Substituir router Vodafone fibra

Boas tarde
Já estou a ler este tópico desde a página 70, ai vão dois dias...
Tudo para tentar chegar a uma conclusão.
Tenho um router asus ac68u com ultimo firmware da asus. tenho um ont e um router thompson com telefone e box ligado.

A ideia é usar o router da asus sem ser ap. Pelo que li por aqui tenho de ligar ont --wan da asus sendo que porta 3 fica para box e 4 para wan do thompson, e este fica com wireless desactivado.
Primeira questão, tenho de mexer manualmente nas Vlans para ter box e o telefone a funcionar e porta 4 para thompson? a box fica com netflix?
Segunda questão, consigo ver netflix atraves de smarttv ligado directamente por cabo ao asus?
Aconselham algum firmware mais especifico como o merlin?

Obrigado pelo vosso contributo

Cumprimentos

Bom, no meu caso tenho os Routers em cascata mas isso será a opção de cada um, ou seja:
- Se ligares o novo Archer ao da VFD, numa porta LAN à WAN do Archer, poderás montar uma rede privada em tua casa, com as tuas próprias configurações deixando só as Box ligadas ao VDF por cabo. Ou seja, o teu Archer irá agir como uma segunda firewall e tudo dentro da tua rede fica inacessível para fora. Ai terás o DHCP do teu Archer, as tuas redes WIFI, etc. Do router da VDF desligas somente o WIFI e deixas o DHCP para que as BOX funcionem com ele. Ou seja, o da VDF só irá ter como clientes as tuas BOXs. O teu Archer sugiro mesmo que o configures com um IP na porta WAN fixo da rede do da VDF e a default gateway será o da VDF. A rede interna será a que escolheres. Tenho isso montante há quase uns 7 anos :) No meu caso troquei o software do Router de base pelo OpenWRT em que podes instalar depois Proxy, DNS privados, Logs de trafego, etc....Aliás, isto nasceu quando um técnico da VDF, remoto, começou a falar do que eu tinha instalado na rede, IPs, SO, etc...e eu assim, OK, qualquer um pode passear pelas nossas redes.
- Se ligares uma porta LAN do Archer a uma porta LAN do da VDF ai o teu router nada mais será do que um Access Point e ai podes desligar o WIFI do da VDF mas o DHCP e tudo o resto será gerido pelo da VDF.

Boas
Tentei configurar em cascata e não consigo, estou a tentar thompson ---- wan ac68u.
tentei usar static ip que o thompson atribuiu ao asus e tentei...nada
DHcp....nada

O que estarei a fazer mal?
 
Última edição pelo moderador:
Boas
Tentei configurar em cascata e não consigo, estou a tentar thompson ---- wan ac68u.
tentei usar static ip que o thompson atribuiu ao asus e tentei...nada
DHcp....nada

O que estarei a fazer mal?

Primeiro, consegues fazer ping, do próprio ASUS ao IP LAN do Thompson? Eu não tenho um ASUS e não sei que ferramentas de rede ele tem dentro. Esse é o primeiro ponto a testar. Se sim, o próximo é garantir dentro do ASUS que a default gateway é o Thompson e que para os teus aparelhos a default gateway é o ASUS devendo depois conseguires fazer o ping ao IP da LN Thompson. O DNS no ASUS será ou o do Thompson ou então colocas o do Google ou o que desejares. No Thompson deves poder definir uma range de IPs associados ao DHCP. Coloca o IP do ASUS fora dessa range para evitar conflitos. Por fim testares o acesso à Internet.
Penso que podes começar por aqui!
 
Boas
Configurar o asus como router com dhcp auto não funciona.
Já meti ip fixo com as com gateway e dns e nada. Também já tentei com ip fora da gama e não funciona.
Curioso que com as duas últimas acima em ip fixo diz que está ligado à wan no asus mas não tem internet...

Eu também já experimentei o asus ligado direto ao ONT (deva-se dizer que diferença!!!!) e usar a porta 4 para thompson somente telefone, a porta 3 fica para box cisco FHD. Mas não consigo ter netflix na smarttv ligada ao router asus por cabo.
Alguém me consegue explicar porque.

Desde já obrigado
 
Boas
Configurar o asus como router com dhcp auto não funciona.
Já meti ip fixo com as com gateway e dns e nada. Também já tentei com ip fora da gama e não funciona.
Curioso que com as duas últimas acima em ip fixo diz que está ligado à wan no asus mas não tem internet...

Eu também já experimentei o asus ligado direto ao ONT (deva-se dizer que diferença!!!!) e usar a porta 4 para thompson somente telefone, a porta 3 fica para box cisco FHD. Mas não consigo ter netflix na smarttv ligada ao router asus por cabo.
Alguém me consegue explicar porque.

Desde já obrigado


Pergunta, tens a Firewall do ASUS ou NAT a funcionar? Se estiver como Bridge irá dar confusão. Tudo o que indico acima é que tens que ter o NAT a funcionar para que todo o trafego DHCP, DNS e afins fique no ASUS e este depois faça os pedidos para o thompson ou a NET!

E, a box Cisco está com VLAN propria? Não sei até que ponto isso cria problemas com a APP se estiver tudo na mesma VLAN!
 
Boa tarde,
Precisava da vossa ajuda.
A pouco tempo fiz contrato com a Vodafone e deram me um smar router e uma vbox 4k.
De momento tenho o smart router no escritório e a vbox 4k na sala de estar(15 metros de distância +/-)
Fui ao smart router e já fiz uma divisão de sinal e agora tenho 2 pontos de acesso de 2.4 e 5g.
Mas o problema e que na sala a internet por WiFi é estupidamente lenta e cheia de picos.

Só tenho um cabo de rede que passa do router a box. É possível colocar um router novo na sala? E assim instalar entre o router e a box: Smart router(escritório) › router(sala) › vbox (sala).
Não sei se me fiz entender mas a ideia era colocar um router na sala, mas só tenho um cabo de rede que vai para a sala e está ocupado pela box.

Obrigado pela disponibilidade
 
Última edição:
https://www.tp-link.com/us/user-gui...ustomize-your-network-settings#ug-sub-title-1

Capítulo "
2. Configure to Support IPTV Service
"

Tem IGMP Snooping V3
Assim facilita-me imenso porque não tenho que comprar um switcher.
Obrigado pela dica.

Já agora posso configurar o archer c60 com a mesma rede do meu smart router?
Ou seja no escritorio o wifi vem do smart router e na sala vem do archer?

OFF-TOPPIC:
Agora que vi iptv veio me uma pergunta que pode ser estupida a cabeça.
Esse router é daqueles que conseguimos configurar um sinal iptv para podermos ver outros canais na tv?
 
Bom, no meu caso tenho os Routers em cascata mas isso será a opção de cada um, ou seja:
- Se ligares o novo Archer ao da VFD, numa porta LAN à WAN do Archer, poderás montar uma rede privada em tua casa, com as tuas próprias configurações deixando só as Box ligadas ao VDF por cabo. Ou seja, o teu Archer irá agir como uma segunda firewall e tudo dentro da tua rede fica inacessível para fora. Ai terás o DHCP do teu Archer, as tuas redes WIFI, etc. Do router da VDF desligas somente o WIFI e deixas o DHCP para que as BOX funcionem com ele. Ou seja, o da VDF só irá ter como clientes as tuas BOXs. O teu Archer sugiro mesmo que o configures com um IP na porta WAN fixo da rede do da VDF e a default gateway será o da VDF. A rede interna será a que escolheres. Tenho isso montante há quase uns 7 anos :) No meu caso troquei o software do Router de base pelo OpenWRT em que podes instalar depois Proxy, DNS privados, Logs de trafego, etc....Aliás, isto nasceu quando um técnico da VDF, remoto, começou a falar do que eu tinha instalado na rede, IPs, SO, etc...e eu assim, OK, qualquer um pode passear pelas nossas redes.
- Se ligares uma porta LAN do Archer a uma porta LAN do da VDF ai o teu router nada mais será do que um Access Point e ai podes desligar o WIFI do da VDF mas o DHCP e tudo o resto será gerido pelo da VDF.
Muito obrigado pela resposta @hobbitayla!

Configurei em cascata e até ver está tudo a funcionar bem.

Fiquei na dúvida com uns posts atrás se teria alguma vantagem em ligar o ONT directamente ao Archer ( e ter o technicolor como 2o router apenas para ter o telf fixo e box).

Cumps
 
Assim facilita-me imenso porque não tenho que comprar um switcher.
Obrigado pela dica.

Já agora posso configurar o archer c60 com a mesma rede do meu smart router?
Ou seja no escritorio o wifi vem do smart router e na sala vem do archer?

OFF-TOPPIC:
Agora que vi iptv veio me uma pergunta que pode ser estupida a cabeça.
Esse router é daqueles que conseguimos configurar um sinal iptv para podermos ver outros canais na tv?

Podes meter uma rede com o mesmo nome e pass e os equipamentos fazem a gestão a qual se ligam mas se meteres um nome diferente e pass diferente eles farão a gestão da mesma maneira. Será sempre uma rede wifi diferente, a vantagem de usar o mesmo nome e pass é não teres de trocar as redes em tudo. Eu tenho interruptores e tomadas inteligentes que me dariam uma trabalheira a configurar e meti uma rede com os mesmos dados, mas o que pretendes fazer so com um sistema Mesh.
 
Caros, comprei um ONT HG8012H usado.
Não consigo descobrir a palavra passe padrão. Já fiz o reset do aparelho mais de uma vez.
Já tentei todas as que estão abaixo e sempre diz que está inválida.
Alguém tem alguma outra sugestão?

root password
root admin
Epuser userEp
root adminHW
user HuaweiUser
telecomadmin admintelecom
vodafone vodafone
Epadmin adminEp
admin @HuaweiHgw
home routernet
root 80%V0d@%W31%12
 
Última edição:
A compra do ont pode ser nos sitios do costume, existem uma versao sem CATV que se nao for importante, é de considerar.
Só para adicionar que é possível usar um splitter que pegue nos 1550 nm e envie para um conversor óptico/RF. Até parece que há por aí unidades combinadas com uma entrada SC/APC, saída SC/APC para o ONT, e saída RF para CATV. Poderá ser interessante para alargar os modelos disponíveis, mas em termos de preço provavelmente será pior.
 
Boas pessoal,

Tenho o seguinte equipamento:
hs8247w -> USG -> switch netgear -> Vbox pro 4k

O Router vodafone esta com o ip do USG em DMZ, e tudo funciona como pretendido, mas.....

A Vbox pro ao fim de 5 segundos para a imagem. Se puxar para tras a emissao (basta 2 segundos) então ja vejo toda a emissao se qualquer problema.
Provavelmente sera do IGMP snooping, mas tanto quanto sei tenho activo.

Sera que a solução passará por ligar a Vbox directo ao hs8247w?

PS: ainda estou a aprender mexer no unifi, vlans, etc.... :)

Obrigado pela vossa atenção.
 
Boas pessoal,

Tenho o seguinte equipamento:
hs8247w -> USG -> switch netgear -> Vbox pro 4k

O Router vodafone esta com o ip do USG em DMZ, e tudo funciona como pretendido, mas.....

A Vbox pro ao fim de 5 segundos para a imagem. Se puxar para tras a emissao (basta 2 segundos) então ja vejo toda a emissao se qualquer problema.
Provavelmente sera do IGMP snooping, mas tanto quanto sei tenho activo.

Sera que a solução passará por ligar a Vbox directo ao hs8247w?

PS: ainda estou a aprender mexer no unifi, vlans, etc.... :)

Obrigado pela vossa atenção.


Com essa configuração tens de ligar a box ao hs8247w. MESMO! DMZ é só um ip da subnet to router da Vodafone com as portas todas abertas...ou seja sem firewall. Não te da acesso a vlans da Vodafone, algo que precisas para a box funcionar. A box da os 5 segundos porque esse segundos são unicast e estão disponíveis através da internet. Já o multicast só na vlan 105. De qualquer forma mesmo que tivesses um ont ligado directo ao USG também não te servia de nada. Os routers da ubiquity que usam UniFi controller só dão para por uma vlan por cada porta wan o que torna impossível a configuração de IPTV e telefone na Vodafone.
 
Com essa configuração tens de ligar a box ao hs8247w. MESMO! DMZ é só um ip da subnet to router da Vodafone com as portas todas abertas...ou seja sem firewall. Não te da acesso a vlans da Vodafone, algo que precisas para a box funcionar. A box da os 5 segundos porque esse segundos são unicast e estão disponíveis através da internet. Já o multicast só na vlan 105. De qualquer forma mesmo que tivesses um ont ligado directo ao USG também não te servia de nada. Os routers da ubiquity que usam UniFi controller só dão para por uma vlan por cada porta wan o que torna impossível a configuração de IPTV e telefone na Vodafone.

Obrigado, com a tua informação, nao vou perder mais tempo em pesquisas :D.
 
Podes meter uma rede com o mesmo nome e pass e os equipamentos fazem a gestão a qual se ligam mas se meteres um nome diferente e pass diferente eles farão a gestão da mesma maneira. Será sempre uma rede wifi diferente, a vantagem de usar o mesmo nome e pass é não teres de trocar as redes em tudo. Eu tenho interruptores e tomadas inteligentes que me dariam uma trabalheira a configurar e meti uma rede com os mesmos dados, mas o que pretendes fazer so com um sistema Mesh.
E é ao utilizar um smart router da vodafone e um archer c60 é dificil criar uma rede mesh?
Podem me explicar como se faz?
 
Back
Topo