Substituir router Vodafone fibra

E posso ter Internet nos dois routers?

Isto porque a minha casa é comprida e gostava de ter o da Vodafone como AP e telefone.
 
Última edição:
Vou ter voltar a ligar um velhinho NetGear como AP na outra ponta da casa.

Obrigado pela ajuda. Logo à noite já vou configurar isto.
 
Compras o switch da tplink mencionado.

O Asus pode ligar directamente ao ONT, o da Vodafone precisa do switch pelo meio para filtrar a vlan 100.

De resto as configurações são quase nulas e básicas.
boa tarde Illusion4u, obrigado pela ajuda.

No caso em que se tem o switch a filtrar a vlan 100 no TC, este deixa de receber atualizações da Vodafone, certo?
Se assim for, para receber as atualizações bastará ligá-lo diretamente ao ONT. Há algum comando que dê para forçar a atualização do router?

Uma vez mais, obrigado.

Abraço.
 
(...)
Segurança e privacidade da tua rede local vai depender da forma como configuras o router (acessos via ssh pela internet por exemplo, acessos ao web através da internet também, passwords de acesso ao router, passwords da rede wifi, etc.)

Obrigado Phantasia pelo contributo.

Em princípio o router pessoal ficará apenas para a net. Nesta situação e no que respeita à segurança, para além de ter passwords robustas de acesso ao router e à rede Wi-Fi, ter uma rede separada para convidados, o que mais devo ter em conta nas configurações out of the box do router? (redes não é a minha praia...)

Uma vez mais, obrigado!

Abraço.
 
boa tarde Illusion4u, obrigado pela ajuda.

No caso em que se tem o switch a filtrar a vlan 100 no TC, este deixa de receber atualizações da Vodafone, certo?
Se assim for, para receber as atualizações bastará ligá-lo diretamente ao ONT. Há algum comando que dê para forçar a atualização do router?

Uma vez mais, obrigado.

Abraço.

Basta ligares.

Mas os routers da vodafone sao actualizados quando o rei faz ano, e para iptv e voip não precisam de nenhum update.

A maioria dos updates era para resolver problemas de portas para a internet
 
Bom dia a todos,
Agradecia que me dissessem qual o melhor aproveitamento que posso dar ao meu Asus RT-N18U, Switch tp-105E, e router VDF.
Qual a configuração que funciona neste momento? Se possível com ilustração, quanto a redes sou muito noviço.
Muito obrigado
P.S O meu Asus estava a funcionar há algum tempo como AP, mas agora ao fim de uns minutos deixa de ter internet.
 
Boa tarde, como se obtem a password para o utilizador VoIP?
Obrigado pela ajuda

Aqui vai:

NOTA: Não tenho como objectivo qualquer tipo de roubo de serviço mas sim e unicamente o de demonstrar a possibilidade de reutilizar os equipamentos pessoais de maior performance que possam ter em vossas casas. De notar que actualmente esta forma de implementação está a funcionar, no entanto nada garante que a VF altere algo que inviabilize o wan tagging / port tagging e por consequente, a utilização de equipamentos pessoais ligados directamente ao ONT.


Seja como for, aqui vai...:




Equipamento que utilizei:

Para que isto funcione, é necessário ter o firmware:




Como configurar:

DHCP na porta WAN:

WAN.jpg


WAN Tagging:

dot1q.jpg


Configurações para o IPTV:

iptvwan.jpg


Configurações para o VOIP:

voipwan.jpg


sip1.jpg


sip2.jpg


Configurações opcionais para o VOIP:
(codec g711 - codec de alta qualidade mas consome bastante banda)

sip3.jpg


sip4.jpg


sip5.jpg




Resultado final:

status.jpg



Obs.1) Com esta configuração a set-top-box só irá funcionar na porta 4...se quiserem podem selecionar mais portas para a vlan 105 ou então ligar um switch de xxx portas, à porta 4 do draytek, ficando com a possiblidade de ligar tantas boxes de tv quantas portas o vosso switch tiver. ;)

Obs.2) Devido a este router draytek não ter port-vlan tagging mas sim wan tagging, não é possível fazer com que as STBs apanhem IP do dhcp server interno do draytek (192.168.xx.xx), pelo que não será possível ver as fotos/músicas dos vossos PCs através das boxes. :( No entanto, as mesmas irão ter um IP 10.xx.xx.xx com todas as restantes funcionalidades operacionais (gravar; EPG; teletexto; etc).

Obs.3) Quando tiverem o configurado, têm obrigatoriamente de desligar o thomson da rede. O draytek poderá levar até 1h para apanhar IPs na wan pelo que sejam pacientes (normalmente 10-20mins é suficiente...).

Cumprimentos :cool:


EDIT: Os firmware anteriores ao 1.5.2 beta, têm um problema o qual não permite (a quando da recepção de chamadas exteriores), que o interlocutor nos ouça.
 
Boas pessoal!

Continuo aqui à luta com o meu Draytek 2830 VN+
Consigo configurar de forma a ter NET ou IPTV, com a box a funcionar totalmente com todas as funcionalidade de gravação.
Ter as duas coisas ao mesmo tempo não estou a conseguir.
Alguem pode ajudar-me no que é que preciso fazer para ter as duas coisas a funcionar ao mesmo tempo?
Para ter net, na WAN2 digo que o tag é 100. Basicamente é o que é preciso.
Para ter TV, na WAN2 digo queo tag é 105, e em applications, activo IGMP na WAN2, sem visto no SNOOPING.

Nas Virtual WAN, só me permite fazer ligação pela WAN1 ADSL, e não tenho opção para WAN2!!
Alguem consegue ajudar-me aqui?

Obrigado.
 
Não estou a conseguir configurar o meu router ASUS para aceder à NET, porque quero que deixe de ser um AP para passar a controloar a NET.

A confiuração do Switch da TP-LINK foi muito facil e está ok com o router da VDF.

Selecionei no ASUS

Automatic IP (DHCP) e depois o ISP Vodafone com os valores default:

VoIP Port: LAN3
IPTV STB Port: LAN4

Na WAN coloquei os DNS da Google.

Era preciso mais alguma coisa?

Mesmo quando ligo o ONT direto ao ASUS sem passar pelo switch fico sem NET.

Ajuda, PF.
 
Já está tudo configurado corretamente, ou seja, router VDF a gerir telefone fixo e duas boxes VDF e o router ASUS e gerir Internet.

Ainda liguei outro router NETGEAR ao ASUS e sem qualquer configuração adicional está a servir de AP no outro lado da casa, o que é estranho, ou não?

Entretanto como tenho o serviço 200/200 consigo configurar as portas do ASUS para essa velocidade?

Obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
Ao não configurares o netgear como AP, estás com double nat (router atras de router) o que não é bom. Configura-o como AP.

Nao precisas de configurar nada no Asus, já está ligado por gigabit.
 
Bom dia, estes 2 ultimos dia tenho tido muitas quebras de no meu 2 router que tem um 2 ip publico da vodafone de hora a hora perco a net tenho configurado com a Vlan 100 nunca deu problemas tenho so a Net neste 2 router. o resto ficou no da Vodafone. vi no forum da vodafone uma pessoa a dizer que a vodafone deixou de fornecer um 2 ip publico a ser verdade deve ter a ver com isso.
Se for é mau demais para ser verdade :(
 
Bom dia, estes 2 ultimos dia tenho tido muitas quebras de no meu 2 router que tem um 2 ip publico da vodafone de hora a hora perco a net tenho configurado com a Vlan 100 nunca deu problemas tenho so a Net neste 2 router. o resto ficou no da Vodafone. vi no forum da vodafone uma pessoa a dizer que a vodafone deixou de fornecer um 2 ip publico a ser verdade deve ter a ver com isso.
Se for é mau demais para ser verdade :(
Sim, é verdade! Basta leres umas paginas atrás.
 
Boas, uma duvida se alguem me puder ajudar.
Estou a negociar um contrato empresarial que está a findar. Actualmente temos um ONT+784v3. Com a nova renegociação, vou ter direito ao novo smart router. Ora existe a possibilidade de por um add-on router proprio (+€10 por mês)
Como com o novo smartrouter o ONT já ta integrado, caso por ex daqui a uns tempos queira meter esse addon, eles vêm cá e metem novamente um ONT em separado?! E não vou ter de pagar algo por causa da deslocação para me porem novamente o ONT ?!

Update: ja telefonei pra la e com o add router proprio, eles configuram o smartrouter para poder ligar o meu router e funcionar so como ONT.
 
Última edição:
Boas, uma duvida se alguem me puder ajudar.
Estou a negociar um contrato empresarial que está a findar. Actualmente temos um ONT+784v3. Com a nova renegociação, vou ter direito ao novo smart router. Ora existe a possibilidade de por um add-on router proprio (+€10 por mês)
Como com o novo smartrouter o ONT já ta integrado, caso por ex daqui a uns tempos queira meter esse addon, eles vêm cá e metem novamente um ONT em separado?! E não vou ter de pagar algo por causa da deslocação para me porem novamente o ONT ?!

Update: ja telefonei pra la e com o add router proprio, eles configuram o smartrouter para poder ligar o meu router e funcionar so como ONT.

Isto pode significar que o SmartRouter pode ser reconfigurado para funcionar em modo "bridge".
Falta-nos é os acessos à conta de admin para poder investigar um pouco o sistema.
 
Back
Topo