Substituir router Vodafone fibra

Imm22 disse:
Não é ainda líquido que algumas vez tenham tido 2 ip's públicos. Eu diria que tinham um único up partilhado pelos dois routers um dele em bridge(Thompson)

Não, tinha dois IPs mesmo, até fui verificar a bocado os logs no gmail, um ip quando entrava usando o router technicolor, outro ip quando entrava usando o router da asus, isto tudo em datas em que tudo estava a funcionar.

NOG03 disse:
Porquê?
Eles só são obrigados a fornecer um ip público, o resto é apenas para nosso benefício.

Mostra-me onde está isso no contrato? até pode ser como tu dizes, e IPs a mais é um beneficio, mas para no meu caso está me a impedir de trabalhar e isto que eles fizeram sem qualquer aviso de mudar configurações e restringir os IPs fez-me perder horas e horas em troubleshoot, e neste momento tenho um router inutilizado que serve para o meu trabalho e que não posso usar, pq eles se lembraram de mudar configurações.

LiveMetal disse:
Pessoal, eu ainda não percebi muito bem o que se passa por aqui, mas eu continuo sem problemas. As minhas configurações são:

ONT ---> Switch TL-SG105E -----> Technicolor ------> Box
ONT ---> Switch TL-SG105E -----> Technicolor ------> Telefone

ONT ---> Switch TL-SG105E -----> Netgear R7000 ---> Net

Aparentemente, continua tudo a funcionar sem problemas. As configurações que tenho no Switch permitem-me fazer com que o Technicolor fique sem internet mas funcione a TV e o telefone.

Eu tenho o mesmo setup que tu simplesmente em vez dum netgear tenho um asus, explica-me como continua a funcionar tudo sem problemas, eu ha 4 dias atras podia aceder a internet quer fosse pelo technicolor quer fosse pelo asus, tinha 2 ips diferentes, desde 5a feira não consigo, quando o technicolor esta em cima e ligado a internet, se eu subir o asus a ligação de internet do asus fica a funcionar e o technicolor cai.
Curiosamente continua a haver tv e o telefone funciona no technicolor.

NOG03 disse:
Great to hear that!!!
Já agora que configurações têm no switch??
É que tenho um switch desses aqui parado e assim faço já o que preciso fazer...

Não tens que fazer nenhuma, passa tudo em trunk, isso e a mesma configuração que eu tenho, mas ja não adianta nada visto que a vodafone decidiu restringir os IPs.
 
Mostra-me onde está isso no contrato? até pode ser como tu dizes, e IPs a mais é um beneficio, mas para no meu caso está me a impedir de trabalhar e isto que eles fizeram sem qualquer aviso de mudar configurações e restringir os IPs fez-me perder horas e horas em troubleshoot, e neste momento tenho um router inutilizado que serve para o meu trabalho e que não posso usar, pq eles se lembraram de mudar configurações.

Isto é apenas uma opinião pessoal e "imparcial":
Se fores cliente empresarial certamente tens direito a isso e muito mais, no entanto se fores cliente doméstico há coisas que não podes fazer sequer, mas também não pagas o que um cliente doméstico paga.
P. ex.: como cliente doméstico nem sequer podemos usar um servidor vpn (mas conheço quem têm em casa um) ou até mesmo teres um servidor em casa (e quando digo servidor, não me refiro ao rasp). Eles vão-nos aborrecer por isso? Certamente que não mas podem.
Por isso, se o teu trabalho foi afetado e fores um cliente empresarial, vai-te a eles.
Como cliente doméstico, não tens hipotese.


Não tens que fazer nenhuma, passa tudo em trunk, isso e a mesma configuração que eu tenho, mas ja não adianta nada visto que a vodafone decidiu restringir os IPs.

Mas tens isso pelo teu router?
Já agora, que router tens? Usas DDWRT? Se sim, então realmente dás-me razão de quando disse um pouco mais acima de que ao nosso amigo LiveMetal será até ele fazer um reset ou assimhttps://forum.zwame.pt/members/livemetal.11960/
 
Eu tenho o mesmo setup que tu simplesmente em vez dum netgear tenho um asus, explica-me como continua a funcionar tudo sem problemas, eu ha 4 dias atras podia aceder a internet quer fosse pelo technicolor quer fosse pelo asus, tinha 2 ips diferentes, desde 5a feira não consigo, quando o technicolor esta em cima e ligado a internet, se eu subir o asus a ligação de internet do asus fica a funcionar e o technicolor cai.
Curiosamente continua a haver tv e o telefone funciona no technicolor.



Não tens que fazer nenhuma, passa tudo em trunk, isso e a mesma configuração que eu tenho, mas ja não adianta nada visto que a vodafone decidiu restringir os IPs.
Não sei se tens as mesmas configurações que eu. O meu technicolor não tem internet, tanto que a luz vermelha está sempre acesa. Todavia, o telefone e a TV funcionam no technicolor. Isto porquê? Exactamente porque na porta que liga ao technicolor só fiz tag às VLANs 101 e 105. Não me recordo se fiz untag à VLAN 100. Se tu tiveres de facto com as mesmas configs que eu, tenta acrescentar untag à VLAN 100 na porta que liga ao technicolor. Verás que ficas sem IP Público de internet no technicolor mas continuas a ter telefone e TV.

Mas tens isso pelo teu router?
Já agora, que router tens? Usas DDWRT? Se sim, então realmente dás-me razão de quando disse um pouco mais acima de que ao nosso amigo LiveMetal será até ele fazer um reset ou assim
Não se trata de fazer reset ou não. Isso não faz diferença nenhuma. Eu simplesmente o que fiz foi não passar internet para o technicolor, deixando passar apenas os serviços de telefone e TV (isto tudo configurando as VLANs no switch). Ora, como o technicolor não vai ter ip público de internet, não vai ocupar o suposto IP público que ficará livre para o router que vamos usar para internet.
 
Última edição:
pergunta rápida, o AiO da para fazer bridge?
Visto que não me andam a bloquear dois ips e nada indica que não o façam a todos, mesmo com a vLan bloqueada , se calhar é melhor passar para o AiO se tiver bridge.
 
Isto é apenas uma opinião pessoal e "imparcial":
Se fores cliente empresarial certamente tens direito a isso e muito mais, no entanto se fores cliente doméstico há coisas que não podes fazer sequer, mas também não pagas o que um cliente doméstico paga.
P. ex.: como cliente doméstico nem sequer podemos usar um servidor vpn (mas conheço quem têm em casa um) ou até mesmo teres um servidor em casa (e quando digo servidor, não me refiro ao rasp). Eles vão-nos aborrecer por isso? Certamente que não mas podem.
Por isso, se o teu trabalho foi afetado e fores um cliente empresarial, vai-te a eles.
Como cliente doméstico, não tens hipotese.




Mas tens isso pelo teu router?
Já agora, que router tens? Usas DDWRT? Se sim, então realmente dás-me razão de quando disse um pouco mais acima de que ao nosso amigo LiveMetal será até ele fazer um reset ou assim

Eu sei que estás a ser imparcial percebo o que queres dizer mas a imparcialidade com as empresas não funciona, quando ves coisas que são absolutamente injustas por parte das empresas a imparcialidade aí não existiu, mais uma vez volto a dizer onde está a dizer no contrato que um "ip só pode ser atribuido a um cliente exclusivamente" ou algo do genero, o que manda é o contrato no fim de contas.

Asus AC1200+ tenho o seguinte:

ONT-----> switch ----> Asus---> só para a internet
-----------switch ----> technicolor---> telefone e TV (internet para o velho ou para algo que nao fosse relacionado com o trabalho).

basicamente o que tenho é uma ONT um Switch e depois do switch sai o router da asus e da outra porta do switch o da technicolor.

o switch esta em trunk basicamente não percisas de configurar nada e os dados passam todos como deve de ser.

E não, não tenho ddwrt estou a usar o firmware original da asus.

este setup dava-me dois ips externos, que esteve a funcionar até 5a feira, agora não funciona.

LiveMetal disse:
Não sei se tens as mesmas configurações que eu. O meu technicolor não tem internet, tanto que a luz vermelha está sempre acesa. Todavia, o telefone e a TV funcionam no technicolor. Isto porquê? Exactamente porque na porta que liga ao technicolor só fiz tag às VLANs 101 e 105. Não me recordo se fiz untag à VLAN 100. Se tu tiveres de facto com as mesmas configs que eu, tenta acrescentar untag à VLAN 100 na porta que liga ao technicolor. Verás que ficas sem IP Público de internet no technicolor mas continuas a ter telefone e TV.

Bem aparentemente, fisicamente estamos iguais (só temos routers diferentes) eu não precisei de configurar nada no meu switch passa tudo taggado tinha telefone internet e tv do lado do technicolor, e internet do lado asus (só tive que criar a vlan 100 no router asus).

Neste momento apos o que a vodafone fez tambem não tenho ip publico no technicolor ou seja a internet esta a passar pelo asus o serviço de voz e tv no technicolor, mas do nada perco internet no asus e se me ligar ao technicolor tenho internet nesse, se ligar e desligar o asus ele volta a ganhar precedencia e volta a ter internet e o technicolor a perde-a de novo, sabes alguma maneira de desligar definitivamente a internet no technicolor?

Obrigado pela ajuda, abraço ;)

TehNoob
 
A unica razao pela qual eu preciso da VLAN 100 no router da vodafone e para as apps na TV, tais como radio, etc. Essas nao usam a vlan 105, simplesmente usam a nossa conexao a internet.

Cumps
 
Eu sei que estás a ser imparcial percebo o que queres dizer mas a imparcialidade com as empresas não funciona, quando ves coisas que são absolutamente injustas por parte das empresas a imparcialidade aí não existiu, mais uma vez volto a dizer onde está a dizer no contrato que um "ip só pode ser atribuido a um cliente exclusivamente" ou algo do genero, o que manda é o contrato no fim de contas.

Asus AC1200+ tenho o seguinte:

ONT-----> switch ----> Asus---> só para a internet
-----------switch ----> technicolor---> telefone e TV (internet para o velho ou para algo que nao fosse relacionado com o trabalho).

basicamente o que tenho é uma ONT um Switch e depois do switch sai o router da asus e da outra porta do switch o da technicolor.

o switch esta em trunk basicamente não percisas de configurar nada e os dados passam todos como deve de ser.

E não, não tenho ddwrt estou a usar o firmware original da asus.

este setup dava-me dois ips externos, que esteve a funcionar até 5a feira, agora não funciona.



Bem aparentemente, fisicamente estamos iguais (só temos routers diferentes) eu não precisei de configurar nada no meu switch passa tudo taggado tinha telefone internet e tv do lado do technicolor, e internet do lado asus (só tive que criar a vlan 100 no router asus).

Neste momento apos o que a vodafone fez tambem não tenho ip publico no technicolor ou seja a internet esta a passar pelo asus o serviço de voz e tv no technicolor, mas do nada perco internet no asus e se me ligar ao technicolor tenho internet nesse, se ligar e desligar o asus ele volta a ganhar precedencia e volta a ter internet e o technicolor a perde-a de novo, sabes alguma maneira de desligar definitivamente a internet no technicolor?

Obrigado pela ajuda, abraço ;)

TehNoob

Bem, estive toda a manhã a ver se conseguia fazer o sistema que ontem falamos... mas sem sucesso.

Voltei ao método que tinha, em que so tenho a net e box via o Asus.
 
Uma pergunta já que ando em fase de sondar o mercado e renegociação de contrato com a nos. Eu já tenho um bom router (Archer C9) e tenho interesse em manter o meu router, liguei para a vodafone para ver se negociava um bom pacote, mas quando eu perguntei se em vez do smart router podia ter a solução antiga não obtive uma resposta clara, o operador disse que à partida sim, mas que não garantia. A minha questão é se este ONT da TP-link por exemplo funcionaria ou se tem que ser feita alguma activação da vodafone e eles se podem recusar. O telefone não me interessa e sei que o archer dá para IPTV por isso no router não teria problema.
http://uk.tp-link.com/products/details/cat-5033_TX-6610.html
 
Eu sei que estás a ser imparcial percebo o que queres dizer mas a imparcialidade com as empresas não funciona, quando ves coisas que são absolutamente injustas por parte das empresas a imparcialidade aí não existiu, mais uma vez volto a dizer onde está a dizer no contrato que um "ip só pode ser atribuido a um cliente exclusivamente" ou algo do genero, o que manda é o contrato no fim de contas.

Asus AC1200+ tenho o seguinte:

ONT-----> switch ----> Asus---> só para a internet
-----------switch ----> technicolor---> telefone e TV (internet para o velho ou para algo que nao fosse relacionado com o trabalho).

basicamente o que tenho é uma ONT um Switch e depois do switch sai o router da asus e da outra porta do switch o da technicolor.

o switch esta em trunk basicamente não percisas de configurar nada e os dados passam todos como deve de ser.

E não, não tenho ddwrt estou a usar o firmware original da asus.

este setup dava-me dois ips externos, que esteve a funcionar até 5a feira, agora não funciona.



Bem aparentemente, fisicamente estamos iguais (só temos routers diferentes) eu não precisei de configurar nada no meu switch passa tudo taggado tinha telefone internet e tv do lado do technicolor, e internet do lado asus (só tive que criar a vlan 100 no router asus).

Neste momento apos o que a vodafone fez tambem não tenho ip publico no technicolor ou seja a internet esta a passar pelo asus o serviço de voz e tv no technicolor, mas do nada perco internet no asus e se me ligar ao technicolor tenho internet nesse, se ligar e desligar o asus ele volta a ganhar precedencia e volta a ter internet e o technicolor a perde-a de novo, sabes alguma maneira de desligar definitivamente a internet no technicolor?

Obrigado pela ajuda, abraço ;)

TehNoob
Como eu disse, fisicamente sim estamos iguais... mas a nível de configurações do switch não está igual! Eu alterei as configurações das VLANs no switch de forma a que, para a porta onde liga o Technicolor, só passa a VLAN 101 e a VLAN 105 (Telefone e TV). Desde o momento em que eu faço reset aos aparelhos, o Technicolor nunca chega a obter internet (e nem consegue porque eu não fiz tag da VLAN 100 no switch para essa porta). Tu perdes internet porque, ao teres trunk, o Technicolor detecta a VLAN 100 e tenta liga-lo de tempo a tempo. O que também pode estar a acontecer é a lease do IP no Asus terminar e o Technicolor conseguir ir busca-lo primeiro antes de haver a renovação da lease no Asus. Mas isso, só analisando mesmo.

@NotGeneric, Isso que reportas é a única desvantagem desta solução... mas como lá em casa não se usa essas apps e só se vê TV, optei na altura por esta solução. Sempre funcionou e, repito, continua a funcionar.
 
Uma pergunta já que ando em fase de sondar o mercado e renegociação de contrato com a nos. Eu já tenho um bom router (Archer C9) e tenho interesse em manter o meu router, liguei para a vodafone para ver se negociava um bom pacote, mas quando eu perguntei se em vez do smart router podia ter a solução antiga não obtive uma resposta clara, o operador disse que à partida sim, mas que não garantia. A minha questão é se este ONT da TP-link por exemplo funcionaria ou se tem que ser feita alguma activação da vodafone e eles se podem recusar. O telefone não me interessa e sei que o archer dá para IPTV por isso no router não teria problema.
http://uk.tp-link.com/products/details/cat-5033_TX-6610.html

Penso que eles só estão a instalar ONT+Router (chamado esperto) e acho que aí já não dá para desligar de nada... penso eu.
 
Penso que eles só estão a instalar ONT+Router (chamado esperto) e acho que aí já não dá para desligar de nada... penso eu.

Pois a minha questão é essa, é que se for assim, o meu Router vai para o "lixo" ou fico com double nat e não sei se isso não me traz probelmas a aceder ao meu serviço home assistant. Se esse ONT da TP-liunk funcionasse, encostava o smrt-router deles a um canto na mesma.
 
Pois a minha questão é essa, é que se for assim, o meu Router vai para o "lixo" ou fico com double nat e não sei se isso não me traz probelmas a aceder ao meu serviço home assistant. Se esse ONT da TP-liunk funcionasse, encostava o smrt-router deles a um canto na mesma.

Não dá para encostar nada pois o Router "esperto" têm a ONT inserida ou seja, é um 2 em 1.
Infelizmente...
 
Não dá para encostar nada pois o Router "esperto" têm a ONT inserida ou seja, é um 2 em 1.
Infelizmente...

Ou eu estou a fazer alguma confusão, ou não me estou a saber explicar. Esse link que meti é um ONT, ou seja, a ideia era deixar de usar o da Vodafone, o Smart Router, e usar o ONT da TP-Link para receber a fibra.
 
Ou eu estou a fazer alguma confusão, ou não me estou a saber explicar. Esse link que meti é um ONT, ou seja, a ideia era deixar de usar o da Vodafone, o Smart Router, e usar o ONT da TP-Link para receber a fibra.

Pois, sorry não tinha visto o link (assumi outra coisa)
Penso que não deve dar uma vez que deve haver activações e coisas assim para a Vodafone usar o ONT deles... isto digo eu.
 
E agora até tenho medo de comprar um PAP2 para o telefone.

Alguém que tenha este sistema e que já tenha efectuado um reset e ainda continue tudo na mesma ou seja, que está ainda a bombar???
 
O ONT, mesmo que seja numa instalação com o ONT e o Router separados, nunca dá para ser substituído pois a Vodafone não dá os dados para autenticação do ONT na rede deles.
 
Se fosse para coprarem um ONT compravam um Huawei HG8010/HG8012 usado nos sites usados (portugueses e chineses.). Duvido muito que a vodafone de o login.

Cumps
 
É possível saber o login, assim como quem tem o PAP2t o tem para fazer login. Essa informação está aqui: http://adslid.vodafone.pt . Agora aVodafone o que quer é um acesso transparente à vossa rede caseira, caso não seja com os equipamentos deles ficam cegos como morcegos.
Nunca configurei uma ONT, mas se arranjares um igual ao deles é só pedir para subirem a configuração para lá. Dizem que não estão a conseguir fazer a ligação e eles vão verificar que não estão com acesso e vão tentar fazer o novamente upload dos dados para a ONT
 
É possível saber o login, assim como quem tem o PAP2t o tem para fazer login. Essa informação está aqui: http://adslid.vodafone.pt . Agora aVodafone o que quer é um acesso transparente à vossa rede caseira, caso não seja com os equipamentos deles ficam cegos como morcegos.
Nunca configurei uma ONT, mas se arranjares um igual ao deles é só pedir para subirem a configuração para lá. Dizem que não estão a conseguir fazer a ligação e eles vão verificar que não estão com acesso e vão tentar fazer o novamente upload dos dados para a ONT
Os dados não dão para fazer "upload" pois a chave de autenticação tem de ser colocar do lado do cliente (quando há deslocação de um técnico).
Os ONT mesmo com reset não perdem essa chave daí ele ficar a trabalhar na mesma.
 
@imm22

aqui vai alguns prints




No campo proxy -> ims.vodafone.pt:5060
No campo outbound proxy -> proxy.ims.vodafone.pt:5060
no campo displayname -> nº de tlf
no campo user id -> +351 + nº de tlf
no campo password -> é no meu caso é o access id



No campo dial plan devem colocar -> "(#31#xxxxxxxxxxxx.|*xx|[3469]11|0|00|[2-9]xxxxxx|1xxx[2-9]xxxxxxS0|xxxxxxxxxxxx.)" <- sem as ""
Isto para que consigam ocultar o nº de casa caso seja necessário



No meu caso como tenho o router a obter o ip da vlan de voip daí estas configurações.

O campo nat keepalive está a 900 pois é para anunciar para o servidor da vodafone que o nosso nº "existe" para o mundo.
 
Back
Topo