1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Substituir router Vodafone fibra

Discussão em 'Vodafone' iniciada por flateric, 1 de Março de 2011. (Respostas: 3146; Visualizações: 433644)

1. seewax

seewax Power Member

Queres ter 2 ips, isso era antigamente que se ligava a net ao asus e passava-se para o da vodafone.
    Agora tens de configurar o switch antes de chegar aos routers! Se tiveres um ont, consegues fazer isso, caso contrário não a pena inventares.
    Caso não seja um switch configurável, dá uma vista nos tp-link 105e ou 108e (custam à volta de 30/35 euros) e não vais encontrar nas grandes superficies, o que encontras é o 105 ou o 108 que são basicamente burros.

2. jaferreiraWIG

jaferreiraWIG Power Member

Boas,

Antes de mais obrigado pela ajuda.

O switch que tenho é o 108 normal mas vou trocar pelo 108e... A nível de configurações é muito complexo ?

Ou seja switch depois do ont e depois liga aos routers certo ? Box e Telefone ligam ao da vodafone e pc's.... ao da Asus ? É isso ?

Abraço

3. seewax

seewax Power Member

Nem por isso deves ter aqui no forum uma explicação para configurar.

4. Boas,

Tenho um Smart Router 1 da vodafone, e queria saber qual a melhor maneira da ligar um Asus RT AC88U que será utilizado para stream 4k, jogos, e pela potencia do mesmo para a internet WiFi para toda a casa desativando a do Huawei HG8247Q. Tenho uma box 4k que pode ficar ligada ao da Vodafone.

5. stifler.pt

stifler.pt Power Member

boas,
    ontem instalaram-me fibra Vodafone (tinha nos e usava o Asus AC88U para gerir o wifi e a rede) pelo que tinha lido era possível usar este router na Vodafone, mas o tutorial que está na Asus apenas mostra as ligações com os routers Vodafone antigos...
    há algum esquema tutorial para usar este smartrouter HS8247W com o AC88U?
    obrigado

6. portachaves

portachaves Power Member

Desactivem o Wifi do router da VDF e/ou desactivam o DHCP do vosso router e interligam-no pelas portas LAN, ou com o DHCP ligado e ligam o router VDF ao vosso na WAN (ficam com dual NAT...)

7. Antes demais Obrigado pela ajuda.

A ver de percebi:

1 - Desativar tanto o WIfi como o Dhcp do Huawei.
    2 - Ligar a porta Wan do Asus a uma lan do Huawei
    3 - Activar o dhcp do Asus.

Agora pergunto se desligar o dhcp do Huawei nao ire ter problemas com a box tv?

Obrigado ;)

8. portachaves

portachaves Power Member

1 - desactivar o wifi do huawei e o dhcp do teu (ligados por portas LAN)
    OU
    2- desactivar o wifi do huawei e COM o DHCP do teu e do Huwaei ligado, e ligar o teu na porta WAN a uma porta LAN do Huawei (box ligada ao Huawei)

9. Mais uma vez muito obrigado Portachaves pela ajuda!

Acho que vou optar pela segunda opção, sendo assim poderei utilizar o Asus para toda a rede Wifi bem com as 8 portas Ethernet que ele tem para ligar os pcs fixos? O pacote que tenho é o de 1G. Irei tirar um melhor partido da velocidade contratada bem como uma melhor segurança usando esta configuração ?

10. DiogoAzevedo

DiogoAzevedo Power Member

Boas,

Vou mudar de casa e estava a pensar aderir à Vodafone. Tenho neste momento os seguintes equipamentos da ubiquiti unifi: USG (router), switch e um AP-Pro. Vou conseguir ter o USG a gerir a rede ou sou obrigado a utilizar o Smart Router para tudo?

Obrigado

11. stifler.pt

stifler.pt Power Member

fiz como na 2ª opção e o wi-fi ficou a trabalhar (até estava configurado qd era outro operador) o que acontece é que a velocidade download qd dava 600 e picos por wifi agora dá 100 e picos...
    o Asus tem de ficar em modo router ou modo ap?
    será melhor fazer um reset ao router?

update: estava a fazer mal, depois de ligar à rede 5G do Asus consigo velocidades quase iguais...

Última edição: 18 de Maio de 2019
  12. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Ao fazeres o contrato menciona que não queres o SmartRouter e que preferes o combo ONT + Router. Menciona isso às vezes que for preciso em todas as situações que achares que faz sentido. Se por qualquer motivo te estiverem a negar e quiseres ir mais longe (e/ou fazer bluff) menciona que só estás interessado na Vodafone se eles te conseguirem garantir o ONT + Router.

13. DiogoAzevedo

DiogoAzevedo Power Member

Se conseguir garantir o ONT + Router é possível ligar o USG? Ficaria o USG responsável pela net e o router Vodafone apenas com a tv?

14. portachaves

portachaves Power Member

Ficas com um total de 6 portas para ligar dispositivos (3 no Huawei e 3 no ASUS, "queimas" uma porta de cada um para interligares.
    Como são dispositivos gigabit tem a velocidade "toda"
    A nível de segurança, fica encarregue ao Huawei, o ASUS fica a fazer de switch com wi-fi.
    Aconselho-te a colocares tudo na mesma gama de IP para conseguires administrar ambos sem ter de andar a configurares a placa para acederes

15. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Sim. A fibra liga ao ONT, o ONT liga ao USG o USG liga ao Switch e tudo o resto ligas ao Switch. Depois é uma questão de configurares as VLANs certas (no switch) para a Internet/TV. Não precisas do router da Vodafone para nada.

16. stifler.pt

stifler.pt Power Member

depois de alguns ajustes ficou tudo a bombar com a 2ª opção.
    o Asus como estava com o mesmo ip do Huawei 192.168.1.1 perguntou se queria mudar para 192.168.2.1 depois só tive de configurar algumas coisas que estavam na 1ª gama de ip´s, de resto tudo o que ligava por wifi ligou como estava configurado.
    obrigado

17. NOG03

NOG03 Power Member

Boa noite.
    Alguém tem este sistema com a Ubiquiti?
    Se sim, podem ajudar nas configurações?
    Obrigado

18. bvcosta

bvcosta Power Member

Boas pessoal...

Tenho fibra rural da DST desde Novembro 2018 com o router Fibergateway e a jogar Fifa 19 e tudo funcionou perfeito até meados de Janeiro.

A partir dessa altura comecei a ter imenso lag, button delay, o jogo estava sempre aos picos, parece que só se mexia quando carregava em algum botão e dava aquelas aceleradelas parece a recuperar o delay.

Fiz de tudo, abrir portas, Modo gamer, Dmz e nada.
    Vieram-me trocar o router por um tecnicolor tg784n v3 com ont e ficou tudo na mesma.

Na esperança que fosse erro da operadora, mudei para a Vodafone (que supostamente tinha uma melhor experiência gaming) e instalaram-me tb um tecnicolor tg784n v3 mas o problema mantem-se.
    No teste de velocidades elas estao dentro do normal e eu simplesmente não consigo perceber qual a anomalia que existe.

E não são problemas dos servidores da EA, conheço bem o jogo e sei das suas falhas, isto é completamente diferente.
    Parece que os bonecos do jogo tem todos picos nós pés. Não se mexem, demoram eternidades a fazer mudanças de direção etc.

Alguém com alguma situação parecida ou com alguma solução?

Acham que com a troca do router posso resolver a situação?

Obrigado malta.

19. sOlDierFTW

sOlDierFTW Power Member

Bom dia a todos,

Ora bem neste momento sou cliente MEO e estou a pensar em mudar para vodafone. Contudo tenho um problema que para mim é grande, se bem entendi os serviços vodafone agora vem com Router e ONT tudo no mesmo dispositivo. Assim sendo queria saber se existe viabilidade de desativar DHCP+WIFI do Router 2.0 Vodafone e deixar o meu Asus RT-AC87U a fazer todo o trabalho de gestão. ISto porque eu tenho gama de IP's totalmente diferentes do que normalmente as operadoras atribuem e tenho muitos Arduinos, Sonoffs, Broadlinks ligados com IP's atribuídos pelo ASUS.
    Isto é viável ? Velocidade de Conexão e performance da REDE seria boa ?

20. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Pede o ONT + Router em separado, deixa explicito que não estás interessado no SmartRouter. E assim podes ter o teu AC87U a fazer TODA a gestão da tua rede.

Como é que tens actualmente o AC87U configurado para a MEO?