Substituir router Vodafone fibra

Eu tenho o serviço One Net (empresarial) com um ONT ZTE ZXHN F601 (1 porta lan) e um router Technicolor TG784n v3 e então coloquei um switch a seguir ao ONT e dai saia a net para o v3 para o VoIP (telefones da empresa) e noutra porta para o Draytek 2830 para a net e gestão da rede.

Mais tarde deixou de funcionar assim, estava sempre a falhar de X em X tempo o que me causava um enorme transtorno. Tirei o switch e liguei do ONT ao V3 e do V3 ao Draytek e rolou mais ou menos mas agora o Draytek de vez em quando volta a não ter net.

Conseguia aceder por VPN e de algum tempo para cá deixei de conseguir, uso outra porta diferente da padrão para o RDP e também deixou de funcionar, entretanto ligo para a Vodafone e eles metem aquilo a dar mas passado um tempo volta ao mesmo.

Alguém me consegue dizer como posso resolver isto? Um colega meu continua com o switch a seguir ao ONT sem qualquer problema, será algum problema do meu Draytek?
 
(Escrevi no outro tópico mas este parece mais activo)

Configurei o router Asus AC66U-B1 (segundo o merlin usa o mesmo firmware que o AC68) e tenho tudo a funcionar. (segui este esquema http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-vodafone.html )

Esquema montado:
8WlDcqB.png


Firmware: 380.68_4
ISP perfil: vodafone

No entanto passado algum tempo deixo de ter conexão(Internet) nos dispositivos que estão ligados ao Asus (o serviço de TV continua a funcionar normalmente). Não sei se é algo relacionado com o DHCP ou a vlan da Internet).
Alguma solução? Obrigado
 
Não tenho esse router, mas ve se o problema desaparece quando tens o router da VDF desligado.
Agora a VDF só permite 1 unico IP publico na internet, por isso só 1 dos routers pode ter internet.
Não podes passar a VLAN da internet na bridge da porta 4 do ASUS.
 
Qual delas? Tendo em conta que a VDF mudou essa atribuição de IPs, se calhar devia ser indicado num tópico próprio, poderão existir mais pessoas com este problema...
 
Sim, conforme as VLANs que passas para o router da VDF, esses serviços funcionam.

Há varias possibilidades para fazer isso, dependendo das opções que o interface do router tem, isso pode ser feito no interface (com o openwrt/LEDE podes fazer), em comando de linha ou até editando os ficheiros de configuração.

Tens o firmware merlin?
Não conheço as opções desse router ou do merlin, talvez se puseres um screenshoot das opções manuais das VLANs...
 
Com essas opções podemos por a VLAN 101 na porta 4, mas ela vai ficar Untagged.
Isso serve para ligar um telefone voip nessa porta, pq ele vai usar a VLAN Untagged, mas nao dá para ligar o router da VDF, pq este está à espera de pacotes VLAN Tagged.

https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/page-78#post-13782954
"A diferença entre uma LAN e uma VLAN, é basicamente uma marca com o numero da VLAN em cada pacote de rede.
Chama-se TAG à marca (etiqueta) e ID ao numero. Isso permite aos equipamentos que suportam VLANs manter as essas redes isolados entre si."

O router da VDF está configurado para receber varias VLANs em simultâneo com TAGs.
As TVboxs e os telf.voip estão configurados para receberem somente a VLAN respectiva já sem os TAGs, diz-se Untagged.

Como o interface do merlin nao tem opçoes para passar a VLAN 101 Tagged na porta 4, uma possivel solução é configurar isso por telnet.
Uma solução mais facil seria usar o firmware openwrt/LEDE que permite fazer esta configuração no interface/gui do router, como podes ver aqui:
https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/page-123#post-14940004

No merlin tb é possivel fazer isso por telnet, mas bastante mais complicado, o problema é que as portas LAN(1-4), WAN e CPU sao identificadas por numeros e esses numeros sao diferentes conforme o modelo dos routers.
Temos de saber qual o numero da porta WAN e qual o numero da porta LAN4.
Depois temos de desligar a LAN4 das outras LANs(1,2,3) e ligar-la diretamente à WAN, com a VLAN 101 para voip.

1o tens de ver qual a configuração DEFAULT do teu router, com este tipo de comando "robocfg show".

Depois identificar quais os numeros das portas:
LAN1, LAN2, LAN3, LAN4, WAN, CPU

Esta thread pode ajudar a confirmar, talvez o teu seja igual ao RTAC66U:
https://www.snbforums.com/threads/tools_sysinfo-page-and-correct-wan-lan-show.18590/
"case MODEL_RTAC66U:
WAN L1 L2 L3 L4 CPU */
{ 0, 1, 2, 3, 4, 8 }"

Se o teu for igual ao RTAC66U, temos:
0=WAN
1=LAN1
2=LAN2
3=LAN3
4=LAN4
8=CPU

Nesta fase é necessario saber o resultado do comando "robocfg show" no teu router, para poder identificar as portas.

Depois terias de desligar a LAN4 das outras LANs(1,2,3) e ligar a LAN4 diretamente à WAN com a VLAN101, com comandos deste genero:
https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/page-120#post-14744985
Fazem isso aqui para o RT-AC68U, onde 5=CPU (é diferente do RTAC66U que dizem que 8=CPU):
Se a diferença entre o teu router e o dele for só essa, basta onde ele poe 5 mudar para 8 e fazer os mesmos comandos.

Aqui não dá o mais ou menos, tem de se saber o que estamos a fazer, temos de saber qual a numeração das portas do teu router, senao pode ate funcionar mas ficar mal configurado, que é bem pior que nao funcionar :)

Fica a ideia do que é possível fazer, mas os comandos necessários vão ser diferentes para cada router.
 
Última edição:
(Escrevi no outro tópico mas este parece mais activo)

Configurei o router Asus AC66U-B1 (segundo o merlin usa o mesmo firmware que o AC68) e tenho tudo a funcionar. (segui este esquema http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-vodafone.html )

Esquema montado:
8WlDcqB.png


Firmware: 380.68_4
ISP perfil: vodafone

No entanto passado algum tempo deixo de ter conexão(Internet) nos dispositivos que estão ligados ao Asus (o serviço de TV continua a funcionar normalmente). Não sei se é algo relacionado com o DHCP ou a vlan da Internet).
Alguma solução? Obrigado


Bom dia, para contornares "rapidamente esse problema", basta clonares MAC adress do router da Vodafone no teu router ASUS (opção que se encontra em WAN).

Sendo depois necessário reiniciares o router da Vodafone. Funciona até ao dia de hoje.


Cya
 
A redes são desenhadas para o MAC e IP serem únicos, duplicar é uma configuração incorreta e por isso não funciona.
Podes ter equipamentos na rede que conseguem lidar com esse problema, parece que é o que acontece aqui, pq só o 1o equipamento ligado funciona.
Funcionar só 1 dos equipamentos nao significa que esta seja a forma correcta de resolver o problema, significa que está mal configurado :)
Quando falta a luz é a lotaria de qual tem internet.
 
Última edição:
Back
Topo