Substituir router Vodafone fibra

@imm22

aqui vai alguns prints




No campo proxy -> ims.vodafone.pt:5060
No campo outbound proxy -> proxy.ims.vodafone.pt:5060
no campo displayname -> nº de tlf
no campo user id -> +351 + nº de tlf
no campo password -> é no meu caso é o access id



No campo dial plan devem colocar -> "(#31#xxxxxxxxxxxx.|*xx|[3469]11|0|00|[2-9]xxxxxx|1xxx[2-9]xxxxxxS0|xxxxxxxxxxxx.)" <- sem as ""
Isto para que consigam ocultar o nº de casa caso seja necessário



No meu caso como tenho o router a obter o ip da vlan de voip daí estas configurações.

O campo nat keepalive está a 900 pois é para anunciar para o servidor da vodafone que o nosso nº "existe" para o mundo.


Ok, assim já vou tratar de arranjar um pap2t.
 
@NOG03, não conseguiste fazer como te disse? Que aconteceu? Ou que se passava?

Deixei aqui a resposta.
Parece que tenho de voltar ao sistema de pap2t. (voltar, no sentido de ter de colocar nessa maneira)
No entanto se souberes como dar a volta, estou tentado a experimentar outra vez apesar de ser complicado uma vez que tenho um "pirralhito" que gosta do blaze, patrulha pata e afins quase horas sem fim...
 
Deixei aqui a resposta.
Parece que tenho de voltar ao sistema de pap2t. (voltar, no sentido de ter de colocar nessa maneira)
No entanto se souberes como dar a volta, estou tentado a experimentar outra vez apesar de ser complicado uma vez que tenho um "pirralhito" que gosta do blaze, patrulha pata e afins quase horas sem fim...
Então quando puderes faz assim:

Switch TP-link

Porta 1 - ONT
Porta 2 - Asus
Porta 3 - Technicolor

Configurações do Switch:

Porta 1 - Trunk
Porta 2 - Fazes tag SÓ da VLAN 100 na porta 2
Porta 3 - Fazes tag da VLAN 101 e da VLAN 105 na porta 3

Já agora, experimentaste a tal questão do untag da VLAN 100 na porta 3?

Reboot a todos os equipamentos começando primeiro pelo ONT, depois pelo Asus e em último pelo Technicolor.
 
Então quando puderes faz assim:

Switch TP-link

Porta 1 - ONT
Porta 2 - Asus
Porta 3 - Technicolor

Configurações do Switch:

Porta 1 - Trunk
Porta 2 - Fazes tag SÓ da VLAN 100 na porta 2
Porta 3 - Fazes tag da VLAN 101 e da VLAN 105 na porta 3

Já agora, experimentaste a tal questão do untag da VLAN 100 na porta 3?

Reboot a todos os equipamentos começando primeiro pelo ONT, depois pelo Asus e em último pelo Technicolor.

O problema começa por eu não conseguir entrar no switch após liga-lo à ONT, pois não me deixa entrar por motivos do ip.
Diz que o ip não está na mesma range que o router ou seja, por aquilo que percebi ele não ganha ip (editável) se apanhar o ip externo pois eu ligo o dhcp.

Não sei se me estou a fazer compreender.
 
O problema começa por eu não conseguir entrar no switch após liga-lo à ONT, pois não me deixa entrar por motivos do ip.
Diz que o ip não está na mesma range que o router ou seja, por aquilo que percebi ele não ganha ip (editável) se apanhar o ip externo pois eu ligo o dhcp.

Não sei se me estou a fazer compreender.
Nesse caso, deves definir manualmente um IP na gama 192.168.0.x no teu PC e meter no gateway o IP de acesso ao switch (por definição, penso que seja 192.168.0.1). Esse PC (onde configuras o switch) deve estar ligado directamente ao switch.
 
Nesse caso, deves definir manualmente um IP na gama 192.168.0.x no teu PC e meter no gateway o IP de acesso ao switch (por definição, penso que seja 192.168.0.1). Esse PC (onde configuras o switch) deve estar ligado directamente ao switch.

Então ele não vai ter o ip externo, certo?
(Era isso que que me estava meter confusão)
 
Eu tenho o serviço One Net (empresarial) com um ONT ZTE ZXHN F601 (1 porta lan) e um router Technicolor TG784n v3 e então coloquei um switch a seguir ao ONT e dai sai a net para o v3 para o VoIP (telefones da empresa) e para o Draytek 2830 para a net e gestão da rede.

De há uns dias para cá a net está sempre a falhar de X em X tempo o que me causa um enorme transtorno.

Alguém me consegue dizer como posso resolver isto? Obrigado!
 
Eu tenho o serviço One Net (empresarial) com um ONT ZTE ZXHN F601 (1 porta lan) e um router Technicolor TG784n v3 e então coloquei um switch a seguir ao ONT e dai sai a net para o v3 para o VoIP (telefones da empresa) e para o Draytek 2830 para a net e gestão da rede.

De há uns dias para cá a net está sempre a falhar de X em X tempo o que me causa um enorme transtorno.

Alguém me consegue dizer como posso resolver isto? Obrigado!
Basta ler as paginas anteriores... A Vodafone bloqueou a possibilidade de ter dois IPs externos, logo só vais poder ter um router ligado, por agora liga o da Vodafone e esquece o outro.
 
Eu tenho o serviço One Net (empresarial) com um ONT ZTE ZXHN F601 (1 porta lan) e um router Technicolor TG784n v3 e então coloquei um switch a seguir ao ONT e dai sai a net para o v3 para o VoIP (telefones da empresa) e para o Draytek 2830 para a net e gestão da rede.

De há uns dias para cá a net está sempre a falhar de X em X tempo o que me causa um enorme transtorno.

Alguém me consegue dizer como posso resolver isto? Obrigado!

Boas, acho que se é serviço empresarial pode requer à Vodafone que lhe desbloqueiem o facto de usar o seu próprio sistema.
 
@NOG03, ok vê lá isso. Epah eu agora está dificil de ir a Lisboa mas, assim que for, saco as configs do meu switch e partilho aqui com vocês. A sério, já foi há tanto tempo que não me recordo ao certo como fiz aquilo... mas lembro-me que andei um dia inteiro de volta do switch até ficar tudo a funcionar como queria.
 
@NOG03, ok vê lá isso. Epah eu agora está dificil de ir a Lisboa mas, assim que for, saco as configs do meu switch e partilho aqui com vocês. A sério, já foi há tanto tempo que não me recordo ao certo como fiz aquilo... mas lembro-me que andei um dia inteiro de volta do switch até ficar tudo a funcionar como queria.

Ok, ficamos certamente todos nós ansiosos com a tua vinda a Lisboa, hehehehe!!!
Vou ver para a semana este assunto.
 
LiveMetal disse:
Como eu disse, fisicamente sim estamos iguais... mas a nível de configurações do switch não está igual! Eu alterei as configurações das VLANs no switch de forma a que, para a porta onde liga o Technicolor, só passa a VLAN 101 e a VLAN 105 (Telefone e TV). Desde o momento em que eu faço reset aos aparelhos, o Technicolor nunca chega a obter internet (e nem consegue porque eu não fiz tag da VLAN 100 no switch para essa porta). Tu perdes internet porque, ao teres trunk, o Technicolor detecta a VLAN 100 e tenta liga-lo de tempo a tempo. O que também pode estar a acontecer é a lease do IP no Asus terminar e o Technicolor conseguir ir busca-lo primeiro antes de haver a renovação da lease no Asus. Mas isso, só analisando mesmo.

Confere, são esses os sintomas, estando a passar tudo em trunk vlan 100 vindo do technicolor e do Asus (o que antigamente funcionava pois tinha dois IPs publicos) ora cai um ora cai outro.
Ora tu restringindo uma das vlans no switch, neste caso a 100 de dados ele nunca vai tentar ligar do lado do router da vodafone logo a internet nao cai do lado do asus se bem entendi foi isso que fizeste.
Ou seja nao passa em trunk, simplesmente do technicolor passas a 101 e a 105 do lado do asus (no teu caso no netgear) passa em trunk (a 100 de dados) se bem entendi.
Tenho que experimentar essa configuração.

LiveMetal disse:
Então quando puderes faz assim:

Switch TP-link

Porta 1 - ONT
Porta 2 - Asus
Porta 3 - Technicolor

Configurações do Switch:

Porta 1 - Trunk
Porta 2 - Fazes tag SÓ da VLAN 100 na porta 2
Porta 3 - Fazes tag da VLAN 101 e da VLAN 105 na porta 3

Já agora, experimentaste a tal questão do untag da VLAN 100 na porta 3?

Reboot a todos os equipamentos começando primeiro pelo ONT, depois pelo Asus e em último pelo Technicolor.

Cheers, vou experimentar essa configuração, curiosamente até a ordem que tens as ligações fisicas é igual á minha, vou experimentar isso, obrigado pelas configs.

NOG03 disse:
O problema começa por eu não conseguir entrar no switch após liga-lo à ONT, pois não me deixa entrar por motivos do ip.
Diz que o ip não está na mesma range que o router ou seja, por aquilo que percebi ele não ganha ip (editável) se apanhar o ip externo pois eu ligo o dhcp.

Não sei se me estou a fazer compreender.

Desliga-o da rede e liga-o directamente ao teu pc por cabo ethernet, mete te na gama de ip que o switch usa manualmente e depois acede por web interface.

Memphis disse:
Eu tenho o serviço One Net (empresarial) com um ONT ZTE ZXHN F601 (1 porta lan) e um router Technicolor TG784n v3 e então coloquei um switch a seguir ao ONT e dai sai a net para o v3 para o VoIP (telefones da empresa) e para o Draytek 2830 para a net e gestão da rede.

De há uns dias para cá a net está sempre a falhar de X em X tempo o que me causa um enorme transtorno.

Alguém me consegue dizer como posso resolver isto? Obrigado!

Não podes, tive ontem a falar com a vodafone em relação ao uso de dois ips externos, e falaram-me que suportado mais que um ip so em empresarial, que é o teu caso, mas não com essa configuração, dizem que tem que passar sempre pelo router da vodafone e tem que se fazer bridging.

Isso foi o que me disseram, o meu consellho, era telefonar para eles e perguntar.

Agora que já respondi e agradeci pela ajuda, tive ontem a falar com o pessoal da vodafone e eles não fazem nada, eu apertei com o gajo mas ele disse que não tinha sido notificado de alguma mudança, quando ele disse isso, eu disse-lhe logo "então é pq mudou alguma coisa para me estar a dizer isso" e ele gaguejou mais um bocado, mas realmente nao admitiu, mesmo quando eu lhe disse "Então eu tenho isto a funcionar durante nao sei quanto tempo e chego a 5a feira de semana passada e deixa de funcionar" ou quando eu lhe disse "pessoas com a mesma configuração que eu tinham tudo a funcionar e deixaram de ter tudo a funcionar na mesma altura que eu" e ele la foi gaguejando entre desculpas mas nao abriu o jogo, bottom line eles mudaram alguma maravilha não foi um acidente.

A minha unica solução definir vlans novas e usar apenas um ip :(

TehNoob
 
Última edição:
Back
Topo