• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Substituir HDD por SSD

realtreal

Membro
Boas amigos, comprei um SDD da SANDISK para substituir o HDD do meu portátil, mas estou aqui com um problema.

Passo a explicar o que já tentei:

1º tentei substituir o disco directamente pelo SSD mas quando reinicio o portátil com a cópia de segurança (original de quando o comprei) o portátil não reconhece o disco, a única coisa que consigo fazer é entrando no menu de recuperação para tentar "recuperar" o disco, mas mesmo assim dá-me um erro a dizer que o disco não e reconhecido ou algo assim do género. Esqueci de dizer, que quando entro no Boot da Bios não me aparece o disco.

2º tentei clonar o disco original com o novo SSD, para depois tentar reiniciar o portátil com o SSD, mas mesmo assim sem sucesso. Outra vez no Boot não aparece o disco.

Alguém que me consiga ajudar aqui com este "problema", algo que se possa estar a passar sem que eu tenha me apercebido.

Desde já, obrigado pela ajuda.
 
Caro

Em tempos tive problemas similares a tentar fazer o mesmo num SSD. Se bem me lembro tens que antes iniciar o disco com uma partição e formatar caso contrario não é reconhecido.
No meu caso quando o clonava entrava em formato raw e era irreconhecível para o SO e bios.

Mas haverá certamente quem saiba mais.

Cumprimentos
 
A solução mais simples é uma nova instalação e simplesmente passares para o SSD aquilo que tiveres de importante no HDD. Provavelmente o tempo que perdestes nesses procedimentos já tinhas reinstalado o windows, programas, etc.
 
Caro

Em tempos tive problemas similares a tentar fazer o mesmo num SSD. Se bem me lembro tens que antes iniciar o disco com uma partição e formatar caso contrario não é reconhecido.
No meu caso quando o clonava entrava em formato raw e era irreconhecível para o SO e bios.

Mas haverá certamente quem saiba mais.

Cumprimentos
sim já tentei ligar o disco em simultâneo com o hdd só para depois tentar recuperar o pc apenas com o novo ssd, mas mesmo assim não me aparece nenhum disco no boot.
 
A solução mais simples é uma nova instalação e simplesmente passares para o SSD aquilo que tiveres de importante no HDD. Provavelmente o tempo que perdestes nesses procedimentos já tinhas reinstalado o windows, programas, etc.
sim, também já pensei nessa solução, mas o problema é que não tenho nenhum disco original com o OS e não queria estar a instalar um OS "pirata"
 
A ferramenta média creation tool no site da Microsoft serve para criar a bootable pen para instalares o Só é a chave do Windows já está gravada no PC, não estarás a fazer nada ilegal.
 
Experimenta o EaseUS Partition Master para criar uma partição e ver o sistema de ficheiros, já tive problemas com discos e isto resolveu.
 
Boas amigos, comprei um SDD da SANDISK para substituir o HDD do meu portátil, mas estou aqui com um problema.

Passo a explicar o que já tentei:

1º tentei substituir o disco directamente pelo SSD mas quando reinicio o portátil com a cópia de segurança (original de quando o comprei) o portátil não reconhece o disco, a única coisa que consigo fazer é entrando no menu de recuperação para tentar "recuperar" o disco, mas mesmo assim dá-me um erro a dizer que o disco não e reconhecido ou algo assim do género. Esqueci de dizer, que quando entro no Boot da Bios não me aparece o disco.

2º tentei clonar o disco original com o novo SSD, para depois tentar reiniciar o portátil com o SSD, mas mesmo assim sem sucesso. Outra vez no Boot não aparece o disco.

Alguém que me consiga ajudar aqui com este "problema", algo que se possa estar a passar sem que eu tenha me apercebido.

Desde já, obrigado pela ajuda.

Por Coincidência tentei fazer o mesmo que Tu e nunca consegui...A única solução foi mesmo instalar novamente o Windows...Dava-me sempre para recuperar o disco, o motivo não consegui descobrir.
 
...a chave do Windows já está gravada no PC, não estarás a fazer nada ilegal.

Como assim ilegal, a pen que estou a utilizar é a que se pode fazer para recuperação aquando a compra e configuração de um pc novo.

Quanto ao media creation tool, queres dizer fazer o download do ISO do SO e tentar fazer a instalação do Windows com esta imagem em vez do cópia de recuperação que tenho?
 
Por Coincidência tentei fazer o mesmo que Tu e nunca consegui...A única solução foi mesmo instalar novamente o Windows...Dava-me sempre para recuperar o disco, o motivo não consegui descobrir.

Penso que vou ter que fazer o mesmo, pois já tentei pela solução apresentada pelo nosso amigo através da media creation tool e assim já me reconhece o disco, mas pede me a código de Windows (coisa que não consigo), mas se tentar ré operar com a pen que foi criada na altura da compra só me da erro.

Solução????



Como assim ilegal, a pen que estou a utilizar é a que se pode fazer para recuperação aquando a compra e configuração de um pc novo.

Quanto ao media creation tool, queres dizer fazer o download do ISO do SO e tentar fazer a instalação do Windows com esta imagem em vez do cópia de recuperação que tenho?
 
Tens uma opção no menu que pede q chave qualquer coisa deste género "não tenho chave do Windows" clicas aí e passa à frente.

Depois do Windows estar instalado quando o PC estiver ligado à net ele ativa automaticamente isto partindo do principio que já timhas o windiws 10 instalado e ativado anteriormente.

Faz como te digo é depois vais às definições->segurança -> ativação e vai dizer lá que tens o Windows ativado
 
Tens uma opção no menu que pede q chave qualquer coisa deste género "não tenho chave do Windows" clicas aí e passa à frente.

Depois do Windows estar instalado quando o PC estiver ligado à net ele ativa automaticamente isto partindo do principio que já timhas o windiws 10 instalado e ativado anteriormente.

Faz como te digo é depois vais às definições->segurança -> ativação e vai dizer lá que tens o Windows ativado

A instalação do Windows novo não me foi permitida também, quando chego a parte de escolher o diretório da me um erro de que o disco não é reconhecido. Coisa que não entendo porque pois o disco aparece e até o consigo formatar.

Se colocares o SSD numa caixa e usares como disco externo ele é reconhecido ou ainda está em raw sem partição criada?

Sim, já está reconhecido como se fosse um disco e com caminho atribuído e tudo.
 
Última edição:
Update final:

Boas amigo, obrigada a todos os que perderam um pouco do seu tempo para me tentar ajudar, mas só para dar o feedback final.

A única solução que tive foi pegar no pc e deixá-lo cair da janela do 1• andar.

Não agora a sério, a única soluça que me funcionou foi mesmo uma app chamada EaseUS Todo Backup Free. Esta foi a única que me conseguiu clonar o disco e fazer com que ele fosse reconhecido ao arrancar o pc.
 
Back
Topo