Substituição de baterias em aparelhos eléctricos

obrigado pelas respostas, reparei que no circuito também existe um fusível de 5A, logo na saída da bateria, tenho tambem que trocar o fusível, ou dá para manter este?
 
O fusível é para manter (se não estiver fundido, claro; se estiver fundido deve ser substituído por um de características idênticas), pois serve para protecção da bateria contra defeitos nos motores (por exemplo, curto-circuito dos enrolamentos).
 
O fusível é para manter (se não estiver fundido, claro; se estiver fundido deve ser substituído por um de características idênticas), pois serve para protecção da bateria contra defeitos nos motores (por exemplo, curto-circuito dos enrolamentos).

A minha questão era se ao aumentar o Ah da bateria, se também não tinha que aumentar os amperes do fusivel
 
A corrente(potência) pedida pelo motor será função da tensão aplicada (12V) e do binário resistente (entenda-se, peso do carro e atrito da superfície em que se desloca). Se o fusível é de 5A significa que a potência nos motores está limitada a cerca de 12V*5A=60W. Provavelmente são dois motores de ~25W cada (tem que haver alguma margem até aos 60W, senão o fusível fundia cada vez que o carro fosse usado).

Como disse, Ah indica apenas a energia armazenada na bateria. Com uma bateria maior, assumindo que o peso total não é significativamente afectado, também não irá afectar significativamente a corrente pedida à bateria. O que irá mudar será a autonomia do carro.

Só seria necessário mudar o fusível se tivesses trocado os motores por algo mais potente (por exemplo, dobro da potência, dobro da corrente, assumindo que os 12V se mantêm). O fusível serve para proteger a fonte (bateria) de problemas na carga (motores), não o contrário.

Se tiveres um multímetro ou pinça amperimétrica até podes medir a corrente na bateria com os motores em funcionamento. E, se quiseres/souberes, até podes ligar isso numa fonte de PC, que o conector molex tem 12V num dos pinos (fio amarelo).
 
A corrente(potência) pedida pelo motor será função da tensão aplicada (12V) e do binário resistente (entenda-se, peso do carro e atrito da superfície em que se desloca). Se o fusível é de 5A significa que a potência nos motores está limitada a cerca de 12V*5A=60W. Provavelmente são dois motores de ~25W cada (tem que haver alguma margem até aos 60W, senão o fusível fundia cada vez que o carro fosse usado).

Como disse, Ah indica apenas a energia armazenada na bateria. Com uma bateria maior, assumindo que o peso total não é significativamente afectado, também não irá afectar significativamente a corrente pedida à bateria. O que irá mudar será a autonomia do carro.

Só seria necessário mudar o fusível se tivesses trocado os motores por algo mais potente (por exemplo, dobro da potência, dobro da corrente, assumindo que os 12V se mantêm). O fusível serve para proteger a fonte (bateria) de problemas na carga (motores), não o contrário.

Se tiveres um multímetro ou pinça amperimétrica até podes medir a corrente na bateria com os motores em funcionamento. E, se quiseres/souberes, até podes ligar isso numa fonte de PC, que o conector molex tem 12V num dos pinos (fio amarelo).

Ja descobri a razão da bateria não carregar, o diodo que estava na entrada da alimentação, estava "partido", liguei directamente e em prioncpio ja tenho tensão na bateria.
Agora , uma questão, qual a real necessidade de aqui ter o diodo? segurança ou evitar desperdicio?
btw, obrigado pela paciencia.

foto: https://8ffgxa.s.cld.pt
 
@only_me

Deve ser um díodo para protecção contra inversão de polaridade. Na ficha que sai do carregador, haverá os contactos correspondentes ao '+' e ao '-'. Pode acontecer o '+' e o '-' estarem trocados (noutro modelo de carregador ou se o carregador tiver um interruptor para selecção de polaridade e o interruptor estiver na posição errada). Nesse caso, o díodo impede a circulação de corrente: com a polaridade invertida, iria colocar a bateria em série com a fonte, com a bateria a descarregar na própria fonte em vez de a carregar (alguma coisa poderia queimar).

Díodos com esta função não 'evitam desperdício', na verdade até contribuem para tal, pois quando a bateria carrega dissipam energia com uma potência de (tensão no díodo, pelo menos ~0.6V)*(corrente de carga).
 
@only_me

Deve ser um díodo para protecção contra inversão de polaridade. Na ficha que sai do carregador, haverá os contactos correspondentes ao '+' e ao '-'. Pode acontecer o '+' e o '-' estarem trocados (noutro modelo de carregador ou se o carregador tiver um interruptor para selecção de polaridade e o interruptor estiver na posição errada). Nesse caso, o díodo impede a circulação de corrente: com a polaridade invertida, iria colocar a bateria em série com a fonte, com a bateria a descarregar na própria fonte em vez de a carregar (alguma coisa poderia queimar).

Díodos com esta função não 'evitam desperdício', na verdade até contribuem para tal, pois quando a bateria carrega dissipam energia com uma potência de (tensão no díodo, pelo menos ~0.6V)*(corrente de carga).

Vou ter que ir então, a uma loja de elctronica comprar o diodo.
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda
 
Vou ter mesmo que adquirir uma bateria nova, depois de "carregada" (nao passa dos 9v), quando se acelera o carro, a voltagem da mesma cai para cerca de 3v,. Fazendo com que o carro se desligue.
Devo de comprar esta:
product-p014289-34047_1.jpg
 
Última edição:
Troquei a minha Varta Silver, por outra há cerca de um mês. Cheguei de férias após três semanas e o carro estava quase morto. Tive de pedir um amigo para ligar o carro dele.

Demasiado tarde....já não dava conta do recado. Durou 7 anos.

Comprei outra igual. Varta Silver claro.

O alternador tb está a debitar acima dos 14V.
 
Deves verificar que essa bateria cabe. Não tens ali muito espaço naquele compartimento, parece-me.
Pelo que andei a medir, vai ser mesmo à justa....


Btw, vi que afinal, os novos motores consumem 45w.
Por isso, e se compreendi, vou mesmo precisar da de 9ah, para puder ter cerca de 60 minutos de diversão...
 
Última edição:
ligação direta não é boa ideia...
é melhor usar um fusível igual ao que se usa nos carros e testar vários a partir dos 5A e ir subindo até encontrar um que não rebente e depois então comprar o tal automático com a amperagem certa.
 
Podes sempre amanhar uma ligação directa até que o novo disjuntor chegue.

ligação direta não é boa ideia...
é melhor usar um fusível igual ao que se usa nos carros e testar vários a partir dos 5A e ir subindo até encontrar um que não rebente e depois então comprar o tal automático com a amperagem certa.

Andava à procura destes Interruptores, e vi uma imagem de uma tomada com um com rearme manual, e lembrei-me de uma extensão que a EDP, ofereceu há uns anos, e fui verificar, e eis que a extensão tem uma "coisa" destas com 10A, já substitui, e ja experimentei e creio que se aguentou, só falta mesmo, com o puto dentro do carro, para verificar a carga e se 10A chega.
Muito obrigado a todos pela ajuda, 5*
 
@AFPT concordo, foi o que me ocorreu na altura apesar de saber que ficaria sem protecção. Não pensei no uso temporário de fusível, mas faz naturalmente todo o sentido.

@only_me ainda bem que desenrascaste isso.
 
@AFPT concordo, foi o que me ocorreu na altura apesar de saber que ficaria sem protecção. Não pensei no uso temporário de fusível, mas faz naturalmente todo o sentido.

@only_me ainda bem que desenrascaste isso.
Continuação da saga..
O carro já anda e bem, no entanto os fios que vão da bateria ao disjuntor térmico estão a aquecer, e fazem disparar o mesmo (tem 10A).
Tenho de esperar que arrefecer, e voltar a rearmar.
A questão é, visto que antes tinha uma bateria 12v 4ah, com um disjuntor de 5A, e agora uma bateria de 12v 9ah, e disjuntor de 10A, não seria suficiente?
Posso colocar outro disjuntor com mais amperes, no entanto preocupa-me a segurança, se os cabos aquecem não pode levar a um incêndio?
Qual acham a opção que devo de seguir?
 
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