Substituir ONT por Mikrotik com SFP

Aceito MP. Estou na mesma situação.
Tenho espaço muito limitado e quero cortar com o espaço que o router da Vodafone ocupa para utilizar um router próprio.

Alguem sabe se é possível pedir uma instalação com ONT separado?
1º Necessitas dos teus dados acesso só depois é que deves pensar em comprar ONT, também podes pedir ONT mas tem um custo associado.
Lembra-te ao remover router da operadora dificilmente iras conseguir meter a VBOX funcionar.
 
Acabei por pedir à comercial para trocar o meu Fibergateway por um ONT, mas os comentários por aqui deixam-me agora de pé atrás.

Tenho dois Asus ZenWiFi AX (XT8) em mesh, e o FG em bridge.

De tempos a tempos, tenho de reiniciar tudo. Uma parte que pode ajudar, vai ser passar cabo ethernet entre os Asus, mas outra parece-me que também pode advir do FG.

Acham que com 1000/200mbps vou ficar pior com um ONT?
 
Acabei por pedir à comercial para trocar o meu Fibergateway por um ONT, mas os comentários por aqui deixam-me agora de pé atrás.

Tenho dois Asus ZenWiFi AX (XT8) em mesh, e o FG em bridge.

De tempos a tempos, tenho de reiniciar tudo. Uma parte que pode ajudar, vai ser passar cabo ethernet entre os Asus, mas outra parece-me que também pode advir do FG.

Acham que com 1000/200mbps vou ficar pior com um ONT?
Não te quero desmotivar, mas Com essa velocidade contratada não te vão trocar por um ONT. Nem que chores muito. Eu fiz 4 queixas no livro e mesmo assim não vergaram.
 
o ont em si se for um 8012H ou semalhante até é facil de comprar. o problema é se na plataforma da MEO/altice for necessário trocar do lado deles porque se estiver o FGW e o OLT vê um huawei é capaz de dar barraca e ainda é preciso a password de autenticação na fibra/SLID.
 
Não te quero desmotivar, mas Com essa velocidade contratada não te vão trocar por um ONT. Nem que chores muito. Eu fiz 4 queixas no livro e mesmo assim não vergaram.

mas pelo o que li aqui, 1000Mbps os ONT sobreaquecem, ou os mais recentes não? Parece uma razão plausível para não trocarem (não retirando a mais valia que seria poder utilizar os nossos próprios).
 
o ont em si se for um 8012H ou semalhante até é facil de comprar. o problema é se na plataforma da MEO/altice for necessário trocar do lado deles porque se estiver o FGW e o OLT vê um huawei é capaz de dar barraca e ainda é preciso a password de autenticação na fibra/SLID.
Na Meo autenticação não é feita por SLID"Ploam".

mas pelo o que li aqui, 1000Mbps os ONT sobreaquecem, ou os mais recentes não? Parece uma razão plausível para não trocarem (não retirando a mais valia que seria poder utilizar os nossos próprios).
Depende se estiveres disposto gastares € sem garantia de funcionar talvez possa ajudar.
 
O ONT da meo não são de todo ideais para velocidades Gigabit. Sim, aquecem imenso … há alternativas como disse o Khack mas é um bocadinho roleta russa. Pode funcionar como pode não funcionar.
 
Por aqui consegui troca por ONT da MEO faz alguns meses e tenho 500 megas. Argumentei que o FGW não me estava a dar cobertura e o setup da casa me impedia de o colocar num sitio melhor.

Agora tenho 2 Mikrotik (Router e um AP).
 
Por aqui consegui troca por ONT da MEO faz alguns meses e tenho 500 megas. Argumentei que o FGW não me estava a dar cobertura e o setup da casa me impedia de o colocar num sitio melhor.

Agora tenho 2 Mikrotik (Router e um AP).
Com quinhentos eles ainda vergam com 1gbit duvido. Eu há um ano tentei de tudo e nadaaaa
 
Com quinhentos eles ainda vergam com 1gbit duvido. Eu há um ano tentei de tudo e nadaaaa

Pois, acredito. Confesso que nem sei como é que consegui isto. ATé fiquei incrédulo e o técnico que cá veio fazer a troca bem disse que eu ficava mal servido com o router antigo + ONT. Mal ele sabia que eu tinha 2 aviões na caixa prontos a serem ligados ao ONT
 
No seguimento deste post sabem se colocando um dumb switch entre o ont e o router ainda permite ter dois ips publicos?

Outra questão é se alguns destes ONTs funciona a 5v, no caso de falha de energia de fosse possivel ligar a um PowerBank.
 
Última edição:
Que Wifi AP's andam a usar? queria ver se arranjava isso este ano. Os equipamentos em casa suportam wifi 6/AX.
Pessoalmente, para a casa nova arranjei um Unifi U6 Pro. Ainda não posso dar feedback, porque a mudança foi na segunda-feria passada, e ainda só tenho a rede da casa anterior (também um Unifi, mas só WiFi 5) em funcionamento para remediar.

Unifi tem funcionado bem para mim, embora seja um bocadito mais caro que um router gama média.

Entretanto, pouco depois de comprar o U6 a Mikrotik lançou o cAP ax, o primeiro AP deles com WiFi 6, que é capaz de ser uma boa escolha também, embora não tenha experiência com APs da Mikrotik.
 
Pessoalmente, para a casa nova arranjei um Unifi U6 Pro. Ainda não posso dar feedback, porque a mudança foi na segunda-feria passada, e ainda só tenho a rede da casa anterior (também um Unifi, mas só WiFi 5) em funcionamento para remediar.

Unifi tem funcionado bem para mim, embora seja um bocadito mais caro que um router gama média.

Entretanto, pouco depois de comprar o U6 a Mikrotik lançou o cAP ax, o primeiro AP deles com WiFi 6, que é capaz de ser uma boa escolha também, embora não tenha experiência com APs da Mikrotik.
Unifi será o mais recomendado tem mais experiencia no mercado e é usado mundialmente por varias empresas.
 
Estive a ver e o que mais me agradou foi o mikrotik hap ax3.
a linha "cap ax" oareceu-me bem mas o hap ax3 tem possibilidade de usar containers e meter pihole. o que vai fazer com que liberte os raspberry pi que tenho só para isso.
 
Mais um a usar Ubiquiti, neste caso um U6-Pro. Até agora não tenho nada a reclamar, consigo os débitos máximos quando o dispositivo permite que são 1000/200. A ideia é adicionar mais equipamentos da Ubiquiti no futuro, mas como precisava de adicionar WiFi numa zona fora de casa, comprei o AP só para safar entretanto.
 
Back
Topo