Substituição de equipamento

Nadya

Power Member
Olá a todos,

Neste momento tenho uma Nikon 3200 com uma objetiva 18-55 que infelizmente avariou.
Ando a pensar se é uma boa oportunidade para trocar de equipamento para uma compacta avançada, visto não fazer troca de lentes, mas ainda assim gostava de manter a qualidade das fotos que tinha com a minha máquina! Acabei por ganhar gosto pela fotografia ao tirar fotos ao meu filho :)
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? - Máquina ou maquina + lente
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? Entre 350-450€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? - Retrato e paisagem (viagens)
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? Tudo um pouco
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Casual/aficionado :)
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Nikon 3200
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? - Pouco relevante
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? - Física ou online.
Até agora as maquinas que vi com um valor interessante foi a Canon EOS 1300D DSLR + 18-55mm IS II por 359€ e a Canon Powershot G9 X Mark II por 399€.

Obrigado pela vossa ajuda!
 
É assim, se for mesmo para manter a qualidade das fotos...não é com nenhuma dessas câmaras.

Considerando o sensor da D3200, acho que a única compacta avançada capaz de manter o nível de qualidade seria a Panasonic LX100, mas o preço é superior, ela custa >550€
 
É assim, se for mesmo para manter a qualidade das fotos...não é com nenhuma dessas câmaras.

Considerando o sensor da D3200, acho que a única compacta avançada capaz de manter o nível de qualidade seria a Panasonic LX100, mas o preço é superior, ela custa >550€

Obrigada pela dica!
Realmente a Panasonic era uma boa compra mas passa muito o orçamento da compra!
 
Pronto, mas uma Canon 1300D não vai produzir melhores resultados do que uma Nikon D3200. O sensor dessa Nikon é melhor.

E se falarmos de usar só 18-55 nem é de esperar que se note alguma diferença, pois nem numa câmara nem na outra uma 18-55 tira o máximo do sensor. Ambas são câmaras que têm muito mais para dar.

Já uma G9X II tem um sensor consideravelmente mais pequeno. Mais qualidade, no fundo, não tem, ou pelo menos o seu potencial máximo é inferior ao dessas duas DSLR's.

Ainda assim, o resultado final vai sempre depender do uso que é dado às fotos.

Estamos a falar de:
  • disparar em Auto para dar um uso semelhante a postar no Facebook, isto é, ver em site, ou até apenas ter as fotos para ver no telemóvel?
  • ou de usar RAW e controlos manuais, fazer pós-processamento das fotos, e talvez até imprimir em tamanhos maiores do que o típico 10x15cm?
Isso é o mais importante.


Para o primeiro caso até o smartphone produz resultados muito agradáveis, se bem utilizado.
 
Pronto, mas uma Canon 1300D não vai produzir melhores resultados do que uma Nikon D3200. O sensor dessa Nikon é melhor.

E se falarmos de usar só 18-55 nem é de esperar que se note alguma diferença, pois nem numa câmara nem na outra uma 18-55 tira o máximo do sensor. Ambas são câmaras que têm muito mais para dar.

Já uma G9X II tem um sensor consideravelmente mais pequeno. Mais qualidade, no fundo, não tem, ou pelo menos o seu potencial máximo é inferior ao dessas duas DSLR's.

Ainda assim, o resultado final vai sempre depender do uso que é dado às fotos.

Estamos a falar de:
  • disparar em Auto para dar um uso semelhante a postar no Facebook, isto é, ver em site, ou até apenas ter as fotos para ver no telemóvel?
  • ou de usar RAW e controlos manuais, fazer pós-processamento das fotos, e talvez até imprimir em tamanhos maiores do que o típico 10x15cm?
Isso é o mais importante.


Para o primeiro caso até o smartphone produz resultados muito agradáveis, se bem utilizado.

Sobretudo impressão e guardar com qualidade!
 
Boa noite
Por acaso tenho exatamente a mesma duvida.
Tenho a D3200 com a lente de kit e uma outra de 55 200 mm, mas queria dar um saltinho qualitativo na camara e estava a pensar na gama D5000.
Nao queria sair da nikon por causa da lente.
Atiro me por ai ou a 3400 faz diferença e chega?
 
Bem, nesse caso (de a D3200 ainda funcionar), recomendo a compra de uma lente melhor.
Ou uma 35mm 1.8G (fixa), ou uma Sigma 17-50mm 2.8 OS (semelhante à 18-55, mas melhor e mais luminosa - também mais pesada).

@lyonwomen antes de se trocar de corpo trocam-se às lentes :)

Cumps
 
Boa noite
Por acaso tenho exatamente a mesma duvida.
Tenho a D3200 com a lente de kit e uma outra de 55 200 mm, mas queria dar um saltinho qualitativo na camara e estava a pensar na gama D5000.
Nao queria sair da nikon por causa da lente.
Atiro me por ai ou a 3400 faz diferença e chega?

Referes-te a salto qualitativo em que aspecto?

Em termos de qualidade, não has de notar nada de especial.

Uma D5300 tem um sensor melhor(igual à D7200/D5500), sem low pass filter o que supostamente entrega uma qualidade um pouco melhor. No entanto, creio que com vidro melhor que o que tens notarás mais essa diferença.

Tem é outras vantagens, nomeadamente Time Lapse, autobracketing, ecrã articulado, grava a 60fps a 1080p, wifi, gps... É uma máquina mais completa.

Passares para a D3400 é ficares praticamente na mesma, com esse vidro.
 
Sim foi a lente. Mas pelo que vi uma lente igual que seja mais "universal" ronda pelo menos 200€. Dai a minha consideração em trocar de maquina!
Se o tamanho não é problema, compra uma lente tipo Sigma 17-50 f2.8, e ficas muito melhor servida em termos de qualidade que com qualquer compacta.

Isto partindo do princípio que tiras o mínimo partido de uma DSLR.
 
Obrigada pelas dicas da lente. Mas procurava algo mais barato, a Sigma 17-50mm ronda os 300€. A minha duvida é, por este preço não é preferível um upgrade de equipamento?
Quanto ao partido da DSLR confesso que 70% das vezes uso muito a maquina no modo automático, daí a minha duvida entre continuar da DSLR ou a compacta avançada.
Terei mesmo de investir em algo pois uso muito a máquina, mesmo tendo um iphone 8 que me permite já tirar boas fotos :)
 
O peso/volume é algo que te incomode, ou nem pensas nisso?

Se não te incomodar, eu acho preferível investires na lente. Uma compacta avançada não te vai dar, por exemplo, o desfoque que tens quando fazes retratos ao teu filho. Eu tenho uma LX100, que é das compactas avançadas com o sensor maior e com uma lente bem luminosa, e não consigo a qualidade nem o desfoque que tenho com a minha D5300. No entanto, é uma excelente máquina, capaz de rivalizar com a tua máquina com a lente de kit (a que tinhas).


Isto para dizer que, comprando uma compacta avançada vais gastar mais, e com uma lente e menos dinheiro gasto ficavas melhor servida.

Se formos para compactas com sensores de 1 polegada, ainda pior, no que toca a desfoque.

Tem em conta que a Sigma 17-50 é bem mais pesada que a tua de kit, confirma o peso.

Boa escolha.
 
O peso/volume é algo que te incomode, ou nem pensas nisso?

Se não te incomodar, eu acho preferível investires na lente. Uma compacta avançada não te vai dar, por exemplo, o desfoque que tens quando fazes retratos ao teu filho. Eu tenho uma LX100, que é das compactas avançadas com o sensor maior e com uma lente bem luminosa, e não consigo a qualidade nem o desfoque que tenho com a minha D5300. No entanto, é uma excelente máquina, capaz de rivalizar com a tua máquina com a lente de kit (a que tinhas).


Isto para dizer que, comprando uma compacta avançada vais gastar mais, e com uma lente e menos dinheiro gasto ficavas melhor servida.

Se formos para compactas com sensores de 1 polegada, ainda pior, no que toca a desfoque.

Tem em conta que a Sigma 17-50 é bem mais pesada que a tua de kit, confirma o peso.

Boa escolha.

Sim o peso é algo a considerar. A minha neste momento já tem o limite aceitável de peso/dimensões.
Obrigada mais uma vez pela dica! Vou investigar um pouco mais sobre essa lente!
 
Então a Sigma vai tornar o conjunto bem mais pesado (pesa mais de 500g só a lente).

A Sigma 17-70 Contemporary também é uma boa aposta e mais leve qualquer coisa, mas é mais cara.
 
Mas pelo que vi uma lente igual que seja mais "universal" ronda pelo menos 200€. Dai a minha consideração em trocar de maquina!
Sim, como o exemplo da Sigma que entretanto foi aqui falada. Isso é normal neste tipo de equipamentos. É normal gastar-se mais nas objectivas do que no corpo.

A minha duvida é, por este preço não é preferível um upgrade de equipamento?
Não necessariamente...para se ter mais qualidade óptica, o maior impacto provém da objectiva. Essa D3200 ainda tem muito para dar, pois tem um sensor bastante porreiro.

Se o peso e tamanho realmente importam, então a Sigma 17-50mm se calhar não vai ser uma hipótese muito atractiva, visto ser maior e mais pesada do que a 18-55.

Se não tiveres hábito de usar zoom com a 18-55, podes ver uma das lentes fixas para Nikon, como uma 35mm f/1.8 ou uma 50mm f/1.8. Em termos de peso e tamanho não comprometem. Creio que ambas são mais pequenas e mais leves do que a 18-55.
Comprometem sim é na ausência de zoom, são lentes fixas.
Também têm consideravelmente melhor qualidade óptica e maior abertura, permitindo uma maior entrada de luz e uma maior separação de fundo (a questão do desfoque que o Filipe falou).

Por outro lado, se ter zoom é importante para ti e de facto queres algo com maior portabilidade, uma compacta torna-se uma opção.
Eu apenas mencionei a Panasonic LX100 porque ela tem um sensor maior do que as outras mais baratas, e tem uma objectiva de boa qualidade.

Na pior, tens sempre a hipótese de comprar outra 18-55mm e ficas na mesma :)
 
E uma mirrorless? Não tenho qualquer experiência com este tipo de máquinas mas estive a ver algumas opções até aos 450€ bastante interessantes:

Canon EOS M10 + 15-45mm IS STM por 330€
Nikon 1 J5 + 10-30mm VR por 390€

A ideia da mirrorless agrada-me por ser mais pequena e ainda assim manter alguma da qualidade da DLSR
Estou mesmo confusa com o que fazer :S
 
Back
Topo