Substituir router Vodafone fibra

Sim, com um switch que suporte vlans separa-se os 3 componentes para 3 portas untagged (net, voip, iptv). É assim que tenho, a box, um conversor de telefone (SPA122) e um router asus
Boas,

Ora ai
Não tenho switch nenhum. Defini as Vlans no pfsense. Aliás quando vou a acesso.vodadone.pt o MAC address que la aparece associado ao IP é o da porta no Pfsense, nem é o do ONT. Nem percebo como é que um switch podia servir para alguma coisa... tanto quanto sei só um switch layer 3 é que consegue funções semelhantes a um router e ter um ip atribuído directamente a uma porta sem um router. E esses switches custam uma fortuna. O que se calhar há é malta fazer vlan trunk a uma porta de um switch que suporte Vlans... ( é uma prática comum para quem tem routers só com uma porta por exemplo, ou quer separar redes noutras portas.

Por partes, se usar um SW L2 consigo receber dois IPs Pub em duas portas do SW L2 diferentes.

O que esta a fazer com a PF faz todo sentido, só não percebo porque é que no ASUS usando o "robocfg" não se consegue ter os mesmos resultados, e para ficar proximo ainda temos que config os scripts no JFFS, onde vão lá varias regras para IPtables mas tambem o que me espanta mais é regras de "dnsmaq" etc.

Ou seja, se com um SW L3 configurando uma porta especifica para a vLan IPTv tudo funciona, porque é que no asus não basta seleccionar as opção vodafone IPTv port3 (só para a Box) e ainda se tem que configurar dnsmaq, etc?

@bruni A TVBox que tem qual é? tem todas as funcionalidades a correr ok, tipo netflix etc?

Por ultimo, o que me deixa de "pé atraz" em deixar a tvbox na porta de um sw com a vlan105 lá, é que tambem estou a expor a tvbox directamente à Internet. E caso venha a ser hackada, as credenciais de acesso VF que são sas mesmas do MyVF, as credenciais de outros serviços que la possa ter configurados (ex: Netflix, etc) tambem...
 
Eu desses router Asus não percebo nada. Mas em teoria se com um switch L2 apanha ip directamente na porta trunk da vlan105 sem router sem nada , bastaria fazer untrunk a outra porta qualquer no switch e a box deveria funcionar ganhando iP directamente da Vodafone. Pelo menos nas box mais “antigas” funcionava ..(eu tenho uma Thompson HD. Com as vbox não sei e já vi aí montes de gente a queixar-se que não valem nada...

Confesso que não percebo como é que a box fica exposta a internet? 1 ) A vlan105 IPTV fica numa rede interna da Vodafone e não têm acesso a internet ( com excepção dos serviços Netflix etc que são feitos através de um proxy). A não ser que ande alguém a chafurdar nessa rede , mas a Vodafone seguramente maneira detectar, por exemplo, se alguém desatar a correr um wireshark ou um ip scanner a bruta numa subnet /8 deles.
2) Essse router não tem uma firewall ?? A firewall devia filtrar acessos entre os diversos interfaces. Eu por exemplo tenho regras em que não passa nada da vlan 100 ( internet ) para a vlan 105 e/ ou para a lan interna sem ser encaminhamento de portos pre definidos.
 
A minha box ainda é uma HD das antigas penso ser uma cisco?, netflix e assim não funciona mas não uso. Como já explicaram nesta maneira a box fica na subnet de iptv da vodafone diretamente, dai ficar sem net e certas apps não darem.
Os scripts que existem para os asus supostamente fazem com que a box fique na LAN e o trafego IPTV seja routed para a vlan de iptv, mas nunca exprimentei.
 
Ou seja, se com um SW L3 configurando uma porta especifica para a vLan IPTv tudo funciona
Mas não funciona tudo. Nas STBs HD, há uma série de funções que não funciona (Netflix; setup do serviço de televisão no site/aplicação, se ainda existir; apps; etc.). Nas 4K, o que se diz é que nem para televisão funciona.
 
Bem vou só partilhar aqui uma situação estranha que me está acontecer para ver se alguma luz se acende...
Hoje estava a fazer alguns testes em casa continuando a mesma saga de interligar o meu Asus ao Smart router.
Como tal desactivei DHCP no smart router, defini-lhe IP fixo 192.168.1.1. Depois defini IP fixo na box 192.168.1.2 com Gateway e DNS 192.168.1.1. Ficou tudo a trabalhar como era de esperar. A seguir liguei o meu Asus com o IP 192.168.1.254. Fiz alguns testes e percebi que o Asus apenas como AP não satisfazia o meu propósito. Ora toca de desligar tudo e meter como tava ou seja o Asus como Router e a box lá ligada na porta 3 (configurada com a VLAN 105). Com isto tudo não tirei as configurações de IP fixo Gateway e DNS da box...ficou a apontar para o router da VDF que está desligado. O que é certo é que a box esteve a trabalhar assim (embora com uns avisos de vez em quando a dizer que nao tem ligação à rede) e antes deste aparato todo nada. Depois mudei para IP automático, e neste momento continua a trabalhar...a informação diz que tem ip 10.x.x.x (correto porque está ligada na porta configurada para tal), mas o auto diagnostico diz que está sem ligação à internet...e o mais provável é falhar e voltar ao estado "morto", se reiniciar o router ou o ONT ou algo do
Para a malta mais entendida, alguém tem alguma ideia do que poderá causar este comportamento?
 
Se eu arranjar um ont Vodafone posso substituir o router pelo meu sem precisar de fazer nada? Simplesmente trocar e está feito ou tenho de fazer algo no ont, tirando as configurações normais no meu router?
 
A vodafone, mas não sei se aceita tu usares um ont qualquer, a melhor hipótese se derem é de ir a tua casa e trocar o router pelo ont e cobram os 40euros
Eu ainda não tenho a instalação feita. Mas como tenho um netgear nighthawk r7000p dava jeito usar o mesmo que deverá ser melhor que o da vodafone... mas se for a mesma coisa usar dmz e usar o netgear para gerir tudo da rede sem perdas seja a nível de resposta da rede como estabilidade até prefiro que não tenho de estar a pedir nada...
 
Eu ainda não tenho a instalação feita. Mas como tenho um netgear nighthawk r7000p dava jeito usar o mesmo que deverá ser melhor que o da vodafone... mas se for a mesma coisa usar dmz e usar o netgear para gerir tudo da rede sem perdas seja a nível de resposta da rede como estabilidade até prefiro que não tenho de estar a pedir nada...
pergunta se só podem instalar o ont e tu pões o teu própio router
 
Durante bastante tempo usei o router da vodafone sr2 atras do meu router, sem problema algum, no meu caso até funcionava melhor, o hairpin nat, coisa que no edgerouter sozinho tenho problemas.
De qualquer forma não ha problema nenhum, apenas é sempre preferivel simplificar.
 
Malta já alguém conseguiu meter a funcionar um router 3rd party directamente ligado ao ONT?
Eu tinha isto a funcionar com a box antiga, HD da Cisco, mas quando me fizeram o upgrade da Box para 4K a BOX apesar de conseguir mostrar os canais tudo o que seja puxar atrás, gravaçoes, etc nada funciona :(
Tinha duas vlans criadas (100 e 105 salvo erro), IGMP snooping e multicast activo. Mas cheira-me que a box se tem que ir registar a um sitio qualquer para que estas funções funcionem... Em conversa com o suporte, no meu setup eles nem conseguem ver o registo da box actualmente :( Se meter o router da Vodafone de volta escusado será dizer que a Box funciona impec.
 
Em conversa com o suporte, no meu setup eles nem conseguem ver o registo da box actualmente :( Se meter o router da Vodafone de volta escusado será dizer que a Box funciona impec.
Isto é normal, eles nunca vão conseguir ver a tua box com um third-party router.

Tinha duas vlans criadas (100 e 105 salvo erro), IGMP snooping e multicast activo.
Como é que tens as VLANs configuradas? Podes colocar um printscreen? Que router usas e com que firmware? Atenção, eu provavelmente não te consigo ajudar a resolver esse problema (nem sei se dá pelas limitações que falaram em cima), mas gostava de esclarecer uma coisa que talvez possa ou não ajudar, não sei.
 
Viva,

Visto que já passou algum tempo... vou deixar abaixo um parágrafo só para melhor contextualizar.

Tenho atualmente vdf 500/100, ainda mantenho a box STB (em que não consigo colocar o NetFLix nem as gravações a funcionar). Juntamente com este plano novo é me oferecida a nova VBox 4K, que pelos vistos precisa da vLan105 e vLan100... Assim só que só depois de conseguir colocar o NF e gravações a funcionar na STB, é que vou pedir á VDF para cá vir instalar a VBox 4K. E é aqui que preciso de ajuda. Tenho alterado entre 2 setups para tentar colocar as STB a funcionar com NF e gravações:

Setup 1 - ONT -> asus (port3 stb)

Setup 2 - ONT -> SW L2 com Vlans (configs prints abaixo)
Port1 - ONT
Port2 - Asus
Port3 - Thomson vdf -> STB box

No setup 2 na STB mantem-se nada de NF nem gravações (pois quer me parecer que preciso da vLan100 tambem....).

Assim preciso da vossa ajudar, como consigo colocar na STB com NF e gravações a funcar? E as minhas configs abaixo do SW parece-vos bem?

Já agora, sempre é mesmo preciso a vlan100 e a vlan105 para a VBox 4K funcar?

https://photos.app.goo.gl/VsTh7SyfAkjNr6Pd9

https://photos.app.goo.gl/4kbjme4CUbFYHeLo9

https://photos.app.goo.gl/jkQSXeA2hfqZrhpJA

https://photos.app.goo.gl/beKvNp9tAVenk48P9
 
Boas pessoal, penso que aqui será melhor direccionada a questão

Vou para uma casa de 2 andares com o router instalado na sala (será o meu 2.0) e gostaria de ter acesso em toda a casa:

Na minha santa ignorância, seria viável isto:
- router 2.0 só a passar sinal por cabo para boxes, tv + router asus (por ex) a transmitir sinal wi-fi com um "irmão" no andar de cima, idealmente ligados por cabo?
- que alternativas poderia optar?

Obrigado desde já
 
Olá pessoal,

Alguém com router Asus ligado à ONT com configuração Asus com problemas? O meu sistema deixou de trabalhar hoje. Não liga à internet, luz vermelha no router. Os pc's ligados por cabo e o portátil ou telemóveis por wireless não têm net, mas a box Vodafone trabalha bem. Se ligar o router Vodafone trabalha bem.

Provavelmente será o Router RT-AC87U que tem problemas, mas antes de o trocar queria ter a certeza que não há alterações nas configurações Vodafone.

Se o tiver que trocar que router Asus estão a usar? Alguém com o Asus Rt-AX88U?

Obrigado pela ajuda.
 
Viva,

Visto que já passou algum tempo... vou deixar abaixo um parágrafo só para melhor contextualizar.

Tenho atualmente vdf 500/100, ainda mantenho a box STB (em que não consigo colocar o NetFLix nem as gravações a funcionar). Juntamente com este plano novo é me oferecida a nova VBox 4K, que pelos vistos precisa da vLan105 e vLan100... Assim só que só depois de conseguir colocar o NF e gravações a funcionar na STB, é que vou pedir á VDF para cá vir instalar a VBox 4K. E é aqui que preciso de ajuda. Tenho alterado entre 2 setups para tentar colocar as STB a funcionar com NF e gravações:

Setup 1 - ONT -> asus (port3 stb)

Setup 2 - ONT -> SW L2 com Vlans (configs prints abaixo)
Port1 - ONT
Port2 - Asus
Port3 - Thomson vdf -> STB box

No setup 2 na STB mantem-se nada de NF nem gravações (pois quer me parecer que preciso da vLan100 tambem....).

Assim preciso da vossa ajudar, como consigo colocar na STB com NF e gravações a funcar? E as minhas configs abaixo do SW parece-vos bem?

Já agora, sempre é mesmo preciso a vlan100 e a vlan105 para a VBox 4K funcar?

https://photos.app.goo.gl/VsTh7SyfAkjNr6Pd9

https://photos.app.goo.gl/4kbjme4CUbFYHeLo9

https://photos.app.goo.gl/jkQSXeA2hfqZrhpJA

https://photos.app.goo.gl/beKvNp9tAVenk48P9


Para acederes as gravações netflix etc precisas de acesso a internet. Em vez de pores só a vlan 100 em trunk para o asus tenta por a 100 e 105 e configura as duas vlans no Asus e deixa só a 101 para o thompson. Depois ligas a box a uma porta qualquer qualquer da Lan do asus como se fosse um pc qualquer, ligas o IGMP no router e já está. O asus tem igmp proxy certo? Basicamente tens de ter a vlan 100 e 105 no mesmo router. Se tiveres em routers separados vais perder funcões.

Eu não uso Asus portanto não estou dentro das configurações desse router. Mas o que fiz no pfsense foi basicamente isto.

Liguei o ONT uma porta do router pfsense. Nessa porta criei duas vlans (100 e 105). Imediatamente foi-me atribuidos dois IPs pela Vodafone um para internet e outro da rede IPTV.

Na segunda do router porta criei a minha lan Interna (sem Vlan nenhuma (172.10.x.x)) onde tenho pc NAS wifi etc tudo ligado ao switch.
Numa terceira porta do router criei uma segunda lan (172.20.x.x) com uma vlan ao calhas no meu caso VLAN 200 onde Fiz tag a dita VLAN 200 a 3 portas no switch e untag á porta que está ligada ao router para dedicar essas 3 portas no switch a essa segunda LAN. Liguei a box a uma dessas 3 portas. Esta parte de criar uma segunda lan não é precisa para nada, eu é que prefiro ter o trafego IPTV e IoT (tenho também uma Alexa da Amazon ligda nessa rede) separado da minha rede interna, por razões de segurança!
Criei regras de firewall para deixa passar trafego na LAN , IGMP PRoxy, e já está. funciona sem problemas.
 
Última edição:
Back
Topo