Substituir router Vodafone fibra

Mas Merlin é PT?

EDIT: acho que não, logo eles não se preocupam com os "nossos" problemas de vlans e afins.

O Merlin implementa de acordo com as necessidades e disponibilidade. Porque acham que no firmware dele e Asus apareceu a opção MEO e Vodafone no IPTV....Estou quase certo que não foi a Asus a implementar isso...Aliás a Asus implementa alterações que ele desenvolve.

O seu a seu tempo! Calhando, passem pelo forum (smallnetbuilder) e peçam a funcionalidade....Pode ser que ele consiga o fazer (A Asus fechou parte do código).
 
O Merlin implementa de acordo com as necessidades e disponibilidade. Porque acham que no firmware dele e Asus apareceu a opção MEO e Vodafone no IPTV....Estou quase certo que não foi a Asus a implementar isso...Aliás a Asus implementa alterações que ele desenvolve.

O seu a seu tempo! Calhando, passem pelo forum (smallnetbuilder) e peçam a funcionalidade....Pode ser que ele consiga o fazer (A Asus fechou parte do código).

Tem lógica.
Esperemos então que seja rápido.
Ou alguém com conhecimentos técnicos para "a coisa" que consiga...
 
Olá boa tarde,

Há muito que venho considerando a compra de um router para o meu serviço de fibra. Quando estava para concretizar a compra surge esta questão da Vodafone em disponibilizar apenas um IP de internet, pelo que fiquei a ver se era uma questão temporária e que soluções há na utilização de um router pessoal.

Como vários aqui, a solução passa por ligar tudo no router pessoal, ou deixar o TC para IPTV e Telefone recorrendo a um switch.

Nota: A escolha do router em princípio recai no Asus RT-AC68U. Já não é um equipamento novo, mas no equilíbrio entre custo/benefício acho que ainda vale a pena.

Pergunta.
1. No caso de ligar tudo no router pessoal, está garantida a segurança e privacidade da minha rede local?

2. Caso se confirme a compra do Asus, qual a melhor maneira para configurar tudo no router? Scripts da Vodafone disponibilizados no firmware oficial?

3. Usar a versão oficial o a do Merlin? Qual a vantagem?

Muito obrigado pela vossa ajuda!

Cumprimentos.
 
Tenho o AC68U, o technicolor que tenho, ainda é daqueles em que consigo aceder como root e remover a configuração da internet de lá.
Mas basicamente optei por desligar, e ficar só com o Asus ligado, ou seja, sem telefone.
Funciona tudo bem, 2 boxes e o resto da rede de casa.

Segurança e privacidade da tua rede local vai depender da forma como configuras o router (acessos via ssh pela internet por exemplo, acessos ao web através da internet também, passwords de acesso ao router, passwords da rede wifi, etc.)

Eu tenho simplesmente a vlan da iptv e da internet inseridas no interface web e tudo funciona.
Já usei a versão do Merlin e a versão oficial da Asus. Ultimamente tnho estado com a versão da Asus e não tenho queixas.
 
Obrigado Phantasia pelo contributo.
O telefone não é prescindível, pelo que complica mais um pouco.

A minha instalação tem um ONT com 4 portas e um TC 784N v3.

Agradeço os contributos.

Cumprimentos.
 
Obrigado Phantasia pelo contributo.
O telefone não é prescindível, pelo que complica mais um pouco.

A minha instalação tem um ONT com 4 portas e um TC 784N v3.

Agradeço os contributos.

Cumprimentos.
Compras o switch da tplink mencionado.

O Asus pode ligar directamente ao ONT, o da Vodafone precisa do switch pelo meio para filtrar a vlan 100.

De resto as configurações são quase nulas e básicas.
 
Tenho o AC68U, o technicolor que tenho, ainda é daqueles em que consigo aceder como root e remover a configuração da internet de lá.
Mas basicamente optei por desligar, e ficar só com o Asus ligado, ou seja, sem telefone.
Funciona tudo bem, 2 boxes e o resto da rede de casa.

Segurança e privacidade da tua rede local vai depender da forma como configuras o router (acessos via ssh pela internet por exemplo, acessos ao web através da internet também, passwords de acesso ao router, passwords da rede wifi, etc.)

Eu tenho simplesmente a vlan da iptv e da internet inseridas no interface web e tudo funciona.
Já usei a versão do Merlin e a versão oficial da Asus. Ultimamente tnho estado com a versão da Asus e não tenho queixas.
Podias explicar como tens as configurações do ASUS para teres 2 boxes lá ligadas?
Tens uma box em cada porta diferente no ASUS?

Obrigado
 
Muito obrigado. Amanhã vou às compras.

Tenho um ASUS ac51u, que foi despromovido para AP, mas a NET com o router da Vodafone é insuportável.
 
fica no thomson, filtras apenas a VLAN 100 pelo que li, logo ficas com a 101 e 105 no thomson, que são as da box e a do voip, se não me engano
 
Boa noite.

Gostava de configurar o meu DrayTek 2830vn+ para ter os três serviços, evitando assim de ter:
ONT -> Router VDF (IPTV e Voip) -> Router pessoal (NET)
Passando a ter:
ONT -> Router pessoal (Net, IPTV e Voip)

Tentei seguir este tutorial, mas é um pouco diferente do meu.
http://duquemiguel.pt/arquivo/280

Não sou informatico, mas curioso nestas coisas.

Alguma ajuda, agradeço.
Sei que existem outros modelos no mercado, mas este é o que já tenho e tem dual band 2.4Ghz e 5Ghz.

Já andei pelas VLAN, mas ando meio perdido.

Obrigado.
 
A configuração com o ASUS e Router Vodafone com o switch TL-SG105E no meio fica assim?

wvd6ah.png
 
@mrrv, não fica assim.

O esquema básico é o seguinte:

ONT->switch

Switch->router vdf e de outra saida para o router próprio

Terás que fazer configurações no switch e deixar passar a vlan100 para a porta do router próprio e as restantes (101 e 105) para a porta do router VDF.

Em alternativa podes passar tb a Vlan de TV para o router próprio. Tudo depende da cablagem que tiveres passada em casa.

Mais info das configurações do switch em:
https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/page-110#post-14599113
 
Back
Topo