Substituir router Vodafone fibra

@TehNoob, tenta essa configuração e depois reporta aqui a conclusão. Desculpa lá se não me soube explicar melhor, mas já sabes que isto sem estar ao pé do equipamento (e tendo sido feita a configuração há já 2 anos) não me lembro bem de todos os passos que fiz.
 
Viva,

Para além da utilização de um switch externo, também podem conseguir o mesmo objectivo com o openwrt.
(Eu até fazia upload da configuração que tenho... mas só me registei hoje e ainda não consegui perceber como se fazem uploads de imagens :-( )

Confirmo que as Apps da TV não funcionam.

Cumps,
port71
 
Viva,

Para além da utilização de um switch externo, também podem conseguir o mesmo objectivo com o openwrt.
(Eu até fazia upload da configuração que tenho... mas só me registei hoje e ainda não consegui perceber como se fazem uploads de imagens :-( )

Confirmo que as Apps da TV não funcionam.

Cumps,
port71

As apps da Tv não funcionam porque estam concebidas para estar com ip local e com acesso às duas vlans (100,105).
 
Viva,

Para além da utilização de um switch externo, também podem conseguir o mesmo objectivo com o openwrt.
(Eu até fazia upload da configuração que tenho... mas só me registei hoje e ainda não consegui perceber como se fazem uploads de imagens :-( )

Confirmo que as Apps da TV não funcionam.

Cumps,
port71

As apps da Tv não funcionam porque estam concebidas para estar com ip local e com acesso às duas vlans (100,105).

Podem sempre tentar passar para o Asus as VLANs 100 e 105 e ligar a box no Asus. É uma tentativa, apesar de já sabermos que nem todos conseguem pôr esse sistema a funcionar.
 
Como conseguem meter a IPBOX no ASUS?
Eu tenho um AC66U com o mais recente merlin e nunca consegui...

Será porque eu tenho o router como 192.168.2.254 invez do 192.168.1.1?
Uso o perfil da Vodafone mas também já tentei manual e o resultado é o mesmo: Sem TV
 
Como conseguem meter a IPBOX no ASUS?
Eu tenho um AC66U com o mais recente merlin e nunca consegui...

Será porque eu tenho o router como 192.168.2.254 invez do 192.168.1.1?
Uso o perfil da Vodafone mas também já tentei manual e o resultado é o mesmo: Sem TV

Por princípio não será.
A box tem de ser ligada na porta 3 directamente no router, sem passar pelo router da Vodafone.
No entanto é conveniente reiniciar a box e a primeira vez demora um pouco, mais ou menos 30 seg a mais.
 
Ainda não acertei com as imagens, mas fica o link para a configuração do Openwrt num tp-link C7

http://imgur.com/a/SUoUA

Basicamente estou a passar apenas a VLAN 101 e 105 para o Technicolor (onde depois ligo a box e o telefone). A box fica a funcionar sem algumas apps (as de rádio não passam o som, o netflix. Existem bastantes apps que funcionam).

Abr.
 
Por princípio não será.
A box tem de ser ligada na porta 3 directamente no router, sem passar pelo router da Vodafone.
No entanto é conveniente reiniciar a box e a primeira vez demora um pouco, mais ou menos 30 seg a mais.

Sim eu ligo na porta 3, segui tudo direito.
E também fiz reset a tudo e até desliguei o router da vodafone, fico sem tv na mesma.
Fica sempre o logo da vodafone a aparecer na tv...
 
Ora boas tardes,

Embora a vodafone não tenha resolvido o porblema e nós estar-mos presos com um IP, resolvi fazer o que o @LiveMetal fez e em vez de ter internet nos dois routers tenho só em um, portanto só um IP.

Fica aqui a configuração fisica e logica para quem quiser usar:

Objectivo:
- TV e Telefone no router da Vodafone, Technicolor tg 784 v3
- Internet apenas no Asus AC12000g+

Ligação fisica:
ONT-----------> Switch -----> Technicolor ------> Tv e Telefone
----------------- Switch -----> Asus AC12000g+-> Computadores

Está um switch da TpLink ligado depois da ONT e nesse switch ligam-se dois routers o da vodafone (Technicolor) e o da Asus, ao da asus ligam-se os computadores ao da vodafone liga-se o telefone e a TV.

Porta 1 do switch -> ONT
Porta 2 do switch -> Router Asus
Porta 3 do switch -> Router Technicolor

Configurações:
Switch:
- vlan 101 porta 3 tagged
- vlan 105 porta 3 tagged
- vlan 101 porta 1 tagged
- vlan 105 porta 1 tagged
- vlan 100 porta 2 tagged
- vlan 100 porta 1 tagged

PVID
porta 1 105
porta 2 100
porta 3 105
(Não tenho absoluta certeza que isto seja necessário, eu fiz esta configuração do PVID no meu e funciona, mas não acho que faça a diferença se não definirem nada)

Router Asus:
fazer enable da vlan 100

Espero que vos ajude, abraço.

TehNoob

EDIT1:
Lembrei-me que o @NOG03 também queria este setup a funcionar, aqui vai, boa sorte.
 
Última edição:
Olá!
Em duas configurações com o router Asus ligados ao ONT e o router da Vodafone aos ASUS (diferentes routers em diferentes instalações), depois de quebras de corrente há 4 dias atrás comecei a verificar o mesmo problema que descrevem: perda de net ao fim de alguns minutos e de forma, aparentemente aleatória.

No entanto, aquando da perda da rede no Asus, o Technicolor passa a ter rede e vice-versa: nunca os dois com net ao mesmo tempo, como antes e, durante mais de 1 ano, aconteceu.

Depois de alguns teste, a troca do ONT e do Router ADB pelo Technicolor a situação mantém-se, no entanto, e ao contrário do sugerido noutros posts, tenho 2 IPs públicos diferentes: 1 para o Asus e outro para o Technicolor.

Os "técnicos" da vodafone nem imaginam o que está a acontecer, mas também nem entendem a configuração com um router diferente do deles...

Em qualquer das situações, VOIP e IPTV funcionam normalmente.

A minha próxima tentativa é retirar no trunk do Asus a VLan 100 (net) na porta a que tenho ligado o Technicolor.

De referir que estes 2 casos são em zona de rede rural (DST). Tenho exactamente o mesmo sistema a funcionar em Lisboa sem qualquer problema, por enquanto...

Algumas ideias? Obrigado
 
Olá!
Em duas configurações com o router Asus ligados ao ONT e o router da Vodafone aos ASUS (diferentes routers em diferentes instalações), depois de quebras de corrente há 4 dias atrás comecei a verificar o mesmo problema que descrevem: perda de net ao fim de alguns minutos e de forma, aparentemente aleatória.

No entanto, aquando da perda da rede no Asus, o Technicolor passa a ter rede e vice-versa: nunca os dois com net ao mesmo tempo, como antes e, durante mais de 1 ano, aconteceu.

Depois de alguns teste, a troca do ONT e do Router ADB pelo Technicolor a situação mantém-se, no entanto, e ao contrário do sugerido noutros posts, tenho 2 IPs públicos diferentes: 1 para o Asus e outro para o Technicolor.

Os "técnicos" da vodafone nem imaginam o que está a acontecer, mas também nem entendem a configuração com um router diferente do deles...

Em qualquer das situações, VOIP e IPTV funcionam normalmente.

A minha próxima tentativa é retirar no trunk do Asus a VLan 100 (net) na porta a que tenho ligado o Technicolor.

De referir que estes 2 casos são em zona de rede rural (DST). Tenho exactamente o mesmo sistema a funcionar em Lisboa sem qualquer problema, por enquanto...

Algumas ideias? Obrigado

Ora folgo em saber que aparentemente consegues ter dois IPs publicos novamente.

Estava a ter a mesma situação que tu, só tinha net ora no technicolor ora no asus, nunca nos dois routers ao mesmo tempo, logo nunca tinha mais de um IP externo, o que me foi dito pela vodafone foi "Não mudamos nada, é a primeira pessoa a expor-nos tal situação" por isso desencantei aquela solução (baseado no que o @LiveMetal sugeriu) para impedir que a net caisse e deixasse de funcionar quando os leases acabam. simplesmente não deixo passar a vlan de Dados no router da vodafone.

Ao ver a tua post estou a ter esperança no entanto, escreveste tu que perdeste como nós os dois Ips publicos no entanto já os tens novamente?

JABR disse:
Depois de alguns teste, a troca do ONT e do Router ADB pelo Technicolor a situação mantém-se, no entanto, e ao contrário do sugerido noutros posts, tenho 2 IPs públicos diferentes: 1 para o Asus e outro para o Technicolor.

Espera nao entendi, substituiste o ont e o router adb pelo technicolour? tens dois IPs publicos mas tens os dois Ips em simultaneo? é que o problema é mesmo esse é nao teres os IPs em simultaneo.

JABR disse:
A minha próxima tentativa é retirar no trunk do Asus a VLan 100 (net) na porta a que tenho ligado o Technicolor.

Desculpa não entendo o que queres dizer com isto, queres dizer retirar o tag do asus a vlan 100?

Cumprimentos
TehNoob
 
TehNoob,

Quando aos dois IPs públicos, mesmo na configuração anterior com o router da ADB, quer o Asus quer o ADB apresentavam ao mesmo tempo 2 IPs públicos diferentes, tal como agora acontece com o Asus e o Technicolor.
A maneira que tive para fazer esta verificação foi ligar 1 computador por cabo a cada router. São completamente diferentes, um em 9x.xxx.xxx.xxx e o outro na gama 18x.xxx.xxx.xxx.

A equipa técnica que cá veio substituiu o ONT ZTE por outro igual e, a meu pedido, o ADB pelo Technicolor, mantendo-se, contudo, o problema.

Mas sim, a cada momento, cada um dos dois routers apresentam um diferente IP público. Só que ou tem net um ou tem o outro, nunca os dois ao mesmo tempo.
Eu sei, não faz sentido: faria sentido se só houvesse um IP público e ambos os routers competissem por ele.

Será que sou eu que estou a verificar mal os IPs públicos? Isto é, eu vejo-os lá, mas podem já ter sido perdidos, será?

Expliquei-me mal, sim, vou retirar o tag da vlan 100 na porta do Asus que está ligada ao Technicolor (4).

Obrigado, abraço.
 
Ora folgo em saber que aparentemente consegues ter dois IPs publicos novamente.

Estava a ter a mesma situação que tu, só tinha net ora no technicolor ora no asus, nunca nos dois routers ao mesmo tempo, logo nunca tinha mais de um IP externo, o que me foi dito pela vodafone foi "Não mudamos nada, é a primeira pessoa a expor-nos tal situação" por isso desencantei aquela solução (baseado no que o @LiveMetal sugeriu) para impedir que a net caisse e deixasse de funcionar quando os leases acabam. simplesmente não deixo passar a vlan de Dados no router da vodafone.

Ao ver a tua post estou a ter esperança no entanto, escreveste tu que perdeste como nós os dois Ips publicos no entanto já os tens novamente?



Espera nao entendi, substituiste o ont e o router adb pelo technicolour? tens dois IPs publicos mas tens os dois Ips em simultaneo? é que o problema é mesmo esse é nao teres os IPs em simultaneo.



Desculpa não entendo o que queres dizer com isto, queres dizer retirar o tag do asus a vlan 100?

Cumprimentos
TehNoob

TehNoob,

Quando aos dois IPs públicos, mesmo na configuração anterior com o router da ADB, quer o Asus quer o ADB apresentavam ao mesmo tempo 2 IPs públicos diferentes, tal como agora acontece com o Asus e o Technicolor.
A maneira que tive para fazer esta verificação foi ligar 1 computador por cabo a cada router. São completamente diferentes, um em 9x.xxx.xxx.xxx e o outro na gama 18x.xxx.xxx.xxx.

A equipa técnica que cá veio substituiu o ONT ZTE por outro igual e, a meu pedido, o ADB pelo Technicolor, mantendo-se, contudo, o problema.

Mas sim, a cada momento, cada um dos dois routers apresentam um diferente IP público. Só que ou tem net um ou tem o outro, nunca os dois ao mesmo tempo.
Eu sei, não faz sentido: faria sentido se só houvesse um IP público e ambos os routers competissem por ele.

Será que sou eu que estou a verificar mal os IPs públicos? Isto é, eu vejo-os lá, mas podem já ter sido perdidos, será?

Expliquei-me mal, sim, vou retirar o tag da vlan 100 na porta do Asus que está ligada ao Technicolor (4).

Obrigado, abraço.
É normal que tenham IPs públicos diferentes nos 2 aparelhos pois cada um tem um MAC Address diferente, logo, nunca vai buscar o mesmo IP. O que acontece é que eles reduziram a atribuição de IPs públicos por ONT para 1, ou seja, só pode estar um equipamento a funcionar de cada vez com um IP público.

Resta-nos pressionar a Vodafone.
 
É normal que tenham IPs públicos diferentes nos 2 aparelhos pois cada um tem um MAC Address diferente, logo, nunca vai buscar o mesmo IP. O que acontece é que eles reduziram a atribuição de IPs públicos por ONT para 1, ou seja, só pode estar um equipamento a funcionar de cada vez com um IP público.
Mas ao mesmo tempo? É que com dois computadores, ligados cada um deles a cada router nunca vejo ausência de IP público em nenhum.
Isso acontece nos routers porque ainda não "libertaram" o IP? Pergunto porque não entendo, desculpa.
Obrigado
 
JABR disse:
Mas sim, a cada momento, cada um dos dois routers apresentam um diferente IP público. Só que ou tem net um ou tem o outro, nunca os dois ao mesmo tempo.
Eu sei, não faz sentido: faria sentido se só houvesse um IP público e ambos os routers competissem por ele
Oh but that's where you are wrong! :P
Faz absolutamente todo o sentido, tu tens dois routers tens dois ips externos, é absolutamente normal, como tinhas antes, agora tens dois ips externos na mesma e só funciona um de cada vez.

Sim em relação ao metodo que estás a fazer deve ser o certo, ligas um pc a um router, vais ao google e escreves "What is my IP" vai te dar um IP, ligas outro pc a outro router, vais ao google escreves "what is my ip" e tens outro ip diferente, sintomas normais.

ah tens o teu asus ligado ao technicolor, ou seja em cascata, assim se tiveres a porta do asus untagged não tens internet no asus.

LiveMetal disse:
É normal que tenham IPs públicos diferentes nos 2 aparelhos pois cada um tem um MAC Address diferente, logo, nunca vai buscar o mesmo IP. O que acontece é que eles reduziram a atribuição de IPs públicos por ONT para 1, ou seja, só pode estar um equipamento a funcionar de cada vez com um IP público.

Resta-nos pressionar a Vodafone.

Eu ja fiz o meu trabalho e telefonei para la a chatea-los agora resta que o resto (da minoria, pq somos pouquinhos) façam o mesmo, o que o senhor me disse foi "nunca ninguem se tinha queixado deste sintoma", e nem sequer estranho porque lá está nos só usamos apoios tecnicos quando não temos mais solução nenhuma.

Abraços

TehNoob
 
Oh but that's where you are wrong! :P
Faz absolutamente todo o sentido, tu tens dois routers tens dois ips externos, é absolutamente normal, como tinhas antes, agora tens dois ips externos na mesma e só funciona um de cada vez.

Sim em relação ao metodo que estás a fazer deve ser o certo, ligas um pc a um router, vais ao google e escreves "What is my IP" vai te dar um IP, ligas outro pc a outro router, vais ao google escreves "what is my ip" e tens outro ip diferente, sintomas normais.

ah tens o teu asus ligado ao technicolor, ou seja em cascata, assim se tiveres a porta do asus untagged não tens internet no asus.
TehNoob

Viver e aprender :)
Obrigado

Eu ja fiz o meu trabalho e telefonei para la a chatea-los agora resta que o resto (da minoria, pq somos pouquinhos) façam o mesmo, o que o senhor me disse foi "nunca ninguem se tinha queixado deste sintoma", e nem sequer estranho porque lá está nos só usamos apoios tecnicos quando não temos mais solução nenhuma.

Pois, ando a fazer o mesmo desde há quase uma semana para 2 instalações que tenho e ouço a mesma resposta :(
Contudo enviam "equipas técnicas" que olham para estas configurações como se fosse algo de muito estranho e substituem os equipamentos...
Perante o resultado ou a ausência dele, dizem que não têm formação para aquilo, mas que da parte deles está tudo a funcionar...

Vou insistindo...

Obrigado pela ajuda!
 
É, os tecnicos não sabem como é que os engenheiros de redes configruram tudo, mesmo os que sabem não querem estar a mexer não faz parte do que eles têm que fazer, muito provavelmente deves ter levado com os tecnicos mais verdinhos, que simplesmente fazem tudo mecanicamente e ainda nao entendem muito bem como as coisas funcionam, de qualquer maneira enquanto não conseguir-mos que eles admitam que estão a limitar um ip por ONT como diz o @LiveMetal não vamos conseguir resolver a situação.
 
Back
Topo