Substituir ONT por Mikrotik com SFP

speedtest.png

Afinal o problema era apenas aquecimento :clap:.
Problema resolvido, bastou meter um firmware alterado para ele não aquecer tanto.
Recomendo instalar um cooler DIY para ficar estável .
Conseguiste puxar 1.5Gbps com que operador e com qual contrato? Vou contratar MEO M1 Gaming (1000/400) e vou pedir para instalar logo o ONT + router (nem o vou tirar da embalagem). Nem quero ver o FiberGateway à frente eu disse lá à linha de adesões que só quero o serviço se for ONT + Router separado.
Era fixe se pudesse puxar essa velocidade.

Alguém teve sucesso com um módulo SFP? Eu estou a pensar comprar um módulo SFP e ligar diretamente no meu switch da cisco. Já percebi que não vai ser fácil mas eu não vou desistir.

Teoricamente consegues puxar até 2.5Gbps (down) com um SFP BiDi 1G.
Vou comprar um SFP BiDi 1G (https://www.fs.com/de-en/products/11802.html) e depois digo algo..
Eu tenho aqueles aparelhos para configurar SFPs aquilo basicamente faz dump de um firmware do SFP e deixa-te configurar o que tu quiseres no SFP (acho que é assim que o CarlitoxxPro faz os dele)

Alguém sabe mais ou menos a distancia da fibra até aos OLT?
 
Deixo aqui uma sugestão:

Colocar um primeiro post com o material necessário.

Não sei se as instruções podem ser incluídas mas era bom e sempre é necessário ter um na Meo o sistema ont e router em separado?

Curiosidade: as velocidades acima de 1gb é para quem tem esses tarifários, ou é feita uma espécie de UNCAP e dá mais do que é suposto?
 
Última edição:
Deixo aqui uma sugestão:

Colocar um primeiro post com o material necessário.

Não sei se as instruções podem ser incluídas mas era bom e sempre é necessário ter um na Meo o sistema ont e router em separado?

Curiosidade: as velocidades acima de 1gb é para quem tem esses tarifários, ou é feita uma espécie de UNCAP e dá mais do que é suposto?
Eu gostava que fosse um uncap... Acho que a MEO tá contar que os ONT deles não consigam puxar mais do que 1Gbps
 
config.png

posso enviar a quem precisar o firmware da Tp-link para terem acesso total ao router sem problemas.
Agradecia o envio 👍.

Presumo que mesmo com esse firmware não deixe configurar VLANs/bonding nas portas normais, certo? Dava jeito para outros usos, e/ou para meter as boxes deles a funcionar.
 
Bom, entretanto na Vodafone tb resolvi a situação, não fiquei com um perfil de tráfego diferente, mas consigo usar o ONT que quiser. Já alternei entre o CarlitoxxPro e entre outro Huawei. O que precisei foi de alterar o SN para um SN da Huawei, e a PLOAM Password que obtive do ONT original.
Boas, estou a tentar fazer o mesmo para trocar o f@st 5657 por um Hwawei HG8310M mas não consegui os dados de autenticação do router original.
Como fizeste para obter os dados para colocar no ONT próprio?
Obrigado
Miguel
 
No passado era possivel obter do interface web do router original, julgo que com as atualizações deixou de ser possivel.

A forma mais facil é pedir com geitinho ao tecnico aquando instalação, comigo tem funcionado bem.
 
No passado era possivel obter do interface web do router original, julgo que com as atualizações deixou de ser possivel.

A forma mais facil é pedir com geitinho ao tecnico aquando instalação, comigo tem funcionado bem.

Podes partilhar qual IP a que acedes a esse interface web?
 
No router original, acedias ao interface web, pelo ip por defeito(costumava estar identificado na trazeira do router), e tinha um menu onde vias plain text a autenticação do ONT.
 
Tenho andado a investigar bastante sobre esta solução e penso ser possível conseguir fazer algo na rede MEO&VDF, no entanto não o fiz em minha casa pelo simples facto de perder a TV CATV.

É pena esse tp-link não ter uma porta RF. Mas excelente trabalho!

Sacar o CATV é a parte mais fácil.
O sinal CATV (1550nm) é um sinal de broadcast (difusão) sem retorno e sem autenticação.
Com um receptor FTTH/CATV colocado antes do ONT consegue-se sacar esse sinal

Trata-se de um equipamento passivo que converte o sinal ótico em sinal elétrico RF (coaxial)
Na verdade é um circuito passivo que não é mais que um oscilador ótico sintonizado na frequência 1550nm
Conseguem encontrar isso em lojas da especialidade por cerca de 10€

Eu comprei lá um e confirmo que funciona em qq operador que injecta o sinal RF na rede GPON no feixe de luz 1550nm (testado com sucesso na MEO, VDF e NOS).
Não funciona na Nowo pois a fibra da Nowo (DST) não tem o sinal 1550nm (apenas os sinais de Internet down 1490nm e Internet up 1310nm)
 
Última edição pelo moderador:
Então até agora só mesmo com o tplink xr500v e tendo o ONT e não o FG?

Ainda ninguém teve sucesso com SFPs?
Gostava de conseguir meter isto a funcionar em pfSense, mas assim está difícil. O sinal de TV vai-se buscar facilmente, a net também já há algumas maneiras, o mais chato ainda deve ser arranjar a password do SIP para o número fixo.
 
Boas,

Vou ter fibra em breve, mas ainda não assinei contrato, entretanto estive a ler o tópico do FGW e decidi que esta seria a melhor opção. Na altura da assinatura do contrato posso pedir a instalação de ONT + router? E que equipamentos são compatíveis em termos de ONTs?

Cumprimentos
 
Boas,

Vou ter fibra em breve, mas ainda não assinei contrato, entretanto estive a ler o tópico do FGW e decidi que esta seria a melhor opção. Na altura da assinatura do contrato posso pedir a instalação de ONT + router? E que equipamentos são compatíveis em termos de ONTs?

Cumprimentos
Se queres ONT+Router em vez do Fibergateway, o momento ideal é pedir quando fechas o contrato. Se te instalarem o FGW e depois quiseres o ONT+Router terás que pagar uma deslocação.
 
Comprei recentemente um UDM SE da Ubiquiti e também queria deixar de usar o ONT da Vodafone e ligar a fibra diretamente ao UDM. Mas pelo que vejo aqui ainda ninguém consegui faze-lo (à excepção do @ncruz mas não há detalhes sobre o como o fez). No entanto, encontrei este repo de GitHub onde alguém comprou um um ONT em Portugal para usar no estrangeiro. E depois de muito hacking concluiu que o user e password de acesso à interface de configuração do ONT era feito com o user: root e password: 80%V0d@%W31%12 através do IP 192.168.100.1. Ainda não consegui testar isto mas vou sem dúvida tentar.

Diria que em teoria depois de entrar dentro da interface do ONT será fácil extrair os dados necessários para usar um ONT diferente.

PS: O meu serviço é Vodafone FTTH sem router, tenho apenas o ONT da Huawei que estou quase certo ser o HG8012H.
 
Comprei recentemente um UDM SE da Ubiquiti e também queria deixar de usar o ONT da Vodafone e ligar a fibra diretamente ao UDM. Mas pelo que vejo aqui ainda ninguém consegui faze-lo (à excepção do @ncruz mas não há detalhes sobre o como o fez). No entanto, encontrei este repo de GitHub onde alguém comprou um um ONT em Portugal para usar no estrangeiro. E depois de muito hacking concluiu que o user e password de acesso à interface de configuração do ONT era feito com o user: root e password: 80%V0d@%W31%12 através do IP 192.168.100.1. Ainda não consegui testar isto mas vou sem dúvida tentar.

Diria que em teoria depois de entrar dentro da interface do ONT será fácil extrair os dados necessários para usar um ONT diferente.

PS: O meu serviço é Vodafone FTTH sem router, tenho apenas o ONT da Huawei que estou quase certo ser o HG8012H.

https://github.com/logon84/Hacking_Huawei_HG8012H_ONT

O passo a passo de como ele conseguiu dar a volta ao ONT, é muito bom! Muito educativo!
 
Comprei recentemente um UDM SE da Ubiquiti e também queria deixar de usar o ONT da Vodafone e ligar a fibra diretamente ao UDM. Mas pelo que vejo aqui ainda ninguém consegui faze-lo (à excepção do @ncruz mas não há detalhes sobre o como o fez). No entanto, encontrei este repo de GitHub onde alguém comprou um um ONT em Portugal para usar no estrangeiro. E depois de muito hacking concluiu que o user e password de acesso à interface de configuração do ONT era feito com o user: root e password: 80%V0d@%W31%12 através do IP 192.168.100.1. Ainda não consegui testar isto mas vou sem dúvida tentar.

Diria que em teoria depois de entrar dentro da interface do ONT será fácil extrair os dados necessários para usar um ONT diferente.

PS: O meu serviço é Vodafone FTTH sem router, tenho apenas o ONT da Huawei que estou quase certo ser o HG8012H.

Esses dados(credenciais do interface web do ONT) são mais ou menos publicos, os tecnicos da VDF fornecem sem problemas.
Hoje em dia não serve de muito nos AIO.
 
Back
Topo