Substituir router Meo

Os pings apartida nao devem mudar nada mas o bufferbloat...

Comprei o Asus RT-AC86U Router Gaming AC2900 .

Coloquei o Gateway em modo Bridge.

Configurei o ASUS e activei o QoS.

Passei de D a A no Bufferbloat.

Além disso o Router permite mil e uma opções muito interessantes.

Uma vergonha a Meo continuar a publicitar o Gateway como o melhor router do mundo...
 
Comprei o Asus RT-AC86U Router Gaming AC2900 .

Coloquei o Gateway em modo Bridge.

Configurei o ASUS e activei o QoS.

Passei de D a A no Bufferbloat.

Além disso o Router permite mil e uma opções muito interessantes.

Uma vergonha a Meo continuar a publicitar o Gateway como o melhor router do mundo...

E as latencias?
 
E as latencias?

Não tive tempo para fazer muitos testes nem para configurar tudo.

Mas parece que ficaram semelhantes. Eu já tinha boas latências ou pelo menos aceitáveis. Tinha era um bufferbloat absurdo no upload, que chegava a 385ms constantes no fim do teste. Agora não passam de 8 - 12 ms.

Logo à noite vou mexer mais naquilo e experimentar alguns jogos para ver o ping e tudo isso.
 
Última edição:
Asus AC86u é muito bom. Já há uns meses que tenho com o merlin + skynet firewall + diversion para adblocker.
Neste momento está em bridge com o MEO + 1 vpn de saida.
5* de router.

Supostamente tenho MEO 1000/200 mas nunca passa dos 500-600.

Testes feitos agora mesmo:

spdMerlin: Starting speedtest using auto-selected server for WAN interface


Speedtest by Ookla

Server: NOS - Lisboa (id = 1249)
ISP: MEO
Latency: 1.94 ms (0.26 ms jitter)
Download: 504.40 Mbps (data used: 467.7 MB)
Upload: 219.14 Mbps (data used: 266.7 MB)
Packet Loss: 0.0%
Result URL: *****

spdMerlin: Speedtest results - Download: 504.40 Mbps (data used: 467.7 MB) - Upload: 219.14 Mbps (data used: 266.7 MB)

spdMerlin: Starting speedtest using auto-selected server for VPNC1 interface


Speedtest by Ookla

[error] Error: [11] Cannot read from socket: Resource temporarily unavailable
Server: ******VPN*****
ISP: ******VPN*****
Latency: 1.80 ms (0.30 ms jitter)
Download: 174.74 Mbps (data used: 142.2 MB)
Upload: 198.94 Mbps (data used: 241.5 MB)
Packet Loss: 0.0%
Result URL: *****

spdMerlin: Speedtest results - Download: 174.74 Mbps (data used: 142.2 MB) - Upload: 198.94 Mbps (data used: 241.5 MB)
 
Comprei o Asus RT-AC86U Router Gaming AC2900 .

Coloquei o Gateway em modo Bridge.

Configurei o ASUS e activei o QoS.

Passei de D a A no Bufferbloat.

Além disso o Router permite mil e uma opções muito interessantes.

Uma vergonha a Meo continuar a publicitar o Gateway como o melhor router do mundo...

Experimenta instalar o firmware do merlin para teres fq_codel no qos. Grande melhoria em relação ao stock em termos de bufferbloat.
Tens ainda um script com cake SQM que substitui por completo o adaptive qos mas requer desativar a aceleração por HW o que implica que fiques limitado a ~300mbps.
Vantagem do SQM é que todo o tráfego é tratado da mesma maneira, enquanto com o adaptive qos é classificado com base numa base de dados da trendmicro que por vezes não classifica tudo como deve de ser.
 
Aproveito o tópico para ver se arranjo solução para mim. A uns 2 anos pedi para trocarem o router por o fiber gateway da meo e desde ai que é problemas constantes com o Wi-Fi, pode andar meses sem falhar como anda 1 mês inteiro sempre a falhar e tenho tido problemas com a net principalmente em Wi-fi. Farto desta situação estava a pensar em colocar o mesmo em modo bridge e comprar um outro router para a Net e aqui surgem as seguintes dúvidas:

1- Será que os problemas com a Internet vão acabar de vez? Obviamente sei que existem problemas externos ao router e que as vezes o problema de velocidades baixas prendem-se com as horas de ponta.
2- Estava a pensar comprar o Asus Ax11000 uma vez que está a 380€ numa grande superficie e a Asus ainda tem uma campanha de cashback em que dá 80€. Não existem problemas de compatibilidade entre este router e o da meo? Já agora será demasiado ou valerá a pena sendo que pretendo usá-lo durante uns bons anos?
 
Boas!
Tenho um Asus A68U e tem funcionado impecável, tirando o Meo Go, que de vez em quando diz que não estou na minha rede de casa.
Depois de muitos testes, DNS p cá, configurações para lá, penso ter resolvido o problema. Fazendo MAC clone do router asus com o MAC do technicolor 784 v3. Até ver ainda não falhou.

Portanto a minha configuração actual é ONT --- Router Asus --- Box/PCs/etc

No entanto, já que tenho telefone fixo, também o quero ligar. Ligando o technicolor ao Asus em bridge, para poder ligar o telefone ao technicolor, funciona sem problemas.

A minha questão agora é: uma vez que tenho o mac do router com o mesmo mac do technicolor, ficando com 2 dispositivos com o mesmo MAC ligados directamente a MEO, é expectável vir a ter problemas com a net? Estou eu a pensar, que os switches do lado deles ao enviar pacotes para um MAC, poderá resultar em enviar esses pacotes para o device errado. Alguém que domine estes temas que me possa esclarecer?
 
Boas!
A minha questão agora é: uma vez que tenho o mac do router com o mesmo mac do technicolor, ficando com 2 dispositivos com o mesmo MAC ligados directamente a MEO, é expectável vir a ter problemas com a net? Estou eu a pensar, que os switches do lado deles ao enviar pacotes para um MAC, poderá resultar em enviar esses pacotes para o device errado. Alguém que domine estes temas que me possa esclarecer?

opá opá isso é uma experiencia arqueologica muito interessante para se fazer :coolshad::001: diz-me o que acontece que também tenho curiosidade :D

agora falando a sério, provavelmente só o desenvolvimento desses equipamentos te podem responder o que acontece em concreto pois isso é um cenario errático que teoricamente é impossivel acontecer. O MAC é suposto ser unico numa rede e identifica aos equipamentos para onde devem mandar as tramas L2. Ao meter 2 MACs na arp table o router pode fazer algumas coisas giras:
>crashar (tipo BOD do Windows),
>criar um broadcast storm e enviar tudo para todas as portas,
>escolher o primeiro da lista e enviar sempre para esse,
>enviar para ambos.

Como te disse, por favor experimenta e depois diz à malta :joker:
 
Boas!
Tenho um Asus A68U e tem funcionado impecável, tirando o Meo Go, que de vez em quando diz que não estou na minha rede de casa.
Depois de muitos testes, DNS p cá, configurações para lá, penso ter resolvido o problema. Fazendo MAC clone do router asus com o MAC do technicolor 784 v3. Até ver ainda não falhou.

Portanto a minha configuração actual é ONT --- Router Asus --- Box/PCs/etc

No entanto, já que tenho telefone fixo, também o quero ligar. Ligando o technicolor ao Asus em bridge, para poder ligar o telefone ao technicolor, funciona sem problemas.

A minha questão agora é: uma vez que tenho o mac do router com o mesmo mac do technicolor, ficando com 2 dispositivos com o mesmo MAC ligados directamente a MEO, é expectável vir a ter problemas com a net? Estou eu a pensar, que os switches do lado deles ao enviar pacotes para um MAC, poderá resultar em enviar esses pacotes para o device errado. Alguém que domine estes temas que me possa esclarecer?

Isso tem tanto de errado como "teoricamente impossível" por diversos motivos os principais já aqui explicados, a solução correcta para o que queres é ONT-Technicolor(desligas o Wi-Fi e activas o modo bridge) -Asus ligado em bridge ao technicolor (sem o Mac address clonado) e aí ligares os pcs e box ao Asus mas sempre com o Asus ligado no final, para teres telefone fixo é esta a única solução 100% correcta , isso cheguei a fazer na Vodafone mas como usa Vlans diferentes liguei o meu router directamente ao ONT e deixei uma porta só para a Vlan do Voip e aí liguei o technicolor e funcionou bem apenas ficou com o problema de como o technicolor não tinha Internet ou TV não conseguia acertar a hora e os telefones ficaram com as horas todas maradas mas funcionava bem, pouco depois desisti da "geringonça" pois as melhorias foram principalmente só a nível de Wi-Fi e optei por 1 repetidor sinal em modo AP ligado por cabo sem o meu router .
Cumprimentos
 
Eu liguei o Fibergateway a um RT-AX58U por cabo, em modo bridge. Deixei no Fibergateway a meobox e o telefone. O problema é que não posso desligar o wireless do Fibergateway, pois só aí é que funciona o Meo Go. Na rede ligada por Bridge, que tem IPs diferentes, não dá. A mais alguém acontece isso?
 
opá opá isso é uma experiencia arqueologica muito interessante para se fazer :coolshad::001: diz-me o que acontece que também tenho curiosidade :D

agora falando a sério, provavelmente só o desenvolvimento desses equipamentos te podem responder o que acontece em concreto pois isso é um cenario errático que teoricamente é impossivel acontecer. O MAC é suposto ser unico numa rede e identifica aos equipamentos para onde devem mandar as tramas L2. Ao meter 2 MACs na arp table o router pode fazer algumas coisas giras:
>crashar (tipo BOD do Windows),
>criar um broadcast storm e enviar tudo para todas as portas,
>escolher o primeiro da lista e enviar sempre para esse,
>enviar para ambos.

Como te disse, por favor experimenta e depois diz à malta :joker:

Experimentei e até agora está tudo a funcionar impecável. Não percebo bem como, pq dois MAC iguais na MEO devia dar raia, mas a verdade é que está a funcionar!

Isso tem tanto de errado como "teoricamente impossível" por diversos motivos os principais já aqui explicados, a solução correcta para o que queres é ONT-Technicolor(desligas o Wi-Fi e activas o modo bridge) -Asus ligado em bridge ao technicolor (sem o Mac address clonado) e aí ligares os pcs e box ao Asus mas sempre com o Asus ligado no final, para teres telefone fixo é esta a única solução 100% correcta , isso cheguei a fazer na Vodafone mas como usa Vlans diferentes liguei o meu router directamente ao ONT e deixei uma porta só para a Vlan do Voip e aí liguei o technicolor e funcionou bem apenas ficou com o problema de como o technicolor não tinha Internet ou TV não conseguia acertar a hora e os telefones ficaram com as horas todas maradas mas funcionava bem, pouco depois desisti da "geringonça" pois as melhorias foram principalmente só a nível de Wi-Fi e optei por 1 repetidor sinal em modo AP ligado por cabo sem o meu router .
Cumprimentos

Tens toda a razão. Não fosse a porta que faz bridge do Techicolor ser 100Mbs e isso limitar-me obviamente a velocidade da net (uma vez que tenho tudo ligado ao router) e era isso que fazia.
Por isso, enquanto tiver o technicolor, infelizmente não o vou usar em modo bridge.
Nota: na minha configuração na rede de casa nunca tenho 2 devices com o mesmo MAC, os 2 routers estão em modo bridge, as suas redes são independentes. Agora para a MEO sim, a MEO vê 2 devices com MACs iguais (ou como são MACs iguais com o mesmo IP, no fundo só vê 1?)
Confusão do crlh
 
Última edição:
Eu liguei o Fibergateway a um RT-AX58U por cabo, em modo bridge. Deixei no Fibergateway a meobox e o telefone. O problema é que não posso desligar o wireless do Fibergateway, pois só aí é que funciona o Meo Go. Na rede ligada por Bridge, que tem IPs diferentes, não dá. A mais alguém acontece isso?
Para clarificar porque penso não estar bem claro.. O router que "liga à rua" é o da MEO ou o teu Asus?
 
Para clarificar porque penso não estar bem claro.. O router que "liga à rua" é o da MEO ou o teu Asus?

O router que "liga à rua" é o Fibergateway (ONT+Router) da Meo. No Fibergateway foi ativada a função bridge e o router Asus (porta WAN) foi ligado à porta 4 do Fibergateway (LAN4). Tudo como mandam as regras. E realmente tudo funcionou bem até há uns dias, quando o Meo Go começou a não querer funcionar via bridge. Não sei se foi alguma alteração por parte da Meo.
 
O router que "liga à rua" é o Fibergateway (ONT+Router) da Meo. No Fibergateway foi ativada a função bridge e o router Asus (porta WAN) foi ligado à porta 4 do Fibergateway (LAN4). Tudo como mandam as regras. E realmente tudo funcionou bem até há uns dias, quando o Meo Go começou a não querer funcionar via bridge. Não sei se foi alguma alteração por parte da Meo.
Qual é o erro? Diz-te que não estás ligado na rede de casa?
Se for isso, tenta no teu Asus, fazer MAC Clone e usar o MAC do fibergateway. Atenção que isto parece não fazer sentido mas tenho o meu assim e funciona. Só estou a dizer para ficares atento e se alguma coisa deixar de funcionar, volta atrás com a configuração.

Se o erro é outro, então não sei...
 
Qual é o erro? Diz-te que não estás ligado na rede de casa?
Se for isso, tenta no teu Asus, fazer MAC Clone e usar o MAC do fibergateway. Atenção que isto parece não fazer sentido mas tenho o meu assim e funciona. Só estou a dizer para ficares atento e se alguma coisa deixar de funcionar, volta atrás com a configuração.

Se o erro é outro, então não sei...

O erro era:

''Este canal não pode ser visualizado. Ligue-se à rede MEO de sua casa (pacotes ADSL ou Fibra) ou ative o MEO Go Multi em meogo.pt para utilizar em qualquer rede.''

Esteve assim desde há umas duas semanas. Curiosamente, acabei há minutos de testar e voltou a funcionar. Já desliguei o wireless do Meo fibergateway. Vamos ver se se mantém assim ou se foi "sol de pouca dura".
 
Experimentei e até agora está tudo a funcionar impecável. Não percebo bem como, pq dois MAC iguais na MEO devia dar raia, mas a verdade é que está a funcionar!



Tens toda a razão. Não fosse a porta que faz bridge do Techicolor ser 100Mbs e isso limitar-me obviamente a velocidade da net (uma vez que tenho tudo ligado ao router) e era isso que fazia.
Por isso, enquanto tiver o technicolor, infelizmente não o vou usar em modo bridge.
Nota: na minha configuração na rede de casa nunca tenho 2 devices com o mesmo MAC, os 2 routers estão em modo bridge, as suas redes são independentes. Agora para a MEO sim, a MEO vê 2 devices com MACs iguais (ou como são MACs iguais com o mesmo IP, no fundo só vê 1?)
Confusão do crlh

A porta 4 do technicolor é giga tive esse na Vodafone as outras 3 são de 100 mas a 4 é giga(até tem cor diferente se não estou em erro) até porque no final do meu contrato deixei me de tretas e liguei um AP por cabo a essa porta e tinha os 120 tal megas que era o máximo que tinha Contratado, o Wi-Fi desse router é uma vergonha completa, para o resto até "desenrasca" mas as velocidades wifi são más demais.
 
A porta 4 do technicolor é giga tive esse na Vodafone as outras 3 são de 100 mas a 4 é giga(até tem cor diferente se não estou em erro) até porque no final do meu contrato deixei me de tretas e liguei um AP por cabo a essa porta e tinha os 120 tal megas que era o máximo que tinha Contratado, o Wi-Fi desse router é uma vergonha completa, para o resto até "desenrasca" mas as velocidades wifi são más demais.

Ia jurar que a 1 é que era giga. Realmente fui ver e la atrás a 4 é que é giga. Mas quase que tenho a certeza que na página do router dizia ao contrário. Agora como não tenho lá nada ligado não consigo verificar.

Se realmente a porta bridge for giga, então vou fazer como sugeres e como é a maneira certa. Deixo-me de marteladas.

Epá obrigadão pela dica!
 
Back
Topo