Substituir ONT por Mikrotik com SFP

Acho que isto já foi dito umas quantas vezes.
Primeiro… se o ont/módulo não for compatível com OLT huawei não vai funcionar. Segunda precisa de autentificação por número de série e o número série tem de ser modificado para ser igual ao FGW ou outro ONT que tenha sido configurado na instalação.
Questão de quem não percebe nada disto: Isto quer dizer que se a MEO quiser mudar de fornecedor de OLT (da Huawei para outra marca) tem de mudar os routers todos dos clientes (ou pelo menos mudar o firmware)?
 
Questão de quem não percebe nada disto: Isto quer dizer que se a MEO quiser mudar de fornecedor de OLT (da Huawei para outra marca) tem de mudar os routers todos dos clientes?
Não, porque a altice se mudar de OLT usa as suas próprias OLT´s que são compatíveis com vários "vendors" o problema é que altice tem de permitir que outros equipamentos funcione na sua rede. Se procurares alguns manuais das OLT podes ver como é feita autenticação do ONU.
 
Questão de quem não percebe nada disto: Isto quer dizer que se a MEO quiser mudar de fornecedor de OLT (da Huawei para outra marca) tem de mudar os routers todos dos clientes (ou pelo menos mudar o firmware)?


Já antes escrevi algures por aí, mas foi apagado...

Em França já conseguiram substituir os ONT e os FGW da Altice Labs por Huawei MA5671A...
 
E cá também podem substituir por MA5671A ou outro da família RTL960x...
Tenho um DFP-34X-2C2 a substituir o meu FGW já há algum tempo sem qualquer problema.

A informação que precisam está toda aqui.

Só é pena que mesmo com o ONU a sincronizar a 2.5G, a MEO faz shaping e não se consiga tirar mais que ~940mbps.
Provavelmente porque vão (ou estão) a usar XGS-PON. No discord que está no link já há quem tenha a funcionar XGS-PON noutros países.

 
E cá também podem substituir por MA5671A ou outro da família RTL960x...
Tenho um DFP-34X-2C2 a substituir o meu FGW já há algum tempo sem qualquer problema.

A informação que precisam está toda aqui.

Só é pena que mesmo com o ONU a sincronizar a 2.5G, a MEO faz shaping e não se consiga tirar mais que ~940mbps.
Provavelmente porque vão (ou estão) a usar XGS-PON. No discord que está no link já há quem tenha a funcionar XGS-PON noutros países.

Já tens XGS-PON na Meo.
Meo deve estar a limitar o download na OLT a 940Mbps já na VDF tens mais manobra.
Tentaste alterar o Traffic Management haver se mudava alguma coisa?
 
Última edição:
E cá também podem substituir por MA5671A ou outro da família RTL960x...
Tenho um DFP-34X-2C2 a substituir o meu FGW já há algum tempo sem qualquer problema.

A informação que precisam está toda aqui.

Só é pena que mesmo com o ONU a sincronizar a 2.5G, a MEO faz shaping e não se consiga tirar mais que ~940mbps.
Provavelmente porque vão (ou estão) a usar XGS-PON. No discord que está no link já há quem tenha a funcionar XGS-PON noutros países.

Viva!
Podias partilhar as particularidades necessárias para obter sucesso nessa configuração com a meo? :D
Thanks
 
Confirmo que com um DFP-34X-2C2 consegui ligação na minha deram machine pro! Yey!!

Neste momento estou é com alguns problemas no IPTV. Tenho uma box Sophia e preciso fazer algumas configurações em IGMP Snooping, IGMP proxy, regras de firewall etc. Alguém que já tenha configurado essas regras com sucesso?
 
Confirmo que com um DFP-34X-2C2 consegui ligação na minha deram machine pro! Yey!!

Neste momento estou é com alguns problemas no IPTV. Tenho uma box Sophia e preciso fazer algumas configurações em IGMP Snooping, IGMP proxy, regras de firewall etc. Alguém que já tenha configurado essas regras com sucesso?

Podes partilhar as configurações que realizaste no SFP (DFP-34X-2C2)?

Adquiri um mas ainda não tive tempo para realizar grandes configurações. A interface web e telnet só ficam disponíveis quando o SFP está ligado à OLT do ISP.

Para autenticação usaste LOID ou PLOAM?
LOID:
- LOID:
User = SN do FiberGateway
- PASSSWORD: 20202020202020202020

PLOAM:
- PLOAM FORMAT:
HEX (20 CHARACTER)
- PLOAM PASSWORD: 20202020202020202020
- SERIAL NUMBER: SN do FiberGateway com ou sem o identificador "PTIN"?

XKcffUN.png


LpoDeoH.png


elD7RjC.png


Realizaste outras configurações na CLI do SFP?
Qual é versão do firmware que tens?

Queria ver se configurava isto com o mínimo de down time possível.

Cumps
 
Podes partilhar as configurações que realizaste no SFP (DFP-34X-2C2)?

Adquiri um mas ainda não tive tempo para realizar grandes configurações. A interface web e telnet só ficam disponíveis quando o SFP está ligado à OLT do ISP.

Para autenticação usaste LOID ou PLOAM?
LOID:
- LOID:
User = SN do FiberGateway
- PASSSWORD: 20202020202020202020

PLOAM:
- PLOAM FORMAT:
HEX (20 CHARACTER)
- PLOAM PASSWORD: 20202020202020202020
- SERIAL NUMBER: SN do FiberGateway com ou sem o identificador "PTIN"?

XKcffUN.png


LpoDeoH.png


elD7RjC.png


Realizaste outras configurações na CLI do SFP?
Qual é versão do firmware que tens?

Queria ver se configurava isto com o mínimo de down time possível.

Cumps
Tens usar Ploam e não tocar LOID.
Dica vocês não deviam andar partilhar para toda gente ver façam mais no privado depois não se queixem que não funciona.
 
Das pessoas que conheço em alguns países da Europa, quem quiser pode utilizar os próprios equipamentos em vez dos fornecidos pelos ISP. Já em Portugal as coisas estão barradas de tal maneira que somos obrigados a ter os equipamentos fornecidos.
 
(...)

Confirmo que com um DFP-34X-2C2 consegui ligação na minha deram machine pro! Yey!!

Neste momento estou é com alguns problemas no IPTV. Tenho uma box Sophia e preciso fazer algumas configurações em IGMP Snooping, IGMP proxy, regras de firewall etc. Alguém que já tenha configurado essas regras com sucesso?
Estou a pensar adicionar uma UDM daqui a uns tempos, presumo que antes do SFP tinhas isso em bridge?

O SFP está a sincronizar a 10Gb ou só 2.5Gb? Notaste alguma diferença caso tenhas usado bridge?
 
Última edição pelo moderador:
Estou a pensar adicionar uma UDM daqui a uns tempos, presumo que antes do SFP tinhas isso em bridge?

O SFP está a sincronizar a 10Gb ou só 2.5Gb? Notaste alguma diferença caso tenhas usado bridge?
UDM apenas sincroniza 1/10G como não existe SFP Gpon a 10Gbps apenas tens disponível 1gb no UDM agora com algum equipamento que sincronize a 2.5Gb podes ter a 2.5Gb.
 
Estou a pensar adicionar uma UDM daqui a uns tempos, presumo que antes do SFP tinhas isso em bridge?

O SFP está a sincronizar a 10Gb ou só 2.5Gb? Notaste alguma diferença caso tenhas usado bridge?
UDM apenas sincroniza 1/10G como não existe SFP Gpon a 10Gbps apenas tens disponível 1gb no UDM agora com algum equipamento que sincronize a 2.5Gb podes ter a 2.5Gb.

Exacto, está a 1Gb.
Relativamente ao fgw, sim, anteriormente estava em bridge na porta 4.
Diferenças? Para ser sincero, nenhumas. Tenho feito isto mais por curiosidade técnica, dado que tinha o equipamento para tal. Tenho as mesmas velocidades (1000/280), e não noto que exista uma maior estabilidade. Nunca tive qualquer problema com o fgw em bridge.
 
I’m
Exacto, está a 1Gb.
Relativamente ao fgw, sim, anteriormente estava em bridge na porta 4.
Diferenças? Para ser sincero, nenhumas. Tenho feito isto mais por curiosidade técnica, dado que tinha o equipamento para tal. Tenho as mesmas velocidades (1000/280), e não noto que exista uma maior estabilidade. Nunca tive qualquer problema com o fgw em bridge.
eu também estava a pensar fazer o mesmo só pela curiosidade técnica , mas o investimento ainda é grande e não compensa
 
E cá também podem substituir por MA5671A ou outro da família RTL960x...
Tenho um DFP-34X-2C2 a substituir o meu FGW já há algum tempo sem qualquer problema.

A informação que precisam está toda aqui.

Só é pena que mesmo com o ONU a sincronizar a 2.5G, a MEO faz shaping e não se consiga tirar mais que ~940mbps.
Provavelmente porque vão (ou estão) a usar XGS-PON. No discord que está no link já há quem tenha a funcionar XGS-PON noutros países.

Tens a a versao xpon do stick certo? Os chineses oferecem pon, gpon e xpon, mas como vi que estavas a negociar a 10gbit.
Tenho uma UDM-SE com o FGW em modo bridge, que vai ja saltar fora. Nao preciso do sinal luminoso, tenho box por toda a casa.
 
Última edição:
A minha ideia no futuro se continuar tudo a funcionar bem era arranjar isso e deixar de ter o FGW a consumir energia e poupar um pouco de espaço. Como irei substituir as coisas por Ubiquiti com APs não tenho utilidade para o FGW e só tenho uma TV com box android.
 
A minha ideia no futuro se continuar tudo a funcionar bem era arranjar isso e deixar de ter o FGW a consumir energia e poupar um pouco de espaço. Como irei substituir as coisas por Ubiquiti com APs não tenho utilidade para o FGW e só tenho uma TV com box android.
Se falas no Futuro não vai funcionar porque é tecnologia diferente do futuro
Atual: GPON
Futuro: XG-PON, NG-PON2, 50G PON
 
Se falas no Futuro não vai funcionar porque é tecnologia diferente do futuro
Atual: GPON
Futuro: XG-PON, NG-PON2, 50G PON
Isso na altura também se resolve. Eu acho que nesta altura é estar a deitar dinheiro ao lixo, não ser que já se tenha a maior parte do equipamentos. Se for só 50 euros no SFP Xpon ainda é naquela…
 
Back
Topo