Substituir ONT por Mikrotik com SFP

Isso na altura também se resolve. Eu acho que nesta altura é estar a deitar dinheiro ao lixo, não ser que já se tenha a maior parte do equipamentos. Se for só 50 euros no SFP Xpon ainda é naquela…
Tens SFP mais baratos mas tens de fazer root ~35€.
No futuro também deve ser possível compra SFP - XSGPON customizados mas neste momento preço anda por volta dos 350€ :freak3:
 
Tens SFP mais baratos mas tens de fazer root ~35€.
No futuro também deve ser possível compra SFP - XSGPON customizados mas neste momento preço anda por volta dos 350€ :freak3:

No futuro talvez a Altice ceda um SFP tal com faz em França opcional e gratuito...

Mas por cá andam na "mama"...

https://la-communaute.sfr.fr/t5/ima...on-mode/true/strip-exif-data/true?v=v2&px=400
(se repararem até o code ean-13 é de Portugal...)

https://www.01net.com/app/uploads/2022/04/3-4.jpg
 
Última edição:
mas esse ja exite em portugal! ja tens em casa de clientes é apenas um SFP conversor de 10G não é ONU.

Em termos técnicos desconhecia a diferença, só me foquei no SFP...

Entretanto já estive e ler e compreendi a diferença, este é um módulo para se ligar numa Port 10 G (Cage SFP) do FGW...

Desculpem-me o lapso!
 
Se falas no Futuro não vai funcionar porque é tecnologia diferente do futuro
Atual: GPON
Futuro: XG-PON, NG-PON2, 50G PON
Sim eu sei dessas mudanças. É claro que se não for possível na altura não vou andar a inventar e faço FGW bridge. Mas se pudesse eliminar por completo com um SFP custom ou a MEO permitindo essa opção era melhor.
 
E cá também podem substituir por MA5671A ou outro da família RTL960x...
Tenho um DFP-34X-2C2 a substituir o meu FGW já há algum tempo sem qualquer problema.

A informação que precisam está toda aqui.

Só é pena que mesmo com o ONU a sincronizar a 2.5G, a MEO faz shaping e não se consiga tirar mais que ~940mbps.
Provavelmente porque vão (ou estão) a usar XGS-PON. No discord que está no link já há quem tenha a funcionar XGS-PON noutros países.


Só para clarificar, basicamente em termos de hardware se compra-se o ODI DFP-34X-2C2 -> XPON e no meu caso sem router que suporte SFP (Edgerouter X) tinha que usar um "transceiver" tipo https://edgeoptic.com/products/sfp_plus/10g-sfp-t/ ?
Eu tenho openwrt nos meus equipamentos, mas nunca estudei muito da parte do ONT e dos chip que descodificam a fibra.
Obrigado.
 
Só para clarificar, basicamente em termos de hardware se compra-se o ODI DFP-34X-2C2 -> XPON e no meu caso sem router que suporte SFP (Edgerouter X) tinha que usar um "transceiver" tipo https://edgeoptic.com/products/sfp_plus/10g-sfp-t/ ?
Eu tenho openwrt nos meus equipamentos, mas nunca estudei muito da parte do ONT e dos chip que descodificam a fibra.
Obrigado.
Depende da central em que estas ligado algumas são incompatíveis com esse ODI.
 
Se alguém tiver isso com toda a certeza nao irá partilhar isso aqui.

Porque não ? As operadoras vão andar a mudar definições core de fibra por causa de um fórum ?
Porquê esconder a partilha? Fiz uma pergunta um bocado simples num tópico que "não conheço" basicamente a resposta é "testa e vê" ?

É isso que irei fazer num futuro próximo, e não se preocupem que publicarei o que encontrar / deixar de encontrar, mas como tu dizes, não aqui :)

Tanta ocultação de informação, têm medo que vos roubem... vejo N de tópicos de outros países e continentes cheios de informação sobre o assunto, em PT é quase 0, só queria pelo menos ter a certeza do tipo de GPON XPON EPON / etc que a Altice usa em PT, que deve ser igual a França.

Anyway, agradecido pela não-ajuda.
 
Porque não ? As operadoras vão andar a mudar definições core de fibra por causa de um fórum ?
Porquê esconder a partilha? Fiz uma pergunta um bocado simples num tópico que "não conheço" basicamente a resposta é "testa e vê" ?

É isso que irei fazer num futuro próximo, e não se preocupem que publicarei o que encontrar / deixar de encontrar, mas como tu dizes, não aqui :)

Tanta ocultação de informação, têm medo que vos roubem... vejo N de tópicos de outros países e continentes cheios de informação sobre o assunto, em PT é quase 0, só queria pelo menos ter a certeza do tipo de GPON XPON EPON / etc que a Altice usa em PT, que deve ser igual a França.

Anyway, agradecido pela não-ajuda.
Vai MP e adere ao grupo.
 
Viva.

Vou mudar de casa a curto prazo, e uma das coisas que queria fazer era finalmente eliminar o router (provavelmente da Meo, se for da Woo ou da NOS vai ser um problema), uma vez que vou ter equipamento de rede com cages SFP.

A minha ideia para simplificar era meter um conversor GPON diretamente no router (Mikrotik), porque assim era menos um equipamento ligado a gastar energia.

Depois de ter lido a thread toda até ao fim, ao que parece a melhor solução é mesmo pedir logo na adesão que venha um ONT em vez de um router, e fica o problema resolvido de usernames e passwords e afins, embora aparentemente possa haver problemas de sobreaquecimento (o que pode ser um problema, porque conto ter uma ligação 1Gbps).

Falhando isso, no entanto, vi que já há aparentemente possibilidade, mas falta informação que obviamente convém não estar disponível em público, por isso se for possível a alguém indicar-me o "caminho" para ela, agradecia, em especial no que diz respeito à aquisição do conversor (não consigo encontrar o ODI DFP-34X-2C2 que referem acima).

Obrigado desde já pela ajuda!

Cumprimentos
 
Viva.

Vou mudar de casa a curto prazo, e uma das coisas que queria fazer era finalmente eliminar o router (provavelmente da Meo, se for da Woo ou da NOS vai ser um problema), uma vez que vou ter equipamento de rede com cages SFP.

A minha ideia para simplificar era meter um conversor GPON diretamente no router (Mikrotik), porque assim era menos um equipamento ligado a gastar energia.

Depois de ter lido a thread toda até ao fim, ao que parece a melhor solução é mesmo pedir logo na adesão que venha um ONT em vez de um router, e fica o problema resolvido de usernames e passwords e afins, embora aparentemente possa haver problemas de sobreaquecimento (o que pode ser um problema, porque conto ter uma ligação 1Gbps).

Falhando isso, no entanto, vi que já há aparentemente possibilidade, mas falta informação que obviamente convém não estar disponível em público, por isso se for possível a alguém indicar-me o "caminho" para ela, agradecia, em especial no que diz respeito à aquisição do conversor (não consigo encontrar o ODI DFP-34X-2C2 que referem acima).

Obrigado desde já pela ajuda!

Cumprimentos
Neste momento depende em que OLT estas ligado pode ou não funcionar.
 
Sou cliente NOS com FTTH e tenho um ONT e o router da NOS ali em modo bridge basicamente só a gastar eletricidade pois uso um router meu.
Existe forma de remover o router da NOS do caminho?
Já tentei ligar o meu router diretamente ao ONT mas sem sucesso.

Desculpem se esta não for a thread correta para a pergunta. Por favor indiquem-me se já existe uma thread específica para substituir equipamento da NOS.
 
Sou cliente NOS com FTTH e tenho um ONT e o router da NOS ali em modo bridge basicamente só a gastar eletricidade pois uso um router meu.
Existe forma de remover o router da NOS do caminho?
Já tentei ligar o meu router diretamente ao ONT mas sem sucesso.

Desculpem se esta não for a thread correta para a pergunta. Por favor indiquem-me se já existe uma thread específica para substituir equipamento da NOS.
Configuraste VLAN para receber IP?
 
Alguma alma caridosa que me envie por MP as configurações do sfp da ODI 34x 2c2 que já ando às voltas com aquilo há séculos. Não consigo passar do O3 stade dá sempre loid wrong. Que dados do FGW devo copiar e em que local os coloco? Desde já agradeço a atenção dispensada.
 
Back
Topo