1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Substituir router Vodafone fibra

Discussão em 'Vodafone' iniciada por flateric, 1 de Março de 2011. (Respostas: 3146; Visualizações: 433993)

  1. flateric

    flateric Power Member

    Há alguma possibilidade de usar um outro router que não o router fornecido pela Vodafone?

    Pergunto isto porque tenho um Asus WL-500gP com o firmware DD-WRT e queria continuar a usá-lo. Já alguém configurou um outro router para funcionar com o serviço da Vodafone?

    Não sei se será possível, mas provavelmente terei que configurar algo especial para que a TV funcione. Mas não sei ao certo o que é necessário fazer...


    Alguma dica?
     
  2. Zambrio

    Zambrio Banido

    Nos actuais serviços de FTTH só a Clix permite isso.

    Na vodafone penso que também conseguirás, mas aviso-te já que é muito dificil.
     
    Última edição: 3 de Março de 2011
  3. Keeper

    Keeper Power Member

    É possível sim...mas como o Zambrio disse, não é fácil...esse guia é engraçado mas não refere a questão de como colocar as vlans 100,101,105 nas portas...e a maioria dos equipamentos de baixa gama não suporta port-vlan acima de +-16 e/ou .1q na lan/wan, a não ser com modificações ao SO do router.

    Logo se tiver paciência, irei fazer uns screenshots de como por a VF fibra a funcionar com um draytek 2130vn na integra. (Internet, IPTV e Voz).
     
    Última edição: 3 de Março de 2011
  4. flateric

    flateric Power Member

    Dava um jeitaço!

    Obrigado! :)
     
  5. Keeper

    Keeper Power Member

    Aqui vai:

    NOTA: Não tenho como objectivo qualquer tipo de roubo de serviço mas sim e unicamente o de demonstrar a possibilidade de reutilizar os equipamentos pessoais de maior performance que possam ter em vossas casas. De notar que actualmente esta forma de implementação está a funcionar, no entanto nada garante que a VF altere algo que inviabilize o wan tagging / port tagging e por consequente, a utilização de equipamentos pessoais ligados directamente ao ONT.


    Seja como for, aqui vai...:




    Equipamento que utilizei:

    Para que isto funcione, é necessário ter o firmware:

    [​IMG]


    Como configurar:

    DHCP na porta WAN:

    [​IMG]

    WAN Tagging:

    [​IMG]

    Configurações para o IPTV:

    [​IMG]

    Configurações para o VOIP:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Configurações opcionais para o VOIP:
    (codec g711 - codec de alta qualidade mas consome bastante banda)

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]



    Resultado final:

    [​IMG]


    Obs.1) Com esta configuração a set-top-box só irá funcionar na porta 4...se quiserem podem selecionar mais portas para a vlan 105 ou então ligar um switch de xxx portas, à porta 4 do draytek, ficando com a possiblidade de ligar tantas boxes de tv quantas portas o vosso switch tiver. ;)

    Obs.2) Devido a este router draytek não ter port-vlan tagging mas sim wan tagging, não é possível fazer com que as STBs apanhem IP do dhcp server interno do draytek (192.168.xx.xx), pelo que não será possível ver as fotos/músicas dos vossos PCs através das boxes. :( No entanto, as mesmas irão ter um IP 10.xx.xx.xx com todas as restantes funcionalidades operacionais (gravar; EPG; teletexto; etc).

    Obs.3) Quando tiverem o configurado, têm obrigatoriamente de desligar o thomson da rede. O draytek poderá levar até 1h para apanhar IPs na wan pelo que sejam pacientes (normalmente 10-20mins é suficiente...).

    Cumprimentos :cool:


    EDIT: Os firmware anteriores ao 1.5.2 beta, têm um problema o qual não permite (a quando da recepção de chamadas exteriores), que o interlocutor nos ouça.
     
    Última edição: 10 de Setembro de 2011
  6. flateric

    flateric Power Member

    Obrigado pelo tutorial! ;) Tens conhecimento se isto dá para fazer num Asus WL-500gP com DDWRT? Confesso que ainda não verifiquei se tenho todas essas opções disponíveis!

    Lembrei-me foi de uma cena... Onde são ligados os telefones? Ao router? Se for ao router, já não posso partir para estas alterações porque o WL-500gP não tem tomadas de telefone!
     
  7. Keeper

    Keeper Power Member

    Eu tenho um router com suporte de voip, no entanto - em contrário ao que disse no post anterior - é possível manter o thomson ligado para o serviço de telefone em paralelo com o teu asus wl-500gP para Internet e IPTV...tens é de desligar as funcionalidades de Internet e IPTV no router thomson, deixando unicamente a parte da voz lá configurado - Isto é necessário porque a VF não permite que existam dois routers ligados e configurados em simultâneo no mesmo ONT para o(s) mesmo(s) serviço(s).

    Honestamente, não te vou guiar passo a passo para configurares isso já que o procedimento é muito extenso, não havendo garantias que dê...deixo-te no entanto umas dicas:

    Faz reboot ao router, entra por telnet e executa " root:# dmesg ". Dependendo da versão de controlador de switch (PHY switch controller) que tenhas, poderá dar ou não para passar os teus serviços de net e iptv (os que dão de certeza são os que tenham um switch controller Broadcom BCM5325E/536x). Muito provavelmente irás precisar do modulo switch-robo.ko.

    Para mais infos, visita o forum dd-wrt, em: http://www.dd-wrt.com/phpBB2/viewtopic.php?t=88453&postdays=0&postorder=asc&start=0

    Boa sorte! :cool:
     
  8. flateric

    flateric Power Member

    Se tenho que manter os dois router ligados, já não vale a pena o trabalho todo. Mais vale ligar um router ao outro e colocar o thomson em bridge. Dá para fazer isto no thomson, ou está bloqueada esta funcionalidade?
     
  9. Keeper

    Keeper Power Member

    Se é para teres internet nesse teu router, não precisas nada de especial...simplesmente configura um IP no Asus WL-500gP (um que não seja o 192.168.1.254 já que este é o ip do thomson) e liga o thomson assim como os teus PCs ao asus nas portas LAN.
     
  10. flateric

    flateric Power Member

    A ideia inicial era usar apenas o Asus. A alternativa seria essa e provavelmente vai ser o que vou fazer. Só não queria era ter os dois routers ligados se um pudesse fazer o trabalho todo! :)
     
  11. Keeper

    Keeper Power Member

    Para isso terias de ter um router que tenha suporte para o voip, caso contrário, terás sempre de ter dois routers...

    Mas porque queres tu usar esse Asus ? o que tem de especial em relação ao thomson ?
     
  12. flateric

    flateric Power Member

    A minha dúvida era se os telefones seriam ligados ao ONT.

    Quando ao Asus, é muito estável e aguenta com praticamente tudo. Então com o firmware DDWRT nem se fala. Basta pesquisar no google e ver o bem que se fala dele. :)
     
  13. Keeper

    Keeper Power Member

    telefones directos ao ONT ?! nunca! impossível (*) a não ser via um ONT com POTS (que não é o caso). Fazendo uma comparação, é o mesmo que tentares misturar àgua com azeite - ambos são liquidos mas não se misturam. O ONT lá porque tem portas de rede não quer dizer nada...é um terminal burro (**) que converte o sinal óptico em eléctrico.


    Cumps.



    (*) & (**): não é bem verdade mas a explicação é extensa. Ver: http://www.faqs.org/patents/app/20080253771
     
    Última edição: 4 de Março de 2011
  14. flateric

    flateric Power Member

    Se o ONT fosse mais do que um simples ONT, era possível. Tendo este portas ethernet e portas RJ11, ligavam-se lá as boxes e os telefones e dele sairia um cabo RJ45 para o router que seria usado apenas para a net. Assim era mais fácil o cliente usar um outro router que não o deles!
     
  15. Doell_60

    Doell_60 Power Member

    Boas, eu estou a tentar meter o Asus RT-N16 a funcionar, mas com o Switch BMC53115, que dá suporte para mais de 16 Vlan's, mas claro, tenho sempre de ter um router Voip ou mesmo o Thomson a fazer de Voip.
     
  16. omni0ne

    omni0ne Power Member

    Para quem ser quer mesmo ver livre to Thomson, incluindo VoIP, pode sempre compar um Linksys PAP2 no ebay por 20 e poucos euros.
     
  17. Doell_60

    Doell_60 Power Member

    Bem, eu vou testar as configs do DD-WRT no meu Asus RT-N16 e meter aqui os resultados.
     
  18. Doell_60

    Doell_60 Power Member

    Bem, resultados 100% positivos, tenho o ASUS RT-N16 com Net (Vlan 100) e o Linksys PAP2 a dar o Voip (Vlan 101), como nao tenho TV nao configurei a Vlan 105.

    Tudo a funcionar perfeitamente e melhor do que o Thomson AKA="PISA PAPEIS"!

    Agradeço a ajuda do Keeper que me tem acompanhado neste processo todo.

    Abraço
     
  19. flateric

    flateric Power Member

    Fixe, bom saber! :) Pena não ter um router com VoIP! Se vir que vale a pena ainda compro um... quando instalarem a fibra em casa, logo vejo como correm as coisas.

    Tens algum guia de como fazer isso? :D

    Já agora... esse Asus RT-N16, como se porta com o DD-WRT?