Substituir ONT por Mikrotik com SFP

Alguém com uma Unify Dream Machine Pro e serviço MEO fibra?
Pergunto-me se existe alguma forma de conseguir substituir o meu router fgw pela UDM
ou de pelo menos ligar diretamente a fibra ao UDM (e posteriormente o fgw á UDM) conseguindo a configuração dos serviços com exito?
 
Boas,

Venho desde já reportar que o TP-Link XR500V consegue autenticar na MEO e substituir o Ont ou fibergateway MEO, faz autenticação e funciona em vlan12, ainda não descobri o porque mas deixa de trabalhar ao fim de algum tempo e tenho de desligar e voltar a liga-lo e volta a trabalhar.
 
Boas,

Venho desde já reportar que o TP-Link XR500V consegue autenticar na MEO e substituir o Ont ou fibergateway MEO, faz autenticação e funciona em vlan12, ainda não descobri o porque mas deixa de trabalhar ao fim de algum tempo e tenho de desligar e voltar a liga-lo e volta a trabalhar.

Quanto tempo especificamente?
 
Boas,

Venho desde já reportar que o TP-Link XR500V consegue autenticar na MEO e substituir o Ont ou fibergateway MEO, faz autenticação e funciona em vlan12, ainda não descobri o porque mas deixa de trabalhar ao fim de algum tempo e tenho de desligar e voltar a liga-lo e volta a trabalhar.


Podes partilhar as configurações?

Obrigado.
 
speedtest.png

Afinal o problema era apenas aquecimento :clap:.
Problema resolvido, bastou meter um firmware alterado para ele não aquecer tanto.
Recomendo instalar um cooler DIY para ficar estável .
 
speedtest.png

Afinal o problema era apenas aquecimento :clap:.
Problema resolvido, bastou meter um firmware alterado para ele não aquecer tanto.
Recomendo instalar um cooler DIY para ficar estável .

Não faz muito sentido 1.5Gbps sendo portas Gigabit.

Mas, posso pedir p.f. um print das configurações disponíveis nesse router para a GPON?
Embora não seja bem a solução pretendida no post original, mas pelo menos é uma solução que retira tudo do operador, e portanto mais próxima do objetivo.
Já agora, como obtiveste os parâmetros para autenticação, SLID, etc..?
 
Para autenticação basta usar o SN que esta por baixo do ont ou fibergateway em termos de password é como já foi mencionado " " ou em HEX 20202020202020202020.
O teste foi feito com duas portas a trabalhar juntas para eliminar o limite de 1G de cada porta.
 
Em termos de configuração basta seguir o processo inicial do Tp-Link e ele seleciona automaticamente todas as definições para ele trabalhar.
Quando ele perguntar se deseja adicionar uma vlan ele próprio faz uma busca e sugere a vlan 12.
 
Em termos de configuração basta seguir o processo inicial do Tp-Link e ele seleciona automaticamente todas as definições para ele trabalhar.
Quando ele perguntar se deseja adicionar uma vlan ele próprio faz uma busca e sugere a vlan 12.

E consegues fazer link agregation para outro router? por exemplo, eu tenho o AX88U, se metesse esse TP-link posso meter 2 portas do tplink ligadas ao asus que já tem Link agregation :)
 
Bom, entretanto na Vodafone tb resolvi a situação, não fiquei com um perfil de tráfego diferente, mas consigo usar o ONT que quiser. Já alternei entre o CarlitoxxPro e entre outro Huawei. O que precisei foi de alterar o SN para um SN da Huawei, e a PLOAM Password que obtive do ONT original.
 
Para autenticação basta usar o SN que esta por baixo do ont ou fibergateway em termos de password é como já foi mencionado " " ou em HEX 20202020202020202020.
O teste foi feito com duas portas a trabalhar juntas para eliminar o limite de 1G de cada porta.

Ah, boa. Será fácil então!

Tens algum pacote superior a 1Gb ?
E podes p.f. partilhar algum print das configurações do router e das configurações LACP ?
Não encontro grandes informações do produto e se puder perceber que tipo de configurações o router permite seria ótimo.

Obrigado.
 
Como já vi que não estou sozinho no barco cá vai... (ainda não consegui)

Estou a testar usando o CarlitoxxPro SFP num Mikrotik na MEO.

A minha configuração anterior era ONT -> Mikrotik, mas tento uma porta SFP achei que seria boa ideia e simples fazer tudo directo (em resumo: estava enganado)

Antes de tudo isto liguei me por UART, fiz dump ao ONT (GS0110GH) e iniciei esta aventura.

Anteriormente dava para saltar o boot na versão: U-Boot 2015.04-lantiq-gpon-1.3.4 (Feb 12 2016 - 16:55:43) mas actualmente com a versão U-Boot 2015.04-lantiq-gpon-1.3.4-ALB_0.4 (Nov 22 2018 - 14:29:52) já não existe essa possibilidade.

No final do ciclo de boot pede login (PTIN-GS0110G login: ) mas o único utilizador (nauser) no sistema não tem permissões para aceder ao UART, apenas pode aceder por SSH ou Telnet e está restrito a 3 IP's. Portanto sem alterar o firmware esta via fracassou.

O caminho a seguir foi analisar o firmware e realmente há referencias à PLOAM 0x20 0x20...que como já foi dito representa em ascii o espaço em branco, concluímos então que a MEO apenas usa validação por SN e ignora os campos de password.

Resumindo obtenho a o estado ONU: O5, mas mesmo com a vlan12 configurada não obtenho conexão...

Sei que na Vdf e Nos a coisa é mais fácil porque usam ONT's da Huawei e o próprio Carlitoxx garantiu me que há várias pessoas em PT a usar o SFP dele com sucesso.
Bom dia Mário,

Não está sozinho, também tenho um CarlitoxxPro e no meu caso tenho um Fibergateway da MEO. Do que consegui perceber o Carlitoxx chega ao O5 mas recebe depois uma ordem de "disconect" do OLT e pronto. Isto se usar apenas as configurações SN e PLOAM, não recebendo nenhum ME (temos de receber 3, pelo menos no Fibergateway recebe 3).

Mas, com mais algumas configurações, replicando marca, modelo de equipamento (fiz isto há coisa de 3 meses não me recordo de tudo, de momento) lá consegui receber um ME, inteirinho, mas insuficiente para ter ligação. Entretanto não voltei a pegar nisto, mas ainda não desisti.
 
config.png

posso enviar a quem precisar o firmware da Tp-link para terem acesso total ao router sem problemas.
Se entendi bem é possivel então remover o FGW, ligar o cabo de fibra directamente a esse router e ter internet a funcionar e as box android a dar a app da meo?
 
Back
Topo