Substituir router Vodafone fibra

Parece estar mais rápido com esse dialplan! Obrigado!
Sabes explicar porquê?
Este dialplan está de acordo com a numeração portuguesa, então mal tenha os 9 digitos começados por 2 ou 9 faz a marcação. Por defeito ele vem com um dialplan de 12 digitos se nao estou em erro e fica uns segundos a espera dos restantes números
 
Ora portantos, estou a considerar fazer upgrade para 1Gbps/200mbps e possivelmente a box 4K mas tenho algumas dúvidas que gostava de ver respondidas o quanto antes pois amanhã vão-me ligar para confirmar se quero aderir à oferta que me fizeram e preciso de dar indicação dos equipamentos que quero, tanto box e router.

Actualmente tenho o setup ONT + ASUS com uma box das antigas. Está tudo a funcionar às mil maravilhas, menos o telefone que não me interessa ter ligado se quer. E a app da Vodafone também não funciona muito bem e não me deixa mexer na box através dela, mas isso não me interessa para nada para já.

A minha questão é, fazendo upgrade para a box 4K, o meu setup ONT + ASUS continua tudo a funcionar (box com gravações e etc) sem alterações à configuração (nomeadamente VLANs e assim) ou preciso de alterar alguma coisa? Sim, estou consciente que o com o ONT actual posso não conseguir usufruir totalmente de 1Gbps, mas isso não me preocupa agora.

Se alguém me conseguisse tirar esta dúvida ainda hoje era impecável e eu agradecia imenso :)

Boas, como ja expliquei algumas paginas atraz, tudo é possivel.. no teu caso a app da vodafone não dá exactamente pela questao das vlans, a vlan 100 nao esta a funcionar na box, porque no asus apenas tens a 105 a passar para a box..
box 4k com gravaçoes, apps e etc apenas funciona se tiver a vlan 100 a funcionar junto com a 105 de IPTV, se so tiveres a 105 apenas tens a transmição em directo
com o tomato ou com o merlin é possivel, no merlin, eu ja deixei ai uma pasta de scripts para por a funcionar, tenho a box a correr impecável
 
box 4k com gravaçoes, apps e etc apenas funciona se tiver a vlan 100 a funcionar junto com a 105 de IPTV, se so tiveres a 105 apenas tens a transmição em directo
Certo, queria só frisar que isto é válido para a box 4K mas não para as outras (pelo menos para a anterior a HD que é a que tenho). Digo isto porque só tenho a 105 para a box com Tomato e as gravações funcionam sem problemas. Mas acredito que para a box 4K isto não seja suficiente.

tenho a box a correr impecável
Tens box 4K com tudo a funcionar ou tens a HD?
 
Última edição:
Certo, queria só frisar que isto é válido para a box 4K mas não para as outras (pelo menos para a anterior a HD que é a que tenho). Digo isto porque só tenho a 105 para a box com Tomato e as gravações funcionam sem problemas. Mas acredito que para a box 4K isto não seja suficiente.


Tens box 4K com tudo a funcionar ou tens a HD?

De qualquer maneira, tenho trocado algumas mensagens com o @Mr.Wolf e queria partilhar algo que ele me disse que acho pertinente, espero que ele não se importe:


Ou seja, se bem entendi, o que tu estás a fazer @miguelmacas, não me parece muito seguro.

tenho a 4k sim.. se reparares nas 2 paginas anteriores, ja alterei a forma de fazer as coisas.. Porque ninguem nesta thread soube explicar como por isto a funcionar.. logo fui sozinho e inventei. actualmente tenho a pasta de scripts que estou a usar na pagina anterior.. com varias configs e scripts... de dns da vodafone, vlans para a box.. configurados ao Mac da box e porta, tb disse que quem quiser usar essas configs tera que alterar algumas coisas, as portas podem nao ser as mesmas

https://drive.google.com/drive/folders/1nQTvvWf3anpc3dT6ir_JTsb9BByLaciD

ai tens
o meu router não é igual ao teu, logo mais coisas serao diferente... abrir todas as pastas no WinSCP e verificar portas, ips etc..
 
Obrigado mas vou optar por não seguir esse caminho, não é uma boa solução, demasiada complexa e insegura.

?? complexa e insegura?? já esta a papa feita, basta adaptar as tuas consfigs.. insegura? porque? porque tenho scripts a fazerem as mesmas funcoes que o tecnicolor faz para a box se conectar a ele.. nao percebo o que de inseguro isso tem
acho que esta é a forma mais facil de fazer, nao é preciso usar switchs nem nada de mais, apenas linhas de comando.. claramente nao abriste os scripts nem viste do que se trata..
 
Sim, é complexa. Envolve demasiados scripts e demasiados comandos. Sabes-me explicar cada linha em cada um dos scripts, tim-tim por tim-tim? Não. Logo estás a introduzir algo demasiado complexo que não percebes na tua rede e estás a confiar nisso...

Sim, é inseguro. Estás a abrir o acesso à tua rede e à tua internet ao mundo. Não percebes que estás a fazer isso porque não tens os conhecimentos de redes adequados para isso. E isso nota-se pela forma como "inventaste" as coisas.

Um Switch é bem mais simples e seguro do que o que tu estás a fazer. Só tem a desvantagem de custar dinheiro e ser mais um aparelho ligado 24/7, mas isso não lhe tira a simplicidade e segurança.

Abri sim os scripts, e fechei e apaguei-os de imediato. Qualquer solução que envolve uma panóplia de scripts com código que pouca gente sabe o que faz e se calhar praticamente ninguém (tirando uma ou outra pessoa) consegue explicar de forma clara e sucinta tudo o que eles fazem, é uma solução complexa.

No dia em que isso der problemas e deixar de funcionar, vais fazer o quê? Partir mais pedra até voltar a funcionar? Boa sorte :)
 
Sim, é complexa. Envolve demasiados scripts e demasiados comandos. Sabes-me explicar cada linha em cada um dos scripts, tim-tim por tim-tim? Não. Logo estás a introduzir algo demasiado complexo que não percebes na tua rede e estás a confiar nisso...

Sim, é inseguro. Estás a abrir o acesso à tua rede e à tua internet ao mundo. Não percebes que estás a fazer isso porque não tens os conhecimentos de redes adequados para isso. E isso nota-se pela forma como "inventaste" as coisas.

Um Switch é bem mais simples e seguro do que o que tu estás a fazer. Só tem a desvantagem de custar dinheiro e ser mais um aparelho ligado 24/7, mas isso não lhe tira a simplicidade e segurança.

Abri sim os scripts, e fechei e apaguei-os de imediato. Qualquer solução que envolve uma panóplia de scripts com código que pouca gente sabe o que faz e se calhar praticamente ninguém (tirando uma ou outra pessoa) consegue explicar de forma clara e sucinta tudo o que eles fazem, é uma solução complexa.

No dia em que isso der problemas e deixar de funcionar, vais fazer o quê? Partir mais pedra até voltar a funcionar? Boa sorte :)

De momento é o que há.. se fosse viável a Vodafone disponibilizava para todos. Estou a apresentar soluções, coisa que se vê muito pouco neste fórum
Esta pasta já existe há muito tempo, vários users aqui usam.. foi feita para a Meo e dps adaptada para a Vodafone em 2016 se não me engano
Esta a funcionar ainda hoje, os scripts que lá estão, estão explicados lá mesmo, e as funções não são nada de complexo, apenas passagem para a box se conectar e alterações no igmp para que a box receba iptv e se conecte de forma como fazia no tecnicolor

Quando deixar de dar vou martelar claro! Mas isso seja com scripts, com switch ou com outros router, todos martelamos, estão soluções não são apropriadas e a qualquer momento podem deixar de funcionar
Quem não quer ter chatices arranje o smart router e deixe-se estar sossegado
 
Se tens tomato acho que consegues fazer isso no próprio, esse tem mais alterações nas vlans.. o meu não tem tomato, tive que desemerdar com scripts merlin
 
Não interessa se é Tomato, Merlin ou o original. As alterações às VLANs para que a box 4K funcione com gravações, que são iguais em cada um deles (sendo Tomato mais fácil de configurar), é o que torna a tua rede insegura.

A configuração necessária para a box 4K funcionar com gravações necessita que a VLAN100 seja taggada, é isso que não deverias fazer, é isso que torna as coisas inseguras. Não te sei explicar direito porquê, explicaram-me isto e eu confio em quem me explicou.

Cada um faz o que quer, não tentes é passar a informação de que essa solução é espectacular e não tem problemas nenhuns. Porque tem, e as pessoas devem estar informadas deles. Essa solução expõe a tua Internet à rede toda. Ponto. Agora faz o que quiseres.
 
Não interessa se é Tomato, Merlin ou o original. As alterações às VLANs para que a box 4K funcione com gravações, que são iguais em cada um deles (sendo Tomato mais fácil de configurar), é o que torna a tua rede insegura.

A configuração necessária para a box 4K funcionar com gravações necessita que a VLAN100 seja taggada, é isso que não deverias fazer, é isso que torna as coisas inseguras. Não te sei explicar direito porquê, explicaram-me isto e eu confio em quem me explicou.

Cada um faz o que quer, não tentes é passar a informação de que essa solução é espectacular e não tem problemas nenhuns. Porque tem, e as pessoas devem estar informadas deles. Essa solução expõe a tua Internet à rede toda. Ponto. Agora faz o que quiseres.

Por acaso ja tens a box 4k? experimenta taggar a vlan 100 e dps diz se a box ficou a funcionar corretamente.. no meu caso ficou uma valente cagada.. maior parte das coisas dava erro de HDCP, e nao dava nem transmicao nem gravacoes

atencao que eu falo do merlin, NAO existe tomato para o meu router. ja tinha dito isto ai atraz, quem tiver tomato que faça lá que é mais facil, ja tinha dito. nas paginas anteriores estive a explicar sim sr, mas era para o @voxhel que tem um rt-ac5300 como o meu, no nosso caso ou usamos o que eu tenho ou estamos quietos

em que parte isto expoe a minha rede à net toda? explica la da maneira que te explicaram para eu ver se percebo
soluçao expetacular? quem disse isso?
 
Há aqui muita informação manhosa.

Vamos examinar as várias soluções:
  • VLAN100 para a LAN, VLAN105 à parte para as STB (seja com um switch antes do router, passando a VLAN para uma porta Ethernet ou o que for)
Neste caso, as STB ficam directamente expostas à rede interna de IPTV da Vodafone e não têm acesso à LAN nem à internet. Em termos de segurança, é vagamente possível que alguém consiga aceder remotamente às STB. O que ganham com isso não sei.
Esta configuração não funciona a 100% com as STB antigas e não funciona de todo, pelo que se diz, com a STB 4K.
  • Configuração da Vodafone (replicada pelos scripts para os Asus que por aí andam)
Nesta configuração, as STB estão na LAN, como qualquer outro dispositivo. No entanto, os queries DNS para certos domínios são reencaminhados para um servidor DNS na rede de IPTV, não para a Internet. Há também gamas de endereços IP de destino que estão definidas como sendo para sair pela VLAN105. De resto, há configurações para que o router e quaisquer switches inteligentes na rota lidem melhor com as transmissões em multicast (IGMP).
Em termos de segurança, tanto as STB como a LAN estão atrás de uma firewall, o que é positivo. No entanto, se uma STB for comprometida, pode ser usada para atacar outros dispositivos na rede. Isto seria uma situação invulgar, e a firewall ajuda a mitigar.
Note-se ainda o detalhe de haver subnets privadas que estão ocupadas pela rede de IPTV (Na gama 10.x.x.x, agora não me lembro dos detalhes), portanto convém que a LAN esteja numa gama como 192.168.0.0/16 (o que não deve ser grande problema…).
  • VLAN100 para a LAN, VLAN105 e VLAN100 para as STB
Isto para funcionar depende da boa vontade da Vodafone atribuir dois IPs públicos, um para a LAN e outro para a STB. Isso deixou de acontecer há uns tempos, pelo que se disse, e é o que acontecia com dois routers ligados por um switch ao ONT. As coisas talvez funcionem mais ou menos, dependendo do que a STB 4K estiver a tentar fazer na internet, mas tem tudo para correr mal.

No meio disto tudo, tenho de admitir que não gosto absolutamente nada do processo de configuração nos Asus. Ficheiros de configuração para aqui, scripts para ali… Fica tudo desnecessariamente confuso e feito em cima do joelho.
 
Acabei por comprar um SPA122 (igual ao SPA112 mas com porta LAN).
Já o meti a dar.
Mas as chamadas demoram algum tempo a estabelecer.. alguma configuração que me escapou? Marca o numero, fica silencio durante uns 5s até começar o som de chamada.


Tens as configurações disso? tenho lá em casa um mas não consegui fazer nada dele, e não gosto de usar scripts, uso o firmware original do asus!!!
 
Bem vamos ver o que tenho:


Ont---->switch---> vlan 100 e 105 para a router asus tal como está.
---> vlan 101 para o router technicolor (de vez em quando recebo chamadas pela rede fixa) porque o gigaset 510A que tenho só recebo chamadas e o sap 112 a configuração deve estar mal feita e não estou a conseguir autenticar à rede vodafone.

É simples as gravações estão a ser feitas (consultei agora) e posso ver através da net (não agora porque tenho o vista sem o silverlight).
 
Bem vamos ver o que tenho:


Ont---->switch---> vlan 100 e 105 para a router asus tal como está.
---> vlan 101 para o router technicolor (de vez em quando recebo chamadas pela rede fixa) porque o gigaset 510A que tenho só recebo chamadas e o sap 112 a configuração deve estar mal feita e não estou a conseguir autenticar à rede vodafone.

É simples as gravações estão a ser feitas (consultei agora) e posso ver através da net (não agora porque tenho o vista sem o silverlight).
Podes ver através da net como assim? Tens app Android/iOS a funcionar ou estás a falar de outra coisa?

Já agora, ter o ONT + Switch + ASUS + Technicolor ligados 24/7, fazes ideia dos consumos disso? Actualmente tenho ONT + ASUS. Não preciso de telefone mas se adicionar o Switch + Technicolor as coisas ficassem a funcionar melhor um pouco sem grandes aumentos no consumo, poderia considerar isso.
 
Tens as configurações disso? tenho lá em casa um mas não consegui fazer nada dele, e não gosto de usar scripts, uso o firmware original do asus!!!

Código:
VOICE -> LINE 1
Proxy and Registration
    Proxy: ims.vodafone.pt
    Outbound Proxy: proxythomson.ims.vodafone.pt
    Use Outbound Proxy: yes
    Use OB Proxy in Dialog: yes
    Register: Yes
  
Subscriber Information
    Display Name: +3512xxxxxxxx
    User ID: +3512xxxxxxxx
    Password: (Access ID ver no http://adslid.vodafone.pt/)
    AuthID: [email protected]

Audio Configuration:
    Preferred Codec: G711a

Dial Plan
    Dial Plan: (*xx|[3469]11|0|00|[2-9]xxxxxx|1xxx[2-9]xxxxxxS0|[2-9]xxxxxxxxS0|xxxxxxxxxxxx.)

Nota: Eu mexi no Audio Configuration porque pelo que vi esse codec é o de melhor qualidade.
Eu também estou a usar um switch managed, passa a vlan voip UNTAGGED e deve dar!
Podes passar tagged, nas definições de rede tens lá opção de VLAN mas não usei.

Já agora uma questão.. este modelo tem uma porta WAN e LAN e funcionalidade de router/NAT, o que é excelente para o configurar, mas não tem uso nesta situação.. A questão é, se desativar o DHCP na porta LAN dele e lhe der um ip fixo na minha lan, posso ligar essa porta a minha LAN existente de maneira a poder aceder à pagina de configuração mais facilmente?
 
Podes ver através da net como assim? Tens app Android/iOS a funcionar ou estás a falar de outra coisa?

Já agora, ter o ONT + Switch + ASUS + Technicolor ligados 24/7, fazes ideia dos consumos disso? Actualmente tenho ONT + ASUS. Não preciso de telefone mas se adicionar o Switch + Technicolor as coisas ficassem a funcionar melhor um pouco sem grandes aumentos no consumo, poderia considerar isso.
Sim tenho app android ou vais à pagina da net para ver.

Quanto a consumos não ando a medir, sei que o swich gasta pouco, e sim está tudo ligado 24/7 e não faço o reboot à 1 mês.
 
Código:
VOICE -> LINE 1
Proxy and Registration
    Proxy: ims.vodafone.pt
    Outbound Proxy: proxythomson.ims.vodafone.pt
    Use Outbound Proxy: yes
    Use OB Proxy in Dialog: yes
    Register: Yes
 
Subscriber Information
    Display Name: +3512xxxxxxxx
    User ID: +3512xxxxxxxx
    Password: (Access ID ver no http://adslid.vodafone.pt/)
    AuthID: [email protected]

Audio Configuration:
    Preferred Codec: G711a

Dial Plan
    Dial Plan: (*xx|[3469]11|0|00|[2-9]xxxxxx|1xxx[2-9]xxxxxxS0|[2-9]xxxxxxxxS0|xxxxxxxxxxxx.)

Nota: Eu mexi no Audio Configuration porque pelo que vi esse codec é o de melhor qualidade.
Eu também estou a usar um switch managed, passa a vlan voip UNTAGGED e deve dar!
Podes passar tagged, nas definições de rede tens lá opção de VLAN mas não usei.

Já agora uma questão.. este modelo tem uma porta WAN e LAN e funcionalidade de router/NAT, o que é excelente para o configurar, mas não tem uso nesta situação.. A questão é, se desativar o DHCP na porta LAN dele e lhe der um ip fixo na minha lan, posso ligar essa porta a minha LAN existente de maneira a poder aceder à pagina de configuração mais facilmente?
Eu com essa configuração eliminava o switch, no entanto já tentei isso com o meu e não dava para se autenticar na rede.
Vou tentar outra vez.
Obrigado.
 
Back
Topo