Substituir router Vodafone fibra

OK, então criamos um novo topico para a configuração end-to-end em Ubiquiti (disclaimer: não tenho nada a ver com essa marca, simplesmente são acessiveis, razoavelmente genericos, e tipo Cisco dos pobres, mas mais faceis de usar p quem gosta de soluções *nix). Se alguem quiser pode fazer outro semelhante com outras marcas. Já comecei a escrever offline, depois faço um cut n' paste para aqui do essencial, pois tenho tendencia a alargar-me (noutra vida devo ter sido professora ou escritor).

Acho que neste thread apenas vou deixar o resumo dos findings que outros fizeram e eu apliquei com exito no meu caso. Para memoria futura.


Boas,
Ainda não há novidades?
Obrigado
 
Boa noite,

Alguem têm script (JFFS) para o Asus Ac5300 para as boxes 4k e Vbox funcionarem nas portas lan do router

PS- ou para o GT - AX 11000

obrigado
 
Bom dia!
Desculpem vir chatear, mas já estou a ficar maluco. Tenho net vodafone, e já fazia algum tempo que a net se passava, ou seja de vez em quando ficava sem net. Tanto me fartei que liguei para a assistencia para virem ver deste problema.
Eles concordaram, e acharam que seria do router( eu tinha um router branco ). Concordaram trocar pelo novo SMART-router da Huawei, achando eu que seria uma máquina de wi-fi...
E qual é o meu espanto...que ainda consegue ser pior que o antigo...a net sempre a cair...e estou a começar a passar-me.
Que posso fazer? Estou a pensar adquirir um router (Xiaomi Mi router 4 ou um Tenda) de apoio ligado por cabo ao router da huawei. Acham boa ideia?
Conseguia apanhar sinal na rua oposta, e agora nem em casa...

Cumprimentos a todos
 
Bom dia!
Desculpem vir chatear, mas já estou a ficar maluco. Tenho net vodafone, e já fazia algum tempo que a net se passava, ou seja de vez em quando ficava sem net. Tanto me fartei que liguei para a assistencia para virem ver deste problema.
Eles concordaram, e acharam que seria do router( eu tinha um router branco ). Concordaram trocar pelo novo SMART-router da Huawei, achando eu que seria uma máquina de wi-fi...
E qual é o meu espanto...que ainda consegue ser pior que o antigo...a net sempre a cair...e estou a começar a passar-me.
Que posso fazer? Estou a pensar adquirir um router (Xiaomi Mi router 4 ou um Tenda) de apoio ligado por cabo ao router da huawei. Acham boa ideia?
Conseguia apanhar sinal na rua oposta, e agora nem em casa...

Cumprimentos a todos
Instala o Wifi Analyzer e vê qual é o canal menos ocupado
 
Estando a utilizar a opção ONT+Router próprio, não poderei actualizar as minhas box actuais para as Vbox/Vbox+?

Tambem gostava de saber pois queria trocar a minha HD por uma vbox+ pelo que percebi a vbox precisa da Vlan de internet para ter acesso as gravações de 7 dias mas fiquei sem perceber se é necessario a VLAN IPTV ou não para dar TV normal.
 
Olá
Podem ajudar-me no seguinte cenário?
- ONT
- WatchGuard T10 // T15 a
- Uma das portas da watchguard a alimentar o router da Vodafone e este a gerir Telefone + derivação do sinal analógico a ser injectado no circuito de TV do local (não uso box)

Obrigado
 
Boa tarde,

Adquiri hoje um Tplink SG105E para substituir o antigo switch que tinha que não estava equipado com IGMP.

Existe alguma configuração que deva fazer neste novo switch para a box ficar a funcionar correctamente?

Tenho um cabo de rede do router (que está no outro lado da casa) directamente ligado ao switch e aí ligo os restantes aparelhos.
 
Neste momento estou com o TP-LINK Archer C7 + ONT + Thomson a gerir TV/Telefone.

Acabei de renovar e ofereceram me o upgrade para o Smartrouter 2.0. Por um lado preferia simplificar o setup (1 aparelho em vez de 3), agora que o SR 2.0 já tem portas gigabit. Por outro tenho receio de me arrepender de perder o ONT em separado.

O que fariam no meu lugar?
 
Neste momento estou com o TP-LINK Archer C7 + ONT + Thomson a gerir TV/Telefone.

Acabei de renovar e ofereceram me o upgrade para o Smartrouter 2.0. Por um lado preferia simplificar o setup (1 aparelho em vez de 3), agora que o SR 2.0 já tem portas gigabit. Por outro tenho receio de me arrepender de perder o ONT em separado.

O que fariam no meu lugar?

Estive na mesma situação que tu, vieram ontem instalar o router e sinceramente acho que preferia continuar a usar o meu Asus RT-AC66U, ainda ando em afinações com o WiFi, mas parece-me, especialmente em upload, que o Asus fazia melhor serviço.

Boas,

Talvez um media converter pode ajudar nisso.
Estou pensar ligar a ont com o cabo da fibra o media converter tp-link MC210CS e depois desse ligar ao router da asus usado este tutorial
http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-vodafone.html

Alguém já experimentou fazer isso?

Realmente era bom saber se essa opção funcionaria
 
Neste momento estou com o TP-LINK Archer C7 + ONT + Thomson a gerir TV/Telefone.

Acabei de renovar e ofereceram me o upgrade para o Smartrouter 2.0. Por um lado preferia simplificar o setup (1 aparelho em vez de 3), agora que o SR 2.0 já tem portas gigabit. Por outro tenho receio de me arrepender de perder o ONT em separado.

O que fariam no meu lugar?

Deixa estar como estás com o tplink consegues ter controle total do teu acesso à internet.
 
Para resolver os problemas de cobertura do SR 2.0, aproveitei a Black Friday e comprei dois packs de 2 unidades do TP-Link Deco M4 (Mesh). Cobertura máxima em toda a casa (3 pisos) e exterior. Tenho 200MB contratados, e no piso superior, onde estão as duas primeiras unidades, tenho os 200MB, nos outros pisos tenho entre 80-120-160, o que é mais do que suficiente para a utilização que tenho nessas zonas. No geral fiquei satisfeito, fica a dica para quem quer melhorar o sinal por pouco dinheiro e com tecnologia Mesh. (De sublinhar que a minha casa tem paredes mais espessas que o "normal" por possuir uma construção original mais antiga, por isso provavelmente não irão precisar de tantos Decos, principalmente se forem casas mais pequenas).
 
Olá a todos.

Consegui manter o ONT (Huawei) da Vodafone Fibra e pretendo ligar a um router edgerouter x ou er4 pela porta SPF para tirar maior rendimento.
Isto é possível?

Ainda não espreitei se tem saída para tal o ONT?

Já há uma thread para testes para usar fibra Vodafone sem sequer ser necessário o ont ?
Falaram nisso uns posts atrás mas não vi o link partilhado.

Obrigado a todos pelos posts que tenho lido.
 
Última edição:
Consegui manter o ONT (Huawei) da Vodafone Fibra e pretendo ligar a um router edgerouter x ou er4 pela porta SPF para tirar maior rendimento.
Duas questões se não te importas:

  1. Mudaste de residência e é por isso que disseste "conseguir manter o ONT" pois estavam a tentar obrigar-te a ter o novo equipamento com o novo contrato devido à mudança de residência?
  2. Nunca percebi bem para que servem as portas SPF, podes-me elucidar? O que tem essa porta de especial para tirares um maior rendimento se ligares o ONT à mesma?
 
1. Sim
2. procura no Google mas na prática permite ligar fibra directamente ao router, ganhos óbvios e também ganhas uma porta extra ethernet, não queimas uma porta de rede para wan. Podes também usar a spf para ligares a um switch a montante e ganhas porta em ambos os lados e velocidade garantida.
 
Última edição:
Back
Topo