Dúvidas Substituir Router por Outro Router com VPN

Acho que não porque compreendo que quando se está limitado a determinada característica e tem que ter compatibilidade não pode comprar o último grito porque não sabe se é compatível.

A solução do @Skylow é excelente mas exige muito mais trabalho e mais do que isso, conhecimento que não está acessível a muitas pessoas.
No meu caso não era a questão de estar limitado ou não poder fugir à limitações. Foram mesmo características que eu impus a mim mesmo.
 
Do router? Ou do router a correr esses softwares? Confesso que não faço ideia do que seja isso.

epa faz quotes a pertes porque depois nao sei o que estas a referir.

Pfsense e untangle são OS.
O equipamento referido pelo skylow consome uns 30W.

No meu caso não era a questão de estar limitado ou não poder fugir à limitações. Foram mesmo características que eu impus a mim mesmo.

para de fazer double post... EDITA

a duvida é o porque e para que que queres as coisas, se se justifica ou não.
 
O editar os posts tem sempre o risco de os outros users não repararem que foi editado e consequentemente, não lerem. E eu depois também não sei se leram.
Ainda assim faço muitos edits, quando é logo a seguir a ter enviado o post inicial, principalmente. Mas quando passou já algum tempo, há sempre o risco de quem está a ler, não reparar que o post anterior foi editado.
 
Se mais ninguém respondeu fazes Edit, não justifica estar a fazer double post, além de ser contra as regras...
Sim, mas o que eu disse sobre não se reparar que o post anterior foi editado, não fica resolvido.

Imagina que estás a responder e eu entretanto edito o post anterior. Tu não reparas e envias o teu post sem teres lido as alterações do post anterior.
E nessa altura, o que acabaste de enviar, ode até já nem fazer sentido. É quem estiver a ler, fica sem perceber nada.
 
Se assim for chamas a atenção...
Chega de offtopic, epa são as regras.

Pessoalmente faço double post numa única situação, quando estou a atualizar noticias em posts com semanas sem update, como um up das regras.
 
@PsySc0rpi0n

Só para explicar de forma rápida.
O pfsense https://www.pfsense.org/getting-started/ é um software baseado em freeBSD que é usado para firewall e há algumas soluções no mercado em que já tens hardware com o pfsense já. Mas nada impede que uses em hardware próprio. O untangle desconhecia mas pelo que vejo, e o @rjSampaio que me corrige pretende simplificar a instalação e depois a manutenção. Por isso é que eu antes disse que estas soluções são mais difíceis para a maioria das pessoas porque têm curvas de aprendizagem maiores.

No final o melhor é sempre aquilo que faz o que as pessoas necessitam, dentro do seu orçamento e com os conhecimentos que elas têm. Se algum desses pressupostos falhar não serve.
 
@PsySc0rpi0n

Só para explicar de forma rápida.
O pfsense https://www.pfsense.org/getting-started/ é um software baseado em freeBSD que é usado para firewall e há algumas soluções no mercado em que já tens hardware com o pfsense já. Mas nada impede que uses em hardware próprio. O untangle desconhecia mas pelo que vejo, e o @rjSampaio que me corrige pretende simplificar a instalação e depois a manutenção. Por isso é que eu antes disse que estas soluções são mais difíceis para a maioria das pessoas porque têm curvas de aprendizagem maiores.

No final o melhor é sempre aquilo que faz o que as pessoas necessitam, dentro do seu orçamento e com os conhecimentos que elas têm. Se algum desses pressupostos falhar não serve.


Exacto, nem mais. Este router, apesar de ter já alguns anos, deve servir para o que pretendo e sobrar. Como disse lá para trás, reuni um conjunto de características e procurei o router que as satisfaziam.

Quanto a esses softwares, pois, acho que não necessito de nada muito rebuscado a não ser por uma questão de aprendizagem e experiência.
 
Para quem procura ter VPN no router (cliente e/ou servidor), o recomendado é procurar um router que tenha uma característica chamada "AES-IN Encryption Acceleration". Isto muda completamente a performance que vão ter do equipamento, e da velocidade que obtém quando ligados a uma VPN.

No meu caso, tenho um RT-AC68U (já com uns anos em cima) e o máximo que consigo sobre VPN são 30-35Mbits, dado não ter capacidade para aceleração na encriptação, e também pelo facto do CPU só ter 800mhz (mesmo sendo dual core).

Se a ideia for ter todo o tráfego pela VPN, epah... melhor procurar um equipamento mais recente com boa capacidade para lidar com VPN (ex: asus rt-ax88u, este tem AES-IN e permite o asus merlin). Se por outro lado, a ideia for ter um Split Tunneling (encaminhar só algum tráfego, ex tenho uma VPS com IP dedicado e quero que só o tráfego para este IP vá pela VPN), aí já é possível ter um equipamento com menos capacidade.

No entanto, a minha opção de eleição vai para o que indicou @Skylow, pequena máquina com pfSense, ou para quem já sem um servidor caseiro, é meter uma VM com o pfSense (este passa a ser o router de casa, embora se tenha de manter o router do operador, especialmente nos all-in-one).
 
Recebi o router hoje.

Mas tenho visto que estes gajos a Meo só tentam complicar. Tenho um TG784n V3 ou lá como é o modelo desta porcaria e tenho visto aí por uns foruns que não dá para o configurar em modo bridge. Aliás, já vi tanta coisa que não consigo perceber afinal o ue é necessário fazer.

Já vi que na web interface está lá o modo Btidge para activar, mas aquilo acaba por não fazer nada. Clico lá e aquilo fica ali toda a vida a moer e não acontece nada. Supostamente devia reiniciar o router mas nada acontece.

Depois vejo que é necessário configurar Vlans e mudar portas de um lado para o outro e mais não sei quantas coisas. É mesmo assim? É preciso tanta porcaria para usar um segundo router?
 
e se ligares o router novo ao ONT e depois ligares o da meo à lan desse ?

não consegues fazer bridge no novo ?

Acho que sim. Mas nesse caso o esquema de ligação é mais algo como:

..........Telemóveis, Tablets
..........PCs portáteis
.....................|
.....................|
ONT == Router Netgear == Router ISP
.....................|.......................|
.....................|.......................|
...............BOX IPTV ...........voIP (se necessário)
............(Formuler Z8
............no meu caso)


Eu experimentei isso mas acho que não fiz isso do bridge no router novo.
Tenho que experimentar
 
Última edição:
Na altura, cheguei a pesquisar em foruns sobre a implementação desse esquema de montagem e pelo que me lembro dá problemas depois nas boxes. falhas de imagem e falhas na atualização dos firmwares das boxes e router do ISP. Mas isso já foi à 2 anos.
Procura aqui por algumas dicas de configuração:
https://forum.zwame.pt/threads/como-trocar-router-da-meo-fibra.720871/
https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/tutorial-pfsense-87365
https://forum.meo.pt/tv-e-pacotes-9/pfsense-e-box-meo-130707
 
Mas se for mais simples, usar apenas o router novo, eu não me importo de suprimir o da Meo por completo. Só não sei como configurar o novo. E isso não sei se há muita informação disponível.

Por exemplo, como é que o router da Meo atribui os IPs que vemos lá na web interface? É por DHCP? É que eu acho que preciso desta info para depois configurar este.
Vou dar uma vista de olhos nesses links.

Para esse esquema, talvez isto ajude (princípio que esse router terá OpenWRT): https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/configuracao-tp-link-archer-c7-2-0-com-openwrt-81281

Sim, já o instalei no router novo.
 
Última edição:
Para esse esquema, talvez isto ajude (princípio que esse router terá OpenWRT): https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/configuracao-tp-link-archer-c7-2-0-com-openwrt-81281

Pois, a imagem desse router acaba por não ser exactamente igual ao meu e não sei ao certo como adaptar.
Imagem do link:
image.png


Imagem do meu router:
image.png


O nome das portas não é igual e para além disso, o do link não tem esta porta WAN. Não sei como hei-de colocar isto.


Edited;
Bom, experimentei uma combinação de configurações nesta página do meu router e fui experimentar. Tirei por completo o router da Meo, liguei o cabo de rede do ONT à porta WAN do router e acho que foi tudo.

Ah, e tinha configurado também as duras wireless do router 2.4Ghz e 5Ghz e liguei depois a box IPTV (uma Formuler Z8) à Wireless 5Ghz do router e para já tenho net e TV. Perdi foi o acesso à web config page do router no IP 192.168.1.1. Com o router da Meo consegui ter acesso ao 192.168.1.254 sem ter que ligar o router deles ao PC por cabo de rede. Acedia bem por wireless. Agora não consigo essa parte com o NetGear.
 
Última edição:
Back
Topo