Substituir router Vodafone fibra

ont com mais que uma porta ? Se for aqueles Ericsson antigos só uma das portas é que funciona. As outras estão bloqueadas. Além do mais boa sorte em tentar desligar a wan no router da Vodafone.
Não, é um Huawei (acho que é o modelo EchoLife HG8245), tem 4 portas, e para já está a funcionar, entretanto instalei o Asuswrt-Merlin para ter mais flexibilidade nas opções.
O que me parece é que o DHCP do ASUS não está muito estável, pois foi abaixo uma vez, mudei o DHCP query frequency para continuous mode, só o tempo dirá se esta solução é estável.
Que queres dizer com "Além do mais boa sorte em tentar desligar a wan no router da Vodafone."?

Update
Acho que deitei foguetes antes da festa, a coisa funciona bem durante uns tempos, mas depois vai abaixo, de retorno à estaca zero!
 
Última edição:
Não, é um Huawei (acho que é o modelo EchoLife HG8245), tem 4 portas, e para já está a funcionar, entretanto instalei o Asuswrt-Merlin para ter mais flexibilidade nas opções.
O que me parece é que o DHCP do ASUS não está muito estável, pois foi abaixo uma vez, mudei o DHCP query frequency para continuous mode, só o tempo dirá se esta solução é estável.
Que queres dizer com "Além do mais boa sorte em tentar desligar a wan no router da Vodafone."?

Update
Acho que deitei foguetes antes da festa, a coisa funciona bem durante uns tempos, mas depois vai abaixo, de retorno à estaca zero!

O que tens não é um ont puro. É um router com ONT. Esse ainda dá para fazer bridge ? quando disse , boa sorte a tentar desligar a wan é porque pensei que tinhas um ont puro mais router da Vodafone e se ligares esse router directamente ao ont não tens como ele não se registar na wan. Pelo menos nos smart routers não dá ( na volta até é por isso que vai abaixo, confere bem as comdiguracões da wan / clan 100 ) . O que se fazia com os Thompson’s era ligar o nosso router ao ONT e depois o Thompson ao nosso nosso router so com as Vlans 101 e 105 untageed para a box e o telefone funcionarem.
 
O que se fazia com os Thompson’s era ligar o nosso router ao ONT e depois o Thompson ao nosso nosso router so com as Vlans 101 e 105 untageed para a box e o telefone funcionarem.
Essa era a situação que tinha até à pouco tempo com um technicolor TG784n, o user.ini tinha sido alterado para funcionar apenas com a interface VOIP e tudo corria às mil maravilhas, recentemente esse router avariou e foi substituido por um TG784n v3, neste último a password de ftp foi alterada e não consigo aceder ao user.ini, falei com um engenheiro da vodafone que me disse que eles também não sabiam (resposta um tanto ou quanto duvidosa)
Ele sugeriu-me que ligasse a vlan 101 diretamente ao router VDF que assim deveria obter telefone, mas acontece que não funciona, suspeito que o router ASUS que define a vlan a está a colocar como untagged e o router VDF deve quere-la tagged, estou a tentar dar a volta à coisa através de comandos para o router mas ainda não consegui, há exemplos na internet para routeres que aceitam o comando robocfg, mas o meu router tem outro chip e os comandos são outros (mais confusos)
Outra alternativa era usar uma porta do meu router como bridge para o router VDF, e até funciona, mas apenas por algum tempo, a situação aparenta ser semelhante aquela em que eu uso duas portas distintas do ONT, o router VDF regista-se e depois não deixa o outro aceder à internet, um router egoísta, diria eu.
 
Olá a todos
Comprei recentemente um kit de mesh google wifi cá para casa na esperança de melhorar a (fraca) cobertura wifi do smartrouter (1.0) da vdf...
Não previ foi que não fosse possível desactivar o DHCP no router da google para ligar os 2 routers da forma simples - DHCP no router vodafone e desactivar no outro.

Pelo que vi resta-me comprar um router SPA122 (?) para substituir o meu router VDF e configurar com a chave do ONT.

Conseguem indicar-me as instruções para configurar o dito router da cisco?
Como fizeram para saber a chave?

Alguém conseguiu que lhe activassem o modo bridge sem ser cliente empresarial?

Obrigado desde já a quem me conseguir ajudar
 
Olá a todos
Comprei recentemente um kit de mesh google wifi cá para casa na esperança de melhorar a (fraca) cobertura wifi do smartrouter (1.0) da vdf...
Não previ foi que não fosse possível desactivar o DHCP no router da google para ligar os 2 routers da forma simples - DHCP no router vodafone e desactivar no outro.

Pelo que vi resta-me comprar um router SPA122 (?) para substituir o meu router VDF e configurar com a chave do ONT.

Conseguem indicar-me as instruções para configurar o dito router da cisco?
Como fizeram para saber a chave?

Alguém conseguiu que lhe activassem o modo bridge sem ser cliente empresarial?

Obrigado desde já a quem me conseguir ajudar
O SPA122 não é nenhum router, é um conversor para telefone analógico.
O kit da google não dá para meter apenas em modo AP? assim era só ligar ao router da vodafone existente
 
Então qual é a hipótese que tenho de me livrar do smart router da Vodafone?

Posso colocar o router da google como AP mas assim perco o sistema mesh que é o motivo pelo qual o quero usar...
 
Então qual é a hipótese que tenho de me livrar do smart router da Vodafone?

Se tiveres a chave de autenticação do ONT, compras um ont em separado e ligas o teu router ao ont diretamente, descartando o router da vdf.
Sem chave de autenticação, usando o router da vfd tens:
- DMZ, mantens o telefone+iptv neste router, apontas o trafego internet todo para o teu router, e não tens chatices de configs adicionais, so separas o trafego internet;
- Bridge, pagas a vdf para ativar, e passas a usar o teu router para tudo;
 
Então qual é a hipótese que tenho de me livrar do smart router da Vodafone?

Posso colocar o router da google como AP mas assim perco o sistema mesh que é o motivo pelo qual o quero usar...

a serio? é que uma coisa nao tem nada a haver com a outra.

meteres ele como AP na pratica geral simplesmente signigica que ele não faz rooting, é apenas um AP (acesspoint) a parte de mesh nao tem de estar necessariamente desligado.

Eu comprei um mesh que deve chegar hoje e diz isso especificamente.
 
Olá a todos
Comprei recentemente um kit de mesh google wifi cá para casa na esperança de melhorar a (fraca) cobertura wifi do smartrouter (1.0) da vdf...
Não previ foi que não fosse possível desactivar o DHCP no router da google para ligar os 2 routers da forma simples - DHCP no router vodafone e desactivar no outro.

Pelo que vi resta-me comprar um router SPA122 (?) para substituir o meu router VDF e configurar com a chave do ONT.

Conseguem indicar-me as instruções para configurar o dito router da cisco?
Como fizeram para saber a chave?

Alguém conseguiu que lhe activassem o modo bridge sem ser cliente empresarial?

Obrigado desde já a quem me conseguir ajudar
Podes ter os dois routers com DHCP, eu tenho uma situação semelhante e funciona sem problemas, tens apenas que usar subnets diferentes e assim não terás problemas com sobreposição de endereços, por exemplo o smartrouter fica com o endereço 192.168.1.1 e o DHCP 192.168.1.xxx enquanto que o kit google fica com endereço 192.168.2.1 e o DHCP 192.168.2.xxx
Isto evidentemente se os puderes configurar dessa forma, não tenho os equipamentos logo não sei as possibilidades de configuração.
O kit google vai buscar a internet ao VDF e dá aos dispositivos wifi que a ele se liguem

De qualquer forma se quiseres comprar um SPA122 manda-me uma mensagem privada.
 
Última edição:
Se tiveres a chave de autenticação do ONT, compras um ont em separado e ligas o teu router ao ont diretamente, descartando o router da vdf.
Sem chave de autenticação, usando o router da vfd tens:
- DMZ, mantens o telefone+iptv neste router, apontas o trafego internet todo para o teu router, e não tens chatices de configs adicionais, so separas o trafego internet;
- Bridge, pagas a vdf para ativar, e passas a usar o teu router para tudo;

A parte de comprar o ONT também não é nada facil. Pelo menos não tenho encotrado nada.
 
A Vodafone instala ONT separado a pedido ou é completamente impossível?

Durante 4 anos fiz o pedido, mandavam-me sempre para o empresarial. Do empresarial mandavam-me para o residencial. Nem aceitaram rotação de equipamentos de outra instalação minha, 3 prédios acima, na mesma rua.

Desisti. Meo, resolveu, com ONT-SFU.
 
@redalert Pois por acaso refidelizei há pouco tempo mas ja ando a pensar trocar para MEO e a Net é uma delas, tanto se fala na Net da VDF mas nem instalam ONT nem Bridge no router, pq para residencial nem pagando os tais 5€, sem acesso ao router por Telnet/SSH, etc, etc.
 
@redalert Pois por acaso refidelizei há pouco tempo mas ja ando a pensar trocar para MEO e a Net é uma delas, tanto se fala na Net da VDF mas nem instalam ONT nem Bridge no router, pq para residencial nem pagando os tais 5€, sem acesso ao router por Telnet/SSH, etc, etc.
Um amigo meu rejeitou Vodafone depois de perceber que o router não dava para modo bridge. Cancelou a instalação e meteu MEO. Está satisfeito e tem a net com um "monstro" da ASUS. Performance excelente.
 
No espaço que uso para trabalhar tenho VDF e MEO instaladas e para o uso dado em termos de performance não noto qualquer diferença, em casa fiquei com VDF mas agora com isto de trabalhar em casa queria mais opções que as do Router da VDF e bastava mm ter bridge, o MEO oferecendo isso tal como o teu amigo eu não tenho duvidas. Alem de tudo tb tenho MEO em casa da minha mãe e qd é para renovar em termos de refidelizar não tem nada a ver.

Voltando ao tópico, para quem tem o AIO SR2, qual a melhor solução para ligar um outro router, meter esse 2º na DMZ com outra gama de IPs?
 
Back
Topo