Substituir router Vodafone fibra

Boas, ontem resolvi ligar de novo o router draytek, desligando a da vodafone, apesar de fazer a ligação não consigo aceder à internet. Será que a vodafone bloqueou ops routers permitindo só o original ?
 
Mas como faço isso ? Só pondo a box com ip fixo ou não ?

Volta a utilizar a configuração inicial, aquela em que disseste não ter menus na box, e em vez de atribuíres uma rede LAN diferente e coloca a mesma dos PC's. Por acaso tenho um Ubiquiti mas nunca o experimentei para isto por isso não te consigo ajudar muito nesse aspeto, mas é basicamente isto:
A rede interna é uma só, tens que permitir que a Vlan 100 e 105 tenham como source a mesma rede e depois aplicar regras de firewall respetivas sempre também à mesma source.
 
Volta a utilizar a configuração inicial, aquela em que disseste não ter menus na box, e em vez de atribuíres uma rede LAN diferente e coloca a mesma dos PC's. Por acaso tenho um Ubiquiti mas nunca o experimentei para isto por isso não te consigo ajudar muito nesse aspeto, mas é basicamente isto:
A rede interna é uma só, tens que permitir que a Vlan 100 e 105 tenham como source a mesma rede e depois aplicar regras de firewall respetivas sempre também à mesma source.

Ontem à noite estive a tentar e não consegui... Não sei se é nabice minha ou não, mas não consigo meter a box e a internet no mesmo switch e depois passar as VLANs à parte para cada porta.
 
Tinha dito anteriormente que conseguia ter as duas boxes a funcionar com o Asus.
Afinal a segunda box não estava ligada!!! ... Ganda partida...

Hoje ao tentar por tudo a trabalhar ganda bico, e ter ficado sem puder ter os dois routers ligados ainda pior...

Qual é a solução mais indicada para manter o AC68U da asus e as duas boxes a funcionar? Mesmo que tenha que ter o Thomson e o Asus em paralelo?
Comprar um switch managed?
 
A solução para esta brincadeira toda é replicar a configuração que a Vodafone tem no seu router, que genericamente são algo deste género:

Deixa ver se percebo o processo:
  • O router anuncia-se por DHCP na VLAN 105 (para além da 100, como normalmente).
  • O router encaminha todo o tráfego dirigido a uma dúzia de IPs na gama 10.x.x.x para o gateway da VLAN 105, obtido por DHCP.
  • O router reencaminha os pedidos DNS que correspondem a uns certos padrões para os servidores DNS obtidos por DHCP na VLAN 105, pela VLAN 105.

https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/page-70#post-13713114

Isso chegou a ser apresentado neste thread, mas quando fui experimentar não funcionou (deve ser PEBKAC, mas ainda não tive oportunidade de experimentar com mais tempo e mais cuidado).

@gjbarradas, os scripts que estão no link da página 70 continuam a funcionar sem alterações (novas rotas, etc.)?
 
Isto é das maiores ignorâncias e ataques que já vi por este sítio.
Mas quem pensa que é para questionar as decisões de um operador de rede?

Não tenho nada a ver com a Vodafone mas este tipo de atitudes aflige-me porque se fosse o meu nome (e porque alguém achou que fui eu a tomar uma decisão técnica quando tal pode nem ser verdade) eu ia ficar bem lixado.

Assim de cabeça e enquanto estou sentado na sanita, ocorrem-me os seguintes motivos para esta decisão:
- o espaço de endereçamento ipv4 é limitado
- ipv6 não está a andar ao ritmo de que devia
- o operador deve manter o controlo dos CPEs, e possibilitar 2 IP contorna este controlo
- IPs adicionais são tipicamente um serviço pago e deve ser remunerado
- além da gestão de dois IP do ponto de vista de "papel", são dois recursos na rede (com impacto nas tabelas de endereçamento de todos os routers)

Afinal querem bom, bonito e barato? Escolham dois.

Senior Senior Engineer at Vodafone Group Network Engineering, parece-me ser o responsável por esta decisão, porventura um email a perguntando o porque desta decisão não faria mal.
 
Isto é das maiores ignorâncias e ataques que já vi por este sítio.
Mas quem pensa que é para questionar as decisões de um operador de rede?

Não tenho nada a ver com a Vodafone mas este tipo de atitudes aflige-me porque se fosse o meu nome (e porque alguém achou que fui eu a tomar uma decisão técnica quando tal pode nem ser verdade) eu ia ficar bem lixado.

Assim de cabeça e enquanto estou sentado na sanita, ocorrem-me os seguintes motivos para esta decisão:
- o espaço de endereçamento ipv4 é limitado
- ipv6 não está a andar ao ritmo de que devia
- o operador deve manter o controlo dos CPEs, e possibilitar 2 IP contorna este controlo
- IPs adicionais são tipicamente um serviço pago e deve ser remunerado
- além da gestão de dois IP do ponto de vista de "papel", são dois recursos na rede (com impacto nas tabelas de endereçamento de todos os routers)

Afinal querem bom, bonito e barato? Escolham dois.

Ignorancia, ataque?

O sitio onde estas sentado deve estar a afetar te o pensamento, e o resultado esta a sair pelo teclado.

O email é publico e presente nos diversos sitios relacionados com o AS Vodafone Portugal.

Se para nivel 1 de apoio tecnico nao houve mudança, se para a engenharia nao houve mudança... mas se ela aconteceu alguem teve de decidir.

E quem sou eu? Sou um cliente pagante do serviço que reclama exactamente para quem deve.
 
Porque te parece ser o responsável por isso? Viste numa bola de cristal?
Fundamentos no que é dito são interessantes, principalmente antes de se começar a publicar endereços email em público assim.

O email é público para efeitos próprios, não para o publicares em fóruns ainda para mais dizendo que te parece ser o responsável pela mudança...
Santa ignorância.

Seres cliente pagante não te dá o direito de fazeres coisas deste tipo.
Reclama pelos canais oficiais e pronto.
 
É de louvar a prontidão com que os operadores se fazem representar, para se defenderem de decisões operacionais tomadas de forma unilateral.
Só é pena que para resolverem falhas causadas pelo próprio serviço, essa prontidão não exista.

O que é incompreensível, é a forma como alguns clientes, ainda os defendem.

Triste povo este...
 
Boas!! Alguem com um ac68u ligado ao ont esta a conseguir ter 2 boxs ligadas? Queria esquecer o TC e o telefone para já mas uma box funciona muito bem e a outra diz que nao tenho ligação.
Alguma configuração necessaria no Asus?

Edit: Resolvido, foi só ir ao separador LAN e editar a LAN port 4 igual á 3.

Fiquei foi sem telefone fixo para já..., com o Switch da tp link nao dei conta do recado...
 
Última edição:
Boas!! Alguem com um ac68u ligado ao ont esta a conseguir ter 2 boxs ligadas? Queria esquecer o TC e o telefone para já mas uma box funciona muito bem e a outra diz que nao tenho ligação.
Alguma configuração necessaria no Asus?

Edit: Resolvido, foi só ir ao separador LAN e editar a LAN port 4 igual á 3.

Fiquei foi sem telefone fixo para já..., com o Switch da tp link nao dei conta do recado...
Podias sff por aqui um printscreen com a configuração?

Obrigado
 
Screenshot só a seguir ao jantar. Mas na configuração do router é ir a aba Lan e alterar o isp de Vodafone para configuração manual e na Lan4 é colocar como está na Lan3.

Edit

24esuhv.jpg

nMimdQ

nMimdQ
 
Última edição:
https://gist.github.com/pesta/121659fa27a8022a5687c5730dbc04ad

Ainda não está completo, reparei hoje que com essa config não tenho menus na box... Afinal devem vir na vlan100.

É lixado tentar por isto a funcionar sem perceber nada de networking :)

Boa Tarde,

já tentei a tua configuração, mas tenho o problema de só funcionar se desligar a vlan 0.105 temporariamente, para que funcione a internet, pois se a vlan 0.105 estiver activa no boot, só funciona a IPTV.

o que percebi é que se estiver as vlan 100,101 e 105 activas criar um flod de trafego nas vlans e não funciona a internet, nas outras portas.
 
Back
Topo