Substituir IC

ByDeR

Power Member
Boas, sei que isto é um fórum mais dedicado à informática, mas como existem aqui muita gente experiente em electrónica, vinha cá pedir umas infos :x2:



Acontece que aquele IC queimou, e de acordo com a informação que tenho, foi a única coisa. As resistências foram verificadas, e estão todas ok.

Tenho outra informação que diz que existem algumas pistas danificadas, mas que eu não consigo identificar na foto.

A minha dúvida é, se no caso de estarem pistas danificadas, serão possíveis de reconstruir com uma caneta de tinta condutora.

Eu ali não vejo nada de contactos afectados, as zonas de contacto do IC parecem-me bem, e aí seria só substituir o IC. Mas como não tive acesso ao circuito, não posso confirmar.

Cumps
 
no estado que isso ficou não me acredito que tenha sido só o IC a ir à vida... muita coisa antes fritou para isso ficar nesse estado, quanto às pistas sim podes reconstruir com tinta condutora ou ate mesmo solda caso sejam pistas visíveis...

e como é que as resistências foram testadas? se foram foi no próprio circuito, e isso não é testar as resistencias, ate podem tar abertas e dar um valor no multimetro...

isso tem muito que se lhe diga
 
Parece-me que no caso de não teres o esquema do circuito, tens uma coisa a ajudar que é o facto de teres logo ao lado outro IC, o U9 (ampop quadruplo), que deve ser um "espelho" do avariado U11. Por um, podes ter uma ideia de com o outro possa estar ligado, recorrendo a testes de continuidade, embora não saiba sequer de que circuito se trata.

Fica o datasheet do TL084: http://focus.ti.com/lit/ds/symlink/tl084.pdf

Quanto a pistas interrompidas e possibilidade de reparação, podes usar uma caneta de tinta condutora, soldar fios... mas é bom que as pistas interrompidas estejam numa face da placa, pois essa board pode ter mais camadas de pistas do que as superficiais e aí fica mais complicado. Depois só retirando o IC da placa é que podes tirar mais conclusões, pois alguma pista interrompida pode até estar por baixo dele, e o facto de estar danificado pode conduzir a leituras erróneas sobre o verdadeiro estado de algum traçado estar aberto ou em curto.

Abraço
 
Pois eu ainda não tive oportunidade de ver o circuito. Também achei estranho só aquele componente ir à vida, mas foi a informação que me foi facultada.

O meu problema é ser uma PCB de várias layers, e existirem mais pistas escondidas.

De qualquer maneira também não custa tentar substituir aquilo, o OpAmp deve custar 1 ou 2 Euros, se tanto. O valor do conjunto novo, é para cima de 400 euros, custa um bocado não fazer nada lol.

Vou ver o que consigo fazer.

Obrigado :p

[EDIT]: Não tinha visto o post do Mortymore. Já tinha reparado que o circuito ao lado aparenta ser exactamente igual ao que queimou, e isso pode ajudar bastante. O circuito faz parte de uma pedaleira de guitarra, e isso é a secção de drive, que trata das distorções e afins. O problema é que já corri muitos fóruns, e ninguém tem um esquema ou faz ideia do circuito original, vai ter mesmo de ser às cegas para ver o que liga ao quê, apesar de ter uma ideia básica de como estes circuitos funcionam, o que já ajuda.

Depois quando tiver acesso à placa, logo posto mais updates.

Obrigado mais uma vez
 
Última edição:
Back
Topo