Substituir router Vodafone fibra

Olá boa noite a todos!
Estou com o mesmo problema...Troquei de tarifário e instalaram uma Vbox. Quando fui a ligar ao meu Asus AC87-U na porta 3 onde tinha a box antiga ligada...caput...nada de ligação.
Não tenho vontade nenhuma de me desfazer do Asus.
Há alguma solução para poder usar o Asus + ONT, juntamente com o Smart Router da VDF só para lhe ligar a box?
Eu fiz alguns testes ligando o Smart Router à porta 4 do Asus.
Alterei a gama de IP's do Smart Router (nem sei se era necessário), desliguei-lhe o Wi-Fi, desactivei DHCP, liguei a box com IP fixo e realmente ficou tudo a funcionar....menos a internet no Asus, ou melhor, se eu desligasse a WAN no asus e voltasse a ligar (pelo controlo no interface) fico com NET nos 2 equipamentos, mas passado um bocado a net no Asus desliga-se...
Depois de tantas voltas, fiquei confuso e sem ideias... :/

Obrigado...
 
Olá boa noite a todos!
Estou com o mesmo problema...Troquei de tarifário e instalaram uma Vbox. Quando fui a ligar ao meu Asus AC87-U na porta 3 onde tinha a box antiga ligada...caput...nada de ligação.
Não tenho vontade nenhuma de me desfazer do Asus.
Há alguma solução para poder usar o Asus + ONT, juntamente com o Smart Router da VDF só para lhe ligar a box?
Eu fiz alguns testes ligando o Smart Router à porta 4 do Asus.
Alterei a gama de IP's do Smart Router (nem sei se era necessário), desliguei-lhe o Wi-Fi, desactivei DHCP, liguei a box com IP fixo e realmente ficou tudo a funcionar....menos a internet no Asus, ou melhor, se eu desligasse a WAN no asus e voltasse a ligar (pelo controlo no interface) fico com NET nos 2 equipamentos, mas passado um bocado a net no Asus desliga-se...
Depois de tantas voltas, fiquei confuso e sem ideias... :/

Obrigado...
Mais uma vítima da Vbox. É incrível como é que lançam um box que vem estragar a imagem de qualidade que tantos anos levou a criar.
 
Ninguem?

Ui não ha solução? Para usarmos as BOXs 4K tem que ser com o router do operador?
Dois posts acima...

Olá boa noite a todos!
Estou com o mesmo problema...Troquei de tarifário e instalaram uma Vbox. Quando fui a ligar ao meu Asus AC87-U na porta 3 onde tinha a box antiga ligada...caput...nada de ligação.
Não tenho vontade nenhuma de me desfazer do Asus.
Há alguma solução para poder usar o Asus + ONT, juntamente com o Smart Router da VDF só para lhe ligar a box?
Eu fiz alguns testes ligando o Smart Router à porta 4 do Asus.
Alterei a gama de IP's do Smart Router (nem sei se era necessário), desliguei-lhe o Wi-Fi, desactivei DHCP, liguei a box com IP fixo e realmente ficou tudo a funcionar....menos a internet no Asus, ou melhor, se eu desligasse a WAN no asus e voltasse a ligar (pelo controlo no interface) fico com NET nos 2 equipamentos, mas passado um bocado a net no Asus desliga-se...
Depois de tantas voltas, fiquei confuso e sem ideias... :/

Obrigado...

Post #3305...
 
Olá boa noite a todos!
Estou com o mesmo problema...Troquei de tarifário e instalaram uma Vbox. Quando fui a ligar ao meu Asus AC87-U na porta 3 onde tinha a box antiga ligada...caput...nada de ligação.
Não tenho vontade nenhuma de me desfazer do Asus.
Há alguma solução para poder usar o Asus + ONT, juntamente com o Smart Router da VDF só para lhe ligar a box?
Eu fiz alguns testes ligando o Smart Router à porta 4 do Asus.
Alterei a gama de IP's do Smart Router (nem sei se era necessário), desliguei-lhe o Wi-Fi, desactivei DHCP, liguei a box com IP fixo e realmente ficou tudo a funcionar....menos a internet no Asus, ou melhor, se eu desligasse a WAN no asus e voltasse a ligar (pelo controlo no interface) fico com NET nos 2 equipamentos, mas passado um bocado a net no Asus desliga-se...
Depois de tantas voltas, fiquei confuso e sem ideias... :/

Obrigado...

Na box antiga, apanhavas IP directamente da Vodafone ou ip de uma lan local? É que já me disseram que as VBOX não funcionam com IPs da Vodafone ( faz zero sentido mas ok...)
Já agora que ONT é que tens ? Eu andei semanas com um stress do raio para por a box ( uma had da Thompson ) a funcionar com um router a correr pfsense ligado a um ONT da Ericsson ! Comprei um ONT da huawei no OLX e boom , nem IGMP proxy preciso funciona as mil maravilhas. Só tive de crise uma VLAN 105 a porta que liga ao ONT fazer bridge a porta onde tenho a box ligada e já está
 
Na box antiga, apanhavas IP directamente da Vodafone ou ip de uma lan local? É que já me disseram que as VBOX não funcionam com IPs da Vodafone ( faz zero sentido mas ok...)
Já agora que ONT é que tens ? Eu andei semanas com um stress do raio para por a box ( uma had da Thompson ) a funcionar com um router a correr pfsense ligado a um ONT da Ericsson ! Comprei um ONT da huawei no OLX e boom , nem IGMP proxy preciso funciona as mil maravilhas. Só tive de crise uma VLAN 105 a porta que liga ao ONT fazer bridge a porta onde tenho a box ligada e já está

Com a box antiga era só ligar à porta 3 do router...nunca reparei se o IP atribuído era da VDF ou do dhcp local.
ONT tenho o da Huawei, que a VDF instala, porque tenho fibra rural...
 
Com a box antiga era só ligar à porta 3 do router...nunca reparei se o IP atribuído era da VDF ou do dhcp local.
ONT tenho o da Huawei, que a VDF instala, porque tenho fibra rural...

Na fibra rural instalam ONT em vez do smart router porquê?? Eu moro no centro de Lisboa e no início ( fui um dos pioneiros da fibra ) Etambém instalavam ONT + aqueles routers asquerosos da Thomson. Há uns anos é para passaram para ALL in One. Mas não mudaram nada na instalação.
 
Na fibra rural instalam ONT em vez do smart router porquê?? Eu moro no centro de Lisboa e no início ( fui um dos pioneiros da fibra ) Etambém instalavam ONT + aqueles routers asquerosos da Thomson. Há uns anos é para passaram para ALL in One. Mas não mudaram nada na instalação.

Mas eu tenho smart router. Só que a fibra em vez de lá estar ligada, está ligada no ONT.
Neste momento estou a ver televisão pela APP da vodafone para Android TV...não é má de todo. Pelo menos serve para desenrascar enquanto não arranjo uma solução.
Para mim já me bastava ter o Smart Router (com a box ligada) ligado ao ASUS, mas sem bridge nada feito. Acho que aquilo vai estar sempre a tentar ir buscar 2 ip's publicos e por isso é que o Asus perde ligação ao fim de algum tempo.
 
Mas eu tenho smart router. Só que a fibra em vez de lá estar ligada, está ligada no ONT.
Neste momento estou a ver televisão pela APP da vodafone para Android TV...não é má de todo. Pelo menos serve para desenrascar enquanto não arranjo uma solução.
Para mim já me bastava ter o Smart Router (com a box ligada) ligado ao ASUS, mas sem bridge nada feito. Acho que aquilo vai estar sempre a tentar ir buscar 2 ip's publicos e por isso é que o Asus perde ligação ao fim de algum tempo.

comfesso que não percebo é para que é preciso ONT e smart router? Porque é que não ligam logo ao smart router visto que aquilo tem ONT

podes sempre fazer dmz do smart router para o Asus. A única diferença é que não tens ip público no Asus e não precisas de VLANS.
Eu tenho um router a correr pfsense e nunca perdi a ligação. Também tenho 2 IPs um na van 100 para internet e outro na vlan 105 para a IPTV em mode bridge para outra porta no router onde ligo a box.
 
Boas,

Vou experimentar a primeira opção, ONT -> swL2 -> box && asus

Em tempos já tive os scritps e nunca fiquei com o NetFix a funcionar, por isso desisti.

Se resultar avisa :) até trocava o meu switch por um L2 desde que isso me resolvesse o problema.


comfesso que não percebo é para que é preciso ONT e smart router? Porque é que não ligam logo ao smart router visto que aquilo tem ONT

podes sempre fazer dmz do smart router para o Asus. A única diferença é que não tens ip público no Asus e não precisas de VLANS.
Eu tenho um router a correr pfsense e nunca perdi a ligação. Também tenho 2 IPs um na van 100 para internet e outro na vlan 105 para a IPTV em mode bridge para outra porta no router onde ligo a box.

Também não percebo e por acaso nunca experimentei ligar lá a fibra e ver se a net e box funcionam, mas posso sempre fazer esse teste.
Sim tb posso tentar isso, tenho é que desativar DHCP no smartrouter, porque tenho montes de IP's na lista de atribuições manuais do DCHP do ASUS e isso não queria perder, até porque o smart router tem um limite muito baixo (julgo serem 16) enquanto que o ASUS tem 128...Resta saber se definir IP manual na box se ela vai funcionar. Eu julgo que já a tive a funcionar assim, desde que ela esteja ligada ao smart router.
 
A única diferença é que não tens ip público no Asus e não precisas de VLANS.
E se eu quiser criar VLANs dentro do ASUS para segregar os meus dispositivos e definir regras de firewall para só permitir comunicações especificas entre devices. É possível com o setup que descreveste?

Também tenho 2 IPs um na van 100 para internet e outro na vlan 105 para a IPTV em mode bridge para outra porta no router onde ligo a box.
Desculpa, não percebi muito bem esta configuração. Quando dizes 2 IPs, são 2 IPs públicos ou privados na mesma subnet? No meio disto tudo onde é que está o servidor DHCP, no Asus ou no SmartRouter? Podes fazer um diagrama e/ou explicar mais o pormenor exactamente este teu setup com SmartRouter + DMZ + ASUS e como é que tens a IPTV a funcionar, WIFI a funcionar e etc?
 
E se eu quiser criar VLANs dentro do ASUS para segregar os meus dispositivos e definir regras de firewall para só permitir comunicações especificas entre devices. É possível com o setup que descreveste?


Desculpa, não percebi muito bem esta configuração. Quando dizes 2 IPs, são 2 IPs públicos ou privados na mesma subnet? No meio disto tudo onde é que está o servidor DHCP, no Asus ou no SmartRouter? Podes fazer um diagrama e/ou explicar mais o pormenor exactamente este teu setup com SmartRouter + DMZ + ASUS e como é que tens a IPTV a funcionar, WIFI a funcionar e etc?


Eu não uso Asus mas sim um computador com PFSense instalado a servir de router.
Os 2 ip são públicose obtidos por DHCP directamente da Vodafone . As duas vlans que criei são precisamente para ter esses IPs e são criadas na porta WAN, é assim que a rede da Vodafone funciona. Eu não uso smart router uso ONT. Quando usava smart router não preciso de vlans. Claro que podes criar vlans nas redes lan internas com smart router ou não mas isso não interfere na parta da internet.
Eu tenho DHCP a funcionar no pfsense e WiFi em dois acesss points da UNiF. Se fizeres Dmz podes , E visto que fica tudo ligado no Asus podes desligar o DHCP no smart router ou não tanto faz desde que a subnet seja diferente. Aliás com DMZ tem de ser diferente pois o IP atribuído pelo Smart router ao endereco em DMZ é sempre um ip interno. O que o DMZ faz basicamente é ignorar completamente firewall naquele endereço de IP. Isto se não tiveres regras de IP encaminhamento de portos definidas noutro ip. Ai essas portos ficam na mesma bloqueados.
TV como já disse em cima está ligado a uma porta no routerr em modo Bridge com a VLAN 105 associada a porta wan. A box recebe IP directamente da Vodafone. Com smart router não funciona. Tens de ligar sempre a box ao smart router.
 
Última edição:
Estava na ideia que isto já não era possível nos dias de hoje... Pergunto-me como é que ainda tens este setup, quando supostamente a Vodafone bloqueou a possibilidade de se ter 2 IPs públicos...

tenho 1 up público para internet , e 1 up público para tv. É assim que a Vodafone funciona. No IP público de tv não da para ceder a nada ! é um IP na gama 10.x.x.x. Ou seja, e só uma rede interna Vodafone que só sever mesmo para Multicast de IPTV. Alias.. se fores ao smarter router as informações de wan vais ver que tens la dois IPs. Tanto quanto me disse um técnico da Vodafone a única operadora que usa single IP para tv e internet e a MEO.


Edit. Também tem uma gama de IP separada para VOIP mas é essa nem configurei pois não tenho telefone fixo.
 
Última edição:
tenho 1 up público para internet , e 1 up público para tv. É assim que a Vodafone funciona. No IP público de tv não da para ceder a nada ! é um IP na gama 10.x.x.x. Ou seja, e só uma rede interna Vodafone que só sever mesmo para Multicast de IPTV. Alias.. se fores ao smarter router as informações de wan vais ver que tens la dois IPs. Tanto quanto me disse um técnico da Vodafone a única operadora que usa single IP para tv e internet e a MEO.


Edit. Também tem uma gama de IP separada para VOIP mas é essa nem configurei pois não tenho telefone fixo.
Mas isto é exactamente o que tenho e é o setup comum de quem tem ONT + ASUS. A única diferença é que não tenho qualquer DMZ nem vejo necessidade da mesma se tens a separação da IPTV/NET pelas VLANs.

De qualquer modo, pela tua descrição inicial pensei que tinhas um setup um pouco diferente.
 
Mas isto é exactamente o que tenho e é o setup comum de quem tem ONT + ASUS. A única diferença é que não tenho qualquer DMZ nem vejo necessidade da mesma se tens a separação da IPTV/NET pelas VLANs.

De qualquer modo, pela tua descrição inicial pensei que tinhas um setup um pouco diferente.

Sim. DMZ é só para quem não alternativa senão usar o smart router ligado a fibra, como foi o meu caso durante meses. Até que consegui por as mãos num ONT
 
tenho 1 up público para internet , e 1 up público para tv. É assim que a Vodafone funciona. No IP público de tv não da para ceder a nada ! é um IP na gama 10.x.x.x. Ou seja, e só uma rede interna Vodafone que só sever mesmo para Multicast de IPTV. Alias.. se fores ao smarter router as informações de wan vais ver que tens la dois IPs. Tanto quanto me disse um técnico da Vodafone a única operadora que usa single IP para tv e internet e a MEO.


Edit. Também tem uma gama de IP separada para VOIP mas é essa nem configurei pois não tenho telefone fixo.

Boas,

entre o ONT e a PF usas algum sw? se não usas, como recebes os 2s ips pub?

não tenho o setup assim, mas se colocar ont -> sw (port1 - asus//port2 - pc) recebo dois ips. Mas sempre tive a ideia de que teriam que ser usando um sw a "frente" do asus.
 
Boas,

entre o ONT e a PF usas algum sw? se não usas, como recebes os 2s ips pub?

não tenho o setup assim, mas se colocar ont -> sw (port1 - asus//port2 - pc) recebo dois ips. Mas sempre tive a ideia de que teriam que ser usando um sw a "frente" do asus.

Não tenho switch nenhum. Defini as Vlans no pfsense. Aliás quando vou a acesso.vodadone.pt o MAC address que la aparece associado ao IP é o da porta no Pfsense, nem é o do ONT. Nem percebo como é que um switch podia servir para alguma coisa... tanto quanto sei só um switch layer 3 é que consegue funções semelhantes a um router e ter um ip atribuído directamente a uma porta sem um router. E esses switches custam uma fortuna. O que se calhar há é malta fazer vlan trunk a uma porta de um switch que suporte Vlans... ( é uma prática comum para quem tem routers só com uma porta por exemplo, ou quer separar redes noutras portas.
 
Sim, com um switch que suporte vlans separa-se os 3 componentes para 3 portas untagged (net, voip, iptv). É assim que tenho, a box, um conversor de telefone (SPA122) e um router asus
 
Back
Topo