Substituição de GPU - Dell Precision 7530

Ricagale

Membro
Olá.

Sou um pouco leigo na matéria, por isso gostaria de esclarecer uma questão.

Tenho um Precision 7530, com processador Core Xeon E-2176M e 32Gb de RAM. A GPU é Intel UHD Graphics 630.

Maioritariamente, o computador será utilizado para trabalho informático ao nível de ciência de dados processamento de dados, machine learning, etc. Contudo, gostaria de, ocasionalmente, poder jogar alguns jogos. Será que posso substituir a GPU por outra de nível superior? Já li que no Precision 7530 a placa gráfica não está soldada na motherboard, e utilizam o formato DGFF, o que poderá possibilitar trocar de GPU, ao contrário dos laptops normais.

E se for possível, onde me aconselham a fazer tal troca? A Dell encarrega-se desse serviço?

Obrigado desde já.
 
Já estive a ler esse tópico. Mas fiquei mais ou menos na mesma. Não é uma área que perceba de todo lol

Será que isto pode ser feito numa loja de informática convencional ou será mesmo melhor ser a própria Dell a fazer (se é que é possível)?
Obrigado.
Isso terias que comprar tu a gráfica. A Dell não sei se vende a gráfica mas deve vender. É pena não serem mxm convencional. Lojas que vendam Dell podes perguntar a ver.. Ou a loja vende ou compras no ebay e montas tu por risco e conta tua. Não vejo outra maneira
 
Pois, de acordo com o tópico podes simplesmente comprar uma gráfica dessas e colocar. Quanto muito terás que alterar o INF dos drivers para aceitarem a instalação (é um processo relativamente simples).

Tens é dois problemas.
O primeiro é que apenas podes comprar gráficas nesse formato e apenas a DELL os vende. Do que apurei do tópico já falado houve quem conseguisse comprar no ebay, mas deve ser um tiro no escuro.
O segundo, é que são gráficas Quadro com formato proprietário. Ou seja, devem ir pedir-te um rim por algo que nem é particularmente bom para jogos. (mas dá).

Ou seja, acho que tens outras soluções talvez mais viáveis.
-Com o valor que custará uma gráfica para ai (facilmente te vão pedir 1000€ ou mais por algo ao nível de uma rtx2060) compras um portátil completo com uma gráfica própria para jogos.
- Aproveitas uma das duas portas TB3 do portátil e usas uma gráfica externa para jogar com uma gráfica à tua escolha.
 
Pois, de acordo com o tópico podes simplesmente comprar uma gráfica dessas e colocar. Quanto muito terás que alterar o INF dos drivers para aceitarem a instalação (é um processo relativamente simples).

Tens é dois problemas.
O primeiro é que apenas podes comprar gráficas nesse formato e apenas a DELL os vende. Do que apurei do tópico já falado houve quem conseguisse comprar no ebay, mas deve ser um tiro no escuro.
O segundo, é que são gráficas Quadro com formato proprietário. Ou seja, devem ir pedir-te um rim por algo que nem é particularmente bom para jogos. (mas dá).

Ou seja, acho que tens outras soluções talvez mais viáveis.
-Com o valor que custará uma gráfica para ai (facilmente te vão pedir 1000€ ou mais por algo ao nível de uma rtx2060) compras um portátil completo com uma gráfica própria para jogos.
- Aproveitas uma das duas portas TB3 do portátil e usas uma gráfica externa para jogar com uma gráfica à tua escolha.
Pois, comprar um portátil novo está fora de questão. Acabei de comprar este da Dell lol. De resto, também não vai ser um portátil para kogar muito, mais ocasionalmente, mas que aguentasse com alguns jogos.
Já ouvi falar dessa solução de uma placa gráfica externa. Mas serão caras? E comprando uma eGPU, poderei escolher qualquer uma ou tenho de ter em atenção potenciais questões de "compatibilidade" com o portátil?

Obrigado desde já.
 
Que tipo de jogos tens em mente? Vais usar um ecrã externo ou o ecrã do portátil?
São perguntas importantes para o egpu.
Se usares o ecrã interno as perdas são maiores que se for um externo.
Dito isto, continua a ser uma boa opção para o teu caso.
Uma caixa vazia para colocares uma gráfica á tua escolha custa cerca de 300€.
Mas tens outra opção que deve ser a melhor.

Procura por "aorus gaming box". É um egpu que já vem com gráfica. Encontras por exemplo a versão com a gtx1080 a cerca de 420€. Também encontrei a versão gtx1070 na Amazon alemã por apenas 230€ que é um excelente preço.
Também há a versão com gráficas mais recentes mas os preços sobem.

Mas mesmo assim nada te impede de pedir uma cotação á Dell de quanto custa colocar uma gráfica. Como não tens nenhuma neste momento podes nem ter o sistema de cooling montado, logo têm que ser mesmo eles.
 
O segundo, é que são gráficas Quadro com formato proprietário. Ou seja, devem ir pedir-te um rim por algo que nem é particularmente bom para jogos. (mas dá).

Ao que parece, a Dell vende ao um preço decente. No tópico do NBR estava um tipo a falar que pagou por uma RTX5000 qqcoisa como 600$.

Acho que o maior problema aqui é que como compraste o portátil sem gráfica dedicada, também terias de comprar um novo heatsink.
Isto se a board também não for diferente.
 
Que tipo de jogos tens em mente? Vais usar um ecrã externo ou o ecrã do portátil?
São perguntas importantes para o egpu.
Se usares o ecrã interno as perdas são maiores que se for um externo.
Dito isto, continua a ser uma boa opção para o teu caso.
Uma caixa vazia para colocares uma gráfica á tua escolha custa cerca de 300€.
Mas tens outra opção que deve ser a melhor.

Procura por "aorus gaming box". É um egpu que já vem com gráfica. Encontras por exemplo a versão com a gtx1080 a cerca de 420€. Também encontrei a versão gtx1070 na Amazon alemã por apenas 230€ que é um excelente preço.
Também há a versão com gráficas mais recentes mas os preços sobem.

Mas mesmo assim nada te impede de pedir uma cotação á Dell de quanto custa colocar uma gráfica. Como não tens nenhuma neste momento podes nem ter o sistema de cooling montado, logo têm que ser mesmo eles.
Talvez o jogo que maioritariamente iria jogar seria o Football Manager (e para esse acredito que mesmo com a gráfica que tenho aguenta). Outros, como Fifa ou F1 também seria jogos para instalar, mas é impossível com a gráfica que tenho. O ecrã seria o do portátil sim.

Já estive a ver a Aorus Gaming Box e parece interessante. A questão é mesmo essa falta do cooling system, que não sei mesmo se estará montado.

Também já procurei contactar a Dell, mas não encontro nenhum contacto para onde posso colocar a esta dúvida.

Ao que parece, a Dell vende ao um preço decente. No tópico do NBR estava um tipo a falar que pagou por uma RTX5000 qqcoisa como 600$.

Acho que o maior problema aqui é que como compraste o portátil sem gráfica dedicada, também terias de comprar um novo heatsink.
Isto se a board também não for diferente.
Pois. Mas com uma eGPU a questão do cooling system não se coloca certo?
 
Se são esse tipo de jogos que pensas jogar, a Aorus mais basica serve bem. Nenhum é muito pesado na gráfica e mesmo com as perdas espectaveis de usar o TB3 continuas a ter potencia mais que suficiente. E FM como está o portatil ao dia de hoje serve bem, a HD da Intel ainda tem alguma utilidade.
A questão de teres ou não o heatsink para cooling da gráfica no portatil não se aplica se seguires a via do eGPU. Se por acaso seguires esta via depois deixa aqui o testemunho!

Acerca de contactar a Dell, não faço ideia infelizmente. Que tal onde o compraste?
 
A "Dell PT" não existe. Basicamente tens de contactar a espanhola ou um dos revendedores em PT, mas que estão direccionados para empresas.
O mercado consumer de portáteis em PT não justifica investimento por parte da Dell, mas como é um portátil da gama profissional pode ser que tenhas sorte nos revendedores.
 
Se são esse tipo de jogos que pensas jogar, a Aorus mais basica serve bem. Nenhum é muito pesado na gráfica e mesmo com as perdas espectaveis de usar o TB3 continuas a ter potencia mais que suficiente. E FM como está o portatil ao dia de hoje serve bem, a HD da Intel ainda tem alguma utilidade.
A questão de teres ou não o heatsink para cooling da gráfica no portatil não se aplica se seguires a via do eGPU. Se por acaso seguires esta via depois deixa aqui o testemunho!

Acerca de contactar a Dell, não faço ideia infelizmente. Que tal onde o compraste?
Sim, para FM deve dar como está. Para outro tipo de jogos é mais complicado.
Ok, era o que pensava. Provavelmente a melhor solução passa memso pelo eGPU. Se optar por esta, eu relato aqui a experiência.

Eu comprei pelo ebay no UK, por isso não sei se será grande ajuda.
No entanto, feli com uma pessoa entendida na área que disse que a própria Dell fazia a troca de componentes sem quebrar a garantia. Além disso disse que os portáteis Dell (XPS, Precision) normalmente têm GPUs híbridas, normalmente uma Intel e uma Nvidia Quadro... Mas só consigo tirar esta dúvida quando o computador chegar.
 
A "Dell PT" não existe. Basicamente tens de contactar a espanhola ou um dos revendedores em PT, mas que estão direccionados para empresas.
O mercado consumer de portáteis em PT não justifica investimento por parte da Dell, mas como é um portátil da gama profissional pode ser que tenhas sorte nos revendedores.
Vou avaliar isso então. Muito obrigado pela ajuda!
 
Back
Topo