Substituir router Vodafone fibra

Resumindo, se fores agradavel com o tecnico ele deve fornecer isso na boa.
O que é que se deve pedir mesmo? A chave SLID? É esse o termo? É só mesmo isso que é preciso e depois arranjar um ONT qualquer? Ou tem de ser algum específico?

As minhas dúvidas com isto prendem-se com o facto de que estou em processo de renovação de contrato e optei por ficar com todos os equipamentos que tenho (incluindo ONT). Mas para o ano vou mudar de apartamento, e tenho um feeling que me vão obrigar a devolver os equipamentos e vão querer instalar novos, sem me darem a hipótese de ter o ONT. Estou a tentar perceber a melhor forma de dar a volta a isto.
 
Não sei se aquando renovação, existe algum elemento formal onde possas pedir a chave, podes tentar fazer como fiz no passado, para teres a autenticação.

Dos que me recordo:

-Pedi ao tecnico a chave e ele forneceu na boa, até me explicou o processo de troca todo;
-Pedi ao tecnico e ele enviou-me uma sms, com a chave;
-Pedi ao tecnico, ele disse-me que não me podia fornecer, mas disse-me algo do genero "A chave esta aqui na folha, vou la fora ao carro e já volto";
-Pedi ao tecnico e não forneceu, este caso o gestor de conta arranjou-ma;

Apartir desta intervenção comecei a avisar o comercial disto e ele colocava nas notas:

-Pedi ao tecnico a chave, no final da instalação, ele recusou-se, avisei-o que era uma condicionante, mostrei-lhe o email com o contrato e se ele não a fornecer, podia desmontar a instalação que eu não assinava a guia, lá a forneceu. Não gosto nada de chegar a este ponto e ter de fazer isto, mas se for preciso....

Devo ter feito a troca na vodafone fibra em 12/15 instalações onde de uma forma ou de outra cederam a chave, umas com contratos empresariais, outros particulares.
Em algumas delas tinha de ser eu a arranjar o ONT, que eles só instalavam o AIO.

Resumindo, se fores agradavel com o tecnico ele deve fornecer isso na boa.
Nota: Eles só metem isso como nota na folha de contrato se for uma instalação impresarial.
Eu já tentei mais que uma vez em particular é nada. Por sorte consegui por outros meio, uma delas tive pagar uma "cerveja" ao técnico hahaha
 
Melhorar o Wi-Fi se tens boa instalação eléctrica em casa a maneira mais fácil é com powerline. Não é barato mas resolve. apesar que o ideal seria conseguir passar cabos de rede e instalar Acess points.

Quanto a vpn não me parece que para usar uma box seja boa ideia… sobretudo uma vbox consigas, grande coisa. O problema maior acaba por ser o multicast que por Vpn é um pesadelo. Sobretudo com esses routers baratos que andam por aí . Como já disse consegui por a box a funcionar num router pfsense mas a image aparecia toda pixelizada.
Estou a morar há pouco tempo nesta casa.. é antiga (47anos) e tenho um kit wpa4220 da tplink (dos primeiros)e o máximo que obtenho é 30mb ou menos...

Esquecendo a VPN/Router achas que uma powerline mais recente tipo o P9 resolvia?
 
O que é que se deve pedir mesmo? A chave SLID? É esse o termo? É só mesmo isso que é preciso e depois arranjar um ONT qualquer? Ou tem de ser algum específico?

As minhas dúvidas com isto prendem-se com o facto de que estou em processo de renovação de contrato e optei por ficar com todos os equipamentos que tenho (incluindo ONT). Mas para o ano vou mudar de apartamento, e tenho um feeling que me vão obrigar a devolver os equipamentos e vão querer instalar novos, sem me darem a hipótese de ter o ONT. Estou a tentar perceber a melhor forma de dar a volta a isto.

O termo tecnico ja foi debatido aqui no forum varias vezes, especificamente nao sei.

Eu peço a chave de autenticação do ont ou chave de autenticacao de servico.

Com os tecnicos nem vale a pena termos muito tecnicos, basta dizeres isso que ele sabe o que é.

Posso partilhar outro caso em que nao foi comigo, mas o cliente pediu a um tecnico da wondercom, que lhe forneceu a chave de um servico instalado ha varios anos e lhe disse que se a instalacao foi feita por aquela empresa, eles tem acesso a chave de todos os servicos instalados por eles, caso contrario nerias.
 
Viva,

Não… antes pelo contrário para que a DMZ funcione a firewall tem estar activa. O que queria dizer é não pode haver regras de reencaminhamento e dmz ao mesmo tempo visto que as regras de reencaminhanento se sobreooe sempre a DMZ! de qualquer forma e em teoria mesmo só com as regras a apontar para o ip certo deveria funcionar. Só se o router se confunde.
Eu continuo a achar que é bem possível o Dyrek Bloquei tráfego vindo endereços de gamas de ip privadas na porta wan. É um procedimento comum em router profissionais. Devias investigar essa parte.

Podes sempre tentar wireshark ligado a uma das portas do router da Vodafone a ver o que ele caputra. Se houver algum bloqueio no drytek aparece na captura de tráfego. Isto se o tráfego estiver a passar. ..


Como é um contrato empresarial e se não precisares do telefone podes sempre pedir um ont e aí já tens up público no dytek. Eles normalmente acedem a instalar ONT simples em contratos empresariais

Não tenho dito nada, porque ando "às turras" com a Vodafone quer gestor de conta quer suporte técnico.
Não querem trocar por ONT simples, querem empurrar para pagar os 10€/mês para o modo bridge.

Estamos a empurrar no sentido de ou "oferecerem" o bridge ou ONT simples ou saltamos fora. Anda o big boss a tratar disso.

O suporte técnico não entende porque não funciona só com o DMZ. Diz que devia funcionar, a questão é que não funciona.
Enfim...
 
reclamação em livro online com eles. se eles roerem a rolha é só dizer que o equipamento instalado não dá conta das vossas necessidades e isso passaria pela troca de equipamento...se eles vierem com o bridge insiste na troca ainda assim e se nao der (o que duvido) ai sim é meter o modo bridge a funcionar. nao vai ser facil mas se insistires com factos eles devem acabar por ceder. boa sorte.
 
Viva.


Nos routers da vodafone o reecaeminhamento de portas sobrepom-se (tem prioridade) sempre ao DMZ, portanto para que o DMZ funcione o reecaminhamento tem de ser apagado ou estar devidamente desactivado.

Li num posts acima que que tentaste dsabilitar a firewall. Se desabilitares a firewall o que faz é abir as portas todas do router. Como o Drytek está em double NAT não há como chegar a segunda subnet. Alem disso desabilidando a firwall o DMZ deixa també de funcionar.

O gateway está bem configurado no drytek? 192.168.2.1?

Já experimentaste colocar o WAN do drytke em dhcp e configurar ip fixo para o Drytek directamente no router da Vodafone ? Assim ficavas com a certeza que o routeamento estava a ser bem feito.

Há ainda uma ultima hipotese para isso não estar a funcionar. Há routers que bloqueiam endereços de ip privados (192.168.x.x.x 10.x.x.x) na porta wan...não se se é o caso do drytek nunca usei um . Há uns anos tive um problema semelhante com um mikrotik e o problema era esse.

Cumprimentos

@bassopt confirmado! A questão é mesmo a tua ultima dica. O Drytek se recebe um IP da gama "privada", manda pastar.
Hoje houve oportunidade em "after hours" estar a confirmar ponto por ponto.

Router Vodafone apenas com DMZ para o router Drytek. É obrigatorio usar uma gama de IP's de WAN fora dos privados.
Finalmente tudo a funcionar.

Obrigado a todos pelas boas dicas.
 
@bassopt confirmado! A questão é mesmo a tua ultima dica. O Drytek se recebe um IP da gama "privada", manda pastar.
Hoje houve oportunidade em "after hours" estar a confirmar ponto por ponto.

Router Vodafone apenas com DMZ para o router Drytek. É obrigatorio usar uma gama de IP's de WAN fora dos privados.
Finalmente tudo a funcionar.

Obrigado a todos pelas boas dicas.
Chegaste então a conseguir o ont ou pagar pela ativação do bridge ?
 
@bassopt confirmado! A questão é mesmo a tua ultima dica. O Drytek se recebe um IP da gama "privada", manda pastar.
Hoje houve oportunidade em "after hours" estar a confirmar ponto por ponto.

Router Vodafone apenas com DMZ para o router Drytek. É obrigatorio usar uma gama de IP's de WAN fora dos privados.
Finalmente tudo a funcionar.

Obrigado a todos pelas boas dicas.

Não. Estou com o Router Vodafone, ligado na porta 4, apenas com o DMZ ligado a apontar para o Drytek.
A questão é a gama dos IP's usados na WAN.

Eu bem que me queria parece que poderia ser esse o problema. A maior parte dos routers bloqueia subnets privadas na porta wan, mas normalemente dá para desactivar. Como resolveste o problema? criste uma subnet fora dos 10.x ou 192.168.x.x no router da vodafone? Isso é capaz de dar asneira em termos de dns, e não me parece boa pratica ...as subnets privadas exisetm por alguma razão mas... se funciona, tu lá sabes. Se um dia precisares de aceder a um site qualquer e não funcionar e por azar estiver dentro dessa subnet, ficas a saber porquê. hehehe
 
Eu bem que me queria parece que poderia ser esse o problema. A maior parte dos routers bloqueia subnets privadas na porta wan, mas normalemente dá para desactivar. Como resolveste o problema? criste uma subnet fora dos 10.x ou 192.168.x.x no router da vodafone? Isso é capaz de dar asneira em termos de dns, e não me parece boa pratica ...as subnets privadas exisetm por alguma razão mas... se funciona, tu lá sabes. Se um dia precisares de aceder a um site qualquer e não funcionar e por azar estiver dentro dessa subnet, ficas a saber porquê. hehehe

Olá @bassopt ,

O que fiz foi colocar o router Vodafone com IP (LAN) em 153.138.1.X com DHCP a dar IP ao Router Drytek. O Drytek fica com WAN em 153.138.1.X e com LAN 192.168.1.254.

A Vodafone para já está irredutivel em ou substituir o Router pelo ONT ou dar o modo Bridge.
Para já está de forma provisória e a funcionar. Mas gostava de poder deixar isto "by the book".

Mais alguma sugestão? Eu não descobri (ainda) onde se desactiva as subnet's privadas na porta WAN. :(
 
Olá @bassopt ,

O que fiz foi colocar o router Vodafone com IP (LAN) em 153.138.1.X com DHCP a dar IP ao Router Drytek. O Drytek fica com WAN em 153.138.1.X e com LAN 192.168.1.254.

A Vodafone para já está irredutivel em ou substituir o Router pelo ONT ou dar o modo Bridge.
Para já está de forma provisória e a funcionar. Mas gostava de poder deixar isto "by the book".

Mais alguma sugestão? Eu não descobri (ainda) onde se desactiva as subnet's privadas na porta WAN. :(
Pois.. não faço ideia. Nunca usei um Dytek na vida. Fiz uma pequena busca e essa subset que escolheste faz parte de um grupo de ip atribuídos ao Japão / Tokyo. Como disse usar subnets públicas em Ambientes privados nunca é boa ideia…. Mas como não abres portas nenhumas no router da Vodafone ao mundo o pior que pode acontecer é um dia precisares de aceder a um endereço qualquer e dar asneira por conflitos de ip/dns, acho eu… os meus conhecimentos de rede sobretudo wan não vão tao longe. Podes sempre procurar uma subnet tipo do Burkina Faso ou algo semelhante para tentares limitar os problemas, mas isto já sou eu a navegar na maionese. Heheh


P.s. Podes sempre comprar um ont Huawei HG8012h que custam a volta de 50 euros e tentar que a técnica da Vodafone ( ou até o gestor quem sabe ) te dê o código de registo na rede … assim não era preciso bridge para nada ! Bastava vlan 100 na porta wan ( imagino que o drytek suporte vlans na wan ) Isto supondo que não precisas smart router da vdf para nada , tipo telefones etc…
 
Última edição:
Pois.. não faço ideia. Nunca usei um Dytek na vida. Fiz uma pequena busca e essa subset que escolheste faz parte de um grupo de ip atribuídos ao Japão / Tokyo. Como disse usar subnets públicas em Ambientes privados nunca é boa ideia…. Mas como não abres portas nenhumas no router da Vodafone ao mundo o pior que pode acontecer é um dia precisares de aceder a um endereço qualquer e dar asneira por conflitos de ip/dns, acho eu… os meus conhecimentos de rede sobretudo wan não vão tao longe. Podes sempre procurar uma subnet tipo do Burkina Faso ou algo semelhante para tentares limitar os problemas, mas isto já sou eu a navegar na maionese. Heheh


P.s. Podes sempre comprar um ont Huawei HG8012h que custam a volta de 50 euros e tentar que a técnica da Vodafone ( ou até o gestor quem sabe ) te dê o código de registo na rede … assim não era preciso bridge para nada ! Bastava vlan 100 na porta wan ( imagino que o drytek suporte vlans na wan ) Isto supondo que não precisas smart router da vdf para nada , tipo telefones etc…

A nossa empresa é minuscula. Somos 4! Os 2 telefones fixos são via 3G, TV é apenas por cabo sem box. Básicamente, não precisamos do SMARTRouter para nada!
Essa opção de comprar o ONT Huawei HG8012h, parece-me muito interessante. @bassopt tens algum tutorial das configurações? (pode ser por PM)? O Drytek tem várias configurações de VLAN na WAN.
mais uma vez, muito obrigado a todos.
 
A nossa empresa é minuscula. Somos 4! Os 2 telefones fixos são via 3G, TV é apenas por cabo sem box. Básicamente, não precisamos do SMARTRouter para nada!
Essa opção de comprar o ONT Huawei HG8012h, parece-me muito interessante. @bassopt tens algum tutorial das configurações? (pode ser por PM)? O Drytek tem várias configurações de VLAN na WAN.
mais uma vez, muito obrigado a todos.
A config é fácil é só aceder a página de configuração do ONT e por o SLID de acesso à Vodafone. Essa é a parte mais difícil pois tens de convencer a Vodafone a fornecer essa informação. Com alguma insistência e sorte a parte técnica fornece isso ainda para mais sendo cliente empresarial. O truque é dizer aos tipos que tens um ont próprio para instalar … até lhe podes dizer o modelo para eles terem a certeza que funciona.
 
A config é fácil é só aceder a página de configuração do ONT e por o SLID de acesso à Vodafone. Essa é a parte mais difícil pois tens de convencer a Vodafone a fornecer essa informação. Com alguma insistência e sorte a parte técnica fornece isso ainda para mais sendo cliente empresarial. O truque é dizer aos tipos que tens um ont próprio para instalar … até lhe podes dizer o modelo para eles terem a certeza que funciona.

Estou muito tentado a fazer isso. Não estou é a encontrar facilmente onde se pode comprar o ONT. Só ALI xpress?
 
Back
Topo