Substituir router Vodafone fibra

Pode ser perfeitamente uma solução rápida/temporária :007:

Desde que a Vodafone bloqueou a possibilidade de ter x2 IP's externos, tenho desenrascado dessa maneira e zero problemas (mas concordo com o argumento anteriormente referido).

Além disso um dos contras é as voltas que se tem que dar para se alterar o IP externo associado ao MAC do router da Vodafone.
Quanto à falta de luz, nada com uma UPS não resolva. :bigrinbo:

Cumprimentos.
 
Uma solução interessante seria contactar que fez o firmware dos Asus e pedir para corrigir o perfil da vodafone, para só ter internet no Asus, visto que a VDF agora só permite 1 unico IP publico na internet.
 
@Mr.Wolf também tenho um Archer C7 com LEDE.

Que configuração aconselhas para ter as portas 1 e 2 com Internet, a 3 com TV e a 4 com Telefone (via Adaptador ATA Linksys)?

Aconselho ter o telefone e as boxs somente ligados ao router da VDF, porque assim estão protegidos pelo router e firewall.
Não aconselho usar essa configuração que pedes, pq assim as boxs e telefone ficam diretamente nas respectivas WANs, significa que quem está nessas WANs (VDF e clientes VDF) pode ter acesso aos equipamentos da mesma forma que tu tens na tua LAN.

Como exercício puramente teórico, basta fazer as seguintes alterações à configuração desta link, para obter a configuração que pedes e desaconselho:
https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/page-123#post-14940004

Com esta alteração só as portas LAN1 e LAN2 ficam com internet:
Linha VLAN ID 1 / coluna LAN3 = off

Com esta alteração, a porta LAN4 e a VLAN101 (untagged) ficam em bridge (para telefone voip):
Linha VLAN ID 101 / coluna LAN4 = unttaged

Com esta alteração, a porta LAN3 e a VLAN105 (untagged) ficam em bridge (para TVbox):
Linha VLAN ID 105 / coluna LAN3 = unttaged
Linha VLAN ID 105 / coluna LAN4 = off

Nunca testei esta configuração e pessoalmente nao usaria, nem recomendo pelos motivos explicados.
Penso que é este tipo de configuração que o FW merlin permite com o perfil da VDF (ou manual) nos Asus, que pelos mesmos motivos nao me agrada. Penso que a TP-Link faz o mesmo no perfil da VDF num FW beta, neste caso ainda é pior pq está cheio de bugs. Este problema nao acontece se ligarmos as boxs e telefone unicamente ao router da VDF.
 
Última edição:
Tenho a seguinte configuração a funcionar sem problemas faz alguns anos:
LvgPnHI.png


Infelizmente o Router RT-AC66U não se aguenta com o tarifário 1 GBIT via as portas ethernet, embora este tenha portas GBIT, pois tem um CPU fraquinho e é um bottleneck quando começa a chegar as velocidades de 800-900Mbit.

Provavelmente é uma pergunta parva, mas existe maneira de ligar tanto o PC e o Server ao switch? Este switch tem 5 portas, LAN 1 vai ao asus, LAN 2 ao router da vodafone e LAN 5 é a entrada do ONT. Ainda existem duas portas livres.

A idea era só ficar com internet wireless no asus, sendo que os dois computadores ficassem no switch com internet.
 
Tenho a seguinte configuração a funcionar sem problemas faz alguns anos:
LvgPnHI.png


Infelizmente o Router RT-AC66U não se aguenta com o tarifário 1 GBIT via as portas ethernet, embora este tenha portas GBIT, pois tem um CPU fraquinho e é um bottleneck quando começa a chegar as velocidades de 800-900Mbit.

Provavelmente é uma pergunta parva, mas existe maneira de ligar tanto o PC e o Server ao switch? Este switch tem 5 portas, LAN 1 vai ao asus, LAN 2 ao router da vodafone e LAN 5 é a entrada do ONT. Ainda existem duas portas livres.

A idea era só ficar com internet wireless no asus, sendo que os dois computadores ficassem no switch com internet.

Julgo que não pois se ligares esses dois equipamentos ao switch vais ficar com pelo menos 4 ips, Asus, server, PC, e router Vodafone e aparentemente eles não permitem 2 ips quanto mais 4 xD além de nenhum desses equipamentos te ficava em lan ou seja ficavas com 4 Lans diferentes
 
Julgo que não pois se ligares esses dois equipamentos ao switch vais ficar com pelo menos 4 ips, Asus, server, PC, e router Vodafone e aparentemente eles não permitem 2 ips quanto mais 4 xD além de nenhum desses equipamentos te ficava em lan ou seja ficavas com 4 Lans diferentes

Apenas os routers recebem IP público, as maquinas na rede recebem apenas IP privado que é atribuído por cada router, e como cada router está a utilizar VLAN diferentes, não entra em "conflito.
 
Tenho o SmartRouter da Vodafone e estava a pensar em melhorar o sistema wifi de casa. Vi um Linksys WRT1900ACS a 130€ e estava a pensar em substituir o SmartRouter.
Pelo que tive a ler aqui, não o vou coneguir fazer dado que o SR tem ONT integrado e não dá para ser substituido.
Posso usar o WRT como AP, mas não sei se não será melhor para isso comprar outro tipo de equipamento?!

A Open VPN do WRT é algo que me agrada explorar e parece-me ter uma boa performance quando tem um disco ligado.

A minha pergunta é, Vale a pena usar o Linksys WRT 1900ACS como AP ou há equipamentos melhores ao mesmo preço?
Adicionalmente, vale a pena perseguir a vodafone para trocar o smartrouter por um equipamento ONT + Router em separado?
 
Última edição:
Apenas os routers recebem IP público, as maquinas na rede recebem apenas IP privado que é atribuído por cada router, e como cada router está a utilizar VLAN diferentes, não entra em "conflito.
Mas ele quer ligar tudo ao switch que vem do ONT ou seja vai ficar com ips do routers mais 2 ips das restantes saídas do switch e como se tivesse 4 routers... pelo menos foi o que percebi ele só queria o Asus a rotear para wifi...
 
Última edição:
Tenho o SmartRouter da Vodafone e estava a pensar em melhorar o sistema wifi de casa. Vi um WRT1900ACS a 130€ e estava a pensar em substituir o SmartRouter.
Pelo que tive a ler aqui, não o vou coneguir fazer dado que o SR tem ONT integrado e não dá para ser substituido.
Posso usar o WRT como AP, mas não sei se não será melhor para isso comprar outro tipo de equipamento?!

A Open VPN do WRT é algo que me agrada explorar e parece-me ter uma boa performance quando tem um disco ligado.

A minha pergunta é, Vale a pena usar o WRT como AP ou há equipamentos melhores?
Adicionalmente, vale a pena perseguir a vodafone para trocar o smartrouter por um equipamento ONT + Router em separado?
Já usei
Tenho o SmartRouter da Vodafone e estava a pensar em melhorar o sistema wifi de casa. Vi um WRT1900ACS a 130€ e estava a pensar em substituir o SmartRouter.
Pelo que tive a ler aqui, não o vou coneguir fazer dado que o SR tem ONT integrado e não dá para ser substituido.
Posso usar o WRT como AP, mas não sei se não será melhor para isso comprar outro tipo de equipamento?!

A Open VPN do WRT é algo que me agrada explorar e parece-me ter uma boa performance quando tem um disco ligado.

A minha pergunta é, Vale a pena usar o WRT como AP ou há equipamentos melhores?
Adicionalmente, vale a pena perseguir a vodafone para trocar o smartrouter por um equipamento ONT + Router em separado?

Já usei o ddwrt como AP/extender com muitos bons resultados mas como o router que estava a usar era apenas 2.4ghz acabei por comprar um wifi extender já com 5ghz da tplink ligado por cabo acima de tudo pelo preço e pela comodidade (é muito mais pequeno) mas o router que tinha anteriormente o TL-WR1043ND com o ddwrt fazia o pedido muito bem.
Cumprimentos
 
Já usei


Já usei o ddwrt como AP/extender com muitos bons resultados mas como o router que estava a usar era apenas 2.4ghz acabei por comprar um wifi extender já com 5ghz da tplink ligado por cabo acima de tudo pelo preço e pela comodidade (é muito mais pequeno) mas o router que tinha anteriormente o TL-WR1043ND com o ddwrt fazia o pedido muito bem.
Cumprimentos

Obrigado André. Pelo que li, ddwrt é o firmware. Eu estava a considerar a compra de um novo equipamento para complementar/substituir o da Vodafone.
Se percebi mal, pf corrige-me.
 
Obrigado André. Pelo que li, ddwrt é o firmware. Eu estava a considerar a compra de um novo equipamento para complementar/substituir o da Vodafone.
Se percebi mal, pf corrige-me.

Eu é que percebi mal e acabei a misturar marca com firmware estas correcto Sim eu e que li um pouco na vertical e percebi que estavas a perguntar sobre software quando era hardware quanto a essa marca não te posso ajudar nunca experimentei ficas com o meu testemunho sobre uma marca e firmware bem mais barata que a não ser que precises de algum serviço que esse router que falaste faça também faz de AP/expansor de rede de forma exímia já que se tens o smart router nunca vais conseguir por o router próprio a gerir o serviço de Internet aconcelhava te a ires para uma solução mais barata e com bons resultados igualmente
Cumprimentos
 
Mas ele quer ligar tudo ao switch que vem do ONT ou seja vai ficar com ips do routers mais 2 ips das restantes saídas do switch e como se tivesse 4 routers... pelo menos foi o que percebi ele só queria o Asus a rotear para wifi...

Sim, o objectivo era deixar o asus só a fazer o wifi... mas parece que não é possível evitar de usar este router :(
 
Queria saber se é possivel controlar só a net com o 2º router, sendo que agora é tudo smartouter como principal. É possivel ficar iptv no smartrouter? Sendo que precisa de net que vem do segundo.
 
Consegues explicar melhor?
Não tenho problema em deixar box e telefone (que nem uso) no smart. Mas não é preciso wan no smart para ser controlável no segundo?
 
Consegues explicar melhor?
Não tenho problema em deixar box e telefone (que nem uso) no smart. Mas não é preciso wan no smart para ser controlável no segundo?
No smartrouter se fores a "Ferramentas" (roda dentada) --> Regras de encaminhamento --> Função DMZ e colocares o IP wan do teu router ficas com o tráfego no teu router (VPN's, regras NAT, etc).
Assim fias com o SmartRouter para voz e box, todo o tráfego de dados fica encaminhado para o teu router.
Não tens outra forma, podes se quiseres ficar com o IP publico no teu router ligar para a vodafone e pedir para trocares pelo 8012H+TG e depois podes fazer conforme já indicado várias vezes neste post
 
Thanks. No segundo router configuro como? É um Asus AC1200G que neste momento uso em modo acess point pois como router não consigo...
Actualmente está assim, como AP:
DQB9k2b3Srujc9_AkOINGg.png
BSkmwv2OTniLgQUpxqB8HQ.png
 
Última edição:
Quais são as diferenças entre ter um ONT + 2º router ou SmartRouter c/ DMZ + 2º router?

Neste momento tenho ONT + Archer C7 com LEDE, graças à ajuda do Whooper e estou satisfeito.

Entretanto renovei o contrato e tenho direito à instalação do Smart Router. Não sei se hei de aproveitar o upgrade gratuito...
 
Back
Topo