Dúvidas Substituir Router por Outro Router com VPN

BubSystem

Membro
Boa noite, sou cliente MEO Fibra 1Gb, a coisa de 1 ano, no entando estava a pensar em substituir o Router do ISP, por um Router da Asus especifico para a MEO Com VPN, mas queria saber se alguém já o fez, ou que outras marcas poderá haver para substituir o router do ISP.
Não queria exceder muito o limite de 100€, mas não queria estar dinheiro em vão.

PS: Quero substituir o Router pois procuro um router com VPN, para manter a maior segurança possível cá em casa em todos os dispositivos, e devido ao IPTV de terceiros.

Fico a espera de opiniões e ideias, obrigado!
 
Tenho mais ou menos o mesmo objectivo que tu e questionei aqui no fórum sobre alternativas ao router da Meo, mas o feedback não foi muito.

Eu tenho Meo Fibra 200/100 e queria um router Gigabit dual band e pelo menos MU-MIMO que suportasse o OpenWrt. Encontrei no site do OpenWrt alguns modelos compatíveis mas a variedade não é muita. O meu orçamento é até cerca de 150€. Ainda aguardo sugestões para saber sobre as melhores escolhas a fazer. Asus também é marca a considerar para além da TP-Link e D-Link.
 
Há serviços que dependem do router do ISP...o voip se utilizam é sempre necessário, não podem retirar.. as boxes tv há quem consiga e quem não consiga, aparentemente depende das ligações do operador e não dos routers que se utilizam...
Dito isto, para internet qualquer router com suporte a VLANs e/ou OpenWRT servirá.

Eu recomendo Asus, TP-Link também se tem mostrado boa opção (mais barata).
 
Há serviços que dependem do router do ISP...o voip se utilizam é sempre necessário, não podem retirar.. as boxes tv há quem consiga e quem não consiga, aparentemente depende das ligações do operador e não dos routers que se utilizam...
Dito isto, para internet qualquer router com suporte a VLANs e/ou OpenWRT servirá.

Eu recomendo Asus, TP-Link também se tem mostrado boa opção (mais barata).
Algum modelo em particular de uma das duas marcas? No site da TP-Link eles têm lá alguns modelos ditos "firmware pronto para Meo" ou algo assim do género.

A que é que se referem com isto?
Voip acho que nem nunca usei.
E VPN claro que interessa.
 
Algum modelo em particular de uma das duas marcas? No site da TP-Link eles têm lá alguns modelos ditos "firmware pronto para Meo" ou algo assim do género.

A que é que se referem com isto?
Voip acho que nem nunca usei.
E VPN claro que interessa.


depois de muito pesquisar e pensar, telefonar para amigos, e pessoal conhecido na meo, a maneira mais fácil, é colocar o fibergateway ( este é o que eu tenho) em modo bridge, e colocar o router novo logo a seguir com a VPN, se assim entender, e fazendo assim, pode colocar o router que quiser e não precisa de ser especifico para a MEO, pois irá continuar a deixar a Box lixada ao router da MEO, e o voip ( telefone de casa ) lá ligado. Depois de ver ambas as marcas, TP-link e asus, vou optar pela Asus, pela qualidade da mesma, e melhores e mais rápidas actualizações, e mais pessoal com firmwares modificados do que a TP-link. Melhor em qualidade preço, aproveitando os nossos amigos da Amaz onnn , é o
RT-AC68U ou RT-AC87U.
 
depois de muito pesquisar e pensar, telefonar para amigos, e pessoal conhecido na meo, a maneira mais fácil, é colocar o fibergateway ( este é o que eu tenho) em modo bridge, e colocar o router novo logo a seguir com a VPN, se assim entender, e fazendo assim, pode colocar o router que quiser e não precisa de ser especifico para a MEO, pois irá continuar a deixar a Box lixada ao router da MEO, e o voip ( telefone de casa ) lá ligado. Depois de ver ambas as marcas, TP-link e asus, vou optar pela Asus, pela qualidade da mesma, e melhores e mais rápidas actualizações, e mais pessoal com firmwares modificados do que a TP-link. Melhor em qualidade preço, aproveitando os nossos amigos da Amaz onnn , é o
RT-AC68U ou RT-AC87U.
Se entendi, as ligações ficariam:

Prédio - - - - fibra - - - - modem - - - - - router Meo - - - - - - router Asus/outra marca.

A Box IPTV é o telefone de casa ficam ligados no router Meo e depois a rede wireless fica no router da nossa escolha, é isso?
 
Se entendi, as ligações ficariam:

Prédio - - - - fibra - - - - modem - - - - - router Meo - - - - - - router Asus/outra marca.

A Box IPTV é o telefone de casa ficam ligados no router Meo e depois a rede wireless fica no router da nossa escolha, é isso?
Qual é o router que tens? Dependendo do router que tens podes já ter o modem e ONT incorporado no router, como no caso do Fibergateway.

No meu caso ficaria, prédio - Fibra - router MEO - router novo

Sim, colocas o router que quiseres a transmitir o Wi-Fi.
 
Qual é o router que tens? Dependendo do router que tens podes já ter o modem e ONT incorporado no router, como no caso do Fibergateway.

No meu caso ficaria, prédio - Fibra - router MEO - router novo

Sim, colocas o router que quiseres a transmitir o Wi-Fi.

Tenho o Technicolor TG784n v3...

Estava a ver os 3 modelos da Asus RT-AC68U, RT-AC86U e RT-AC88U. O primeiro e o terceiro fala de VPN nas características. Será possível que o modelo interméio (RT-AC86U) não vem com VPN?

Outra questão que queria perguntar. Depois de ter um destes routers, se tiver o da MEO como bridge, posso depois controlar a access list como havia antes nos routers MEO??? Eu lembro-me de configurar os MACs que eu pretendia que se ligassem ao router. Depois que deixou de ser possível alterar isso, nunca mais vi alternativas.

Edited;
Bom, ter que ter 2 routers tem uma grande desvantagem. Espaço necessário. Mas se for uma opção, terá que ser.
 
Para VPN apenas, mais vale deixar o router do operador, com os NATs necessários apenas e colocar um VPN Server num Raspberry, numa NAS, ou noutro dispositivo qualquer que já exista na rede...
 
Para VPN apenas, mais vale deixar o router do operador, com os NATs necessários apenas e colocar um VPN Server num Raspberry, numa NAS, ou noutro dispositivo qualquer que já exista na rede...

Chiça, isso já me parece um bocado mais complicado. Mas com um router sem ser do operador, temos muito mais controlo em quem deixamos que se ligue ou "sniff" a nossa rede, não?
 
Mas por exemplo, antes dava para restringir o acesso à nossa Wi-Fi por macaddress. Agora já não dá sem ter que andar a inventar para vilter a ter permissões root no router.

Bom, mas o que pretendo esclarecer é se depois, com um router da Meo como Bridge e com o outro que eu adquirir, posso ou não usar o Openwrt e "brincar" à vontade com as definições do router, enquanto que o da Meo fica a servir exclusivamente para os serviços que não são possíveis ter com outros routers.
 
Já investiguei muito sobre esse assunto e não há muito a fazer.

O router/Ont da meo terão sempre de estar presentes e convém servirem as boxes para evitar problemas. Depois é colocar um 2º router a gerir a rede para tudo o resto e a rede wireless.
Se é só para VPN, segue a sugestão do N3RO.
 
Já investiguei muito sobre esse assunto e não há muito a fazer.

O router/Ont da meo terão sempre de estar presentes e convém servirem as boxes para evitar problemas. Depois é colocar um 2º router a gerir a rede para tudo o resto e a rede wireless.
Se é só para VPN, segue a sugestão do N3RO.
Mas não é só para a VPN. E para ser sincero, nem uso o telefone fixo.

No entanto, gostaria de alterar algumas definições que neste momento o router da Meo não permite.
 
Dá para fazeres o que queres.
Eu tb tenho o router da MEO (Fibergateway) ligado à box e tlf, e a porta 4 em bridge ligado a um router meu que 'alimenta' a minha rede domestica e que configuro como entendo.
Não posso aconselhar quanto ao Openwrt pois não uso.
 
De volta aqui a esta thread.

Acabei por não comprar na altura nenhum router e agora ando de novo a pesquisar alternativas.
Não sei se deva criar nova thread para pedir ajuda para comprar um router partindo de algumas características e limitações que pretendo.
Para já vou continuar aqui.

Então pretendo adquirir um router que esteja mais ou menos ao nível do Asus RT-AC86U. Mas este router tem algo que eu não quero. Chip Broadcom.

Também não quero chips Marvell como é o caso do LinkSys WRT3200ACM que era outra possibilidade.

Mas para resumir:

Não quero routers:
- com chips Broadcom
- com chips Marvell
- mais caros que (mais ou menos) 180€


Tem que ter:
- suporte para OpenWRT (requerimento principal)
- pelo menos dual band (2.4GHz e 5GHz)
- pelo menos 400Mbps @ 2.4GHz e 1733Mbps @ 5GHz
- pelo menos 4 portas LAN Gigabit + 1 Gigabit WAN
- MU-MIMO
- cpu Quad-Core 716MHz ou Dual-core 1700MHz
- 256MB RAM e 256MB FLASH ou 512MB RAM e 128MB FLASH
- pelo menos 1x USB 3.0 port
- suporte para VPN (OpenVPN de preferência)
- ter antenas externas

As características foram tiradas de duas opções, NetGear NightHawk X4S (R7800 AC2600) e LinkSys EA8300. No entanto, estou aberto a outras sugestões.

Edited:
Acabei de retirar o LinkSys EA8300 das opções. Não tem suporte a VPN.
 
Última edição:
Mas este router tem algo que eu não quero. Chip Broadcom
qual a justificação?

edit, e ja agora

https://www.linksys.com/us/support-article?articleNum=226167#a1
1. Does the Linksys EA8300 allow VPN tunnels using IPSec, L2TP or PPTP to pass through the router?

Yes. The Linksys EA8300 allows Virtual Private Network (VPN) tunnels using Internet Protocol Security (IPSec), Layer 2 Tunneling Protocol (L2TP) or Point-to-Point Tunneling Protocol (PPTP) to pass through the router.
 
... pesquisas coisas dessas e depois fazes essa pergunta?
Openbpn não é um protocolo, aqueles são.

e ja agora, essa vulnerabilidade esta já tapada por fw.
 
Back
Topo