Substituir router Vodafone fibra

Boa noite

Para quem tem gigabit recomendam usar o smartrouter ou o asus.
Neste momento tenho ont e amanhão vem instalar-me o smartrouter.
Que ganho ou perco se tocar?
 
Boa tarde.
E como fizestes? Forcastes a versao 3 do igmp?
É que eu continuo com as paragens na televisao.
Alterastes alguma coisa nos scripts?
Não encontro maneira de por isto a trabalhar sem falhas.
Desde já agradeco toda a disponibilidade que tens demontrado
para nos ajudar.
 
Boa tarde.
E como fizestes? Forcastes a versao 3 do igmp?
É que eu continuo com as paragens na televisao.
Alterastes alguma coisa nos scripts?
Não encontro maneira de por isto a trabalhar sem falhas.
Desde já agradeco toda a disponibilidade que tens demontrado
para nos ajudar.

Nope nao fiz nada, mas realmente dá que pensar... o output é este:
Código:
cat /proc/net/igmp
Idx    Device    : Count Querier    Group    Users Timer    Reporter
1    lo        :     0      V3
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
2    eth0      :    10      V3
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
3    eth1      :     5      V3
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
4    eth2      :     5      V3
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
5    vlan1     :     5      V3
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
7    vlan100   :     4      V3
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
                FF00FF00     2 0:FF00FF00        0
8    br0       :    12      V2
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        1
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        1
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
9    vlan105   :     9      V3
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0
                FF00FF00     2 0:FF00FF00        0
                FF00FF00     1 0:FF00FF00        0

a br0 tem v2 mas talvez seja irrelevante na br0? confesso que estas partes me ultrapassam, é mesmo try/error

Uma coisa que noto nos scripts é que o igmp snooping não está activo ( não tenho no Web GUI visto sugerirem não activar porque os scripts tratam de tudo... porem não vejo nenhum processo "snooper" a correr e suponho que teria de estar se estivesse ativo)
 
Estive a testar e na verdade a opção "Enable efficient multicast forwarding (IGMP Snooping)" apenas parece correr o bin "emf".

O probelma é que activando mas mantendo em modo manual:
Código:
emf list iface br0

EMF enabled interfaces on br0: eth2 eth1 vlan1

Penso que para ser correcto teria de ter aqui a vlan105... mas podemos adicionar esse comando no wan-start e testar suponho
 
Estive a testar e na verdade a opção "Enable efficient multicast forwarding (IGMP Snooping)" apenas parece correr o bin "emf".

O probelma é que activando mas mantendo em modo manual:
Código:
emf list iface br0

EMF enabled interfaces on br0: eth2 eth1 vlan1

Penso que para ser correcto teria de ter aqui a vlan105... mas podemos adicionar esse comando no wan-start e testar suponho

Pelo que testei activar EMF causa paragens na imagem, e so desativando é que volta a dar...
 
Boa tarde.
Com o teu backup funcina 5*****, e posso ligar qulquer uma das duas boxes
em qualquer porta do router asus.
Nem atribui a mac a vlan 105.
Só que assim não cosigo cofigurar o telefone siemens gigaset a510ip.
Será que o facto de eu poder atribuir uma vlan nas configuracões do
proprio telefone pode ajudar.
Um grande ogbrigado pela diponibilidade mostrada.
Boas leon68, ja conseguiste por o voip a funcionar ? ando aqui as aranhas para por o telefone a funcionar. Tenho vodafone 100/10 e troquei o router por um tp-link c3150, box e net a funcionar as mil maravilhas, deixo um screen para a rapaziada ver e ajudar se poder.


 
Última edição:
Boa noite.
Sim tenho o voip a funcionar no meu router asus ac 68u.
Estive a ver as imagens da cofiguracao do teu adaptador e reparei que tem um ip da tua rede interna.
No meu caso iso nao acontece. Tavez seja por ai. Outra coisa, na tua box funcionao as aplicacoes
por exemplo o netflix? O ip da box esta na tua rede interna?
É que só cosegui isso com os scripts e não foi nada facil.
No meu caso com a utilização dos sripts consegui por a box a funcionar na minhacrede interna e
assim funcinam todas as apps radios e comado no telemovel.
 
Boa noite.
Sim tenho o voip a funcionar no meu router asus ac 68u.
Estive a ver as imagens da cofiguracao do teu adaptador e reparei que tem um ip da tua rede interna.
No meu caso iso nao acontece. Tavez seja por ai. Outra coisa, na tua box funcionao as aplicacoes
por exemplo o netflix? O ip da box esta na tua rede interna?
É que só cosegui isso com os scripts e não foi nada facil.
No meu caso com a utilização dos sripts consegui por a box a funcionar na minhacrede interna e
assim funcinam todas as apps radios e comado no telemovel.
O router atribui um IP a cada aparelho que se liga a net ( cabo ou wiffi), neste caso foi o 192.168.0.103., outros acabam em 104, 105,106.... Não uso netflix e não sei o IP da box da vodafone porque seleccionei a lan2 em iptv, a box funciona bem sem frezzes e da para retorcer. Na lan1 e lan3 seleccionei internet e tenho ligado uma smarttv e uma mag. Lan4 telefone IP que nao consigo configurar.Acho que o problema esta no registration state - can´t connect to login server. Ja agora nao da para editar o meu post anterior?
 
@ovinet
O que o Leon está a dizer, é que com essa configuração no teu router para a TV box e VOIP, não é normal teres IPs da tua rede interna 192.168.0.* nesse equipamentos e como tens no voip, seria essa a explicação para o voip nao funcionar.

No menu da tv box, em configuraçãoes - informações do sistema - Rede, podes ver qual o IP da TV box.
Supoe-se que esse IP nao seja 192.168.0.* e é por isso que funciona.
Qual o IP que a box tem?

Assim ficamos a perceber como a tplink implementou essa configuração.
 
@ovinet
O que o Leon está a dizer, é que com essa configuração no teu router para a TV box e VOIP, não é normal teres IPs da tua rede interna 192.168.0.* nesse equipamentos e como tens no voip, seria essa a explicação para o voip nao funcionar.

No menu da tv box, em configuraçãoes - informações do sistema - Rede, podes ver qual o IP da TV box.
Supoe-se que esse IP nao seja 192.168.0.* e é por isso que funciona.
Qual o IP que a box tem?

Assim ficamos a perceber como a tplink implementou essa configuração.
O IP da box é 10.56..........
mas o IP da net é 94.62......
 
Certo, por isso funciona, a box tem um ip da rede interna da VDF e a net tem o IP publico do router na internet.

No ecran de configuração do VOIP aparece o IP 192.168.0.* pq ligaste o equipamento à LAN para fazeres a configuração, mas depois ligas o equipamento à porta LAN 4, que configuraste para VOIP no teu router, desligas e voltas a ligar o equipamento voip (só da eletricidade), para ter a certeza que vai apanhar o IP da VDF (na porta LAN4) e ele nao funciona?
 
Última edição:
Certo, por isso funciona, é o ip da rede da VDF.

No ecran de configuração do VOIP aparece o IP 192.168.0.* pq ligaste o equipamento à LAN para fazeres a configuração, mas depois ligas o equipamento à porta LAN 4, que configuraste para VOIP no teu router, desligas e voltas a ligar o equipamento voip (da eletrecidade), para que possa apanhar o IP da VDF (na porta LAN4) e ele nao funciona?
Para configurar o pap2 tenho que por internet na lan4 para poder aceder a pagina do pap2, depois mudo para telefone ip na lan4 e reinicio tudo, e o voip na da. Mas agora vou fazer um pequeno teste que sera mudar o ip na lan para 94.62....
 
Sim, isso explica pq tens o IP da LAN na configuração do voip.
Esse teste nao vai funcionar, esses IPs sao da internet e o voip tem outra gama privada da VDF
O problema está noutro campo da configuração, nao sei dizer onde, não tenho esse tipo de equipamento, o ideal é tentar comparar com outras configurações que puseram mais no inicio desta thread ou ver se o Leon deteta mais alguma diferença.

Esse equipamento voip nao tem algum LOG que possas consultar?

EDIT:
Por curiosidade, se ligares o PC na porta LAN4 qual o IP que apanha?
Se apanhar IP, esse IP, mascara e gateway devem ser as que o voip usa.
 
Última edição:
Sim, isso explica pq tens o IP da LAN na configuração do voip.
Esse teste nao vai funcionar, esses IPs sao da internet e o voip tem outra gama privada da VDF
O problema está noutro campo da configuração, nao sei dizer onde, não tenho esse tipo de equipamento, o ideal é tentar comparar com outras configurações que puseram mais no inicio desta thread ou ver se o Leon deteta mais alguma diferença.

Esse equipamento voip nao tem algum LOG que possas consultar?

EDIT:
Por curiosidade, se ligares o PC na porta LAN4 qual o IP que apanha?
Se apanhar IP, esse IP, mascara e gateway devem ser as que o voip usa.
Não faço ideia se tem algum LOG, mas agora a maria esta a ver a novela e nao da para fazer esses testes , mas ja fiquei com varias ideias para testar , darei feeback mais tarde , um obrigado Mr .Wolf
 
O IP da box é 10.56..........
mas o IP da net é 94.62......

O que quer dizer que tens o setup bem para a vlan da net (vlan 100) estas a passar a vlan105 para uma porta onde esta ligada a BOX (LAN2) mas algo está errado com o VOIP.... honestamente nao percebo muito bem o WEBUI do tplink... então a porta 1 e 3 são internet? Ou isso quer dizer "LAN"? Mas acho que se deve assumir que é LAN (vlan1) e como tal têm acesso á internet...

Mas voltando ao VOIP esta definida a porta 4.... é nessa que está o VOIP? É que para te estar a dar IP 192.168... no VOIP das duas uma, ou está ligado na porta errada ou o tplink nao está a fazer o que diz no WEBUI (passar a vlan101 para a porta 4).

Nos asus podes fazer telnet/ssh e ver isso com o comando "robocfg show" mas nos tplink nao faço idea...
 
Já agora para o resto da malta e voltando aos asus com os scripts, confesso que não tenho tido boa experiencia com a net se deixar o router gerir IPTV.... parece que assim que o igmp entra na equação o router começa a não conseguir lidar com tudo e a internet sofre com isso... ou em outros termos estão a sofrer de "network congestion".... é um facto que tenho o AC66U e é single core por isso poderá ser por ai... ou talvez seja o router que tem algum problema.... o facto é que já antes me andava a dar stress com a 5Ghtz (de quando ao quando perdia o sinal) porém deixei para testar so a dar net... e tem funcionado mt bem... o que acaba por vir dar razão à teoria...

Estava a pensar se conseguiria passar a gestão iptv para um outro switch (passando a vlan105 para la mas também a 1 porque preciso de ter acesso à lan nesse) mas não sei até que ponto isso vai funcionar e se vale a pena o esforço.... honestamente não sei se vale mais a pena ter iptv sem as gravaçoes ( a minha mulher discorda.... eu ca nao ligo tanto a isso)
 
ara configurar o pap2 tenho que por internet na lan4 para poder aceder a pagina do pap2, depois mudo para telefone ip na lan4 e reinicio tudo, e o voip na da. Mas agora vou fazer um pequeno teste que sera mudar o ip na lan para 94.62....

Isso não vai dar... o facto de meter numa vlan depois mudar ate pode ser necessário mas também podias ligar cabo directo para configurar suponho.... tinha de ter um desses para ter certeza...

De qualquer forma o erro que estas a ver e normal quando metes o pap2 na lan... vai dar sempre erro porque nao consegue aceder aos servers da VDF, para tal tem de estar na vlan 101... se não funciona assim diria que algo está mal com os dados SIP
 
Boa noite.
Sim tenho o voip a funcionar no meu router asus ac 68u.
Estive a ver as imagens da cofiguracao do teu adaptador e reparei que tem um ip da tua rede interna.
No meu caso iso nao acontece. Tavez seja por ai. Outra coisa, na tua box funcionao as aplicacoes
por exemplo o netflix? O ip da box esta na tua rede interna?
É que só cosegui isso com os scripts e não foi nada facil.
No meu caso com a utilização dos sripts consegui por a box a funcionar na minhacrede interna e
assim funcinam todas as apps radios e comado no telemovel.

Boa Tarde Qual é o ata que tens ligado ao teu ac68 é que tenho um cisco spa 112 ligado ao meu ac87 e já ando às aranhas à 2 meses.
Desde já agradeço a tu resposta.
 
Back
Topo