• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Substituição de HDD por SSD - Dúvidas

Poeta rural

Power Member

Boas

Prentendo substituir o HDD por um SSD de 1Tb.
Estava a pensar neste: Seagate BarraCuda 2.5" 1TB SATA3

Será uma boa escolha?

O meu portátil vinha com o Windows 7 que posteriormente foi actualizado para o 10

Em relação ao sistema operativo, qual o procedimento para conseguir voltar a instalar?
Em relação ao restante software há alguma forma de evitar ter de reinstalar tudo um a um?


Obrigado a quem puder ajudar!

--------------------------------------------------

Portátil Sony Vaio VPCF12M1E, com as seguintes especificações:
Processador: Intel® Core™ i5-520M
Potência e desempenho: com tecnologia Intel® Turbo Boost
Velocidade do processador (GHz): 2,4
Capacidade de memória (GB):4
Especificações de memória: PC3-8500
Velocidade da memória (MHz):1066
Tipo de memória.DDR3 SDRAM
 
Última edição:
Encomenda um Crucial MX500 1TB, que encontras a ~104,55€ já com portes.

Podes clonar o HDD para o SSD com um software como o Macrium. A menos que o portátil tenha mais de uma ligação SATA, eventualmente terás de fazê-lo ligando-os a um PC. Procura tutoriais.
 
O ideal é instalar o windows de raiz. Mas se não o quiseres fazer fazes como o asof disse e clonas usando uma caixa externa. É um processo que demora umas 2-3 horas. O Macrium é uma boa escolha.
Se fizeres clone na pratica fica tudo igual e não tens que fazer nada.
E até podes aproveitar a caixa externa e aproveitar o disco que estava no portátil.
 
Obrigado!!
Queria aproveitar para fazer uma instalação limpa, mas já tentei por 5 vezes a "executar a ferramenta de criação de suporte de dados" do site da microsoft para uma pen e no final dá sempre o erro 0x80070005 - 0xA001B

Parece que vou ter mesmo de optar pela clonagem!
Alguma sugestão?
 
Boas...
Por fim optei pela opção de clonar o disco com recurso ao Macrium. Acontece que surpreendentemente dá mensagem de não conseguir clonar todas "as partições" dado que são superiores à dimensão do disco de destino.
Estamos a falar de discos equivalentes, HDD 520 e SDD 480.
Como poderei contornar isto?
img1.jpg
3f16c8cf39e53d9fb791549bf91d187a-full.jpg
 
Fax um resize a tua partição maior onde tens o sistema operativo. Reduz uns 50 GB e não aloques esse espaço a partição nenhuma. Depois copia partição a partição para o disco de destino.
 
Acronis True Image, é pago, mas podes copiar 2 discos com tamanhos difrentes e partições, que ele cria as partições e ajusta tudo sem qualquer stress.

Vou dar um exemplo, tens um disco de 500giga com 2 partições e queres copiar para um disco de 700giga, ele faz as partições e ajusta, de maneira que ficas com os 700giga no disco de 700.

Enquanto que há programas que se queres copiar um disco de 500 giga para um de 700 giga, ele copia mas depois no disco de 700 só tems 500, e tens que ter sempre um disco com capacidade igual ao que queres copiar ou superior, enquanto que o Acronis, podes copiar um disco de 500 giga para um de 480, se os dados no disco de 500giga não excerem os 480 giga.

Não sei se me fiz entender?
 
O problema quando o disco de destino é maior do que o de origem, geralmente não se põe, pois corre geralmente bem, e como foi dito acima o próprio programa gere o tamanho das partições e adapta-lo.

O problema pões quando o disco de destino é mais pequeno do que o de origem,... Aí tens que usar alguns truques para a coisa funcionar (tal como foi também referido 2 post atrás), ou então utilizar um programa que permita fazer a clonagem de apenas parte do disco, ou seja de partições, e isso dos gratuitos nem todos fazer. Há que testar no período experimental. Penso que o Macrium o permite, pois já o usei, so não me lembro se foi no período experimental.
 
Done!
Clonagem de HDD para SSD atráves do Macrium versão Free, tendo para tal ajustado a partição c:/ a fim de igualar as capacidades de ambos discos. Correu tudo bem!
Recomendo vivamente.
Obrigado a todos!
 
Back
Topo