Substituir router Meo

Ola,
Como vcs obteram as configurações e dados da meo?


Cps
Na grande maioria dos casos não é preciso dados nem configurações os Router da Meo teem modo bridge disponível pelo que basta activar esse modo no Router da Meo e ligares o router que tu quiseres a porta 4 do router da Meo e ficas com a Internet a funcionar sem configuração nenhuma.
Depois tens as box da TV isso sim já precisa de configurar mas sendo o router compatível com iptv basta activar o modo iptv no nosso router e a partida fica a box a funcionar.
Se for uma instalação que ainda seja ONT mais router além de ter que suportar a iptv o router que se quiser colocar a substituir tem que suportar VLANS para ser ligado diretamente ao ONT (para retirar totalmente o router da Meo) a VLAN que a Meo usa é pública a algum tempo e a 12.
Atenção que se retirar totalmente o router da Meo (instalações ONT + technicolor) fica se sem telefone fixo pois este só funciona no router da Meo não há outra maneira de colocar o telefone a trabalhar, pelo que quem quiser telefone fixo é aconselhável ligar o seu Router no da Meo em modo Bridge ao invés de ligar diretamente no ONT
 
Boas.

Obrigado, so que meu tp link e melhor em termos de establidade e velocidade.

Nunca tive router de operador.

Cps
Eu também já tive o meu tplink ligado em bridge ao fiber e realmente tira mais uns bons 15 20 megas de velocidade mas como não conseguia configurar o ipv6 encostei e fiquei com o da Meo que cumpre para o que preciso
 
Boas, obrigado BrutusPT finalmente consegui livrar-me do lixo que é o router meo.

Por 34€ acho que não podia tar melhor servido, finalmente consigo ter sinal na casa inteira.

A minha configuração de rede é a seguinte ONT -> Router Huawei WS5200 -> pi-hole -> Dispositivos

Tenho o pi-hole como server DHCP e o mesmo desligado no router (algo que era quase impossível de se ter no router da meo).
Como já acontecia na vodafone tive de por a excepção para a box de tv no dnsmasq para a mesma usar o dns da meo, caso contrario não vai funcionar.

a excepção para quem quiser fazer o mesmo é


dhcp-host=<MAC ADDRESS DA BOX>,set:meo
dhcp-option=tag:meo,option:dns-server,<IP DO ROUTER>
 
Renovei há poucos meses com a Meo e mudaram-me o router e o ONT por um só aparelho, o Fiber Gateway GR241AG. Assim, até é mais fácil de colocar um router próprio a gerir a Net. Configura-se o Fiber Gateway como bridge e liga-se o novo só para a Internet. Fica o telefone e a box com o Fiber Gateway. Ainda não o fiz, mas creio que é assim que se faz. Uma questão que sempre me meteu confusão foi a da segurança da nossa rede. Se é a Meo que atualiza o firmware, nunca temos a certeza de aplicou as atualizações de segurança disponibilidadas pelo fabricante.
 
Com router Huawei WS5200 ligado diretamente ao ONT da Meo, depois posso ter também ligado o router Thomson da Meo para utilização do telefone fixo ?
 
Bom, lá acabei por comprar um Asus RT-AX58U para ligar ao Fiber Gateway GR241AG. Ativei o modo bridge na porta 4 do Fiber Gateway, desliguei as redes wireless e liguei um cabo de rede da porta 4 à porta WAN do Asus. A configuração do ASUS foi fácil. Fiquei com o Fyber da Meo para a box e o telefone. O acesso à Internet e à rede interna fica a cargo do router Asus. O sinal melhorou um bocado, mas, sobretudo, fiquei com uma melhor sensação de segurança. Ativei as opções de segurança, atualizei o firmware e liguei o IPV6. Sempre somos nós que temos o controlo e não os fulanos da MEO.


https://www.kbase.pt/fibergateway-meo-configurar-em-modo-bridge/
 
Última edição:
Bom, lá acabei por comprar um Asus RT-AX58U para ligar ao Fiber Gateway GR241AG. Ativei o modo bridge na porta 4 do Fiber Gateway, desliguei as redes wireless e liguei um cabo de rede da porta 4 à porta WAN do Asus. A configuração do ASUS foi fácil. Fiquei com o Fyber da Meo para a box e o telefone. O acesso à Internet e à rede interna fica a cargo do router Asus. O sinal melhorou um bocado, mas, sobretudo, fiquei com uma melhor sensação de segurança. Ativei as opções de segurança, atualizei o firmware e liguei o IPV6. Sempre somos nós que temos o controlo e não os fulanos da MEO.

E bufferbloat e pings?
 
Disso não percebo nada, mas o teste da app Netmede dá isto:

teste.jpg


Os valores são idênticos aos que tinha antes.
 
Boas, obrigado BrutusPT finalmente consegui livrar-me do lixo que é o router meo.

Por 34€ acho que não podia tar melhor servido, finalmente consigo ter sinal na casa inteira.

A minha configuração de rede é a seguinte ONT -> Router Huawei WS5200 -> pi-hole -> Dispositivos

Tenho o pi-hole como server DHCP e o mesmo desligado no router (algo que era quase impossível de se ter no router da meo).
Como já acontecia na vodafone tive de por a excepção para a box de tv no dnsmasq para a mesma usar o dns da meo, caso contrario não vai funcionar.

a excepção para quem quiser fazer o mesmo é


dhcp-host=<MAC ADDRESS DA BOX>,set:meo
dhcp-option=tag:meo,option:dns-server,<IP DO ROUTER>


tb vou fazer isto - em suma, configuraste apenas para a BOX da MEO o DNS da MEO. Restante rede interna ("dentro" do Router Huawei WS5200) tens outro dns, certo?
 
Boas, obrigado BrutusPT finalmente consegui livrar-me do lixo que é o router meo.

Por 34€ acho que não podia tar melhor servido, finalmente consigo ter sinal na casa inteira.

A minha configuração de rede é a seguinte ONT -> Router Huawei WS5200 -> pi-hole -> Dispositivos

Tenho o pi-hole como server DHCP e o mesmo desligado no router (algo que era quase impossível de se ter no router da meo).
Como já acontecia na vodafone tive de por a excepção para a box de tv no dnsmasq para a mesma usar o dns da meo, caso contrario não vai funcionar.

a excepção para quem quiser fazer o mesmo é


dhcp-host=<MAC ADDRESS DA BOX>,set:meo
dhcp-option=tag:meo,option:dns-server,<IP DO ROUTER>

Solução interessante, obrigado! Caso avance para a MEO gostaria de substituir o Router que eles fornecem, mas estava a pensar desligar apenas o modo Wi-Fi do mesmo e ligar um AP (ubiquiti uap ac lr) para ter um melhor alcance e melhores velocidades enquanto estou ligado ao mesmo. O que achas? Faz sentido vs router? O da Asus fica ela por ela em comparação com o AP
 
tb vou fazer isto - em suma, configuraste apenas para a BOX da MEO o DNS da MEO. Restante rede interna ("dentro" do Router Huawei WS5200) tens outro dns, certo?

exacto, apenas a box tem os dns da meo, todos os outros dispositivos recebem o dns do pihole

Solução interessante, obrigado! Caso avance para a MEO gostaria de substituir o Router que eles fornecem, mas estava a pensar desligar apenas o modo Wi-Fi do mesmo e ligar um AP (ubiquiti uap ac lr) para ter um melhor alcance e melhores velocidades enquanto estou ligado ao mesmo. O que achas? Faz sentido vs router? O da Asus fica ela por ela em comparação com o AP
acho que o ubiquiti é uma opção bem melhor
 
Bom, lá acabei por comprar um Asus RT-AX58U para ligar ao Fiber Gateway GR241AG. Ativei o modo bridge na porta 4 do Fiber Gateway, desliguei as redes wireless e liguei um cabo de rede da porta 4 à porta WAN do Asus. A configuração do ASUS foi fácil. Fiquei com o Fyber da Meo para a box e o telefone. O acesso à Internet e à rede interna fica a cargo do router Asus. O sinal melhorou um bocado, mas, sobretudo, fiquei com uma melhor sensação de segurança. Ativei as opções de segurança, atualizei o firmware e liguei o IPV6. Sempre somos nós que temos o controlo e não os fulanos da MEO.


https://www.kbase.pt/fibergateway-meo-configurar-em-modo-bridge/

Ola uma pequena dica antes de avancar eu com a compra de um router. que é baseando nesse esquema activando o modo bridge as portas de rede dos 2 routers ficam a trabalhar, certo ?
 
Alguém sabe se a meo troca o antigo router technicolor v3 por o fgw ou algum que funcione de jeito visto que passei de 100 mb para 500 mb mas o router só dá 50 por wifi
 
Back
Topo