• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[Adquirido] Substituição de SSD

PsySc0rpi0n

Power Member
Boas.

Tenho um Clevo P170EM e o ssd que é um Samsung 830 (128Gb) e está a dar os primeiros problemas. Preciso de o subsrituir.

Para este laptop, qual o melhor ssd que posso adquirir? Sei que há várias tecnologias nos ssd mas não estou a par delas. M2.qqcoisa, NVEM ou algo parecido. O disco que quero, não tem que ser da mesma tech. Qual seria o tipo de sdd mais recente que posso meter no meu laptop?

Se os preços forem muito altos para os 250Gb, vivo bem com 128Gb.
Não queria gastar mais que uns 130€ ou 150€.
O disco é para uso normal caseiro.
 
O teu portátil permite SSDs mSATA e 2.5". Há mais e melhores opções ao mesmo preço nos 2.5", pelo que é preferível.
Compra um Kioxia Exceria 240GB (~26€) / 480GB (~47€). Se quiseres algo um pouco melhor em termos de durabilidade (teórica), vê um Samsung 860 EVO / Crucial MX500 / WD Blue 3D 500GB (~57€-60€).
 
Isso é tudo SSDs? Tão baratos? 1TB para ter SO e algum software, é um disparate.
Prefiro algo melhor em termos de durabilidade/qualidade que quantidade de espaço. 250Gb chega e sobra.

Essas tecnologias M.2 e NVMe são muito mais recentes que o meu ssd? O meu sdd já não usa nenhuma destas duas?
 
O teu portátil não tem nenhuma ligação m.2. Como tal apenas podes colocar um ssd sata normal.

Se 1Tb é um disparate não sei, não explicaste qual era o teu uso normal caseiro.

Adiante, se 250gb te chegam, por menos de 50€ compras um disco.
 
O teu portátil não tem interface M.2, e mesmo que arranjasses um adaptador M.2 para (SATA) 2.5", o que implicaria um custo adicional, um SSD M.2 ainda ficaria limitado pela ligação SATA.

Como tal, 2.5" é a tua melhor opção. De 250GB, tens as versões respetivas dos modelos de 500GB indicados acima e o Kingston 256GB KC600. Nota que apesar de serem mais baratos (rondam os ~40€), têm uma relação €/GB pior e a durabilidade será inferior à de um de 500GB (embora seja já muito boa); consulta os TBW se quiseres ter uma ideia.
 
O teu portátil não tem interface M.2, e mesmo que arranjasses um adaptador M.2 para (SATA) 2.5", o que implicaria um custo adicional, um SSD M.2 ainda ficaria limitado pela ligação SATA.

Como tal, 2.5" é a tua melhor opção. De 250GB, tens as versões respetivas dos modelos de 500GB indicados acima e o Kingston 256GB KC600. Nota que apesar de serem mais baratos (rondam os ~40€), têm uma relação €/GB pior e a durabilidade será inferior à de um de 500GB (embora seja já muito boa); consulta os TBW se quiseres ter uma ideia.

Não percebi o que quiseste dizer com "de 250Gb, tens as versões respectivas dos modelos de 500Gb inidicados a cima."
 
Última edição:
Os modelos de 500gb que ele indicou mais atrás, têm também versões de 250gb. Mas, segundo o que ele indica, as versões de 500gb têm melhor durabilidade.

Estou a assumir que tens um ssd de 250 (o dito que está a começar a dar problemas) e um hdd de 500gb, certo?

Caso confirmes, reforço a minha opinião, metia um disco de 1tb. E ainda digo mais, tirava os dois, tanto o ssd de 250 como o hdd de 500.

Fazias uma partição de 300gb para sistema operativo e programas, e outra de 700gb para o resto.

Caso não tenhas intenção de tirar o hdd, é só decidires se te chegam os 250 ou se poderás estar disposto a colocar 500gb. E escolher um dos discos que o user asof indicou.
 
Os modelos de 500gb que ele indicou mais atrás, têm também versões de 250gb. Mas, segundo o que ele indica, as versões de 500gb têm melhor durabilidade.

Estou a assumir que tens um ssd de 250 (o dito que está a começar a dar problemas) e um hdd de 500gb, certo?

Caso confirmes, reforço a minha opinião, metia um disco de 1tb. E ainda digo mais, tirava os dois, tanto o ssd de 250 como o hdd de 500.

Fazias uma partição de 300gb para sistema operativo e programas, e outra de 700gb para o resto.

Caso não tenhas intenção de tirar o hdd, é só decidires se te chegam os 250 ou se poderás estar disposto a colocar 500gb. E escolher um dos discos que o user asof indicou.

Ah ok. Já percebi.

Não, o meu laptop tem um Samsung 830 (128Gb - há 6~7 anos atrás era bem bom e caro) e tenho um HDD interno de 500GB e ainda tenho um externo de 1Tb.
O HDD acho que ainda está para durar, penso e espero eu. Não estava a pensar em retirá-lo. Tipo, e faço-lhe o quê? Fica parado? Um disco bom?

Já estive a ver mas nem sempre as marcas anunciam esse tal TBW. Já percebi (ou acho ter percebido) que não haverá aí grandes diferenças entre marcas/modelos e qualidade/durabilidade.

E já agora, onde é que eu vejo os interfaces que a board do meu laptop suporta em termos de SSDs?
 
Última edição:
O teu portátil não tem nenhuma ligação m.2. Como tal apenas podes colocar um ssd sata normal.

Se 1Tb é um disparate não sei, não explicaste qual era o teu uso normal caseiro.

Adiante, se 250gb te chegam, por menos de 50€ compras um disco.

Bom, é um disparate no sentido que não vou usar nem 30% disso neste SSD já que é apenas para meter o SO (Debian Buster) e programas.
Não quis dizer que a sugestão é disparatada.
 
Então tenho em vista as seguintes opções, para além das já mencionadas:

Samsung 860 Evo - 500Gb
WD Green WDS480G2G0A - 480 Gb

Mas ainda vou pesquisar mais.

Esse TBW é um valor que para a mesma capacidade do disco, porde mudar ou é apenas uma métrica para avaliar a durabilidade mínima do disco? Por exemplo, um disco de 500Gb de uma marca rasca pode ter um TBW mais baixo que um disco também de 500Gb mas de uma marca mais conceituada?
 
E já agora, onde é que eu vejo os interfaces que a board do meu laptop suporta em termos de SSDs?

Tens as interfaces indicadas no post #2. Se não te chega, abre o portátil e vê por ti mesmo, ou pesquisa no Google.

Esse TBW é um valor que para a mesma capacidade do disco, porde mudar ou é apenas uma métrica para avaliar a durabilidade mínima do disco? Por exemplo, um disco de 500Gb de uma marca rasca pode ter um TBW mais baixo que um disco também de 500Gb mas de uma marca mais conceituada?

Os TBW são indicados pela marca e podem dar uma ideia da durabilidade do SSD, pois geralmente definem o término da garantia se esse valor for atingido antes do fim do período base de garantia de um SSD. Sim, para a segunda questão.

Nos 2.5", os que têm 5 / 3 anos de garantia pouco diferem entre si em termos de performance e costumam vir com 250/256/500/512GB / 240/480GB, respetivamente, o que torna fácil identificá-los.

Então tenho em vista as seguintes opções, para além das já mencionadas: (...)

O Samsung Evo já foi sugerido, mas podes acrescentar à lista o Sandisk Ultra 3D 500GB. Nesta gama, compra o mais barato; ao mesmo preço, compra o Samsung.
Para poupar, o de 480GB mais barato, decente, é o Kioxia, mas se quiseres muito, podes perder mais tempo a procurar outros.
 
Tens as interfaces indicadas no post #2. Se não te chega, abre o portátil e vê por ti mesmo, ou pesquisa no Google.

Sim, eu sei que estão indicadas. A pergunta foi mesmo saber como descobrir quais eram as interfaces, porque não havendo uma marca e modelo de motherboard é mais difícil saber através do Google. Não sei se haverá um site oficial para boards de portáties, ainda para mais sendo o meu dessas marcas mais esquisitas. Na altura, era uma marca que permitia construir o PC, quase peça a peça à nossa escolha e a preços competitivos. Ainda assim, na altura este custou cerca de 1150€. E para encontrar um ao mesmo nível das marcas mais conhecidas, ia tudo para cima de 1600€. Agora não sei se ainda é como era.

Os TBW são indicados pela marca e podem dar uma ideia da durabilidade do SSD, pois geralmente definem o término da garantia se esse valor for atingido antes do fim do período base de garantia de um SSD. Sim, para a segunda questão.

Nos 2.5", os que têm 5 / 3 anos de garantia pouco diferem entre si em termos de performance e costumam vir com 250/256/500/512GB / 240/480GB, respetivamente, o que torna fácil identificá-los.

Tenho visto muitos modelos que não mostram esse valor. Por isso perguntei. Se isso for específico para cada modelo, deviam todos apresentar esse valor. Até agora, acho que só encontrei esses valores nos Samsung.

O Samsung Evo já foi sugerido, mas podes acrescentar à lista o Sandisk Ultra 3D 500GB. Nesta gama, compra o mais barato; ao mesmo preço, compra o Samsung.
Para poupar, o de 480GB mais barato, decente, é o Kioxia, mas se quiseres muito, podes perder mais tempo a procurar outros.

Eu não ando propriamente à procura do mais barato, principalmente se isso influenciar a qualidade/durabilidade. Não quero ter que andar a comprar discos de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos.

Se tiver que dar mais 20€ ou 25€ entre 2 discos de características iguais mas que um ofereça por exemplo um TBW 40% superior ao mais barato, então eu prefiro dar esse valor a mais e ficar com o que tenha maior durabilidade.

Esse Kioxia, e sem conhecer sequer a marca, parece-me de mais baixa qualidade, digo eu! Tenho que ver se vejo reviews.
 
Sim, eu sei que estão indicadas. A pergunta foi mesmo saber como descobrir quais eram as interfaces, porque não havendo uma marca e modelo de motherboard é mais difícil saber através do Google. Não sei se haverá um site oficial para boards de portáties, ainda para mais sendo o meu dessas marcas mais esquisitas. Na altura, era uma marca que permitia construir o PC, quase peça a peça à nossa escolha e a preços competitivos. Ainda assim, na altura este custou cerca de 1150€. E para encontrar um ao mesmo nível das marcas mais conhecidas, ia tudo para cima de 1600€. Agora não sei se ainda é como era.

A clevo é uma marca conhecidíssima de barebones, e nada esquisita. Eu próprio tive um em 2011, e ainda aos dias de hoje há imensos rebrandings clevo por outras marcas. O modelo em questão que indicas não suporta ligações m.2, por isso não irá aceitar um disco nvme. Esse portátil suporta apenas 2 ligações SATA 2.5", que são os discos que tens, logo, a única coisa que podes fazer é tirar o ssd velho e meter um novo, e como tal, um SSD SATA dos já aqui indicados.

Se ainda assim quiseres confirmar, o google tem toda a informação, basta procurar.





Eu não ando propriamente à procura do mais barato, principalmente se isso influenciar a qualidade/durabilidade. Não quero ter que andar a comprar discos de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos.

Se tiver que dar mais 20€ ou 25€ entre 2 discos de características iguais mas que um ofereça por exemplo um TBW 40% superior ao mais barato, então eu prefiro dar esse valor a mais e ficar com o que tenha maior durabilidade.

Esse Kioxia, e sem conhecer sequer a marca, parece-me de mais baixa qualidade, digo eu! Tenho que ver se vejo reviews.

Não me leves a mal, mas por não conheceres a marca não significa que seja de baixa qualidade. Também achas que Clevo é uma raridade, quando na realidade não o é.

Da minha experiência os samsungs são por norma muito bons. Tenho um samsung 850 de 250gb de 2016 e está aqui para as curva. Mas por outro lado tenho um kingston de 120gb mais antigo, e o gajo também não sei queixa. Para chegares ao limite de um ssd também é preciso algum "abuso" penso eu.

Tenho ali dois kioxia para montar nos portáteis dos meus pais, precisamente por achar que cumprem perfeitamente com a função e neste caso achar desnecessário pagar o extra para um Samsung. No teu caso, vai para o Samsung, e pronto.
 
Se tiver que dar mais 20€ ou 25€ entre 2 discos de características iguais mas que um ofereça por exemplo um TBW 40% superior ao mais barato, então eu prefiro dar esse valor a mais e ficar com o que tenha maior durabilidade.

Esse Kioxia, e sem conhecer sequer a marca, parece-me de mais baixa qualidade, digo eu! Tenho que ver se vejo reviews.

A ideia que quero passar é que dentro da mesma gama, os TBW anunciados serão pouco relevantes (o que não implica que não possam servir para decidir entre modelos ao mesmo preço, à falta de melhor informação).

Kioxia é essencialmente Toshiba.
 
A clevo é uma marca conhecidíssima de barebones, e nada esquisita. Eu próprio tive um em 2011, e ainda aos dias de hoje há imensos rebrandings clevo por outras marcas. O modelo em questão que indicas não suporta ligações m.2, por isso não irá aceitar um disco nvme. Esse portátil suporta apenas 2 ligações SATA 2.5", que são os discos que tens, logo, a única coisa que podes fazer é tirar o ssd velho e meter um novo, e como tal, um SSD SATA dos já aqui indicados.

Se ainda assim quiseres confirmar, o google tem toda a informação, basta procurar.

Eu sei que é conhecida. Estou a ser mal interpretado. O que quis dizer foi que Clevo não é uma marca tão conhecida como Asus, HP, Toshiba, etc, etc. E se calhar é muito mais conhecida lá fora que aqui em Portugal.

Eu não quero confirmar o que me estão a dizer. Mais uma vez, mal interpretado. Estou a tentar perceber como é que vocês facilmente chegaram às interfaces suportadas pela board do meu laptop. Eu não perdi muito tempo a pesquisar no Google, é verdade, mas não foi nada que encontrasse à primeira.


Não me leves a mal, mas por não conheceres a marca não significa que seja de baixa qualidade. Também achas que Clevo é uma raridade, quando na realidade não o é.

Da minha experiência os samsungs são por norma muito bons. Tenho um samsung 850 de 250gb de 2016 e está aqui para as curva. Mas por outro lado tenho um kingston de 120gb mais antigo, e o gajo também não sei queixa. Para chegares ao limite de um ssd também é preciso algum "abuso" penso eu.

Tenho ali dois kioxia para montar nos portáteis dos meus pais, precisamente por achar que cumprem perfeitamente com a função e neste caso achar desnecessário pagar o extra para um Samsung. No teu caso, vai para o Samsung, e pronto.

Não levo nada a mal. Estamos a discutir (no bom sentido). Se eu soubesse tudo e não tivesse dúvidas, não precisava de aqui vir! :)
Obviamente que por eu não conhecer, não quer dizer que seja de qualidade inferior. Aliás, é disso mesmo que venho à procura. De marcas/modelos que não conheça e que sejam tão bons ou melhores que os Samsung ou outras marcas mais conhecidas.

Até posso dar 2 exemplos do que estou a falar.
Comprei duas fontes de alimentação de bancada de uma marca que eu não conhecia e que no fundo fazem o mesmo que as duas maiores marcas e essas duas fontes de alimentação ficaram mais baratas que uma das de marca mais conhecida. No entanto, esta marca que adquiri é bem reputada lá fora e é uma das marcas que mais tem vendido como alternativa às marcas mais conhecidas e por consequência mais caras.

Comprei também um multímetro que mais uma vez não é tão conhecido cá em Portugal mas que lá fora é a melhor alternativa aos caríssimos Fluke. E são cerca de 30%~40% mais baratos. E em testes de precisão e durabilidade e sensibilidade, ficam praticamente iguais aos Fluke. E em algumas circunstâncias/características são até melhores que os Fluke.
 
Eu não quero confirmar o que me estão a dizer. Mais uma vez, mal interpretado. Estou a tentar perceber como é que vocês facilmente chegaram às interfaces suportadas pela board do meu laptop. Eu não perdi muito tempo a pesquisar no Google, é verdade, mas não foi nada que encontrasse à primeira.

Se pesquisares no Google Clevo P170EM o primeiro link tem esta review onde apanhas a seguinte informação:

"The laptop has an amazing storage design. It can hold up to two normal 2.5" drives and one mSATA SSD. Buyers with money to spare should pick a Solid State Drive as the installation disk for their operating system."

A conexão m.2 se não estou em erro, tornou-se mais "standard" em 2013, sendo que o teu portátil é de 2012.


Obviamente que por eu não conhecer, não quer dizer que seja de qualidade inferior. Aliás, é disso mesmo que venho à procura. De marcas/modelos que não conheça e que sejam tão bons ou melhores que os Samsung ou outras marcas mais conhecidas.

by Wikipedia:

"On July 18, 2019, Toshiba Memory Holdings Corporation announced it would change its name to Kioxia on October 1, 2019, including all Toshiba memory companies. On October 1, 2019, Toshiba Memory Holdings Corporation was renamed to Kioxia Holdings Corporation and Toshiba Memory Corporation was renamed to Kioxia Corporation.[2] This renaming also included companies associated with Toshiba's solid-state drive brand OCZ."

Não conheces kioxia, mas certamente conheces Toshiba e OCZ, e assim já ganha alguma confiança a marca :) :D
 
Bom, ainda não decidi sobre o que vou adquirir, mas pelo que tenho estado a ver, tenho estas possibilidades:

Samsung 860 EVO Sata III
  • 500 Gb
  • 300 TBW
  • up to 550 Mb/s Read
  • up to 520 Mb/s Write
  • Preço: 70€ (portes grátis)

Western Digital Blue Sata III
  • 500 Gb
  • 200 TBW
  • up to 560 Mb/s Read
  • up to 530 Mb/s Write
  • Preço: 60€ (portes grátis)

Crucial MX500 Sata III
  • 500 Gb
  • TBW
  • up to 560 Mb/s Read
  • up to 510 Mb/s Write
  • Preço: 61€ (já com portes, loja didferente da de cima)

E tenho uma questão à cerca destes discos. Eles vêm nas caixas e temos que tirar de lá o SSD para meter no laptop ou vêm fora das caixas?
 
Back
Topo