Substituir router Vodafone fibra

Uma vez que mais ninguém se queixa de haver alguma espécie de bloqueio, cheira-me a mal-entendido.

É perfeitamente normal que só seja disponibilizado um endereço por cliente, até porque são caros hoje em dia (pelo menos IPv4). Naturalmente isso tem implicações para o layout da rede do lado do cliente, mas continua a ser perfeitamente possível usar um qualquer router em conjunto com o ONT. (Quanto aos modelos que combinam ONT+Router, essa legislação é interessante, mas um assunto à parte.)

A história de ter vários routers ligados ao ONT sempre foi manhosa, e estava-se mesmo a ver que ia acabar mais cedo ou mais tarde. O que não falta aqui são configurações com um só router que substituem as desgraças que a Vodafone vende como "routers", com maior e menor grau de complexidade e menor e maior grau de funcionalidade.
 
2j4ygpy.png


Como é que se apaga os dispositivos do tecnicolor que já não estão conectados?
 
Aqui estão as configurações do smart switch da tplink TL SG10xE

O mesmo tem de ser configurado com a aplicacao da TPlink e defenindo um ip fixo como 192.168.0.5 na placa de rede. O computador tem de estar directamente ligado para esta primeira (e única) configuracao

ONT na porta 1
Asus na porta 2 - Internet (com ipv4 e ipv6 a funcionar)
Technicolor na porta 3 - Voip e IPTV

Para o ASUS usei os seguintes DNS (separador wan)

Ipv4

1.1.1.1
1.0.0.1

Um especial dedo do meio levantado à vodafone que me obrigou a gastar dinheiro para ter o mesmo resultado.



upload image


Isto continua a funcionar
 
É obvio pela configuração dos IPs dos routers em subredes diferentes e por ter a gateway do tplink com o IP do tecnicolor, que os routers estavam configurados em cascata.
Quando fizeram reset ao tecnicolor, ele indica que este ficou com o IP default que é da mesma rede do tplink e obviamente é impossivel funcionar em cascata com IPs da mesma subrede nos 2 routers.

Pode-se ver pela configuração que ele indica ter funcionado, o que aconteceu quando fez reset ao tecnicolor:
https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/page-140#post-15254556

Ele nao tem switch depois do ONT e tb não tem o tplink ligado numa bridge, pq o tecnicolor nao tem modo bridge. Só fazendo root no tecnicolor para configurar, de qq forma sabemos que a VDF só dá 1 IP publico há varios meses, por isso a bridge tb nao podia funcionar para ter os 2 routers na net em simultaneo.
 
Última edição:
Boas

Já ando à bastante tempo para por um Asus Rt-Ac68u funcionar com o tecnicoler da Vodafone fibra para telefone, mas sempre que aplico o script:

robocfg vlan 1 ports "1 2 3 5t"
robocfg vlan 2 ports "0 5"
robocfg vlan 105 ports "0t 4t"
robocfg vlan 101 ports "0t 4t"

Os dois router estão sempre a reiniciar constantemente.

Por acaso alguém me sabe dizer se este problema é pelo facto de ser fibra rural? Ou não tem nada a ver e deveria funcionar na mesma?

Já experimentei com um router ADB e o resultado foi igual...

Obrigado
 
Boas

Já ando à bastante tempo para por um Asus Rt-Ac68u funcionar com o tecnicoler da Vodafone fibra para telefone, mas sempre que aplico o script:

robocfg vlan 1 ports "1 2 3 5t"
robocfg vlan 2 ports "0 5"
robocfg vlan 105 ports "0t 4t"
robocfg vlan 101 ports "0t 4t"

Os dois router estão sempre a reiniciar constantemente.

Por acaso alguém me sabe dizer se este problema é pelo facto de ser fibra rural? Ou não tem nada a ver e deveria funcionar na mesma?

Já experimentei com um router ADB e o resultado foi igual...

Obrigado

O meu funcionava bem, mas usava um switch da tplink para separar a net para o asus e o voip e tu para o da tecnicolor
 
O meu funcionava bem, mas usava um switch da tplink para separar a net para o asus e o voip e tu para o da tecnicolor

Usou o TP-link TL SG105E?
Qualquer das formas gostava de perceber se em fibra rural (dst) existe algum membro que tenho conseguido colocar a funcionar apenas com os scripts...
 
Já agora, será que conseguimos responder a estas questões para percebermos onde e como o problema existe?

1. Zonas RNG com router Asus?
2. Zonas RNG com router TP-Link?
3. Fibra Vodafone com router Asus?
4. Fibra Vodafone com router TP-Link?

O que já consegui verificar:

1. Não funciona (só com o recurso ao switch)
2. Normal (como antes) (Pelo menos numa instalação que conheço)
3. Normal (como antes) (Lisboa)
4. Normal (como antes) (Lisboa)

Estranho, não acham?
Abraços


@JABR em zonas de fibra rural (dst) para termos o asus a funcionar com o tecnicoler para tv e telefone só com switch é isso? É que com scripts para não passar a Vlan 100 para o Tecnicoler não estou a conseguir. Ambos os router estão sempre a reiniciar.
Gostaria por favor que alguém me confirmasse esta informação

Obrigado
 
Última edição:
Essa configuração é para a MEO, está aqui a configuração do @Illusion4u para o que pretende fazer na VDF, ter internet no Asus e TV+telf. no tecnicolor:
https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/page-110#post-14599113
Esta configuração faz o mesmo que o script que está a usar no Asus, a unica diferença é que é feito no switch e nao no Asus.
 
Back
Topo