Substituir router Vodafone fibra

Boa noite a todos.

Hoje perdi a ligação com o meu backend em Portugal. Será que alguém me poderá dizer se a Vodafone fez algumas alterações surpresa, como já tem vindo a ser hábito, nas suas configurações ?

Desde a última actualização que bloqueou o uso de net no technicolor e 2º router ao mesmo tempo que tenho a seguinte configuração.

--[ VLAN telefone ]-----> Technicolor ---> Telefone​
ONT -> SWITCH --[ VLAN Box e NET ]-----> Router ---> BOX
---> SWITCH NET CASA​

Não especifico as VLANS porque eu agora não tenho acesso ao SWITCH e já não me lembro das configurações.

Será que alguém me pode dizer se há alguma razão para isto ter deixado de dar ?
 
sim! as actualizações desse site sao de 2016

Mas não se deve instalar o último firmware disponibilizado pela Asus no site oficial do que manter o que está no site das operadoras, uma vez que estão muito desatualizados?
Por exemplo, para um Asus RT-AC68Uem que foi lançado no passado dia 3 de Abril um novo firmware, como se pode ver aqui:

https://www.asus.com/pt/Networking/RTAC68U/HelpDesk_BIOS/

não é melhor atualizar e depois manualmente no parte do ISP Profile escolher a vodafone?? Ou existe mais alguma configuração adicional que só vem no firmwares que estão aqui:

http://asus-portugal.com/isp-config/firmware.html
 
Mas não se deve instalar o último firmware disponibilizado pela Asus no site oficial do que manter o que está no site das operadoras, uma vez que estão muito desatualizados?
Por exemplo, para um Asus RT-AC68Uem que foi lançado no passado dia 3 de Abril um novo firmware, como se pode ver aqui:

https://www.asus.com/pt/Networking/RTAC68U/HelpDesk_BIOS/

não é melhor atualizar e depois manualmente no parte do ISP Profile escolher a vodafone?? Ou existe mais alguma configuração adicional que só vem no firmwares que estão aqui:

http://asus-portugal.com/isp-config/firmware.html

não, as configs passam de umas versões para as outras. usem sempre as mais recentes
 
Ok
amanha vou testar.
Um já consegui por a funcionar como AP. Embora tenha que ter desligado o 5G, pois nao sei bem porquê, o meu smartphone só se ligava a esse e as velocidades estavam a ser baixas! Testes para continuar....
 
Eu puz a "funcionar" e partilhei como o fiz, se esta correto ou não, nao sei! se vier a dar problemas, terei que os resolver
Se tiveres mais conhecimento sobre isto podias ter ajudado tanto a mim como aos outros users que aqui vieram pedir ajuda.. N pessoas comentaram nesta thread e ninguem respondeu..
eu dei umas luzes

Acho que a configuração que fizeste com os comandos de linha para alterar as VLANs está errada, é o que te tentei dizer nos varios posts.
 
Boas,

Fui mais uma vítima das alterações feitas pela Vodafone e neste momento estou sem serviços cruciais, como deixei a informática e redes à uns tempos tou meio perdido, daí vir pedir a vossa ajuda.

Tinha tudo a funcionar até à uns dias com o seguinte esquema:

ONT ZTE ZXHN F601 < - > Router Technicolor Tg784n v3 da Vodafone < - > Router TP-Link Archer C7 AC1750 v4 com DD-WRT < - > D-Link SmartSwitch DGS-1210-28 Gerenciável < - > Servidores + PC's + Impressoras com IP's Fixos
(IPTV 3 Boxes + VOIP 1 Tlf + Wifi Cortesia) (Rede Lan interna + Rede Wireless interna ) (Só lhe alterei a Pass, o IP e indiquei o servidor DHCP)

As configurações eram:

Technicolor: IP: 192.168.2.1
IP Range: 192.168.2.2 a 192.168.2.100
DMZ ativado para 192.168.2.101


TP-Link Archer C7: WAN Connection: Static IP
WAN IP: 192.168.2.101
Subnet Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.2.1
Static DNS 1: (tentei de tudo - IP do Technicolor, a 0's e do google)

Network Setup: Local IP: 192.168.1.1
Subnet MAsk: 255.255.255.0
Gateway: (Tentei o próprio IP, o do Technicolor e o dns do ISP :P)
Local DNS: (tentei a 0's, o próprio IP, o do Technicolor, do Google e outros)

DNSMasq para DHCP on e off
DNSMasq para DNS on e off

Após testes e trocas liguei para a Vodafone e fiquei a saber que teria que pagar 10€+54€ mensais para poder voltar a ter tudo a funcionar, além de me ter que fidelizar este serviço por mais 24 meses, coisa com a qual não concordei.

Procurava agora ajuda para voltar a colocar tudo a funcionar, já que ainda tenho 19 meses de fidelização para cumprir.
Usar o Technicolor em exclusivo não é uma opção devido a configurações existentes em servidores que não são alteráveis.

Já li em alguns posts que poderia colocar um Cisco SPA2102 ou um Linksys PAP2T para o VOIP, não haveria problema em adquirir um deles ou outro que fizesse a mesma função.
Ainda tenho o Archer C7 com o firmware DD-WRT mas se for aconselhável posso voltar a colocar o de origem, não sei é se o firmware da TP-Link faz clone do Mac Address mas o DD-WRT faz.

Se alguma alminha caridosa tiver um configuração a funcionar e/ou possa ajudar, agradecia imenso.

Cumps.

EDIT: Tenho 19 meses de fidelização por cumprir e não 15 :\
 
Última edição:
Boas,

Obrigada Mr.Wolf.

O Technicolor teve que levar um reset e voltou aos 192.168.1.254 e 255.255.255.0 .
Teve que se fazer isso para pelo menos ter 1 PC ligado à net, a questão é que para ter net esse PC fica sem acesso a diverso software tipo de facturação e gestão.

Eu já estou por tudo, não sei se alguém já experimentou isto ou isto para substituir o router da vdf por outro com sucesso.

Cumps.
 
O ideal para ti é voltares a alterar o IP do router tecnicolor para 192.168.2.1 como tinhas dantes.
É uma alteração normal e bastante comum nos routers, mas nesse da VDF nunca testei.
Fui ver o interface do tecnicolor e parece-me que dá para fazer isso sem problemas.

Entras no atual IP do tecnicolor:
http://192.168.1.254/
e queres mudar este IP para o que tinhas antes: 192.168.2.1

Depois do reset nao deve pedir USER/PASSWORD, por isso aporveita depois para configurares um user pass:
User: Administrator
Pass: foi definida por ti

Para mudar o IP do tecnicolor fazes isto:
Rede Domestica -> Interfaces -> LocalNetwork -> Configurar
Endereços IP:
[EDITAR] 192.168.1.254/24
Mudas este endereço de 192.168.1.254/24 para 192.168.2.1/24 e carregas em [APLICAR]
Vê se ele precisa de reboot

Depois disto o IP do tecnicolor deve mudar de 192.168.1.254 para 192.168.2.1

Tb deve ser preciso configurar o POOL DHCP, é necessário verificar se está tudo na rede 192.168.2.* e limitar o range de IPs dado pelo dhcp até 192.168.2.100, visto que o teu router tplink tem ip fixo 192.168.2.101.

Se quiseres depois de isto tudo configurado poe um screenshot.

Depois disto fica a funcionar como dantes, falta ainda pores o IP do tplink 192.168.2.101 na DMZ do tecnicolor caso precises.
Deves tb configurar o wifi para WPA2/AES + password (e/ou desligar o wifi se nao precisares) do tecnicolor, desligar o WPS (nao me recordo se fica ligado depois do reset) e desligar os serviços que nao usas, mas aqui depende do que queres usar.
 
Boa noite a todos.

Hoje perdi a ligação com o meu backend em Portugal. Será que alguém me poderá dizer se a Vodafone fez algumas alterações surpresa, como já tem vindo a ser hábito, nas suas configurações ?

Desde a última actualização que bloqueou o uso de net no technicolor e 2º router ao mesmo tempo que tenho a seguinte configuração.

--[ VLAN telefone ]-----> Technicolor ---> Telefone​
ONT -> SWITCH --[ VLAN Box e NET ]-----> Router ---> BOX
---> SWITCH NET CASA​

Não especifico as VLANS porque eu agora não tenho acesso ao SWITCH e já não me lembro das configurações.

Será que alguém me pode dizer se há alguma razão para isto ter deixado de dar ?

Só com esses dados e sem ver a configuração, não vejo nenhuma razao para isso ter deixado de funcionar.

Seria melhor ter a box debaixo do tecnicolor pq ficava na tua LAN atras duma firewall.
Assim como tens, suponho que em bridge numa porta do teu router, é o mesmo que ter diretamente no switch logo depois do ONT e fica na WAN IPTV da VDF em vez de ficar na segurança da tua LAN.
 
@Mr.Wolf Obrigado pela ajuda!

Foi uma uma falta de energia e o router da Asus depois reiniciar ficou sem internet, não sei bem porquê mas um reboot resolveu a situação. Sim e afinal tenho a box ligada ao Technicolor... Eu já tenho isto configurado há algum tempo e estando longe não tenho maneira de confirmar.
 
Boas,

Mr.Wolf Muito obrigada pelas sugestões mas não surtiram efeito, o ONT tem o Router da Vodafone registado e estou limitado a 1 IP Público.

No entanto estive a consultar o contrato e a Legislação, fui ao site da Anacom e após muito escavar encontrei legislação que acho se adequar ao meu problema.
Fui ao Fórum da Vodafone e publiquei lá a minha reclamação, que será a mesma que seguirá por carta registada.

Se quiserem podem tentar argumentar o mesmo que eu, copiando a reclamação na integra ou parcialmente, fica à vossa vontade.
Vou colar aqui a minha argumentação mas se acharem que deve ser colocada em outro local peço desculpa e que a coloquem no local apropriado:

"Boa tarde,

À cerca de 1 semana e meia a Vodafone, unilateralmente e sem aviso prévio, bloqueou o acesso do meu Router à internet. Foi-me dada pela Vodafone diversa informação, por vezes contraditória, indicando que eu teria que ficar limitado ao equipamento fornecido pela Vodafone mas que se quisesse voltar a poder ligar o meu Router seria possível, desde que pagasse aditivos e alterasse o meu contrato. Recusei e recusarei até ás ultimas instâncias.

Fui consultar o site da Anacom e encontrei a seguinte legislação:

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1373271



Regulamento n.º 2015/2120 do Parlamento Europeu e do ...
www.anacom.pt
ANACOM é a autoridade reguladora em Portugal das comunicações postais e das comunicações eletrónicas. Disponível em versão Portuguesa e Inglesa.

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=968124


ANACOM - Directiva 2008/63/CE da Comissão, de 20.6.2008
www.anacom.pt
ANACOM é a autoridade reguladora em Portugal das comunicações postais e das comunicações eletrónicas. Disponível em versão Portuguesa e Inglesa.

Transcrevo o artigo 3º do Regulamento UE 2015/2120 do Parlamento Europeu que entrou em vigor a partir de 30 de Abril de 2016:

"1. Os utilizadores finais têm o direito de aceder a informações e conteúdos e de os distribuir, de utilizar e fornecer aplicações e serviçose utilizar equipamento terminal à sua escolha, através do seu serviço de acesso à Internet, independentemente da localização do utilizador final ou do fornecedor, ou da localização, origem ou destino da informação, do conteúdo, da aplicação ou do serviço."

Segundo o Regulamento Europeu o Utilizador Final, neste caso a JustMedical, tem direito a usar o terminal que escolher.

Para efeitos de determinação sobre o terminal a que a Directiva 2015/2020 se refere existe a Directiva 2008/63/CE que diz no artigo 1º:


"Para os efeitos da presente directiva, entende-se por:
1. "Equipamento terminal":
a) Qualquer equipamento ligado directa ou indirectamente ao interface de uma rede pública de telecomunicações para transmitir, tratar ou receber informações; em ambos os casos, de ligação directa ou indirecta, a ligação pode ser feita por cabo, fibra óptica ou por via electromagnética; a conexão é indirecta caso haja um aparelho intermédio entre o equipamento terminal e o interface da rede pública;
"


Para que não houvesse lugar a más-interpretações ou violações da Directiva UE 2015/2120 o legislador clarificou os direitos do Consumidor Final pelos parágrafos:

"2. Os acordos entre os prestadores de serviços de acesso à Internet e os utilizadores finais sobre as condições comerciais e técnicas e sobre as características dos serviços de acesso à Internet, tais como preços, volumes de dados ou velocidade, e quaisquer práticas comerciais utilizadas por prestadores de serviços de acesso à Internet,não limitam o exercício do direito dos utilizadores finais previsto no n.o 1."

e

"O primeiro parágrafo não obsta a que os prestadores de serviços de acesso à Internet apliquem medidas razoáveis de gestão do tráfego. Para que possam ser consideradas razoáveis, essas medidas devem ser transparentes, não discriminatórias e proporcionadas, enão podem basear-se em questões de ordem comercial, mas sim na qualidade técnica objetivamente diferente dos requisitos de serviço de categorias específicas de tráfego. Essas medidas não podem ter por objeto o controlo de conteúdos específicos, nem podem ser mantidas por mais tempo do que o necessário."

O Equipamento Terminal que o cliente dispõe cumpre com toda a Regulamentação Europeia e Nacional, não podendo a Vodafone impedir a livre ligação do Equipamento Terminal à sua Rede.
A Vodafone ao propor o pagamento de 10€ para que a JustMedical possa ligar o seu Equipamento Terminal à sua rede está a violar o direito de Livre Acesso por parte do cliente e baseando-se em questões de ordem comercial, ao contrário do que consta no segundo parágrafo do artigo 3º, e cito, "não podem basear-se em questões de ordem comercial".


Caso pretendam podem confirmar que o Equipamento Terminal do Cliente, um Router TP-LINK Archer C7 AC1750 V.4 EU, cumpre com todos os requisitos técnicos e legislação:

https://www.tp-link.com/pt/products/details/cat-9_Archer-C7.html#specifications


Archer C7 | AC1750 Wireless Dual Band Gigabit Router | TP ...
www.tp-link.com
Concurrent Dual Band Connections for Lag-Free Work and Entertainment. The Archer C7 operates over both the 2.4GHz and 5GHz bands, ensuring amazing wireless performance.
https://static.tp-link.com/1910012218_Archer C7_V4_UG.pdf(Declaração de Conformidade EU a partir da página 108)


O Equipamento Terminal do Cliente, Router TP-Link Archer C7 AC1750 V4 EU, pode assegurar os serviços de Internet e IPTV prestados pela Vodafone.
Para assegurar o fornecimento do serviço VOIP a JustMedical adquirirá um Equipamento Terminal adequado aos requisitos técnicos da Vodafone e que cumpra a Legislação.

Pretendemos então que seja concedido à JustMedical o direito LIVRE de aceder à Rede da Vodafone, sem custos e sem entraves, com os seus próprios Equipamentos Terminais.

Caso a Vodafone não volte a fornecer os serviços nos mesmos moldes aquando da celebração do contrato, sem custos ou limitações para a JustMedical, exerceremos o direito de resolução do contrato sem penalizações invocando:

1 - Alteração das condições da prestação do serviço sem aviso prévio e sem consultar o cliente, a sua eventual aceitação ou recusa, nem comunicação do prazo de 30 dias para resolução do contrato sem penalizações;

2 - Violação do Artigo 3º, parágrafo 1, do Regulamento UE 2015/2120;

3 - Toda e qualquer outra opção legal que o nosso Aconselhamento Jurídico considerar legalmente enquadrável.

Se necessário a JustMedical recorrerá às instâncias legais adequadas para resolver este conflito, podendo vir a reclamar todas as indemnizações e ressarcimento por prejuízos que a Lei considerar justas.


Com os melhores cumprimentos,
Manuela Gonçalves e João Gonçalves"

https://forum.vodafone.pt/t5/Net-Voz/Violação-dos-Direitos-do-Consumidor/td-p/319106

Se virem algum erro ou má interpretação, agradeço ajuda no sentido de a corrigir.

Cumps.
 
Última edição:
Sim estamos limitados a 1 IP publico e sem pôr em causa o que escreves que ainda nao li em detalhe, porque queria focar outro ponto diferente: não vejo nenhum aspecto tecnico que impeça o tplink de funcionar na tua configuração.
Para nao funcionar é poruqe deve estar alguma coisa mal configurada.

A tua configuração pode e deve funcionar, não ha nada que eu conheça que impeça termos um router nosso detras do router da VDF:
"ONT ZTE ZXHN F601 < - > Router Technicolor Tg784n v3 da Vodafone < - > Router TP-Link Archer C7 AC1750 v4 com DD-WRT < - > D-Link SmartSwitch DGS-1210-28 Gerenciável < - > Servidores + PC's + Impressoras com IP's Fixos"

Na tua configuração só tens um unico IP publico que vai para o tecnicolor.
O router que o ONT e a VDF vê é o TECNICOLOR deles.
Depois indicas que tens o teu router em serie com o deles, a porta WAN do tplink está ligada a uma porta LAN do tecnicolor, isso eles nao podem impedir de funcionar e funciona, ainda recentemente tive essa configuração aqui em casa para poder reportar uma avaria.

Quando fizeste as alterações para mudar o IP da LAN do tecnicolor, depois disso a internet ficou a funcionar no tecnicolor?
 
Boas,

Tu não vês e eu também não via, as configurações que coloquei foram as que sempre funcionaram durante os últimos 5 meses, depois veio uma actualização ao serviço e deixaram de dar.

A Vodafone já o confirmou, agora pede é que paguemos 10€ por mês para podermos ligar o nosso router também e fidelizar esse serviço por 24 meses:
https://negocios.vodafone.pt/net-voz-fixa-biz/detalhes.html

E se eu subscrevesse este serviço teriam que vir trocar o router por outro, a Vodafone disse-me que com o Technicolor que tenho não é possível activar o aditivo - firmware diferente?

O bloqueio foi feito no ONT e também me foi confirmado "por alguém da vodafone", estão a fazer o mesmo na MEO e desde à uns dias na NOS.
Desta da NOS soube hoje que andam a trocar os routers por routers com configurações ainda mais limitadas. Até vão ter que ir à área do cliente para lhes aceder ao que parece...

Obrigada na mesma.

Entretanto já editei o meu post aqui e no fórum da vodafone, já nos mentalizamos que o mais certo é ter que resolver isto por um Centro de Arbitragem ou Tribunais - pagar à Vodafone é que não.

Cumps.
 
Na configuração que estou a falar, que se chama normalmente: ter 2 routers em serie, ou em cascata ou de duplo NAT:
ONT<-> (WAN)router_da_VDF(LAN)<-> (WAN)Nosso_router(LAN)<->computadores_para_acesso_internet

O router do ISP vê o nosso router como se fosse mais um computador normal ligado na sua LAN.
Tem algumas desvantagens tecnicas por causa do duplo NAT, mas nao vejo que o acesso à internet seja bloqueado para os computadores da sua LAN.

Para isto funcionar, ambos ou routers têm obrigatoriamente de ter os seus IPs da LAN configurados em subredes diferentes.
Nao podem estar na mesma subrede, coisa que aconteceu no seu caso quando se fez reset ao tecnicolor, ambos ficaram na mesma subrede e assim nao pode funcionar.

Não conheço esse serviço que lhe querem vender, mas pelo nome parece ser empresarial.

EDIT:
Se calhar disse à VDF que quer ter um router seu e a VDF interpretou isso como querer susbtituir o router deles pelo seu?
Realmente este tipo de serviço nao empresarial é fornecido e garantido só com o router da VDF, isso traz algumas limitações, mas nao impede que tenhamos outro router nosso atras do deles.
 
Última edição:
Back
Topo