Substituir ONT por Mikrotik com SFP

anthonws

Power Member
Já alguém o fez? Se sim, onde obter as configurações?

Tenho um Mikrotik 2011UiAS-2HnD, com SFP cage. Preciso de um transceiver específico ou posso comprar um qualquer da Mikrotik, por exemplo (desde que compatível com o 2011)?

Exemplo: https://mikrotik.com/product/S-85DLC05D-180

Thanks,
anthonws.

p.s. Neste momento o Mikrotik já está a substituir por completo o Thompson da MEO, com PPPoE, etc.
 
@anthonws

Atenção que esse é dual LC, precisas dum SFP SC Single Mode, e digo SC com algumas reservas porque os SC normais a ficha é ligeiramente diferente das usadas pela MEO, alguém com mais conhecimento disto que me corrija

EDIT: A MEO usa sc/apc são fichas verdes, mas a mais comum é sc/pc que são azuis, a diferença é na própria fibra no condutor que é angulada e a outra é direita.
 
Última edição:
Não tenho a certeza mas penso que se trocares o ONT não irá funcionar porque está registado por Mac Address a tua conta de cliente.

Mas se estiver errado, alguém que me corrija sff.
 
É bem provável que o mesmo esteja locked por MAC Address. Acho que vou enviar um pedido de suporte ao MEO para saber se é suportado ou não.

Gracias,
anthonws.
 
@anthonws, é uma ideia bastante interessante a que queres implementar, acho que o maior entrave será as fichas SC que a MEO utiliza, e na Mikrotik as fichas são SFP. Visto que já tens um router Mikrotik a substituir o router da MEO não sei se será necessário mais alguma configuração especifica para a substituição do ONT, contudo da pouca experiência que tenho com equipamentos Mikrotik, sei que são equipamentos excelentes mas a nível de configuração tens um trabalho enorme!
Também é bastante provável como o @dercio24 referiu, o ONT estar registado por MAC ADDRESS e o mesmo não funcionar.
Será possível disponibilizares as configurações que aplicas-te no teu equipamento de modo a substituir por completo o Thompson da MEO?
 
A parte do MAC Address deve ser possível mudar no Mikrotik.
No entanto o problema é que existe ainda o SLID. Este é um valor usado para autenticação com o OLT como se de um MAC Address se tratasse e para o descobrir ou:
- captura-se o pacote entre o ONT e o OLT
- consegue-se acesso ao firmware do ONT e através de métodos de penetração consegue-se furar a segurança para aceder aos ficheiros guardados para replicar no nosso ONT.

Ainda, para ligar a fibra MEO a um SFP da mikrotik, apenas funciona o SFP-ONU pois é o que tem SC/APC!
No entanto este não permite alterar o SLID e como tal não conseguimos usar cá em Portugal. (Pelo menos para já e num futuro próximo)

Para terminar, há um "ZISA OP151S" que permite fazer uns truques, alterar o firmware e colocar um que deixa aceder à configuração e alterar os parâmetros de autenticação.
Tenho andado a investigar bastante sobre esta solução e penso ser possível conseguir fazer algo na rede MEO&VDF, no entanto não o fiz em minha casa pelo simples facto de perder a TV CATV.
 
A parte do MAC Address deve ser possível mudar no Mikrotik.
No entanto o problema é que existe ainda o SLID. Este é um valor usado para autenticação com o OLT como se de um MAC Address se tratasse e para o descobrir ou:
- captura-se o pacote entre o ONT e o OLT
- consegue-se acesso ao firmware do ONT e através de métodos de penetração consegue-se furar a segurança para aceder aos ficheiros guardados para replicar no nosso ONT.

Ainda, para ligar a fibra MEO a um SFP da mikrotik, apenas funciona o SFP-ONU pois é o que tem SC/APC!
No entanto este não permite alterar o SLID e como tal não conseguimos usar cá em Portugal. (Pelo menos para já e num futuro próximo)

Para terminar, há um "ZISA OP151S" que permite fazer uns truques, alterar o firmware e colocar um que deixa aceder à configuração e alterar os parâmetros de autenticação.
Tenho andado a investigar bastante sobre esta solução e penso ser possível conseguir fazer algo na rede MEO&VDF, no entanto não o fiz em minha casa pelo simples facto de perder a TV CATV.

Estou a tentar fazer o mesmo e usar o sfp com ont já tiveste algum resultado positivo?
 
Algum update nisto? Também estou interessado em n~o ter de usar o ONT da meo. com os pacotes de 1gbps perco 5-10% de velocidade por ter de passar por cobre para o segundo router.
 
Boas. Tenho preparado desde ha uns meses investigacao para arranjar uma solucao destas para a MEO e Vodafone. Neste momento estou a espera que o SFP que quero fique disponivel para comecar a martelar. Depois disso, publicarei os resultados.
 
Boas, desde a minha ultima publicacao que estou ha espera que os SFPs que algum dia venham a permitir isto fiquem disponiveis. Eles foram anunciados ha algum tempo mas ainda nao se encontram em stock. Quando forem disponibilizados, vou comecar os testes do meu lado.
 
Finalmente vejo muita gente a começar a acordar ao remover os aparelhos dos operadores das redes. Eu gosto de ter a minha privacidade.




Conversor de fibra da tp-link, com SFP encaixado.

No router está a vlan configurada.

Ate podem usar um managed switch antes do router para terem algumas saídas sem NAT (para consolas por ex), configurar igmpsnooping v3 caso o vosso router não seja compatível.

Cuidado que as redes fibra podem ser partilhadas ou não. Se a rede for partilhada e ambos os operadores usarem a mesma vlan, deve existir um dhcp option 60 para enviar os utilizadores para a rede certa. Se o vosso router não suportar dhcp option 60, um switch managed suporta.
 
Boas @badanas, tenho um colega que está a utilizar um setup muito idêntico ao teu e por sua vez um conversor de fibra igual...
Mas à conversa deste assunto num outro tópico, fiquei com algumas dúvidas:

Qual é o teu operador?

Sabes se é preciso fazer o clone do mac address do ONT da operadora? Ou é plug&play e não é necessário as credenciais para autenticação?
 
boas

Tambem tenho a mesma duvida.

E basta so encaixar o cabo da fibra? Oué preciso mais algum adaptador para o cabo?

Cumps

O sfp deve ter o gpon onu integrado! agora resta saber em que operadora está ligado... porque numas e fácil aceder aos dados de forma a se conseguir fazer a autenticação noutras não. Certo @badanas ?

Já agora em termos de performance como fica?

O iptv n te para?

Porque resolveste usar um conversor e não logo o sfp num router que o permita?
 
O sfp deve ter o gpon onu integrado! agora resta saber em que operadora está ligado... porque numas e fácil aceder aos dados de forma a se conseguir fazer a autenticação noutras não. Certo @badanas ?

Já agora em termos de performance como fica?

O iptv n te para?

Porque resolveste usar um conversor e não logo o sfp num router que o permita?

Sou MEO, entao basta comprar aquele conversor mais acima e esta feito?
 
Finalmente vejo muita gente a começar a acordar ao remover os aparelhos dos operadores das redes. Eu gosto de ter a minha privacidade.

Conversor de fibra da tp-link, com SFP encaixado.

No router está a vlan configurada.

Ate podem usar um managed switch antes do router para terem algumas saídas sem NAT (para consolas por ex), configurar igmpsnooping v3 caso o vosso router não seja compatível.

Cuidado que as redes fibra podem ser partilhadas ou não. Se a rede for partilhada e ambos os operadores usarem a mesma vlan, deve existir um dhcp option 60 para enviar os utilizadores para a rede certa. Se o vosso router não suportar dhcp option 60, um switch managed suporta.

Podes dar mais detalhes sobre o teu post sff? Na foto o SFP nao parece ser um SFP GPON ONU, e a fibra nao parece ter connector apc/upc, por isso consegues explicar que ligação é que estas a fazer?
 
Back
Topo