazer um update...
Depois de muito trabalho a alterar todos os fios, o carro já anda bem rapido, apena em subidas muito acentuadas, é que dispara o fusivel termico(10A), mas já está um de 16A a caminho.
Muito obrigado a quem ajudou ,e em especial ao @WindWalker
 
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